Europa

Apaixone-se pela Albânia: Curiosidades, Culinária e 18 Atrações Turísticas

Albania

Coloque a Albânia no seu roteiro de viagens e se surpreenda com uma natureza de tirar o fôlego.

A Albânia não é um destino muito conhecido entre os brasileiros, mas é simplesmente surpreendente. Castelos medievais, as mais altas colinas e praias paradisíacas são alguns dos motivos que vão te fazer amar esse lugar.

E para conhecer mais sobre este país incrível, esse post é perfeito, cheio de informações que vão te ajudar a iniciar essa viagem inesquecível. Confira! 

Albânia: destino barato e praias inexploradas

Albânia não é um destino conhecido de todos, mas promete, com toda certeza, surpreender a todos que a visitam, principalmente por ser um destino europeu de custo-benefício baixo e belezas naturais extraordinárias.

Esse pequeno país montanhoso da Península Balcânica, localizado no sudeste da Europa, é considerado ainda em desenvolvimento. Assim o turismo e o custo de vida por lá é relativamente mais barato do que em qualquer outro lugar da Europa.

As praias fazem da Albânia um lugar paradisíaco em muitas esferas, sendo muitas delas ainda inexploradas. 

Cultura e curiosidades da Albânia

A Albânia, mesmo se localizando no continente Europeu, possui costumes e culturas bem particulares. Um deles que já podemos ressaltar é sobre o idioma albanês que é a derivação de um conjunto de várias outras línguas. 

O significado do nome do país é “Terra da Águia”, que é bem representado também pela imponente bandeira vermelha com a ave e originalmente seu nome é Shqipëria, ou Republika e Shqipërisë.

A segunda língua mais falada na Albânia é o italiano, que devido a proximidade com a Itália tem grande influência no país. É lá também que se localiza o lago Ohrid, o mais antigo da Europa, sendo formado há mais de 4 milhões de anos.

Na Albânia mais de 50% da população é islâmica, exercendo grande influência nos costumes da região. Porém, contrapondo, a representante católica Madre Teresa de Calcutá é um ícone importante para o país e é considerada uma heroína nacional, seu lugar de nascimento é disputado entre albaneses e macedônios até os dias atuais.

Clima e melhor época para viajar para Albânia

A Albânia é banhada pelo Mar Adriático, uma porção do Mar Mediterrâneo, logo, o turista pode esperar águas mais calmas e mornas em torno dos 24ºC. É um país montanhoso e mediterrâneo de terreno acidentado.

Para visitar o Sudeste Europeu, o verão que marca o Continente entre Maio e Setembro é o melhor momento para curtir o ápice do clima mediterrâneo. Apesar de ser uma alta temporada do turismo, a Albânia ainda é um dos destinos menos visitados da região.

America Chip: conexão 5G na Albânia

America Chip Conexão 4G na Albânia

A vida já não é a mesma sem ter acesso à internet e às redes sociais, não é mesmo? Em viagens internacionais, isso não é diferente! Para se manter conectado ao ambiente virtual e aos familiares na Albânia, você precisará de um Chip Internacional. 

A America Chip oferece os melhores planos Europa para a sua aventura. Além disso, as condições, os preços e o suporte disponibilizados pela nossa empresa são os melhores do mercado. Então, adquira seu Chip Internacional e utilize internet sempre que desejar ou precisar!

Faça o melhor planejamento de viagem para Albânia

Uma viagem para um país tão fenomenal e encantador como a Albânia merece um planejamento perfeito, feito com muito cuidado, organização e sabedoria. Essa ação faz toda a diferença no momento de colocar a aventura em prática, já que deixa tudo preparado e fácil de ser executado. 

Por isso, descubra como fazer um planejamento incrível para a sua jornada albanesa. 

Defina as datas

A primeira coisa a se fazer quando se decidir que irá, de fato, à Albânia é definir as datas da sua viagem. Essa informação é essencial para se ter uma ideia de qual estação você enfrentará no país, saber se é um período de alta ou baixa temporada, entender a faixa de preços que te esperam por lá e analisar a disponibilidade de passagens e hospedagem. 

Saiba o orçamento

O orçamento de uma viagem é fundamental para descobrir qual será a realidade da sua aventura. Essa reserva financeira irá ditar o tipo de estabelecimento a ser frequentado, quantos dias poderá ficar no território albanês, quais passeios serão realizados e muito mais. 

Então, você precisa estipular qual será o seu orçamento, para saber quanto poderá gastar diariamente em sua viagem e em todas as outras etapas do planejamento. 

Compre as passagens 

As passagens são um ponto extremamente importante para a sua jornada internacional. Os preços variam bastante, e a disponibilidade também, então compre os seus bilhetes aéreos o quanto antes. 

Se quiser economizar, comece a comparar os valores com muita antecedência, e quando achar uma promoção, aproveite! 

Leia aqui: eSIM: O que É, Vantagens, Como Ativar e Aparelhos Compatíveis

Reserve o hotel

Destinos internacionais tendem a ser muito procurados pelos turistas, ainda mais quando é um local da Europa. Se deixar para escolher e reservar seu hotel de última hora, pode acabar ficando sem hospedagem. 

Dessa forma, avalie as opções que estão ao seu dispor na Albânia e reserve o seu hotel.

Contrate um seguro de viagem

O Seguro Viagem não é um documento obrigatório para entrar na Albânia. Porém, contratar esse serviço deixa a sua experiência bem mais segura, cômoda e tranquila. O Seguro Viagem garante assistência médica e, até, aeroportuária. Isso faz com que você não se sinta desamparado caso aconteçam situações inesperadas durante a viagem, como acidentes e extravio de malas. 

Assim, apesar de não ser obrigatório, contrate um Seguro Viagem e tenha uma aventura internacional sem estresses e problemas que podem ser evitados. 

Monte o roteiro de passeios

Por fim, mas não menos importante, o roteiro deve estar no seu planejamento de viagem. Sem sombra de dúvidas, visitar os pontos turísticos é a atividade destaque de qualquer destino. Todo viajante gosta de conhecer atrações e se divertir em vivências inéditas e singulares. Logo, saber quais localidades da Albânia merecem ser vistas por você é essencial.

O roteiro serve como guia para os seus dias de viagem, mostrando tudo que deve ser visitado por você. Isso te ajuda a planejar como serão os seus momentos de lazer e o que poderá ser desfrutado durante a estadia em território albanês. 

Então, selecione aqueles pontos turísticos que não podem ficar de fora da sua viagem e monte o seu roteiro de passeios

O que fazer na Albânia: 18 atrações imperdíveis

Você vai se impressionar com a quantidade de atrações imperdíveis que a Albânia possui. Lugares paradisíacos que vão deixar sua viagem inesquecível. A seguir os melhores destinos neste país. 

01- Ksamil

Ksamil Albania

Ksamil é uma das praias mais conhecidas do país, principalmente por ser uma das mais belas. Além de ter o azul celeste das águas e o mar calmo, Ksamil possui outro atrativo ainda maior, que são os custos baixos para o turismo. 

Com hotéis a partir de 10 euros a diária. A região em si é muito acolhedora aos visitantes e possui diversas atividades noturnas. Um destino que com certeza você vai amar conhecer. 

02- Saranda

Saranda ou (Sarandë) é com certeza uma das belezas naturais da Albânia, sendo o lugar perfeito para quem procura sossego de frente ao mar. Diferentemente de outras praias da Europa, essa é extremamente paradisíaca e mesmo em altas temporadas é possível aproveitar toda tranquilidade dessas águas.

Com o mar calmo e extremamente cristalino, Saranda possui uma ilha grega como vizinha. Não deixe de fazer um cruzeiro pelo Mar Adriático que percorre esse litoral.

03- Tirana

Tirana é a capital da Albânia, e é uma das maiores cidades desse lugar. Mesmo longe das atrativas praias ela consegue conter outras atrações turísticas que são bem interessantes. Uma delas é a famosa Pirâmide de Tirana, uma construção moderna que é um Museu Nacional.

A cidade inteira é repleta de artes espalhadas pelos museus e monumentos, com um paisagismo urbano muito interessante. Os parques e lugares de convivência dão um charme especial e bastante lazer ao ar livre aos visitantes 

04- Museu Histórico Nacional

O Museu Histórico Nacional fica na capital da Albânia, Tirana. É o maior do país, e sua imponente estrutura é um atrativo e tanto para os turistas. O arsenal desse museu é muito completo e vai além de elementos significativos do país, mas conta também com vários eventos mundiais importantes. Há um enorme mosaico que acompanha o estilo do realismo socialista e está colocado acima da entrada do local. 

A divisão das areas de conhecimento são: Antiguidade, Medieval, Rilindja Kombetare, iconografia, Cultura da Albânia, resistência albanesa da II Guerra Mundial e genocídio comunista.

05- Bunk’ Art 

Bunk’ Art é uma experiência única, ele é um Museu Bunker, que inicialmente foi construído por um ditador comunista para ser um bunker. Você vai explorar 5 andares que já serviram de abrigo do ditador Enver Hoxha e seu governo nas guerras. Vai conhecer mais da história comunista da Albânia e entender sobre seu processo de formação. 

06- Mount Dajti

Os moradores locais aproveitam muito, mas também Mount Dajti, é ideal para colocar no seu roteiro de viagem. Esse parque nacional é totalmente pensado no lazer ao ar livre, sendo a montanha mais acessível do país. Assim, possui um teleférico muito alto que faz uma viagem panorâmica com uma vista belíssima.

Há também ótimas atividades para fazer em família e amigos, tiro ao alvo, brincadeira de espadas e até andar de pônei. Não deixe de experimentar o famoso cordeiro assado que é tradicional desse passeio. 

07- Lekuresi Castle

Lekuresi Castle Albania

Você vai querer visitar esse lugar. O Lekuresi Castle é uma ruína de um antigo castelo que fica em um alto de uma montanha. Seu formato e tamanho foram criados estrategicamente para conseguir contemplar toda a cidade de Saranda e as ilhas de Ksamil.

É um lugar ao sul da Albânia que dará a você a sensação de estar nos tempos medievais.  

08- Praça Skanderbeg

A praça Skanderbeg é a principal praça da capital albanesa, Tirana. Se chama assim graças ao aristocrata de mesmo nome, considerado o maior herói da história albanesa, pelo seu combate ao povo turco-otomano no século XV. No centro da praça há um monumento em sua homenagem.

09- The Blue Eye

Parada obrigatória para os amantes da natureza que visitam o país. Considerado um dos lugares mais bonitos da Albânia, o “Olho Azul” é uma nascente de águas bastante cristalinas. Possui mais de 50 metros de profundidade e é cercada por uma encantadora floresta.

10- Rozafa Castle

Em Shkoder, norte da Albânia, você pode encontrar o Castelo de Rozafa, no alto de uma rochosa colina.Ele é aberto à visitação e sua construção é datada no século III a.C. Para quem gosta de lendas, essa imponente construção possui a sua própria, contada pelos guias durante a visitação.

11- Komani Lake

Também localizado no norte da Albânia, essa é mais uma opção de visitação para os amantes de belas paisagens. O lago é cercado por colinas e florestas, possui águas azuis e esverdeadas, com possibilidade de passeios de barco até o rio Shala, que banha o Komani Lake.

12- Et’hem Bej Mosque

Ethem Bej Mosque albania

A Mesquita Et’hem Bej é considerada a mais bela mesquita albanesa e está localizada na capital Tirana. Sua decoração chama a atenção pelas belas pinturas e desenhos no seu exterior e interior, sendo vários originais da sua construção, que se iniciou em 1789.
Para conhecer a parte interna do templo, é necessário agendar uma visita guiada.

13- Butrint National Park

O Parque Nacional Butrint é uma atração muito famosa que fica no sul da Albânia. Considerado pela UNESCO um Patrimônio Mundial, esse lugar é o centro arqueológico mais visitado do país.

Lá você terá um passeio guiado, que com precisão irá contar mais sobre a história e formação geológica de cada canto. Um passeio que vale a pena fazer independente se estiver acompanhado ou não, pois irá agregar muito no seu conhecimento cultural. Posso afirmar que vale a pena.  

14- Berat Castle

O Castelo de Berat fica localizado em uma das cidades mais bonitas da Albânia e esse patrimônio está na lista de preservação da UNESCO. Isso principalmente por ser uma obra que foi estabelecida no século VI aC. Só por isso visitar esse lugar já é um enorme privilégio, entretanto as riquezas não param aí, durante a visitação você terá a oportunidade de visitar também o esplendoroso Museu Nacional Onufri, que fica dentro da fortaleza do castelo. 

Neste Castel ficará nítido toda a beleza arquitetônica de vários povos, com crenças muito diferentes que foram estampadas ao redor da construção, por isso também não deixe de solicitar uma visita guiada, com certeza, você descobrirá coisas incríveis como eu.

15- BunkArt 2

Antes de se tornar esse grande museu da Albânia, BunkArt 2, era simplesmente um bunker nuclear ultrassecreto. E isso já o torna ainda mais interessante, inaugurado no dia 17 de novembro, Dia Nacional da Libertação Tirana, os elementos do museu contam mais sobre uma era muito pontual da Albânia.

Você verá fotografias e equipamentos que ilustram a perseguição política de cerca de 100.000 albaneses de 1945 a 1991. Um lugar que, com certeza, precisa estar em seu roteiro de atrações turísticas.

16- Gjirokaster Castle

Gjirokaster na Albânia é um dos maiores castelos da região Bálcas. Ele fica situado no topo de uma colina sobranceira à cidade e é o retrato perfeito da história, religião e cultura dos povos ao longo dos séculos. Esse castelo não possui uma data confirmada de sua construção, mas estima-se que foi entre os séculos IV – V.

Dentro do castelo você poderá contemplar a Torre do Relógio, uma cena do Festival, O Museu do Castelo e uma vista maravilhosa sobre o vale.É realmente uma  experiência surreal que te levará a lugares incríveis da história e da sua imaginação.  

17- Kruja Castle

Como você pode perceber, a Albânia possui muitos castelos e o Kruja Castle é um dos que precisa estar em sua lista. Ele é considerado um símbolo da resistência albanesa, já que ele foi uma das fortalezas defensivas mais importantes do país. Afastando os invasores estrangeiros ao longo dos séculos.

Atualmente é um registro físico de uma memória cheia de orgulho e perseverança dos albaneses. As visitas guiadas são cheias de informações que trarão muito conhecimento a você com toda certeza.

18- Grand Park (Parku i Madh)

albania e perigoso

O Grand Park na Albânia é o lugar de oásis em meio a agitação da cidade, e ele pode ser seu ponto de refúgio, calmaria e sossego. Com muitos caminhos para caminhar, botânica belíssima e um belo lago para aproveitar a luz do sol.

Além disso, o Grand Park possui um memorial para os soldados britânicos e alemães. Verdadeiramente um passeio completo em meia a natureza a história da Albânia. Você vai se surpreender!

Economia na Albânia: uma nação em desenvolvimento

A Albânia passou por um longo período ditatorial que terminou somente em 1985 e que consequentemente possui turismo em todo seu território a pouco mais de 20 anos. É um país em desenvolvimento e configura um dos mais pobres da Europa — 41º em IDH.

Sua economia concentra-se no Setor Terciário e o turismo representa 54% do PIB, mas o país também atua na agricultura e indústria sendo também um exportador de energia elétrica.

Afinal, é seguro ir para a Albânia?

O Continente Europeu é relativamente seguro e o visitante não necessariamente precisa se preocupar com assaltos e furtos, visto que o turismo na maioria dos países é bastante preservado. Porém, todo cuidado é importante estando em um outro país.
Se possível, viaje com companhia e tenha um roteiro pré-determinado.

Em caso de crimes quanto às relações étnicas e religiosas, é aconselhado fazer denúncias à embaixada do seu país e não reagir a situações que envolvam xenofobia.

Para mais, o maior perigo que o turista corre é ao não olhar para os dois lados da rua, pois o país albanes possui fama de direção um tanto quanto acelerada.

Culinária típica da Albânia

As viagens internacionais carregam muita cultura e costumes e isso está diretamente ligado também à culinária local. Na Albânia, algo é garantido, que os sabores são incríveis a qualquer paladar. 

A influência da Itália, Grécia e Turquia, nos sabores, é perceptível, entretanto a comida albanesa tem particularidades bem interessantes. Algo que nunca pode faltar, por exemplo, são os vegetais e as especiarias fortes.

Em sua viagem, não deixe de experimentar os preparados Mish Shqeto, o Gjellë me Arra, Jani me Fasule e Imam Bajalldi. De sobremesas e doces você vai amar degustar o Hallvë, Llokeme e Tulluba.

E não esqueça de tomar o Boza, uma bebida tradicional da Albânia,que é feita de farinha de milho e de trigo, água e açúcar. Bem diferente de tudo que você tomou, isso eu posso garantir.

Dicas com os melhores hotéis da Albânia

A Albânia é um lugar com muitos pontos turísticos e esse é um dos motivos por que você precisa estar bem localizado em sua hospedagem. Óbvio que o conforto e acessibilidade vão fazer toda diferença no dia a dia da sua viagem.

A seguir separamos algumas opções de hoteis que podem ser excelentes para esse sua viagem de turismo:

  • Hotel Villa Pascucci;
  • YACHT HOTEL;
  • Maritim Marina Bay Resort & Casino;
  • Hotel Mondial;
  • Dinasty Hotel;
  • Rogner Hotel Tirana;
  • Maritim Hotel Plaza Tirana;
  • Hilton Garden Inn Tirana.

Dicas de locomoção e aeroportos da Albânia

A Albânia é um lugar muito desenvolvido, sendo assim o transporte público é uma ótima opção para se locomover pelas cidades, seja trem, ônibus ou metrô, você encontra muita facilidade e acessibilidade.

Mas se sua intenção é ter 100% de comodidade e privacidade, indico a você que alugue um carro particular para ter toda liberdade, em várias agências do país você entra bons valores de diárias.

O maior aeroporto da Albânia é o Aeroporto Internacional Tirana Madre Teresa, ele é o mais conhecido e também o mais acessível.

Saiba qual é a língua e a moeda oficial da Albânia

Compreender a cultura do destino que pretende visitar é importantíssimo para a sua preparação de viagem. Ao viajar para um lugar estrangeiro, você precisa estar ciente de que os costumes dos moradores provavelmente serão bem diferentes dos seus. 

A língua e a moeda são grandes exemplos dessas diferenças. Elas estão presentes em todos os momentos da viagem e, por isso, precisam ser dominadas ou, ao menos, basicamente entendidas por você. 

O idioma oficial da Albânia é o albanês, de origem indo-europeia. Ele também é utilizado em Kosovo, na Itália e na Macedônia. Antes de embarcar para a sua jornada albanesa, tente aprender um pouco da língua local, para evitar perrengues comunicativos. 

Já a moeda oficial da Albânia é o Lek Albanês. Na cotação atual, um Lek Albanês é equivalente a cerca de 0,05 real. Se pretende fazer compras por achar que os valores são mais vantajosos que os brasileiros, saiba comparar os preços e entender se realmente vale a pena! 

Saiba também: Países Baixos: História, Cultura, Pontos turísticos e Dicas de Viagem

Saiba como conseguir um visto para Albânia

Para viajar à Albânia como turista, os brasileiros são isentos da necessidade de se ter um visto. Porém, isso só vale quando a viagem não ultrapassa 90 dias. Desse modo, quem precisa ou deseja permanecer no território albanês por mais de 3 meses tem que recorrer a um visto. 

Você pode escolher entre as diversas modalidades de visto disponíveis. Há os de curto prazo, que são de turismo, visitas oficiais, motivos esportivos, humanitários ou científicos e propósitos médicos. Já os de longo prazo podem ser para estudo, reuniões familiares, aposentadoria, trabalho, questões diplomáticas, atividades religiosas ou humanitárias, empregos temporários e outros. 

Se quer conseguir um visto para a Albânia, precisa seguir alguns passos relativos a esse processo. Você deve preencher o formulário de aplicação/pedido do visto, enviar os documentos exigidos, pagar a taxa e aguardar o resultado. 

Não sabe qual é a documentação obrigatória para solicitar o seu visto? Pois bem, agora você irá descobrir! Os documentos que você precisa ter em mãos quando iniciar seu processo de visto são: 

  • Passaporte válido (no mínimo, 3 meses após a data de retorno);
  • Cópia dos vistos anteriores (se tiver algum);
  • Uma foto (no estilo passaporte);
  • Formulário de aplicação preenchido;
  • Extrato bancário (últimos 6 meses);
  • Seguro de viagem relativo à saúde;
  • Carta-convite ou comprovante de hospedagem;
  • Itinerário do voo (documento que mostre a rota, a companhia, a hora e a data do voo para a Albânia).

Com isso, você poderá ficar no país por mais tempo, de forma segura e legalizada. Caso tenha alguma dúvida específica sobre o processo de solicitação do visto, procure o consulado ou a embaixada da Albânia!   

Saiba quanto custa viajar pra Albânia

albania mapa

Todos sabemos que o custo de uma viagem pode ter muitas variáveis, mas é possível sim fazer uma estimativa dos valores gastos para uma viagem confortável. Para uma viagem de 7 dias, por exemplo, a estimativa de gasto é de 10 mil reais. Isso porque, considerando outros destinos, o país é muito mais barato, principalmente para alimentação e hospedagem. 

Dicas para economizar na viagem a Albânia

Não é novidade que as viagens para o continente europeu exigem gastos bastante consideráveis aos viajantes, não é mesmo? Então, para reduzir os custos, é preciso ter estratégias de economia. 

Veja algumas dicas de como economizar na Albânia, sem perder comodidade e qualidade nos serviços procurados pelo país. 

Vá em baixa temporada

A temporada que você escolhe para viajar impacta diretamente nos valores a serem pagos durante a viagem e, até mesmo, na preparação. As passagens, as hospedagens, os restaurantes e os passeios ficam muito mais caros em alta temporada. Isso porque a procura e a demanda aumentam bastante, elevando os preços.

Então, vá em baixa temporada, pois isso já proporciona grandes economias à sua viagem!

Se hospede em hostels

Os hostels são alternativas interessantíssimas para viagens. Eles são hospedagens mais baratas que hotéis, já que oferecem cômodos compartilhados, inclusive o quarto. Apesar de tirar parte da privacidade do viajante, ele é excelente para economizar e fazer amizades com pessoas de todo o mundo. 

Sem dúvidas, se hospedar em hostels deve ser levado em consideração por você. Imagine como seria legal socializar com estrangeiros e, até, brasileiros enquanto reduz gastos! 

Utilize mais transportes públicos

Os transportes públicos são ótimos para se locomover de maneira barata. Eles estão por toda a Albânia, com destaque para os ônibus, que são o principal meio de transporte público do país. Então, aproveite essa disponibilidade e utilize esse recurso para economizar.

Seja esperto com a alimentação

É muito comum que os viajantes busquem por restaurantes mais conhecidos, a fim de ter experiências gastronômicas proveitosas. Porém, esses estabelecimentos costumam ser mais caros, então, você precisa ser esperto. 

Busque por restaurantes frequentados pelos moradores locais, pois eles são mais baratos e têm muita qualidade.

Procure por programas de cashback e cupons

Diversos estabelecimentos possuem programas de cashback e cupons para os clientes. Assim, você pode aproveitar isso para economizar em suas compras, independentemente do setor delas! 

Castelos na Albânia: Dicas e informações úteis

A Europa é o berço de diversos castelos, e a Albânia abriga alguns dos mais interessantes. Se você for à Albânia e não visitar pelo menos um dos castelos de lá, não terá aproveitado esse destino ao máximo! 

Um aspecto bem legal dos castelos albaneses é que eles podem ser acessados por transporte público, uma forma excelente de economizar. Para ir, por exemplo, aos Castelos de Gjirokastra e Lekuresi, bastante conhecidos na Albânia, você pode pegar os ônibus das cidades. Porém, eles costumam se atrasar e demorar bastante, então, a dica é alugar um carro ou pegar carona com outros visitantes. 

As cidades albanesas que possuem castelos nem sempre têm muitos pontos turísticos a serem visitados. Então, prepare-se para ir a essas atrações em poucas horas, em um “bate-volta”, ou procure hospedagem por lá. Mas, esteja ciente de que não terá muito além de restaurantes para conhecer nessas regiões. 

Outra dica é estar nos castelos no horário do pôr do sol. As vistas costumam ser fenomenais, já que eles são, geralmente, construídos em localidades bem altas. Assim, você, sem dúvidas, terá momentos inesquecíveis, ótimos para refletir e recuperar as energias. 

Entre os castelos mais famosos para adicionar ao seu roteiro, estão: Rozafa Castle, Penisola Di Porto Palermo e Castello, Kruja Castle, Gjirokaster Castle, Lekuresi Castle, Pretela Castle, The Castle of Himara e Lezhe Castle.

Dicas de como fazer as malas para Albânia

O momento de fazer as malas é bem importante para a preparação da viagem à Albânia. As peças escolhidas fazem toda a diferença nessa experiência internacional, já que, se você não for estratégico, pode acabar passando frio ou calor durante os passeios. 

Como o território albanês fica em uma região de clima mediterrâneo, você precisa estar preparado para o calor do verão e a chuva do inverno. Por essa razão, sua mala precisa estar preparada para todo tipo de mudança climática, para evitar perrengues. 

Por isso, a dica é levar um pouco de tudo na mala, dando prioridade ao que for mais possível de ser utilizado de acordo com a época da viagem. Assim, não faltará nenhum item fundamental em sua mala, e você não enfrentará problemas climáticos nos passeios. 

Leve camisetas, shorts/bermudas, vestidos, saias e peças de banho para curtir as praias e o clima mediterrâneo. Não se esqueça de colocar itens coringa na mala: calça jeans, blusas finas de manga longa e tênis são alguns exemplos. Além disso, lembre-se de levar um ou dois casacos que esquentem mais, calças e, se viajar em épocas mais frias, outras peças de inverno.

Por fim, não deixe de separar documentos e cópias deles, carregador de celular, adaptador de tomada, protetor solar, remédios (com suas respectivas receitas) e todos os outros objetos que considerar necessário. 

Saiba como é o custo de vida na Albânia

albânia idh

De acordo com o site “Onde e Quando (Viajar)”, o custo de vida na Albânia é cerca de 14% maior que no Brasil, principalmente no aspecto de transporte, em que a variação de preço é ainda mais expressiva.

Porém, mesmo nessas condições, o custo de vida na Albânia ainda é um dos menores da Europa. Em Tirana, por exemplo, você consegue encontrar aluguel barato, refeições acessíveis e outros serviços com valores mais baixos. 

Então, se considera ir morar em algum país europeu, tenha a Albânia em mente e pense nela como uma ótima opção. Essa escolha poderá ser proveitosa para o seu bolso e, ainda, proporcionará diversas aventuras memoráveis. 

Saiba o que é preciso para entrar na Albânia: documentação

A documentação é o quesito fundamental e básico para qualquer viagem, principalmente as internacionais, né? Ela mantém a sua legalidade no país e te dá segurança como turista. Então, para que sua jornada à Albânia realmente aconteça, você precisa estar ciente dos documentos exigidos por lá.

Felizmente, os brasileiros estão isentos de visto para entrar nessa nação, o que já facilita a preparação da documentação. Para ingressar no território albanês, você tem que ter em mãos: passaporte válido e certificado internacional de vacina da febre amarela. 

Também, esteja com o comprovante financeiro, de hospedagem e da passagem de volta, pois eles podem ser solicitados pelos agentes da imigração. 

Sempre veja, principalmente nos consulados, as atualizações dos documentos obrigatórios, pois eles podem mudar de acordo com o contexto nacional ou internacional, como ocorreu durante a pandemia do COVID-19. 

Conclusão

A Albânia é um país com uma história interessante, com encontro de culturas e belos monumentos. Além disso, sua natureza e seu banho por águas cristalinas fazem com que o país seja um destino imperdível para quem planeja visitar o leste e o sudeste albanês.

Se interessou em conhecer o país? Que tal incluir outros destinos no seu roteiro? Aproveite para saber mais sobre os melhores e mais diferentes destinos na Europa para planejar sua próxima viagem.

Lembre-se que uma viagem dessas precisa ser compartilhada com todos e para isso você vai precisar de uma conexão de alta qualidade. Adquira agora a melhor internet 4G da Europa para compartilhar cada segundo, confira os planos da América Chip.

Comentários:

11 thoughts on “Apaixone-se pela Albânia: Curiosidades, Culinária e 18 Atrações Turísticas

  1. Ana P. says:

    Boa tarde, Rodrigo. Me interessa muito esse destino. Você acha que entre o final de abril e início de maio é um bom período para ir? já é considerado alta temporada? E para uma viagem de 10 dias, qual região da albânia devo me concentrar para aproveitar mais? tenho interesse em passeios mais culturais, mas focando em regiões litorâneas para aproveitar as praias.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Ana, tudo bem? No período entre Abril e Maio está a transição entre a primavera e o verão Albanês, o clima vai estar ótimo para passeio ao ar livre. Sim é considerado alta temporada. Planeje-se financeiramente que vai dar certo.
      As melhores rotas para conhecer o litoral Albanês é começar por Viore uma bela cidade portuária, depois passe por Himara, uma bela cidade com lindas praias, não posso esquecer de mencionar a praia de Gjipe, conhecida por suas belezas naturais considerada um paraíso isoaldo entre as falésias. Boa viagem, aproveite tudo! Abraços!

  2. Fernanda says:

    Olá Rodrigo, tudo bem? Quais cidades da Albânia vc indicaria para visitação nem janeiro? Vale a pena visitar Saranda, mesmo no inverno?

    • Rodrigo Magalhães says:

      Olá Fernanda, tudo bem?
      Então, a Albânia oferece muitos lugares incríveis para visitação nessa época do ano mesmo sendo inverno por lá, vale a pena visitar a capital Tirana devida á sua diversidade e a cultura urbana incrível, Berat conhecida como “a cidade das mil janelas” considerada patrimônio Mundial da Unesco,
      Gjirokaster, famosa por sua arquitetura otomana detalhadamente preservada, existem também algumas cidades pouco visitadas neste período que pode ser um atrativo a parte.
      Boa viagem e aproveite tudo ! Abraços!

  3. Rodrigo Magalhães says:

    Oi Sonia, tudo bem?
    Que bom que gostou. A Albânia é realmente incrível.
    Abraços para você e seus filhos!

  4. RILDO WOLFF says:

    Oi Rodrigo, tudo bem? Muito bom seu relato. Gostaria de saber se brasileiros precisam de visto para entrar na Albânia e se há alguma exigência em relação ao Corona Virus (exames, vacinas etc).
    Pode me ajudar?
    Obrigado.
    RildoW

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi, Rildo, tudo bem?
      Não é necessário visto para a Albânia para cidadãos do Brasil que desejam permanecer no país por até 90 dias. A maioria dos viajantes do Brasil, independentemente de ter ou não tomado a vacina, pode entrar na Albânia. Teste de convid e quarenta não são obrigatórios. É necessário certificado de vacinação internacional contra a febre-amarela (CIVP).

      Grande abraço!

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Maria, tudo bem?
      Tentei retratar em palavras um pouco das maravilhas da Albânia , mas com certeza, de perto, é ainda mais encantador. Quando estiver por lá, lembre-se de mandar um oi pra mim. Grande abraço!

  5. Milton Martins Andrade Filho says:

    Fantásticas narrativas sobre este belo país, Albânia. Pretendo morar durante um tempo neste país. Vou pesquisar sobre esta possibilidade.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Milton, tudo bem?
      Realmente a Albânia é fantástica, fico feliz em ter contribuído, nem que seja um pouco, para esta decisão. Quando estiver por lá, manda um oi pra gente. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Positano: Onde Fica, Pontos Turísticos, Praias e Belezas Naturais

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Amalfi: Melhores Pontos Turísticos, História, Cultura e Curiosidades

Costa Amalfitana: História, Curiosidades, Praias e Atrações Turísticas

Leia mais

A localização costeira de Positano, na Itália, faz com que suas paisagens tirem o fôlego de qualquer turista.  Falando em fôlego, prepare o seu para as inúmeras ladeiras e escadas deste pequ(...)

Leia mais

A conexão digital fez e continua fazendo a diferença na era atual — em todos os sentidos possíveis. Mas, como? Na era moderna, a conexão digital se tornou essencial — afinal, não é todo dia que a(...)

Leia mais

Um chip internacional confiável pode transformar sua próxima viagem à Armênia. O chip celular Armênia da AmericaChip oferece, além da confiabilidade, inúmeros benefícios e vantagens. Conexão de a(...)

Leia mais

Você vai viajar para Espanha? Conheça a cidade de Girona, na região nordeste da Catalunha. Com mais de dois mil anos de história, conta com verdadeiras maravilhas arquitetônicas que vão desde sua(...)

Leia mais

A região alpina da Suíça, que fica na região central e leste do país, vai muito além dos alpes. Conheça as principais atividades e atrações dos Alpes Suíços e se surpreenda! Os Alpes Suíços repre(...)

Leia mais

O snorkeling atrai fãs da vida marinha e fluvial em cada destino visitado. Entenda por quê essa atividade aquática, que é a versão mais “light” do mergulho (scuba diving), pode te sur(...)

Leia mais

O La Bombonera, em Buenos Aires, é muito mais do que um estádio argentino. Sua importância faz jus a cultura do esporte que, há anos, tem feito parte da história da Argentina e, de certa forma, t(...)

Leia mais

Ter acesso à internet durante uma viagem internacional é, na verdade, muito mais simples do que você imagina. O eSim e o Chip Internacional da AmericaChip são   soluções ideais de conexão pa(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h