Europa

O Melhor de Berlim: História, Vida Noturna, Restaurantes e 10 Atrações Turísticas

Berlim

Se você está planejando viajar para Alemanha, não pode deixar de fora do seu roteiro a capital Berlim. Uma cidade cosmopolita, multicultural e cheia de atrações. Visitar Berlim é mergulhar na história da Europa e mesclar entre o histórico e o moderno. 

Veja a seguir as principais atrações desta cidade incrivel e monte seu roteiro de viagem pela Europa! 

Berlim: História e curiosidades

Berlim é a maior cidade da Alemanha e capital do país. Com 3,64 milhões de habitantes dentro do seu limite territorial, é sede do Parlamento e do Governo da Alemanha

Por ser a capital da Alemanha, Berlim é um dos centros financeiros mais importantes do país, que é a maior potência econômica da Europa. 

A história de Berlim e da Alemanha é muito importante para o mundo, a cidade foi dividida em Berlim Oriental e Berlim Ocidental, depois da Segunda Guerra Mundial. 

O Muro de Berlim dividiu a cidade em duas. Já a reunificação da Alemanha aconteceu no ano de 1990, quando Berlim voltou a ser a capital da República Federal da Alemanha.  

Para quem mora ou visita a cidade pode usufruir de um sistema integrado de transportes, com metrô, ônibus e trens (elétricos). É bem fácil andar a pé. 

Além disso, a cidade europeia conta com uma grande quantidade de parques, jardins, lagos e áreas verdes. Com muitas galerias de arte e museus, Berlim é hoje um dos principais centros culturais da Europa. 

EuroTrip: Dicas Imperdíveis Para Fazer Uma Viagem Inesquecível

Documentos necessários para conhecer Berlim

Visitar países de primeiro mundo costuma ser burocrático. Como são destinos mais visados pelos turistas, viajantes, para morar, estudar e trabalhar, o controle de imigração acaba sendo rígido. Por isso, sempre tenha os seguintes documentos em mãos e atualizados:

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório na maioria dos países e garante sua segurança, saúde e integridade em um país estrangeiro. Item do tratado de Schengen. Nós da America Chip indicamos a você que procure nos sites de busca de seguros de viagem a melhor opção para sua viagem, onde você pode comparar e encontrar os melhores seguros viagem do mercado.

Vacina de covid

Felizmente os níveis de contaminação da Conid 19 diminuíram e a vida começa a voltar ao normal, porém no que tange as viagens internacionais os cuidados continuam. Para viajar para Berlim você deve ter tomado ao menos a segunda dose. E se estiver em um país com surto da doença é preciso preencher o formulário online e realizar PCR 48h antes de embarcar.

Cartão de vacina

O cartão de vacina deve estar completo, incluindo dose de reforço contra febre amarela 10 anos após a primeira dose. Já o Passe Sanitário alemão não é obrigatório para entrar no país, mas sim para acessar museus e estabelecimentos comerciais.

Documentos oficiais

O Tratado de Schengen estipula quais documentos usar em toda a Europa (países que fazem parte do acordo signatário). Assim, basta comprovar os documentos em um país para acessar os outros livremente. Confira os demais documentos obrigatórios:

  • Passaporte válido: Item do tratado de Schengen;
  • Passagem de volta: Item do tratado de Schengen;
  • Comprovante de recursos financeiros para a viagem: Item do tratado de Schengen;
  • Comprovante de hospedagem: Item do tratado de Schengen.
  • Comprovar o motivo da viagem: Item do tratado de Schengen.
  • É interessante também apresentar comprovante de renda, de emprego, extrato dos últimos 6 meses e limite de cartão de crédito. Não sendo obrigatório, mas é um comprovante extra.
  • Não é preciso visto para os brasileiros viajarem para a Europa durante 90 dias.

Lembrando que um ou outro documento difere ao viajar para outros países da Europa. Busque mantê-los em dia para percorrer a Europa sem aborrecimentos durante a viagem.

America Chip: Conexão 5G em Berlim 

America Chip Conexão 5G na Europa

Berlim vai oferecer experiências únicas que realmente marcaram a sua vida. Cada cantinho, cada lugar precisa ser registrado e compartilhado com todos os seus amigos, parentes e redes sociais.

Para isso você vai precisar da melhor conexão internacional do mercado. O chip internacional Europa garante a você internet 5G ILIMITADA e ligações locais . Compre agora o seu!

Entenda porque Berlim é tão famosa

Berlim é uma cidade repleta de curiosidades e atrativos. Mas, o que a diferencia das outras e a coloca em destaque no âmbito mundial, despertando a atenção de turistas de todos os continentes? 

Bem, essa resposta pode ser dada sob diversas visões, desde históricas a turísticas. A cidade alemã foi palco de conflitos, como a Segunda Guerra Mundial, e fatos que impactaram o mundo, sendo, inclusive, a capital da trágica Alemanha Nazista. Além disso, o Muro de Berlim também foi um evento marcante e de grande relevância para a história global.  

Em relação ao aspecto turístico, fora todos os passeios históricos, Berlim também apresenta uma grande variedade de atrações. Lá, você pode se divertir da forma que quiser, tendo acesso a arte, vida noturna, arquitetura, área verde e muito mais. Por isso, a capital alemã é um destino que contempla todos os gostos, sendo amplamente procurada para viagens. 

Melhores lugares para fazer compras em Berlim 

Fazer compras durante viagens é uma das melhores atividades, né? Quem não gosta de entrar em lojas, explorar os produtos e encontrar itens diferenciados enquanto está viajando, não é mesmo?! 

As compras também fazem parte da experiência do viajante, principalmente na Europa, e a sua aventura fica ainda melhor ao achar os objetos que tanto queria por preços mais acessíveis que os brasileiros. Então, se quer aproveitar a sua estadia na Alemanha para fazer compras, confira os melhores lugares para isso em Berlim:

  • Mall of Berlin;
  • Mitte e Prenzlauer Berg;
  • Galeria Lafayette;
  • Kaufhaus des Westens (KaDeWe);
  • Galeria Kaufhof;
  • Alexanderplatz;
  • Kurfürstendamm.

Língua e moeda oficial de Berlim 

Saber o idioma e a moeda do destino que você está visitando é crucial para o pleno funcionamento da sua viagem. Eles são dois fatores muito importantes e te acompanharão por toda a aventura alemã. 

A língua oficial de Berlim é o alemão. Mas, felizmente, se você não domina o idioma, não precisa se preocupar tanto com isso. Grande parte dos habitantes da cidade falam inglês, o que facilita a comunicação. Porém, sempre é importante saber o básico do idioma local, como algumas frases cotidianas. 

Já a moeda oficial de Berlim é o euro, uma vez que a Alemanha faz parte da União Europeia e da Zona do Euro. Então, atente-se à cotação do câmbio dessa unidade monetária, pois ela será fundamental para você! 

Clima em Berlim e melhor época para viajar

A melhor época para viajar para a capital da Alemanha é na Primavera, Verão e início do Outono (entre os meses de abril e outubro). A partir de abril o frio começa a diminuir e as flores aparecem, deixando a cidade mais bonita. 

Os meses mais quentes do ano em Berlim são julho e agosto, quando os europeus costumam tirar férias, as crianças não têm aulas e os dias são mais longos. 

A vantagem de viajar no Verão para Berlim é ter boas temperaturas para curtir as atrações ao ar livre. Porém, a cidade fica mais cheia e os preços dos hotéis tendem a subir. 

Em meados de setembro e no mês de outubro, você terá o início do Outono e uma paisagem completamente diferente. O clima começa a mudar e as árvores ficam amarelas e em tons de laranja. 

Viajar no Outono para Europa pode ser uma vantagem pela menor quantidade de europeus em férias, clima ameno e paisagens belíssimas.

Já nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro é preciso se preparar para as baixas temperaturas, os dias curtos de inverno com a luz do dia ano embora a partir das 16h30, possibilidade de neve e chuva. 

As temperaturas em Berlim no inverno ficam abaixo de 7ºC e o mês mais frio do ano é janeiro, com mínimas entre -2ºC e 3ºC. Porém, quem gosta de frio pode aproveitar todo o charme do inverno europeu. 

Os melhores restaurantes de Berlim 

A cidade possui uma grande quantidade de restaurantes com todas as gastronomias do mundo. Além disso, conta com bares e opções de lugares para tomar drinks e comer petiscos. Confira quais são os melhores restaurantes de Berlim para visitar:

  • Hackethal’s (comida alemã);
  • Pequena Habana Restaurant (comida cubana);
  • Zur Haxe (comida alemã);
  • Cookies Cream (comida vegetariana);
  • Portofino (comida italiana);
  • A Mano (comida italiana) ;
  • Bieberbau (comida alemã);
  • MontRaw Restaurant (comida mediterrânica);
  • Sapori di Casa (comida italiana);
  • Skykitchen (restaurante de luxo, alta gastronomia).

Veja mais opções de restaurantes pela sua culinária, horário de atendimento ou classificação, pelo TripAdvisor e avaliações dos visitantes pelo Google (coloque classificação superior a 4,5 estrelas). 

Viagem Para Alemanha: Conheça a Arquitetura e Os Melhores Pontos Turísticos

Conheça alguns pratos incríveis de Berlim 

A culinária é um fator cultural muito importante para um povo, proporcionando experiências incríveis e momentos prazerosos aos indivíduos. Sem dúvidas, você aprecia a gastronomia tanto quanto eu, e vai gostar de saber que Berlim possui pratos super saborosos! 

Não sabe quais são eles? Então, conheça, agora, alguns pratos incríveis de Berlim:

  • Kasseler: costela de porco defumada;
  • Eisbein: joelho de porco com couve e purê de ervilha;
  • Apfelkuchen: torta de maçã;
  • Berliner Pfannkuchen: bolo com recheio de geleia de morango ou de ameixa;
  • Currywurst: salsicha fatiada com molho curry e batata frita;
  • Boulette: almôndega de carne frita, com salsinha e cebola;
  • Käsekuchen: torta de queijo;
  • Döner Kebab: pão recheado com carne, salada e molho.

Vida noturna em Berlim: as melhores baladas

A vida noturna em Berlim é bastante agitada e a cidade oferece ótimas opções de baladas e festas. Confira algumas das melhores opções para curtir a noite em Berlim:

  • Berghain;
  • Salon zur wilden Renate;
  • Cassiopeia;
  • Tresor;
  • Watergate;
  • IPSE;
  • SO36;
  • Club der Visionäre;
  • Griessmühle;
  • Filmkunstbar Fitzcarraldo;
  • Matrix Club;
  • SchwuZ.

As 10 melhores atrações turísticas de Berlim, Alemanha

Se você está planejando visitar Berlim, confira os 10 principais pontos turísticos para visitar na capital da Alemanha:

East Side Gallery berlim alemanha

A East Side Gallery é uma galeria de arte em Berlim que fica ao ar livre. O local fica do lado leste do antigo muro de Berlim. O espaço foi inaugurado em 1990 e tem 1316 metros de comprimento, sendo uma das maiores galerias de arte a céu aberto. Para quem gosta de história e arte, vale a pena a visita. O espaço na rua é gratuito. 

Endereço: Mühlenstraße 3-100, 10243 Berlim, Alemanha.

2 – Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo em Berlim é a antiga porta da capital alemã. O portão foi reconstruído no final do século XVIII. O local é um dos mais emblemáticos de Berlim e um dos símbolos da Alemanha e é visita obrigatória. 

Com 26 metros de altura, é um dos locais escolhidos pelos alemães para passar a virada gelada de Ano Novo na capital do país. 

Atualmente apenas pedestres podem atravessar o Portão de Brandemburgo, os carros deixaram de ser permitidos e precisam contornar o monumento de Berlim. 

Endereço: Pariser Platz, 10117 Berlim, Alemanha.

Aproveite para ler também: Viajar para Portugal: 20 Roteiros e Quando Viajar.

3 – Parque Tiergarten

O Parque Tiergarten (Großer Tiergarten) é outra atração para visitar em Berlim e é um dos maiores jardins urbanos da Alemanha. Ele é o segundo maior parque de Berlim e conta com 2,1 quilômetros quadrados. 

O parque vai do Portão de Brandemburgo até Potsdamer Platz (uma praça com vários prédios modernos, restaurantes e lojas). 

Considerado o coração verde de Berlim, o espaço é ideal para caminhar, andar de bicicleta, correr, levar as crianças para brincarem, ou então, fazer um piquenique. 

O significado do Parque Tiergarten significa jardim dos animais e também já foi local frequentado pela realeza da Alemanha. O espaço é bastante antigo e faz parte do cotidiano da cidade. Perfeito para relaxar em meio a confusão e agitação de uma grande capital como Berlim. 

Endereço: Str. des 17. Juni, 10785 Berlim, Alemanha.

