Europa

A encantadora Frankfurt: Curiosidades, História e Atrações Turística

Frankfurt

Frankfurt é daqueles destinos para ficar gravado na memória, afinal são tantas belezas que é impossível não se apaixonar, sem dúvidas, você vai se surpreender! 

A cidade de Frankfurt, na Alemanha, é a maior do estado de Hesse e serve como um importante centro financeiro, cultural e de transporte dentro do país europeu.

Aliás, ela também se destaca até mesmo no cenário global e hoje vamos falar tudo sobre Frankfurt, confira!

Frankfurt: História e curiosidades

A história de Frankfurt é muito interessante e remonta à época romana, quando era conhecida como “Franconofurd”. Com o passar dos séculos, ela cresceu e se tornou um importante centro comercial por conta de sua localização estratégica perto do rio Meno. Tanto é que, na Idade Média, Frankfurt ficou conhecida por suas feiras, onde comerciantes de toda a Europa se reuniam para trocar mercadorias.

Além disso, Frankfurt foi palco de inúmeras coroações e eleições imperiais, solidificando seu status como um importante centro político e cerimonial no Sacro Império Romano. Sem contar que em Mainz (perto de Frankfurt) nasceu Johannes Gutenberg, o inventor da impressora de tipos móveis e a novidade revolucionou a difusão do conhecimento e teve um impacto profundo no mundo.

Em 1585, foi fundada a Bolsa de Valores de Frankfurt que é uma das mais antigas do mundo. Ela também desempenhou um papel crucial no surgimento da cidade como centro financeiro. Sem contar que Frankfurt foi um centro do pensamento iluminista e desempenhou um papel importante nos acontecimentos das revoluções de 1848 que varreram a Europa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade alemã sofreu grandes danos e foi fortemente bombardeada, por isso os anos seguintes do pós-guerra testemunharam enormes esforços de reconstrução. Recentemente, a importância de Frankfurt como centro financeiro foi ainda mais solidificada pela presença do Banco Central Europeu.

Em termos de curiosidades, você sabia que Frankfurt é uma das poucas cidades da Alemanha com arranha-céus? Pois é, por isso que Frankfurt em Main (nome original da cidade) é conhecida por “Mainhattan”. Além dos prédios, ela é cortada pelo rio Meno (Main) e se assemelha com o horizonte de Manhattan.

Outra curiosidade é que Frankfurt possui vários parques e espaços verdes, incluindo o jardim botânico Palmengarten e a floresta urbana de Stadtwald. Já o distrito de Sachsenhausen é conhecido por seu charme histórico, tradicionais tabernas de vinho de maçã e ruas de paralelepípedos.

Na cidade você encontra a Zeil, que é uma das ruas comerciais mais movimentadas da Alemanha, repleta de butiques e lojas de departamentos. Lá está o Zoológico de Frankfurt, um dos mais antigos da Alemanha e abriga uma grande variedade de animais. Por fim, a Feira Anual do Livro de Frankfurt é uma das maiores feiras de livros do mundo, e o prestigiado Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão é concedido lá.

EuroTrip: Dicas de Como Fazer Uma Viagem Pela Europa

Onde fica e como chegar a Frankfurt

o que fazer em frankfurt

Frankfurt fica na região central da Alemanha. Sendo assim, é um importante centro de transporte, com excelentes conexões aéreas, ferroviárias e rodoviárias. O Aeroporto de Frankfurt (Flughafen Frankfurt am Main) é um dos maiores aeroportos do mundo, além dos mais movimentados, servindo como uma importante porta de entrada internacional.

Caso você queira chegar a Frankfurt de trem, saiba que a cidade conta com uma rede ferroviária eficiente. A principal estação ferroviária, Frankfurt Hauptbahnhof, é um importante centro com ligações a trens regionais e internacionais de longa distância. Os trens, ICE de alta velocidade conectam Frankfurt com outras grandes cidades alemãs e países vizinhos como França, Bélgica, Holanda e Suíça.

Ir de carro para Frankfurt também é fácil, pois a cidade tem boas ligações por autoestradas e estradas, o que a torna acessível de carro. Várias rodovias importantes convergem em Frankfurt, incluindo a A3, A5 e A66.

Berlim: História, Curiosidades e 10 Atrações Turísticas

Tenha a melhor cobertura de internet em Frankfurt

Quando você incluir Frankfurt na sua próxima viagem para a Alemanha, não esqueça de utilizar o chip da America Chip. É que com ele você tem a melhor cobertura de internet em Frankfurt e consegue se deslocar pela cidade com muito mais tranquilidade e segurança. Com certeza você vai conseguir aproveitar muito melhor sua viagem estando conectado.

Com chip da America Chip você não tem surpresas na conta e pode viajar por toda a Europa com internet de alta velocidade. 

17 Atrações turísticas fantásticas de Frankfurt

Aproveite para saber as atrações turísticas de Frankfurt que são imperdíveis, já comece a montar seu roteiro de viagem:

01 – Casa Goethe

A Casa Goethe (Goethe-Haus) é um importante local histórico e museu dedicado à vida e obra de Johann Wolfgang von Goethe. Ele foi uma das figuras literárias mais renomadas da Alemanha e era escritor, poeta, dramaturgo e filósofo que fez contribuições significativas para a literatura e cultura alemãs.

Ela fica no centro da Altstadt (cidade velha) de Frankfurt, perto da movimentada rua comercial Zeil (Grosser Hirschgraben 23-25). Construída no século XVI, foi residência da família Goethe por várias gerações, é um exemplo de casa de cidadão rico daquela época e reflete a arquitetura e o estilo de vida da época.

02 – Praça Central de Frankfurt

frankfurt, o que fazer em 3 dias

A praça central de Frankfurt (Römerberg) é considerada um ponto de encontro há séculos e possui uma importância histórica e cultural. Nela, ainda nos tempos medievais, ocorreram importantes eventos, mercados e encontros e sua característica são os edifícios medievais e renascentistas.

O Römer (prefeitura de Frankfurt) fica na praça e é um dos marcos mais conhecidos da cidade. Constituído por um complexo de três casas de empena escalonadas com torre central, o local desempenhou diversas funções ao longo dos séculos e ainda é utilizado para fins e eventos oficiais.

Por lá você também encontra a Alte Nikolaikirche (Antiga Igreja de São Nicolau), uma igreja medieval com arquitetura gótica. As casas vizinhas do Römerberg são adornadas com fachadas tradicionais e detalhes interessantes que representam os estilos arquitetônicos de diferentes épocas.

03 – Main Tower

A Main Tower (Torre Principal) é um marco arquitetônico moderno de Frankfurt. Por ser uma das construções mais altas da cidade, oferece vistas panorâmicas. Concluída em 1999, conta com design contemporâneo, 200 metros de altura e 56 andares. Uma das características únicas da torre é a sua fachada toda em vidro.

Uma das principais atrações da Main Tower é o seu mirante, conhecido como “Plataforma de Observação da Torre Principal”. A plataforma está situada a uma altura de cerca de 198 metros e oferece vistas espetaculares de 360 graus de Frankfurt e do seu horizonte. Os visitantes podem desfrutar de vistas da cidade, do rio Meno e da paisagem.

04 – Ponte de Ferro de Frankfurt

A Ponte de Ferro (Eiserner Steg) é uma ponte para pedestre bem conhecida na cidade. Além de atravessar o rio Meno (Main), a ponte é importante por seu significado histórico, charme arquitetônico e pela tradição única de prender cadeados em suas grades como símbolo de amor.

Originalmente construída em 1868 como uma ligação prática entre o centro da cidade e o distrito de Sachsenhausen, foi uma conquista importante da engenharia de sua época. Ao longo dos anos, a ponte passou por diversas reformas e reparos para manter sua integridade estrutural.

Uma das características únicas e românticas da Ponte de Ferro é a tradição de os casais fixarem cadeados nas grades como símbolo de seu amor e compromisso. Essa prática se tornou popular em diversas cidades do mundo. 

Os casais normalmente escrevem seus nomes ou iniciais no cadeado antes de prendê-lo nas grades da ponte e, em seguida, jogam a chave no rio como símbolo de seu vínculo inquebrável.

Os Melhores Pontos Turístico da Europa [Guia] – America Chip

05 – Museu Städel

O Museu Städel é um renomado museu de arte e uma das instituições culturais mais importantes da cidade. Com uma extensa coleção de obras de arte que abrangem vários séculos e movimentos artísticos, ele foi fundado em 1815 por Johann Friedrich Städel, banqueiro e colecionador de arte de Frankfurt.

Aliás, a coleção do Museu Städel abrange uma ampla variedade de formas de arte, incluindo pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e artes decorativas. A coleção é particularmente forte na arte europeia desde o Renascimento até agora. Alguns destaques incluem: Rembrandt, Vermeer, Dürer, Cranach e Holbein.

06 – Igreja de São Nicolau

o que fazer em frankfurt durante conexão

A Igreja de São Nicolau (St. Nikolaikirche) tem uma história que remonta ao período medieval. Foi originalmente construída como uma basílica românica no século XII, porém ao longo dos séculos passou por diversas modificações e reformas, refletindo diferentes estilos arquitetônicos como o românico, o gótico e o barroco.

Ela desempenhou um papel crucial na história de Frankfurt como centro religioso e cívico. Serviu como local de culto, local para cerimônias importantes e símbolo da fé e da comunidade da cidade. A torre da igreja também tinha uma finalidade prática como torre de vigia para detectar incêndios ou perigos que se aproximavam.

07 – Catedral de São Bartolomeu

A Catedral de São Bartolomeu é a Catedral de Frankfurt (Frankfurt Dom). Ela fica no centro da cidade, com uma torre imponente e arquitetura impressionante. Aliás, a catedral ocupa um lugar central na paisagem e na história da cidade e sua origem remontam ao século VII.

Ela é um excelente exemplo da arquitetura gótica alemã. Sua característica mais interessante é sua torre imponente, que atinge uma altura de aproximadamente 95 metros e domina o horizonte da cidade. A fachada da catedral conta com arcos pontiagudos, esculturas ornamentadas e um trabalho detalhado em pedra.

A catedral desempenhou um papel significativo na história do Sacro Império Romano. Da Idade Média ao início do período moderno, foi o local da eleição dos imperadores, onde os reis alemães foram coroados pelo arcebispo de Mainz.

Leia também: O que fazer em Paris: Os 21 melhores pontos turísticos

08- EuroTower

O EuroTower é um arranha-céu que está situado em Innenstadt, um distrito de Frankfurt. Ele está entre as principais atrações turísticas da cidade por ter sido a sede do Banco Central Europeu até 2014, que ocupava a maioria do seu espaço de escritório. 

Com mais de 140 metros de altura, o EuroTower é um grande símbolo para Frankfurt, pois representa todo o seu poderio e a sua importância frente ao continente europeu. Em frente ao arranha-céu, há um monumento que simboliza o euro, moeda usada pela maioria dos países da União Europeia, e ele é bastante utilizado para fotos. 

09-Ópera de Frankfurt

A Casa de Ópera de Frankfurt é um ponto turístico bem interessante dessa cidade alemã. Ela já foi considerada “A Casa de Ópera do Ano” duas vezes, uma em 1997 e outra em 2003. Muitos cantores renomados mundialmente já passaram pelo local, mostrando a sua importância e relevância. 

Além disso, diversos artistas iniciaram suas carreiras na Ópera de Frankfurt. Diana Damrau, Edda Moser e Cheryl Studer são bons exemplos desse fato. Então, com tanta história e importância, essa atração turística é um prato cheio para aqueles que gostam de passeios culturais e musicais.

Vale lembrar que a arquitetura da Ópera de Frankfurt também é belíssima, tanto a externa quanto a interna. Suas fotos ficarão incríveis! 

10-Bolsa de Valores de Frankfurt

turismo em frankfurt e arredores

Os investidores e amantes da economia irão amar essa atração turística. A Bolsa de Valores de Frankfurt é a maior da Alemanha e é considerada uma das mais eficientes e maiores de todo o mundo. Ela é responsável por cerca de 90% dos negócios do país, o que também demonstra a sua importância. 

Com relação ao turismo, a Bolsa de Valores de Frankfurt aceita visitantes e permite passeios pelas suas dependências. É uma boa oportunidade para quem quer entender mais sobre os processos financeiros e tudo relacionado ao mundo das bolsas de valores. 

Leia também: Viagem para Alemanha: Conheça a Arquitetura e os Melhores Pontos Turísticos

11- Jardim Botânico Palmengarten

Palmengarten é um dos poucos jardins botânicos da cidade de Frankfurt. Ele está localizado no distrito de Westend -Süd, sendo uma das principais opções de lazer ao ar livre para os moradores e visitantes da região. 

A coleção de plantas tropicais e subtropicais é muito diversa e extensa. Além dela, há muitas outras espalhadas pelo Palmengarten. Lá, você poderá encontrar jardim de rododendros, de rosas, de urze, de cactos, o arbustivo, o ornamental e muito mais.  

Se quer aproveitar momentos de tranquilidade e curtir uma área verde, o Jardim Botânico Palmengarten é uma alternativa excelente para você. 

12- Senckenberg Natural History Museum

O Senckenberg Natural History Museum é um museu de história natural localizado na cidade de Frankfurt. Ele é muito grande, ocupando cerca de mil metros quadrados, com dois andares de exposições. 

A extensa coleção de fósseis de dinossauros é a principal do Senckenberg Natural History Museum. Ela encanta, principalmente, às crianças, o que torna essa atração turística fantástica para passeios em família. 

Fora isso, também há exposições de mamíferos, recifes de corais, pesquisa marítima e várias outras. Sem dúvidas, o Senckenberg Natural History Museum é um local que merece ser visitado durante a sua viagem a Frankfurt.

13-Gallusanlage

Gallusanlage é uma rua na qual está o EuroTower e, ao lado, um parque central que possui esculturas de diversos estilos, como moderno e clássico. Nessa localidade, você pode passear ao ar livre, observar o movimento local e se conectar com o ritmo de Frankfurt. 

14- Kaiserpfalz Franconofurd

O Kaiserpfalz Franconofurd é o jardim arqueológico do Museu Arqueológico de Frankfurt. A sua entrada fica bem próxima à Catedral de Frankfurt. Lá, você poderá ver achados arqueológicos encontrados pela escavação ocorrida no local. 

Você terá acesso a um porão medieval, a uma corte real merovíngia, ao assentamento romano no Morro da Catedral de Frankfurt e ao Palatinado Real Carolíngio-Otoniano. Se gosta de observar elementos do passado, sem dúvidas, o Kaiserpfalz Franconofurd é uma atração excelente para o seu roteiro de passeios na cidade alemã em questão. 

Você vai gostar de saber: Roteiro de viagem: dicas para montar o seu [passo a passo]

15- Galeria Karstadt Kaufhof 

turismo em frankfurt e arredores
turismo em frankfurt e arredores

A Galeria Karstadt Kaufhof é a principal companhia de lojas de departamento da Europa. É isso mesmo, esse grupo não é um dos mais importantes apenas da Alemanha, mas sim de todo o velho continente. 

A loja de Frankfurt, em específico, é muito interessante para os turistas. Além de ser uma boa opção para compras, o prédio possui um destaque à parte. O terraço possui o Galeria SkyLounge, que é um restaurante self-service com diversas opções gastronômicas. Além disso, o espaço também proporciona belas vistas da cidade! 

16- MyZeil

O MyZeil é um shopping center muito divertido, estando situado no centro de Frankfurt, Alemanha. Ele foi projetado por Massimiliano Fuksas, um arquiteto italiano. Além de todas as lojas, como Hollister, Pandora, Guess e The Body Shop, a entrada do shopping é uma atração à parte. 

Ela tem uma arquitetura muito singular, que dá a sensação de que o MyZeil está sendo devorado ou engolido por um redemoinho. 

17- Kleinmarkthalle

O Kleinmarkthalle é um mercado que conta com mais de 60 vendedores e está localizado na área central de Frankfurt. Ele possui produtos muito variados, como alimentos e flores. Esse é um daqueles locais que possibilitam uma experiência muito completa, além de permitir que os visitantes entendam um pouco do cotidiano dos moradores da cidade. 

Conclusão

Vale a pena visitar Frankfurt, ainda que ela não seja comumente elogiada pelos viajantes. É uma cidade rica, que demonstra o papel crucial da economia da Alemanha não só na Europa, mas no mundo. 

Por ser um centro financeiro global, existe uma grande variedade de restaurantes, bairros e eventos culturais que refletem essa atmosfera multicultural incrível.

Contudo, mesmo sendo hoje um centro de negócios moderno, Frankfurt preservou o seu encanto histórico. O Römerberg, a Catedral de São Bartolomeu e outros locais históricos oferecem um vislumbre do rico passado da cidade. Sem contar a abundância de museus e galerias com uma coleção impressionante de arte europeia.

Nela você terá a oportunidade de ver o icônico horizonte de Frankfurt. Dominado por arranha-céus elegantes, o horizonte da cidade consegue misturar edifícios históricos e arquitetura moderna. Além disso, você pode visitar o Banco Central Europeu e a Bolsa de Valores de Frankfurt, mas também aproveitar os diversos espaços verdes.

Caso você queira fazer compras, em Frankfurt você se depara com marcas de luxo sofisticadas, mas também com butiques locais. A rua comercial Zeil é um destino popular para os entusiastas da moda, mas você também conta com feiras e eventos internacionais e regionais o ano todo.

Aproveite sua viagem pela Alemanha e monte seu roteiro com as atrações que mais combinam com você! 

O Melhor de Berna: Pontos Turísticos, Cultura e Dicas

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

A Vibrante Cultura de Bilbao: Passeios, Curiosidades e Turismo Completo

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Chip Portugal AmericaChip: Mais Conectividade e Economia em sua viagem

Chip de Celular na Albânia Com Conexão 5G Ilimitada: Benefícios

Leia mais

A cidade de Bilbao fica na Espanha, mais precisamente no País Basco, no norte do país europeu. Além disso, é conhecida por conseguir misturar seu patrimônio industrial com um renascimento cultura(...)

Leia mais

Conhecer os riscos associados à internet grátis no exterior é importante antes de escolhê-la como sua opção de conectividade internacional. Entenda por que um bom chip internacional confiável faz(...)

Leia mais

A cultura e a história do Camboja são riquíssimas e, apesar de similares às de outros países do Sudeste Asiático em alguns sentidos, é fato: ambas são únicas – e você precisa conhecê-las. N(...)

Leia mais

O chip de celular Bermudas oferece aos viajantes o acesso à internet 5G (e outras gerações de rede móvel) e a outros serviços telefônicos nos territórios ultramarinos britânicos no Caribe.  Vai p(...)

Leia mais

A oitava maior cidade da Califórnia é o destino ideal para os mais variados estilos de viagem. Viva o melhor dos Estados Unidos em uma de suas cidades mais diversificadas: Oakland!  Vizinha (...)

Leia mais

Um roteiro bem planejado transforma qualquer viagem à Capital do Entretenimento Mundial – que, por sinal, vai muito além de seus cassinos. Conheça Las Vegas!  Não há destino como Las V(...)

Leia mais

A cidade de Split fica na Croácia e é a segunda maior do país, atrás somente da capital Zagrebe. Localizada na costa oriental do Mar Adriático, na região da Dalmácia, ela consegue combinar sua hi(...)

Leia mais

Simplifique seu dia a dia e suas tarefas diárias através de um relógio inteligente confiável, que conta com funcionalidades avançadas, integração com smartphones e outros dispositivos, monitorame(...)

Leia mais
(function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '652428075'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h