23 de outubro de 2023
Estados Unidos
Conhecer os Estados Unidos está nos planos e nos sonhos de muita gente, mas a maioria não sabe realmente como é a cultura americana, seus costumes e forma de viver.
E estar por dentro do jeito americano de ser vai te ajudar em seu processo de socialização. Já conseguimos adiantar que muitas coisas são bem diferentes dos brasileiros e aposto que você irá se surpreender.
E pode acreditar que depois de ler esse post, você se tornará um americano nato. Confira!
Entenda como é o estilo de vida dos americanos
Quando assistimos filmes e séries, que são americanos, podemos perceber algumas diferenças no estilo de vida das pessoas. Isso porque a cultura americana é considerada muito miscigenada em sua raiz, mas também sólida em seus costumes.
O dia a dia estilo americano na maioria das vezes é bem agitado, correria com trabalho ou as várias horas no colégio. Até mesmo porque algo que é valorizado lá é a independência e a autonomia, por isso os esforços diários são tão concentrados nisso.
Outra coisa que podemos falar que faz parte da cultura americana é o consumismo. Desde os lanches na rua, até vários eletrodomésticos, consumir com certeza faz parte da rotina nesse estilo de vida.
E algo que realmente não pode faltar é aquele “happy hour” do fim de semana, não é mesmo? Se reunir com os amigos em pubs e bares para tomar uma boa cerveja é quase que uma tradição entre os americanos. Só assim para dar conta das responsabilidades do dia a dia.
E se pudéssemos acrescentar mais uma coisa no estilo de vida dos americanos, seria o seu amor pelos esportes. Ir em jogos de beisebol, basquete e futebol é quase uma tradição. Eles aproveitam das competições também para comer uns petiscos com a família enquanto assistem aos jogos.
Leia também: Como Viajar para os Estados Unidos Na Pandemia
America Chip: Conexão 5G nos EUA
Com certeza a sua viagem aos Estados Unidos será inesquecível! Cada momento, cada sensação ficará marcado em sua vida e você precisa registrar tudo isso. Nesta hora, ter um chip internacional EUA fará toda a diferença.
Com a conexão 5G ilimitada da America Chip você pode compartilhar fotos, vídeos com amigos e parentes com tranquilidade e rapidez. Você ainda pode rotear a sua internet com os amigos de viagem sem pagar mais por isso. Aproveite e escolha agora o seu plano EUA.
Conheça a origem da cultura americana
Os Estados Unidos é um país multicultural. Isso porque nas terras do Tio Sam existe uma extensa mistura de nacionalidades que contribuíram para a formação do país que conhecemos hoje.
Comprovadamente mais multirracial, o United States Census Bureau informa que 43% da população é representada por pessoas não-brancas, ou seja, 34% mais diversa que à uma década atrás.
É válido ressaltar os dados do Censo Norte Americano para entendermos que o resultado multicultural do país se dá pela grande contribuição de culturas ao redor do mundo que se juntaram em um único continente, reverberando os seus costumes até hoje.
Exemplo disso está na música, onde pop, hip-hop, rap, jazz, rock, tem influências africanas, europeias e claro, brasileiras. Já no cinema, os franceses podem ter uma parcela significativa de “culpa” nesse quesito. E quanto à gastronomia do país, então, nem se fala.
Saiba quais as características dos americanos
O povo americano tem características que são bem diferenciadas. Como já comentamos, a independência é supervalorizada, e isso é estimulado desde cedo pelos pais. Os jovens normalmente, ao completarem 18 anos, já saem de casa e vão começar a vida. Até mesmo porque é costume ir estudar em lugares distantes, como em outras cidades ou estados. Então é preciso criar essa independência nos filhos.
Sem dúvidas, três pilares que cercam a vida dos americanos são o esporte, a arte e a música. São elementos que, principalmente na fase escolar, são estimulados e conseguimos perceber isso pelo números de medalhas de ouros nos Jogos Olímpicos que são dos Estados Unidos.
Não se assuste, com as primeiras impressões. Os Americanos são conhecidos por serem “frios”, isso porque são mais reservados com pessoas novas, mas depois de conhecer melhor, com certeza, essa impressão irá embora. Outra coisa que pode estranhar um pouco, é que eles costumam ser bem diretos, não ficam rodeando quando querem resolver algo, mas fique tranquilo você se adapta rápido!
Curiosidades sobre a cultura americana
A cultura americana para nós pode ter elementos bem curiosos, alguns costumes que são disparadamente diferentes do que no Brasil e em outros países. Sendo assim, separamos as maiores peculiaridades dos americanos para você estar preparado quando conhece-los.
Conceito “To-go” – Comer na corrida
A expressão “To-go” é um termo crescente no Brasil. Ele vem dos Estados Unidos e é uma forma dos estabelecimentos estarem prontos para a viagem. O cliente chega no balcão, faz o pedido e minutos depois leva o pedido pronto para a viagem.
Hora marcada e pontualidade
Não se atrase! Uma característica muito forte na cultura americana, é que eles priorizam muito a pontualidade. Então, o ideal é chegar na hora marcada, mas se for atrasar não deixe de avisar. Eles também nunca iram aparecer na sua casa de surpresa em uma tarde, por isso sempre avisam antes de fazer uma visita.
Americanos prosperam na competição
De fato, os Norte Americanos podem ser bem competitivos. Já falamos que o esporte é bem importante para o país. Resultado disso é que, em competições olímpicas, são os que mais possuem medalhas olímpicas, no total 2.636:
- 1.061 de ouro;
- 836 de prata;
- 739 de bronze.
O consumismo faz parte do cotidiano
Historicamente os Estados Unidos construiu essa dinâmica do consumismo, com a ideia do “sonho americano”, isso se tornou ainda mais forte. Então, ter muitos bens e sempre consumir coisas novas é algo muito normal para os americanos.
As gorjetas são essenciais
Não se esqueça das gorjetas. É de costume, na cultura americana, que depois de algum serviço prestado sempre se dê uma gorjeta à pessoa. Quando isso não acontece eles geralmente ficam bem ofendidos, pois fazer essa ação de dar um dinheirinho a mais, soa com uma forma de gentileza e gratidão. Então quando for visitá-los sempre leve uma gorjeta para evitar constrangimentos.
Café da manhã altamente calórico
Já imaginou, ovos e bacon logo pela manhã? Pois são elementos extremamente comuns no café da manhã americano. Os americanos consideram a primeira refeição e o jantar os mais importantes na alimentação diária, sendo assim o café da manhã costuma ser muito mais calórico, já que o almoço provavelmente será um lanche ou fast food.
Leia também: Como Tirar Visto Americano: Passo a Passo Completo
O papel higiênico deve ser jogado no vaso sanitário
O encanamento nos Estados Unidos é todo planejado para que o descarte dos papéis higiênicos seja feito no vaso sanitário mesmo. Bem diferente daqui no Brasil que costumamos ter uma lixeira nos banheiros.
O resto de comida é triturado na pia
Com certeza isso pode te gerar um estranhamento. Os americanos costumam jogar os lixos orgânicos direto na pia, pois existe um triturador de alimentos para que eles sejam descartados pela encanação.
Um povo altamente patriota
Se tem algo que é admirável na cultura americana, é quanto as pessoas são patriotas. Eles sempre comemoram o dia da independência com todos se vestindo nas cores da bandeira, para festejar nas ruas e bares. Você pode observar até mesmo nos filmes, que exaltam a pátria através de super heróis.
Entenda o que é invasão cultural norte americana
Este é um assunto um tanto quanto complexo, principalmente quando falamos de cultura. De um modo geral, a Invasão Cultural diz respeito aos países dominados por uma cultura externa, onde a sua própria cultura acaba em segundo plano.
O Brasil é um exemplo dessa dominação cultural. Apesar de não ser tão evidente, podemos notar a influência em alguns contextos, como na música, que tem adotado um estilo vertente mais Pop.
A dominação causada pela língua inglesa é outro exemplo ainda mais forte. Além de ser o idioma mais falado no mundo, quantos dos seus termos (ok, bye, hello, hi…) não estão presentes na língua portuguesa? Se é influência ou invasão, aí já é outro assunto.
A importância do esporte para a cultura americana
Você já deve ter notado que em alguns filmes adolescentes dos EUA, muitos personagens passam em universidades só por praticarem esportes. Isso não é mera ficção. De fato os jovens norte-americanos são incentivados desde cedo a seguirem carreira esportiva.
Incentivo esse que é até resguardado pelo governo, que oferece desconto fiscais para as instituições que preparam o aluno para seguir praticando esportes na vida adulta de maneira profissional. Sendo esse representando um pilar econômico do país.
Basquete, futebol americano, hóquei no gelo e baseball são os principais esportes praticados nos Estados Unidos. E não se limitam apenas aos gramados. As referências a estes esportes estão nas músicas, nos filmes, em influencers digitais e muitos outros aspectos.
Cultura americana: fatos relacionados a música americana
A música estadunidense é uma grande potência no mundo todo. Com suas referências afro-culturais, o som produzido pelos EUA tomou conta do mundo e todos nós passamos a conhecer um ou dois artistas do país.
As produções musicais dos Estados Unidos tem forte apelo na cultura pop. Reverberando na dança, roupas e costumes, unindo outros gêneros musicais próprios e de outros países, como bossa nova, funk, jazz, rock, flamenco e muitos outros.
A importância do halloween na cultura americana
As festas tradicionais são o ápice cultural de qualquer país. No Brasil, Carnaval, na Inglaterra, o Aniversário da Rainha, no México, o Dia dos Mortos e nos Estados Unidos, o envolvente Halloween.
O Halloween é uma importante festa tradicional dos EUA que tem origem no povo celta lá nas terras da rainha. Além de ser uma data com enorme valor comercial, sua história e costumes estão presentes em vários aspectos do país e de muitos outros.
A influência americana na cultura brasileira
No Brasil há uma forte presença da cultura norte-americana, assim como de muitos outros povos, não é mesmo? E, apesar de ser muito pontuado, é difícil dizer o que se tornou invasão cultural e o que se tornou influência norte-americana.
Neste próprio texto mencionamos mais de uma vez algumas influências que o Brasil resgata da cultura americana. Exemplo disso são as fantasias usadas no nosso Carnaval, onde muitas delas representam personagens icônicos dos EUA.
Cultura americana: fatos relacionados a religião
Apesar da pluralidade, os Estados Unidos é uma nação predominantemente cristã. Onde 40,9% se considera protestante e 11,7% os católicos brancos. Já aqueles sem religião definida representam 23,3% da população.
O novo fator é que, entre os jovens de 18 a 30 anos, 38% não possuem uma crença — em 2007, esse fator era de 14% aproximadamente. Já para aqueles que possuem uma religião, o percentual tem caído uma média de 3% a cada 5 anos.
Cultura americana: fatos relacionados à Indústria Cinematográfica
O Expressionismo Alemão (Pós Primeira Guerra Mundial) provou que o cinema de fato poderia alcançar o público e ter uma fonte comercial viável que por fim ressignificou o cinema no mundo todo, inclusive nos EUA.
Thomas Edison logo foi considerado o pai do cinema, visto que sua fábrica foi responsável por criar a primeira placa a registrar uma fotografia em movimento. E por fim, passou a produzir lâmpadas, telas, câmeras criando um monopólio cinematográfico.
A partir daí, o cinema passou por muitas eras nos EUA:
- Era dos Estúdios — Nos anos 1920 grandes companhias ditavam como e onde os filmes seriam criados.
- Era de Ouro — Entre 1917 e 1960 surgem o cinema falado, colorido e ainda a Walt Disney Company com a primeira animação “Steamboat Willie” e profissionalização do cinema através de “Cidadão Kane” (1941).
- Nova Hollywood — Era dos estudos de cinema em universidades e surgimento da importância do diretor. Construção do personagem mais realista e sentimento de contracultura em 1960.
- Hollywood Atual — O cinema em casa e o uso de efeitos especiais. Surgem os blockbusters, videocassetes e a referência a outras obras nos filmes.
Conclusão
Repleta de diferentes costumes, a cultura americana consegue ser muito surpreendente. Hoje descobrimos algumas coisas que podem facilitar sua vida quando for conhecer o Estados Unidos e a América Chip quer te acompanhar nessas descobertas e vivências.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais e no nosso blog para mais posts assim.
Pingback: Hot Brazilians and cold Americans ? - LovemodaShop
Rodrigo, bom dia!
Não é um comentário é sim uma curiosidade minha. Por que os americanos não andam nas ruas. Sempre as ruas dos bairros estão vazia.
Boaa Maria Helena,
Verdade, fica a dúvida!
Oi, boa noite!!
Sem querer aqui, acabei vendo sua história margah. Estava fazendo uma pesquisa de trabalho para minha filha e me deparei com seu depoimento. Onde fiquei surpresa, pois essa mesma pessoa entrou em contato comigo solicitando a amizade, onde eu aceito. Daí ele começou a fazer várias perguntas, contou todo história da vida dele, porém não sei se era verdade e no dia a dia das conversas ele veio com papo que estava paixonado. Começou a me mandar fotos, perguntando meu nome completo e solicitando para me fazer juras se amor. Comecei a estranha e depois de tantas mensagens fui no perfil dele é curti várias fotos dele. Onde por coneencidendia vieram três mulheres se questionar falando que era namorado dele. Foi aí que descobri que era golpe. Todo cuidado e pouco. Broqueeie ele e sair fora logo.
Oi Patrícia, obrigada pelo relato. Sim, com certeza, todo cuidado é pouco hoje em dia. Como diria minha avó, prudência e chá de hortelã não fazem mal a ninguém.
estudante ensino medio
Oi Thiago. Bom ter você aqui em nosso blog. Grande Abraço!
Bom dia
Fiquei muito interessada sobre a cultura americana depois que, do nada, surgiu uma pessoa solicitando amizade. Apesar de ter deixado claro que eu não gostaria de mim relacionar com pessoas longe de mim, ele continuou a conversa e falou de investimento e eu por achar estranho, eu o bloqueie. E ele ao perceber, passou uma mensagem pedindo para eu explicar o porquê e eu nunca tive coragem de dizer que eu estava desconfiada de ser um golpista. Acabei desbloqueando e ele não tocou no assunto sobre investimento, mas perguntou sobre o meu salário e como não falei, ele perguntou sobre onde morava e se tinha carro. Então, acabei falando que ele valorizava muito bens materiais e que não queira continuar conversando. Ele fez promessas e mais promessas se declarando apaixonado. Nos dia dos namorados (St. Valentin ), ofereceu e pediu um presente super caro. E aí bloqueei novamente. Como eu não bloqueei do site que fiz amizade, ele ressurgiu dizendo que estava muito magoado comigo pois entendia que tínhamos um relacionamento. Indiretamente falei umas coisas e ele entendeu que estava colocando ideias falsas sobre ele. Às vezes faço perguntas de conversas antigas para ver se ele erra em algo e ele demora uns minutos para responder. Hoje estamos conversando de forma mais branda. Mas, continuo desconfiada. Pois, nunca vou entender que certos detalhes é normal na cultura americana.
Oi Margah, tudo bem?
Fazer amizades ou ter relacionamentos com um estrangeiro é realmente complicado, embora possa ser uma experiência muito rica, se houver sinceridade. O que é estranho para você pode ser normal e corriqueiro para o outro.
Mas não podemos esquecer que existe muita gente ruim no mundo. Golpistas especializados em tirar vantagem de pessoas boas estão em todos os lugares. Os noticiários apontam para isso há todo o tempo. Você está extremamente certa em desconfiar. Se cuida e se precisar, não existe em bloquear novamente.
Grande Abraço!
Muito obrigada pelo retorno. Essa sua frase sobre o que é estranho pra mim pode ser corriqueiro para outro, eu cheguei a pensar em choque cultural. Pois sei que muitos americanos dão muito valor a investimentos e consumismo. E como sou o tipo que batalho e dou valor a cada conquista, não gostei muito da parte que ele ofereceu presentes a emprego e também depois de falar de uma viagem de última hora para cumprir um contrato em algo relacionado a petroleiro. E esse foi um dos fatos para dizer que prefero ficar na amizade com ele. Embora, ele diz que mesmo para amizade tem que haver confiança entre as partes. Mas, se pra mim não há, prefiro deixar como está. Ele passou o Whatsapp dele e saiu um login que se refere uma loja de vinhos. Chequei no Google e percebi que a tal loja existe, mas não quer dizer que é do mesmo dono. Eu o vejo em outros sites sem que ele saiba. As informações continuam as mesmas. Acredito, que meu interesse de amizade é para ter certeza sobre ele e ficou como um desafio (claro estava gostando dele até certo ponto). Mas, a cada dia estou conversando menos. Pois tenho receio de algum perigo em relação aos meus dados de ser captados(risos). Ele chegou passar dois links um da loja e de outra coisa, não cliquei. Só fiz a busca no Google para verificar a veracidade. Agradeço a você em compartilhar esse espaço e por ter tirado um tempo em responder a minha mensagem.