4 – Potsdamer Platz

A Potsdamer Platz é uma praça bem importante de Berlim e fica bem no centro da capital alemã. A peça fica apenas a um quilômetro do Portão de Brandemburgo e conta com diversos prédios modernos, muitas opções de lojas e restaurantes. 

No local você vai encontrar a Legoland de Berlim, restaurante de hambúrguer Five Guys, diversos hotéis como Mandala Hotel, The Ritz-Carlton, cafés e muitos mais. 

É um dos locais mais centrais de Berlim e que você precisa visitar ou até mesmo se hospedar para estar bem localizado no centro de Berlim. 

Endereço: Potsdamer Platz, 10785 Berlim, Alemanha.

5 – Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie de Berlim é uma das atrações da cidade e foi um posto militar entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. O local foi construído em 1961, durante a Guerra Fria. 

Checkpoint Charlie foi o cenário de muitos filmes, como de James Bond em 007 – Operação Tentáculo (Octopussy) (1983) e “O Espião que Veio do Frio” do ano de 1965. Localizado na esquina da Friedrichstraße e Zimmerstraße, é um dos monumentos que faz lembrar a antiga passagem que dividia a cidade de Berlim entre os dois lados.

É possível tirar fotos e aproveitar para conhecer a rua que é bem movimentada. 

Endereço: Friedrichstraße 43-45, 10117 Berlim, Alemanha

6 – Coluna da Vitória (Siegessäule)

Coluna da Vitoria

A Coluna da Vitória ((Siegessäule) também conhecida como o Obelisco de Berlim é um dos monumentos da cidade. Foi inaugurado no ano de 1873 e conta com 67 metros de altura. 

O obelisco fica dentro do Parque Tiergarten na rotatória de Großer Stern (que significa Estrela Grande).

Endereço: Großer Stern, 10557 Berlim, Alemanha

7 – Topografia do Terror

A Topografia do Terror (Topographie des Terrors) de Berlim é um museu, memorial que apresenta o que os nazistas fizeram com a Alemanha. O local é muito importante para que as futuras gerações conheçam o horror que o país viveu num tempo não muito distante. 

O local era sede da Polícia Secreta, entre elas celas da SS. Sendo um local de muito sofrimento e terror durante o Nazismo. 

Endereço: Niederkirchnerstraße 8, 10963 Berlim, Alemanha.

8 – Memorial do Holocausto

O Memorial do Holocausto (Holocaust-Mahnmal) é um local para lembrar os 6 milhões de judeus mortos durante o Nazismo. O memorial fica localizado no centro da cidade, bem próximo ao Portão de Brandemburgo. O local foi construído entre 2003 e 2004 e inaugurado um ano depois, em 2005, para marcar a data de 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

O local é gratuito e bem fácil de chegar caminhando, bem mesmo no centro da cidade. 

Endereço: Cora-Berliner-Straße 1, 10117 Berlim, Alemanha.

9 – Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt é uma praça que conta com salas de concertos, igrejas e monumentos, como a estátua do poeta Friedrich Schiller. 

O local é considerado pelos moradores a praça mais bonita de Berlim. Nela ficam três construções muito bonitas, que são a Konzerthaus (Casa de Concertos), além da Französischer Dom (Catedral Francesa), e a Deutscher Dom (Catedral Alemã). 

Ainda é possível tomar um café, almoçar nos restaurantes da região ou então fazer compras. No local também ficam diversos hotéis de luxo para se hospedar em Berlim. Vale a pena conhecer a charmosa praça de Berlim! 

Endereço: Gendarmenmarkt, 10117 Berlim, Alemanha.

Checklist de Viagem: Guia Para Uma Viagem Perfeita

10 – Palácio do Reichstag

Palacio do Reichstag

O Palácio do Reichstag é um dos locais mais importantes de Berlim e onde está localizado o Parlamento da Alemanha. O local é histórico e foi aberto em 1894. No local, já trabalhou Adolf Hitler, tendo sido chanceler da Alemanha. 

A atração gratuita é um símbolo de Berlim e parada obrigatória na sua viagem para a Alemanha. 

Endereço: Platz der Republik 1, 11011 Berlim, Alemanha.

Dicas extras para sua viagem a Berlim

Lembre-se de realizar reservas em hotéis com a possibilidade de remarcação de datas ou cancelamento gratuito. Outra dica para sua viagem para Europa é comprar euros ainda no Brasil na sua casa de câmbio de confiança e também ter um cartão pré-pago com moeda estrangeira, para poder fazer compras em euros. 

Além disso, lembre-se de autorizar com seu banco o uso do seu cartão de crédito no exterior e verificar o seu limite disponível para compras na Europa. 

Ter várias formas de pagamento na sua viagem internacional, ajudam muito a manter a sua viagem mais tranquila e assim, você não precisa viajar com muitos euros em espécie e correr o risco de perder ou ser roubado. 

Em toda viagem internacional tenha atenção redobrada com seus pertences e principalmente seus documentos, como passaporte e cartões bancários. Leve sempre junto do seu corpo e nunca na mochila. 

Veja também: como planejar uma viagem internacional, um guia completo

Saiba como é viver em Berlim

Berlim é uma cidade super moderna mas ao mesmo tempo preserva a história local por ter sido palco de grandes acontecimentos na humanidade. Visitar esta cidade é uma experiência para a vida toda.

Mas apesar de museus e monumentos históricos, Berlim possui também uma cultura rica que não pode passar despercebida. Veja em você deve ficar atento ao passar pela capital alemã:

Recepção dos conterrâneos

A Alemanha é o oitavo país que mais recebe brasileiros. Só de moradores são mais de 140 mil conterrâneos. Sempre há alguém falando português por perto, principalmente nas grandes cidades.

Além do mais, para quem for ficar mais tempo, não sentirá tanta saudade de casa. O país tem dezenas de restaurantes, bares e principalmente cafés brasileiros, para aqueles que não podem ficar longe da nossa rica culinária por muito tempo.

Comidas típicas

Mas para quem quer experimentar novos sabores, não dá para passar por Berlim sem provar os seguintes pratos típicos da Alemanha:

  • Leberkäse: Carne bovina com bacon e carne de porco, é servido em fatias normalmente com ovo frito e pães de forma;
  • Weisswürst: A linguiça esbranquiçada do país é realmente famosa. Produzida com vitela e bacon, é servida também com pretzels e um bom copo de cerveja;
  • Eisbein: Joelho de porco com chucrute. Assado ou cozido, servido com batatas;
  • Sauerkraut: Um pouco mais forte do que encontramos no Brasil. A iguaria é feita em conserva e fermentado até ficar pronto para consumo;
  • Krapfen: Famosíssimo em Berlim. É uma espécie de sonho servido normalmente em épocas festivas.

Festas tradicionais

A Alemanha tem muitos festivais nacionais que pessoas do mundo todo viajam para conhecer. Oktoberfest é a maior delas, o evento famoso por suas cervejas recebe milhões de visitantes todos os anos para participar da festa.

Em fevereiro, acontece o Berliner Filmfestspiele, um festival de cinema que reúne milhares de fãs da sétima arte. Já em setembro ocorre a feira Popkomm, que reúne artistas musicais do mundo inteiro em plena Semana de Música de Berlim.


E outro grande evento é a Christopher Street Parade, a Parada LGBT que reúne milhares de pessoas LGBTS, apoiadores e militantes nas ruas de Kurfürstendamm e Strasse des 17 Juni na segunda metade de Junho.

Feriados locais

Além dos feriados que também comemoramos, como Natal, Dia da Mulher e Ano Novo, Berlim também tem as férias de outono em outubro (férias escolares) e festa da Ascensão. Veja:

  • JANEIRO:
    • 01: Ano Novo;
  • MARÇO
    • 08: Dia das Mulheres;
  • ABRIL
    • 10: Domingo de Ramos;
    • 15: Sexta-feira Santa;
    • 17: Páscoa;
    • 18: Segunda de Páscoa;
  • MAIO
    • 01: Dia do Trabalhador;
    • 26: Dia da Ascensão Alemã;
  • JUNHO
    • 05 e 06: Pentecostes;
  • OUTUBRO
    • 03: Dia da Unidade Alemã;
    • Final do mês: férias de outono;
  • DEZEMBRO
    • 25 e 26: Natal e Segundo dia de Natal;
    • 31: Réveillon.

Custo de vida em Berlim

Quando e mais frio em Berlim

Berlim possui um custo de vida mais baixo comparado às outras cidades da Alemanha. Mas ainda assim o aluguel de 1 quarto na capital gira em torno dos 1.081,66€. Já a alimentação mensal por pessoa varia entre 250€ a 400€.

Felizmente para o estudante esse cenário é outro. As autoridades da Alemanha estipulam cerca de 900€ para viver na capital, isso porque a maior parte das universidades oferecem refeitórios e dormitórios subsidiados.

Salários e empregabilidade em Berlim

O salário mínimo da cidade está em torno de 10,45€, o que equivale a 1700€ ao mês. O que, na capital, acaba sendo um valor baixo se você precisa ter gastos em segundo plano para se manter ao mês.


A boa notícia é que o país sempre possui uma alta demanda de empregos e costumam pagar bem.

Intercâmbios para Berlim

Estudar em Berlim é o destino de muita gente que decide morar na Alemanha. As universidades são boas, os campus bem completos e a entrada de estrangeiros é facilitada. Fora isso o custo de vida tende a ser menor, já que o país subsidia alguns custos.

A vida dos Brasileiros em Berlim

Como dito anteriormente, a culinária do Brasil é muito forte em Berlim. Há muitos brasileiros trabalhando em estabelecimentos assim, porém também há grande oferta de empregos em todas as áreas.

 No mais, Berlin é uma cidade bem simples de viver, principalmente quando aprendemos a dominar o idioma.

Conclusão

Viajar para Berlim é conhecer a história da Alemanha e da Europa e ao mesmo tempo estar em uma das cidades mais culturais do continente. Berlim é cosmopolita e cheia de coisas para fazer. Se você gosta de cidade grande, vai se apaixonar por Berlim. 

Além disso, você pode fazer um roteiro pela Alemanha e conhecer várias cidades na mesma viagem. Você pode colocar Hamburgo no seu roteiro, por exemplo, descer para Dresden ou então, cruzar a fronteira e visitar a Polônia. 

A grande vantagem de viajar para a região central da Europa é poder conhecer vários países na mesma viagem! Por isso, aproveite e monte um roteiro de pelo menos 15 dias pela Europa e conheça vários países na mesma viagem. 

Monte um roteiro pela Europa de acordo com as suas preferências, se gosta de cidade grande, pequena, museus, palácios, castelos, galerias de arte, o que te encanta. 

Existe uma Alemanha para cada estilo de viajante! Pesquise sobre o que quer conhecer, compre seu chip internacional para Europa e boa viagem! 

Não deixe de ler: Roteiro em Londres: museus, onde se hospedar, comidas típicas e muito mais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

O Melhor de Santorini: Curiosidades, Cultura, Gastronomia e Passeios Turísticos

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

O Melhor da Cidade do Porto: Vida Noturna, Praias e 14 Pontos Turísticos

Países da Europa Ocidental: Passeios, Economia, Documentação e Turismo de Verão

Leia mais

Veja quais são os cuidados necessários para viajar ao exterior com tranquilidade.  Para realizar uma viagem internacional com tranquilidade é necessário realizar um planejamento rigoroso. É claro(...)

Leia mais

A ilha de Santorini, na Grécia, é mundialmente conhecida e você com certeza também ouviu falar dela. Sabe aquela ilha de mar azul-turquesa com casinhas brancas e teto azul? Pois é, essa e a ilha (...)

Leia mais

Conheça o Laos — um país da Ásia, que, apesar de não ter saída para o mar, conta com uma culinária que, sem dúvidas, deixará saudades pós-viagem — e além dela, acredite: ainda há muito o que se v(...)

Leia mais

Conheça Colmar, um destino francês menos conhecido, mas riquíssimo em cultura, gastronomia, história e, não menos importante: vinícolas! Visitar Colmar, que fica na Alsácia, na França, leva qualq(...)

Leia mais

Conheça Israel, o país que, além de Santo, é muito mais: é história, cultura, política, economia, inovação, tecnologia e turismo. Israel é uma jornada através do tempo e da fé. Este país, pequeno(...)

Leia mais

O Espaço Schengen é uma  área criada em decorrência do acordo de Schengen que garante a  livre-circulação de pessoas entre os países membros. O Tratado de Schengen tem como foco as polí(...)

Leia mais

Conheça San Andrés, uma ilha pertencente à Colômbia, e entenda de uma vez por todas porque ela é muito mais do que “apenas mais um destino no Caribe”.  San Andrés definitivamente não é apena(...)

Leia mais

O 6G promete causar uma grande mudança no universo tecnológico e na indústria de telecomunicações que conhecemos hoje. Com velocidades ultra rápidas, comunicação por terahertz e uma ligação com a(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h