09 de maio de 2024
América do Sul, Central e Caribe
Dominica é a ilha mais montanhosa do Caribe. Sua floresta cobre 60% de seu território e, assim como suas montanhas e florestas, as belezas naturais dessa pequena ilha paradisíaca não são poucas.
Dominica fica no arco formado pelas Pequenas Antilhas do Caribe, ao lado de Martinica (ao sul) e Guadalupe (ao norte). Trata-se de, nada mais nada menos, do que a maior das ilhas de Barlavento!
“Barlavento”, por sua vez, é um termo náutico que designa o lado de onde o vento sopra – ou seja: a direção de onde vem o vento.
No contexto das ilhas do Caribe, refere-se a um grupo de ilhas no arco das Pequenas Antilhas, situadas na trajetória direta dos ventos alísios predominantes (que vêm do leste).
Além de Dominica, Granada, São Vicente e Granadinas e Santa Lúcia são algumas das ilhas que também fazem parte das ilhas de Barlavento.
Estas ilhas, ao estarem “contra o vento” em relação às Ilhas de Sotavento, ficam expostas aos ventos predominantes e, por isso, são chamadas de Ilhas de Barlavento.
Dominica: um verdadeiro refúgio natural
Com suas montanhas vulcânicas cobertas por florestas tropicais, cachoeiras, fontes termais e uma costa repleta de recifes de coral, a ilha oferece a seus turistas uma experiência autêntica e preservada – e, acima de tudo, longe do turismo de massa.
Não é à toa que Dominica foi escolhida pelo New York Times 52 Places to Go em 2024 – mas, caso você esteja pensando em fazer uma viagem focada 100% em relaxamento e 0% em aventura, talvez esse não seja o seu destino no Caribe.
A AmericaChip conta com diversos outros conteúdos sobre o Caribe e seus destinos. Dê uma olhada para conhecê-los e saber qual deles visitar na sua próxima viagem internacional!
Melhor época para visitar Dominica
A melhor época para visitar Dominica é, sem dúvidas, durante a estação seca da ilha, que acontece entre os meses de dezembro e abril.
Neste período, o clima é mais moderado e há menos chuvas – o que facilita o acesso às trilhas e às atrações naturais dominiquenses.
Esse também é o melhor momento para a observação de baleias, golfinhos e outros animais marinhos na ilha e que, na verdade, quase coincide com a estação seca. São 4 meses em comum – dezembro, janeiro, fevereiro e março.
É justamente nesse período que se dá a migração de várias espécies de baleias e golfinhos que passam pela região. A observação de baleias é uma das atividades mais populares durante esses meses, já que muitas baleias cachalote, bem como outras espécies (como baleias jubarte e orcas, por exemplo), podem ser vistas.
Evite a temporada de furacões (junho a novembro), quando o clima pode ser imprevisível e algumas atividades turísticas podem ser suspensas.
Como chegar a Dominica
Dominica não conta com voos diretos partindo de grandes hubs internacionais e, por isso, chegar à ilha requer um pouco mais de planejamento:
Voos: O aeroporto principal é o Douglas-Charles Airport (antigo Melville Hall), que recebe voos regionais de companhias aéreas como LIAT, Seaborne Airlines e Winair, com conexões através de hubs maiores como San Juan, Antigua, Barbados e Guadalupe.
Balsas: Existe também um serviço de balsa operado pela L’Express des Îles, que conecta Dominica a ilhas vizinhas como Martinica, Guadalupe e St. Lucia.
Cruzeiros: Embora bem menos frequentes, alguns cruzeiros pelo Caribe fazem paradas em Dominica, oferecendo uma maneira alternativa de visitar a ilha por um curto período.
AmericaChip: conexão 5G em Dominica
Conte com as soluções oferecidas pela AmericaChip durante a sua viagem à Dominica. Oferecemos os melhores e mais completos chips internacionais do mercado!
Dois dos nossos planos contam com cobertura em Dominica. São eles: Plano Mundi e Plano América do Sul, Central e Caribe.
A principal diferença entre eles é que o primeiro (Mundi) oferece cobertura em mais de 165 países, ao acessar cada um deles em nosso site, você confere as funcionalidades de cada um com calma e escolhe (e, inclusive, personaliza) o seu.
Incríveis pontos turísticos em Dominica
Quando digo que não são poucas as belezas naturais de Dominica, é porque realmente não são. Conheça algumas delas e escolha quais destes pontos turísticos naturais não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem pela ilha!
Parque nacional de Morne Trois Pitons
O Parque Nacional de Morne Trois Pitons, classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1997, é uma parada obrigatória em Dominica.
Numa visita a esse parque, você conhece, além do Morne Trois Pitons, que é um vulcão extinto, diversas outras atrações naturais – como cachoeiras, lagos vulcânicos e fontes termais.
Entre suas principais atrações, estão o Boiling Lake, a Trafalgar Falls, a Emerald Pool Nature Trail, o Valley of Desolation e o Freshwater Lake. Difícil vai ser saber qual delas visitar primeiro.
Trilhas em Boiling Lake
O Boiling Lake nada mais é do que um lago de água fervente localizado em uma cratera vulcânica.
A trilha para o lago é uma das mais desafiadoras (e recompensadoras) da ilha, passando por florestas, vales de vapor e fontes termais e levando aproximadamente de seis a oito horas para ser completada (ida e volta).
Passeio ao Indian River
Escape do ambiente urbano da cidade de Portsmouth e faça um passeio pelo Indian River, que, oferecendo o calor acolhedor da natureza, certamente te surpreenderá.
Os Kalinago (indígenas caribenhos) viviam ao longo de suas margens e o utilizavam como uma rota de acesso ao Mar do Caribe. O rio era importantíssimo para o sustento dos Kalinago, já que era usado para o transporte de mercadorias (trocadas com marinheiros e ao longo das ilhas).
Com manguezais dominados pelas árvores Bwa Mang, o Indian River é um dos mais belos rios de Dominica. Em barcos movidos a remo, barqueiros experientes levarão cada turista por diversos tipos de fauna e flora ao longo da margem pantanosa do rio.
Veja pessoalmente lugares onde algumas cenas de “Piratas do Caribe” foram filmadas e, subindo o rio, visite o ‘Bush Bar’.
Banhos de enxofre em Wotten Waven
Um pouco afastada de Roseau e envolta por uma floresta tropical, encontra-se a pequena vila de Wotten Waven, conhecida por suas fontes termais ricas em enxofre e piscinas de lama natural.
Os banhos de enxofre são frequentados tanto por locais quanto por turistas para relaxamento e, além de tudo, alegadas propriedades terapêuticas, sendo uma parte importantíssima do turismo de bem-estar na ilha.
Independente de seus poderes curativos (e se são reais ou não), as fontes termais proporcionam uma experiência relaxante e revigorante após um longo dia de caminhada pela Trilha Nacional de Waitukubuli.
Não há melhor remédio natural para acalmar os músculos doloridos – ou tranquilizar os nervos – do que se instalar na água naturalmente lamacenta das fontes.
Revitalize seu corpo e acalme sua alma em Wotten Waven – lar de spas movidos pela natureza.
Atrações culturais e históricas de Dominica
Apesar das muitas belezas naturais da ilha, as atrações culturais e históricas dominiquenses não ficam para trás.
Mercado de Roseau
É no Mercado de Roseau, capital de Dominica, que os moradores da ilha vendem produtos frescos, como frutas, legumes, especiarias e peixes, bem como artesanatos e lembranças locais.
É o lugar perfeito para experimentar o melhor da culinária e da cultura locais, com barracas que oferecem comida típica e produtos feitos por artesãos nativos.
Forte Shirley Heights
O Forte Shirley, no Cabrits National Park, era um posto militar britânico construído no século XVIII para defender a ilha.
Hoje, é um local histórico restaurado que oferece uma vista sem igual da costa e do mar do Caribe. O forte conta com estruturas originais como quartéis e armazéns – uma atração popular para conhecer a história militar da ilha e apreciar a paisagem.
Conclusão
Dominica é um destino como nenhum outro. Com 47 quilômetros de comprimento e 25 quilômetros de largura, a área em km² da ilha é um pouco maior do que a da cidade brasileira de Goiânia, capital de Goiás.
A última ilha caribenha a ser colonizada pelos europeus foi justamente Dominica, que hoje é uma ex-colônia britânica e, além de seus diversos pontos turísticos naturais, guarda muitas histórias.
Visite-a em sua próxima viagem internacional e conte sempre com a AmericaChip – a maior empresa de roaming internacional do Brasil.
Comentários: