Se você está planejando uma viagem para os Estados Unidos, precisa saber como tirar visto americano. Dentre as informações importantes estão: qual o valor para tirar o visto americano e como é possível fazer o agendamento da entrevista. Por isso, vamos tirar todas as suas dúvidas e te ajudar no passo a passo. 

Descubra a seguir como tirar visto americano 2020 e visitar os Estados Unidos! 

Visto nas mãos? Aproveite e compre agora o seu Chip Internacional. Confira as promoções da America Chip e viaje conectado!

Como tirar visto americano em 2020: passo a passo

Ida ao CASV

Conhecer os Estados Unidos é um sonho e opções de destinos incríveis não faltam. Você pode planejar uma viagem para Nova York, Miami, Orlando, Chicago, Las Vegas, Los Angeles, entre tantas outras cidades americanas que são imperdíveis. 

Faça seu visto americano com tempo e planejamento, antes de comprar as passagens aéreas. Fazer o processo com tempo é sempre a melhor opção para tudo dar certo. Veja a seguir como tirar visto americano passo a passo:

Preencha o formulário de solicitação

Como tirar visto americano 2020? O primeiro passo é acessar o site do Consulado dos Estados Unidos e preencher o formulário DS-160

Para viajar para os Estados Unidos, todos os brasileiros necessitam de um visto americano, seja para fazer turismo, negócios, estudar, fazer escala de voo ou para morar.

O formulário deve ser preenchido em inglês e corretamente. Ao preencher alguma informação errada, o processo do visto americano volta a estaca zero. 

Se você não falar inglês, pode pedir ajuda de alguém da família, ou contratar uma assessoria especializada. No site do consulado também é possível traduzir as informações de inglês para português (e vice e versa). 

Uma dica de como tirar o visto americano, é limpar o cache (histórico do seu computador), fechar todas as janelas do seu computador, ter todos os documentos em mãos e salvar cada página respondida, para que ela não expire e você tenha que responder tudo novamente.

Veja dicas de como viajar para os Estados Unidos pela primeira vez.

Pague a taxa de solicitação

Muitas pessoas perguntam qual o valor para tirar o visto americano? O visto americano de turismo tem o valor de US$ 160,00 dólares.

Mas você deve estar se perguntando como fazer o pagamento da taxa do visto americano? A taxa pode ser paga com boleto em qualquer banco ou com um cartão de crédito. 

Esse valor do visto americano é igual para viagens em trânsito pelos Estados Unidos, para estudantes acadêmicos, visitante de intercâmbio, ou para tratamento médico. 

Já para o visto americano de trabalho, o valor é de US$ 190,00 dólares. Veja todas as taxas e os tipos de visto americano no site do Consulado americano

Importante saber que as taxas pagas não são reembolsáveis, caso seu visto seja negado. As taxas pagas também tem validade de um ano para a solicitação da entrevista presencial.

Confira os documentos necessários para o visto americano

tipos de visto americano

Quais os documentos necessários para tirar o visto americano? Você precisará levar presencialmente ao Consulado os seguintes documentos:

-Passaporte brasileiro válido (validade superior a 6 meses é o ideal);

-Passaportes anteriores mesmo que estejam vencidos (quando houver);

-Formulário DS-160 impresso com código de barras;

-Recibo original de pagamento da taxa de solicitação do visto. 

Agende sua entrevista

Depois de fazer o pagamento para emitir o visto americano, você deve aguardar 48 horas (2 dias úteis) para fazer o agendamento da entrevista no Consulado americano. 

O agendamento para solicitar o visto americano pode ser feito tanto pela internet, no site do governo americano ou pelo telefone, no call center. 

Para agendar a entrevista para o visto americano, você precisa do número de identificação “nosso número” do boleto DS-160 e do recibo de pagamento da taxa. 

Ao fazer o agendamento da entrevista de como tirar o visto americano, você deverá escolher a forma de entrega do passaporte, que chegará com o visto americano nele. 

O que não esquecer em uma viagem internacional: um checklist completo para te ajudar a organizar a viagem.

Como agendar a entrevista no Consulado Americano?

Depois de preencher o formulário, pagar a taxa, você deve ir no site em Continuar, fazer seu cadastro e agendar entrevista para tirar o visto americano em uma das cidades disponíveis.  

Veja onde e como tirar visto americano:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Brasília;
  • Recife;
  • Porto Alegre.

Centrais de atendimento (call center Consulado dos Estados Unidos no Brasil):

  • Belo Horizonte:     (31) 3956-0800
  • Recife:                  (81) 4042-0050
  • Brasília :                (61) 3550-0774
  • Rio de Janeiro:     (21) 4042-0584
  • Rio de Janeiro:     (21) 3956-0580
  • Campinas:            (19) 3500-2486
  • Salvador:              (71) 3500-1637
  • Curitiba:                (41) 3908-8125
  • Santos:                 (13) 3500-6208
  • Porto Alegre:        (51) 3500-1460
  • São Paulo:            (11) 3230-2170
  • São Paulo:            (11) 3958-7007

Ida ao CASV

Antes da entrevista de como tirar o visto americano, você precisará ir ao CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA). No local, o solicitante do visto fará a coleta dos dados biométricos (foto e impressões digitais). 

No local, você deve levar seu passaporte válido e o formulário DS-160. Importante saber que os brasileiros menores de 15 anos e acima dos 66 anos, não precisam fazer a recolha da impressão digital. Estes poderão entregar uma foto recente 5×7 e a página de confirmação do formulário DS-160. A entrega pode ser feita também pelos representantes legais.  

A foto não pode ser sorrindo, deve ter fundo branco e sem acessórios que atrapalhem a identificação do rosto. 

Confira os horários de atendimento do CASV:

  • Segunda-feira a sexta-feira: das 7h às 16h;
  • Domingo: das 12h às 16h (somente CASV São Paulo).

Veja os endereços dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV):

  • CASV SÃO PAULO: Av. José Maria Whitaker, 370, Vila Mariana. São Paulo – SP 04057-000.
  • CASV RIO DE JANEIRO: Lagoa Corporate. R. Humaitá, 275, Humaitá Loja A. Rio de Janeiro-RJ 22261-001.
  • CASV BRASÍLIA: Venâncio 2000 SCS, Quadra 8, Bloco B, sala 340, Setor Comercial Sul, Brasília DF 70333-900.
  • CASV RECIFE: Comercial Bandeira, Av. Herculano Bandeira, 949. Pina Recife-PE 51110-130
  • CASV BELO HORIZONTE: Ed. Celta, R. Maranhão, 310. Loja 1. Santa Efigênia. Belo Horizonte-MG 30150-330.
  • CASV PORTO ALEGRE: Av. Assis Brasil, 1712 – Passo D’Areia. Porto Alegre-RS. 91010-001. 

Em Porto Alegre, o processo de como tirar visto americano é todo feito no Consulado dos Estados Unidos, não é necessário se dirigir ao CASV.

Compareça à entrevista no consulado dos EUA

como tirar visto americano

O próximo passo de como tirar visto americano é comparecer à entrevista em dos consulados. Na entrevista você precisa levar seu passaporte válido e o formulário DS-160 com o código de barras. 

Além disso, o oficial pode solicitar comprovantes financeiros para custear a viagem aos Estados Unidos. Você pode levar seu Imposto de Renda, contra-cheques, comprovantes de renda (seus ou dos seus pais). E também a sua carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento (quando houver). 

É importante se manter calmo durante a entrevista para o visto americano e responder somente aquilo que lhe é perguntado. 

Para obter o visto americano de turismo, o Consulado quer saber quais os seus vínculos com o Brasil e o que te fará voltar para o país: sua família, seu emprego, casa própria, contrato de aluguel, carro no seu nome, etc. 

Leve todos seus documentos em uma pasta e jamais tire fotos nos Consulados ou fale no celular. 

O que fazer em Orlando em 2020: um roteiro muito além dos parques.

Quanto tempo demora para tirar visto americano 2020? 

Depois de fazer a entrevista do visto americano, o tempo médio para receber o passaporte de volta é de 10 dias úteis. Não compre nenhuma passagem aérea, antes de receber seu passaporte e ter a certeza que foi aprovado. 

Dos brasileiros que solicitam o visto americano de turismo, 96% têm o visto concedido. 

Descubra 20 dicas incríveis de como planejar uma viagem internacional.

Quais são os tipos de visto americano?

entrevista no consulado dos EUA

Conheça alguns dos principais tipos de visto americano e suas diferentes modalidades:

Visto para visitas de negócios

O visto de negócios para os Estados Unidos tem diversas modalidades. O visto B1 se encaixa nas atividades de vendas, trabalho voluntário, serviços de engenharia, palestrante, conferências, pesquisadores, empreendedores, estágio na área médica e empregados domésticos. 

Visto de turismo para os Estados Unidos

Para o visto de turismo para os Estados Unidos (Visto B2) listamos todos os procedimentos acima. O tempo de permanência nos Estados Unidos vai depender do oficial de imigração, mas normalmente o período concedido é de 3 a 6 meses. 

Durante esse período, o turista não poderá trabalhar, apenas fazer turismo e também precisará comprovar que possui condições financeiras para se manter no país durante toda sua estada. 

Visto de trânsito

O visto de trânsito é para aqueles que farão uma escala nos Estados Unidos. Ele é chamado de visto C1 e inclusive crianças e bebês precisam solicitar o visto americano. 

Saiba como ligar dos EUA para o Brasil: Método simples e prático.

Visto de estudante

O visto de estudo para os Estados Unidos tem diversas modalidades: para intercâmbio, estágio, estudos acadêmicos, estudo de inglês durante as férias, etc. 

Para saber qual o visto solicitar você deve saber qual a duração do seu curso nos Estados Unidos. O estudante também precisará comprovar rendas suficientes para se manter no país e pagar a escola/universidade. 

Conheça a lista de todos os tipos de visto para os Estados Unidos no site do governo americano.

Validade do visto americano

A validade do visto americano de turismo atualmente é de 10 anos. Vale lembrar, que o oficial da imigração do aeroporto poderá barrar a sua entrada no país caso note algo suspeito (mesmo com o visto de turismo aprovado).

É importante se manter calmo na imigração e responder com honestidade todas as perguntas. As perguntas mais comuns na imigração dos Estados Unidos são as seguintes:

  • Qual o motivo da sua viagem?
  • Quanto tempo vai ficar no país?
  • Onde você vai ficar?
  • Qual o seu destino final?
  • Qual a sua profissão?
  • Quanto dinheiro você tem para a viagem?
  • Você conhece alguém nos Estados Unidos?
  • Você está viajando sozinho ou acompanhado?
  • Você já esteve nos Estados Unidos anteriormente?

É importante manter a calma e jamais mentir. Os oficiais da imigração são muito bem treinados para identificar quem está mentindo. 

Responda de forma clara, tranquila e sempre em inglês. Se tiver dificuldade em falar inglês, treine antes suas respostas e sempre leve todos os comprovantes impressos em inglês.

É importante levar seu roteiro de viagem impresso, com as cidades que vai visitar, todas as reservas de hotéis e comprovante da sua passagem de volta. 

Não esqueça também de fazer um seguro de viagem internacional para ter direito a atendimento médico, caso seja necessário. 

Além de cobrir as despesas médicas, o seguro de viagem também cobre extravio de bagagem, atraso de voo e cancelamento de viagem. Por isso, leia bem a cobertura do seguro e escolha aquele mais completo. 

Como fazer o visto de cidades diferentes?

O visto americano é válido para todo o território americano, para os 50 estados norte-americanos, incluindo Havaí e Alasca. 

Para quem acha que é difícil conseguir visto de turista para os Estados Unidos, a resposta é não. Se você seguir o passo a passo, ler todas as informações do site oficial do governo americano, não terá problemas. 

Se ficar inseguro para preencher o formulário em inglês e fazer o processo do visto de turismo para os Estados Unidos, pode pedir auxílio de um amigo ou familiar que já fez o processo, ou então contratar uma assessoria para o visto.

Planeje a viagem dos seus sonhos. Compre hoje mesmo o seu chip internacional ainda no Brasil e viaje conectado, com uma internet ilimitada, de alta velocidade e que funciona em todas as cidades. Aproveite!

Conclusão

Agora que você já sabe como tirar visto americano, planeje sua viagem para os Estados Unidos com antecedência de alguns meses. 

O primeiro passo para organizar sua viagem de férias é fazer seu passaporte brasileiro e o visto americano. Depois de receber o seu passaporte com o visto aprovado, você pode comprar as passagens áreas, montar seu roteiro, o que quer conhecer e reservar hotéis. 

Para uma viagem para os Estados Unidos o ideal é ficar entre 10 a 15 dias para conseguir conhecer várias cidades e aproveitar ao máximo sua estadia. Espero que nossas dicas tenham te ajudado, tenha uma boa viagem!

O que fazer em Nova York: veja dicas com os melhores roteiros e passeios. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *