28 de março de 2024
Descubra lindas cidades da França além de Paris! Explore cidades encantadoras, repletas de história, cultura e paisagens de tirar o fôlego.
A França, conhecida ao redor do mundo inteiro por sua capital, vai muito além de Paris.
Ainda, sim, Paris continua sendo um destino de viagem como nenhum outro — assim como tantas outras cidades da França. Charme, arte, gastronomia, história, festivais, praias, montanhas, parques, museus… isso é a França!
Pesquise sobre este país e suas cidades com calma e antecedência para montar um roteiro de viagem que seja a sua cara — e, claro, siga as dicas da America Chip.
Afinal, por que conhecer as cidades da França?
A França é o país mais visitado do mundo — mais de 89 milhões de turistas visitam o país por ano, segundo a Organização Mundial do Turismo.
Mas, por que a França é tão apreciada e escolhida como destino para tantas viagens internacionais, e o que a diferencia de outros países na Europa?
Entre tantos motivos, estão: a rica história e cultura do país, além, é claro, da arte e os museus que dão vida a ele, a gastronomia francesa, as paisagens naturais da França, a moda francesa e o lado mais romântico do país.
O sistema de transporte francês também é super eficiente, e conta com uma rede de trens de alta velocidade (TGV) que conecta as principais cidades e regiões — ou seja: viajar pela França é fácil e, acima de tudo, confortável para os turistas.
Conheça 5 cidades da França, imperdíveis
Você sabia que, na França, existem mais de 36.000 comunas? Como conhecer todas elas é uma missão impossível, a America Chip separou cinco cidades da França que precisam estar no seu roteiro de viagem.
Você sabia que a França tem uma área de aproximadamente 551,695 km²? Traçando uma comparação com os Estados brasileiros, a França é um pouco menor do que o estado de Minas Gerais, que tem uma área de 586,528 km².
Ou seja, sim: a França é aproximadamente do tamanho do estado de Minas Gerais e, ainda, sim, há muito o que se ver, fazer e experimentar por lá! Conheça mais sobre algumas das cidades mais imperdíveis do país:
01 — Paris
Paris, a capital da França, é, nada mais nada menos, do que uma das cidades mais icônicas do mundo. Conhecida como “cidade luz” e “cidade do amor”, os apelidos não param por aí.
Paris também é conhecida por seu lado culinário e gastronômico. A cidade conta com uma infinidade de cafés charmosos espalhados por suas ruas, boulangeries (padarias) com os melhores croissants do mundo inteiro e restaurantes que vão de bistrôs franceses tradicionais a restaurantes com estrelas Michelin.
A cidade é um importantíssimo centro de moda, lar de algumas das maiores marcas de luxury fashion do mundo — entre elas, Chanel, Dior e Louis Vuitton. A Semana de Moda de Paris é um dos eventos mais importantes do calendário da moda — e não para por aí.
Paris é tudo isso e mais um pouco — mas, além dela, outras cidades inesquecíveis esperam por você.
Principais atrações
Paris é lar de alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre-Dame. É em Paris que fica o Louvre, o museu mais visitado do mundo, onde a Mona Lisa de Da Vinci e mais de 35.000 obras de arte ficam expostas.
Os bairros de Montmartre e Saint-Germain-des-Prés ficam menos lotados durante o período da manhã, mas, para fugir mesmo das multidões, visite alguns dos parques e jardins menos conhecidos de Paris, como o Parc des Buttes-Chaumont ou o Jardin des Plantes. Prefira os bairros menos turísticos, como o Canal Saint-Martin ou a Bastilha, por exemplo.
02 — Toulouse
Toulouse, conhecida como a cidade rosa (por conta de seus edifícios na cor terracota rosa), é a quarta maior cidade da França, ficando atrás apenas de Paris, Marselha e Lyon.
Toulouse fica estrategicamente localizada perto das montanhas e do mar, com acesso fácil aos Pirineus (esqui no inverno) e ao mar (praia no verão).
Principais atrações
Capitole de Toulouse: A prefeitura e o teatro da cidade em um belíssimo edifício histórico;
Basilique Saint-Sernin: Uma das maiores igrejas românicas da Europa e destino religioso/de peregrinação no Caminho de Santiago;
Cité de l’Espace: Um parque temático de ciência e espaço — ótimo para famílias com crianças.
03 — Nice
Nice, na Riviera Francesa, é conhecida por suas praias — mas a história da cidade não fica para trás.
O passado linguístico de Nice é marcado pelo dialeto Niçard, um subdialeto do Provençal e parte da língua Occitana. A influência do italiano também é significativa, refletindo a forte herança italiana da região, especialmente visível na arquitetura da cidade velha.
Principais atrações
Promenade des Anglais: Uma belíssima avenida à beira-mar, perfeita para caminhadas e passeios de bicicleta;
Vieux Nice: O charmoso centro histórico da cidade — lojas, restaurantes e mercados;
Musée Matisse: Lar de uma das maiores coleções de obras de Henri Matisse (do mundo).
04 — Dijon
Dijon, a capital da região da Borgonha, é famosa por sua mostarda, vinho e arquitetura histórica.
Um jeito super diferente de explorar a cidade é seguindo a Trilha da Coruja, que guia os visitantes pelas principais atrações da cidade com pequenos marcadores de bronze em forma de coruja no chão. São 4 trilhas/22 etapas, e cada ponto possui um desenho com uma coruja numerada.
Esse tour pode ser feito conforme o ritmo e tempo de cada um — e isso é o mais legal.
Principais atrações
Palais des Ducs et des États de Bourgogne: Um impressionante palácio que abriga o Museu de Belas Artes de Dijon;
Notre-Dame de Dijon: Uma igreja gótica conhecida por suas gárgulas;
Les Halles Market: Um mercado onde você pode experimentar o melhor da culinária local.
05 — Estrasburgo
Estrasburgo, na região da Alsácia, é conhecida por sua mistura única de influências francesas e alemãs. Consequentemente, esta cidade é um paraíso para os amantes da gastronomia.
A cidade tem uma longa história de influências francesas e alemãs, refletidas em sua arquitetura, suas tradições e seus idiomas. O bilinguismo e a coexistência cultural fazem parte da identidade de Estrasburgo, fazendo dela um símbolo de reconciliação e união europeia.
Principais atrações
Catedral de Estrasburgo: Uma catedral gótica cujo relógio astronômico tornou-se um dos primeiros relógios do mundo a mostrar as fases da lua;
Petite France: O pequeno (mas cheio de história) e mais conhecido bairro da cidade;
Parlamento Europeu: Estrasburgo é uma das três cidades que abrigam o Parlamento Europeu (e as visitas ao edifício só são realizadas quando o Parlamento não está em sessão).
Conclusão
Montar um roteiro de viagem pelas cidades da França pode não ser a tarefa mais simples do mundo — afinal, com tantos lugares para escolher como destino, fica difícil não querer visitar todas elas.
Pense em qual delas faz mais sentido para você e a sua viagem. Em qual mês você gostaria de visitar a França e, consequentemente, qual será a estação do ano no país? Você prefere frio ou calor? Quais as suas prioridades de viagem? É uma viagem em casal, amigos, família ou solo?
Independente de qual seja a cidade escolhida (ou, no melhor dos mundos, cidades, no plural), o Chip Europa oferece acesso à internet 5G ilimitada em toda a França. Personalize o seu plano conforme a duração (em dias) da sua viagem e receba o seu chip internacional no conforto da sua casa!
Comentários: