América do Sul, Central e Caribe

Viva Cartagena Intensamente: Cultura, Curiosidades e 12 Atrações Turísticas

cartagena

Conheça Cartagena, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, e se apaixone por esta cidade tão especial — sem nem mesmo sair do continente!

Você já ouviu falar de Cartagena ou Cartagena das Índias, na Colômbia? 

Neste texto, vamos falar sobre um dos poucos lugares no mundo onde você pode vivenciar de perto uma mistura de heranças indígenas, africanas e espanholas. Diferente de muitas cidades turísticas que recriam suas histórias para atrair turistas, Cartagena mantém sua autenticidade sem ficar para trás.

Saiba mais sobre onde fica, sobre a cultura e as curiosidades da cidade, a melhor época para visitar, o que fazer e entenda de uma vez por todas porque escolher Cartagena como seu próximo destino de viagem.

Cartagena: Um diamante do Patrimônio Mundial

Você sabia que, no ano de 1984, Cartagena foi reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO?

A UNESCO, ou Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, é uma agência especializada das Nações Unidas, visando promover a paz e a segurança através da colaboração internacional em educação, ciência e cultura.

Mas, o que significa ser um Patrimônio Mundial? Uma cidade listada como Patrimônio Mundial da UNESCO é reconhecida por possuir uma importância cultural ou natural extraordinária — e de significado relevante ao redor do mundo.

Saiba onde fica Cartagena

Cartagena fica localizada na costa norte da Colômbia, na região do Caribe — e é a capital do departamento de Bolívar.

A posição de Cartagena é estratégica e tem um grande significado histórico: a cidade fica em um grande porto natural — o que a tornou um importante centro para o comércio e a navegação durante os períodos colonial e moderno.

A cidade fica em uma península, rodeada por um sistema de lagoas e ilhas, e está relativamente próxima ao Canal do Panamá (o que reforça ainda mais a sua importância estratégica na região). 

Você pode chegar até Cartagena pelo Aeroporto Internacional Rafael Núñez (com ao menos uma conexão) ou por mar — já que a cidade é um destino popular para cruzeiros.

Curta Cartagena com a melhor conexão 5G

Chip de Celular internacional AmericaChip

Visitar Cartagena com a conexão 5G oferecida pela America Chip faz toda a diferença na viagem (do começo ao fim) — e isso acontece por várias razões, destacando a importância de estar conectado l era digital, especialmente em uma cidade tão rica em história, cultura e beleza natural como Cartagena. 

Os contras de viajar sem um chip internacional confiável incluem os desafios de navegação (especialmente em áreas menos visitadas), ou  as diversas dificuldades de comunicação — como reservar restaurantes ou solicitar ajuda em emergências — e, é claro, a dependência da conexão Wi-Fi do hotel em que você está hospedado (ou até mesmo do Wi-Fi de um café para realizar uma reunião de trabalho, por exemplo).

Saiba a melhor época para conhecer Cartagena

Na Colômbia, existem duas estações: a seca (de dezembro a janeiro e de julho a agosto) e a chuvosa (de abril a maio e de outubro a novembro).

A estação seca é considerada a melhor época para visitar Cartagena, por conta do clima ensolarado e, claro, da menor probabilidade de chuvas, que permite uma maior flexibilidade em qualquer roteiro de viagem que inclua passeios ao ar livre.

Mas, como nem tudo são flores, dezembro e janeiro são os meses de alta temporada turística na cidade, coincidindo com as férias escolares, o Natal e o Ano Novo. Durante este período, a cidade é super animada, mas mais lotada e com preços mais altos do que na estação chuvosa.

Cultura e Curiosidades de Cartagena

Em Cartagena, a música e a dança estão por toda parte e em todos os lugares: de ritmos afro-caribenhos até música clássica. 

Cartagena conta com vários festivais culturais, como o Festival Internacional de Música de Cartagena e o Festival Internacional de Cinema de Cartagena, atraindo artistas e cineastas de todo o mundo anualmente.

Mas, além da música, da dança e do cinema, faltou falar de algo importante: a gastronomia colombiana! Conhecida por conquistar qualquer paladar, ela é um reflexo das várias influências culturais de Cartagena. Pratos como ceviche, arepas, lechona e o famoso drink coco loco são algumas das especialidades locais.

O que fazer Cartagena: 12 Passeios Turísticos

Vamos conhecer seis passeios imperdíveis que capturam a essência de Cartagena — e que precisam estar em seu roteiro de viagem!

01 — Castillo de San Felipe de Barajas

visitar cartagena

Em resumo: este castelo foi construído pelos espanhóis para impedir que os ingleses roubassem o ouro que eles haviam roubado da Colômbia.

Após a independência da Colômbia, o Castillo San Felipe de Barajas começou a perder sua importância estratégica e  acabou sendo abandonado. Com o passar do tempo, a fortaleza foi invadida por vegetação e cercada por casas, chegando a ser usada como pedreira. 

Em 1887, o governo colombiano assumiu a propriedade do castelo, e, em 1928, a Sociedade para Melhorias Públicas iniciou sua restauração. Mais tarde, em 1969, parte do castelo foi reconstruída após um colapso na Bateria de San Lázaro. Hoje, a conservação desse legado continua — e, justamente por esse motivo, vale a visita.

02 — Catedral de San Pedro Claver

história de cartagena, colômbia

Esta catedral é um tributo ao “apóstolo dos escravos”, San Pedro Claver, e faz parte de um conjunto arquitetônico junto ao museu arqueológico do local. Ambos ficam em frente à Praça da Aduana, na parte histórica de Cartagena.

No altar da catedral encontram-se os restos mortais deste santo, que foi um padre jesuíta e missionário espanhol. Aliás, pequenas doações destinadas à Catedral são super bem-vindas!

03 — Barrio Getsemani

O bairro Getsemani é o local perfeito para fotos — seja dos murais grafitados ou da população local. É um ponto turístico super animado e cheio de cores, que fica pertinho da Cidade Murada. 

Lá, você encontrará arte por todos os lados, além de restaurantes e pequenos bares com petiscos e pratos locais deliciosos.

04 — Cerro de La Popa

Você sabia que, quando o Papa visita a Colômbia, é aqui que ele se hospeda?

O Cerro de La Popa é uma colina que fica a aproximadamente 150 metros acima do nível do mar, e é o ponto mais alto da cidade. No topo do Cerro, fica o Convento de La Candelaria, um marco histórico e religioso dedicado à Virgem da Candelária, a padroeira de Cartagena.

05 — Ciudad Amurallada

A Ciudad Amurallada é o centro histórico de Cartagena, e tem esse nome por conta das grandes muralhas que cercam essa parte da cidade, construídas durante o período colonial espanhol como uma defesa contra ataques piratas e invasões marítimas.

06 — Caribe Jewelry Museum & Factory

turismo em cartagena

O Caribe Jewelry Museum & Factory é imperdível — e não deve ficar fora do seu roteiro de viagem!

A Colômbia é conhecida por sua especialidade em joias — particularmente, com esmeraldas. Como um dos principais exportadores de esmeraldas do mundo, a Colômbia é famosa por suas pedras de alta qualidade — e este museu oferece a explicação perfeita sobre a história e o processo de fabricação das mesmas.

07 — Torre do Relógio

A Torre do Relógio é um dos ícones de Cartagena, e serve como porta de entrada principal para a cidade antiga. Originalmente construída no século XVII, a torre passou por várias reformas ao longo dos anos. 

Ela não marca só o tempo — marca também a história da cidade. A entrada desta atração é gratuita, e visitá-la oferece a sensação instantânea de estar entrando em outra era. Você sabia que a Torre do Relógio foi originalmente projetada como um portal de armas e, só mais tarde, recebeu o relógio?

08 — Palácio da Inquisição

O Palácio da Inquisição é um lembrete sombrio do passado colonial de Cartagena, onde a Inquisição julgava e punia acusados de crimes contra a fé católica. Hoje, transformado em museu, conta a história dessa época por meio de exposições perturbadoras — que incluem até mesmo instrumentos de tortura. 

A visita é paga, mas vale a pena para entender a complexidade histórica da cidade. Curiosamente, o palácio é considerado um dos exemplos mais belos da arquitetura civil colonial na cidade.

09 — Museu e Fábrica de Joias do Caribe

O Museu e Fábrica de Joias do Caribe oferece um olhar fascinante sobre a indústria de joias na região, destacando a importância das pedras preciosas colombianas, como a esmeralda, por exemplo.

Além de exibir belas peças, o local ainda oferece demonstrações de como as jóias são feitas. A Colômbia é um dos maiores produtores de esmeraldas do mundo, e, exatamente por este motivo, o museu celebra essa riqueza natural.

10 — Baluarte de Santo Domingo

O Baluarte de Santo Domingo é uma das fortificações que protegiam Cartagena. Construído para defender a cidade contra ataques piratas, hoje oferece vistas imperdíveis do mar e da cidade.

É um lugar perfeito para fotos e para sentir a brisa do mar. Essa fortificação conta a história da engenharia militar da época colonial e, sem dúvidas, precisa fazer parte do seu itinerário em Cartagena.

11 — Las Bóvedas

cartagena colombia en español

Las Bóvedas, originalmente construídas para servir como armazéns e prisões no século XVIII, hoje abrigam uma série de lojas de artesanato e galerias de arte. 

A entrada é gratuita — mas comprar souvenirs e apreciar o trabalho de artistas locais nunca é uma má ideia. As abóbadas foram construídas nas muralhas da cidade, demonstrando a função prática da arquitetura militar. Demais, não é mesmo?

12 — Portal de los Dulces

Cartagena é, sem dúvidas, uma cidade que mantém suas tradições vivas ao longo dos anos. O Portal de los Dulces é o exemplo perfeito desta afirmação: um mercado colorido, conhecido por vender doces tradicionais colombianos dos mais variados tipos e sabores. 

Localizado na Plaza de los Coches, este lugar é uma delícia para os sentidos (e em todos os sentidos). Sua entrada é gratuita — embora seja difícil resistir à compra de pelo menos um docinho enquanto estiver por ali. 

Lá, você conhecerá mais sobre a rica tradição culinária de Cartagena e da própria Colômbia em si de pertinho, e, se estiver em busca de sabores autênticos, o Portal de los Dulces se torna uma parada ainda mais obrigatória.

Uma sugestão? Fuja do óbvio: opte por provar sabores que você nunca experimentou na vida. Se arrisque!

Saiba porque Cartagena é tão famosa

Cartagena, na costa caribenha da Colômbia, é conhecida por elementos históricos, culturais e naturais que, juntos, a transformam em um destino incomparável na América do Sul. Mas, afinal, por que ela é tão famosa? É simples:

  • O centro histórico de Cartagena é um Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO — e não é para menos: sua arquitetura colonial é extremamente bem preservada;
  • A cidade é conhecida por suas fortificações e muralhas, construídas para protegê-la de piratas e invasores;
  • A cidade inspirou muitos artistas e escritores, incluindo o escritor Gabriel García Márquez, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982;
  • A deliciosa culinária caribenha de Cartagena, que mistura sabores indígenas, africanos e espanhóis, atrai turistas ao redor do mundo inteiro. Pratos à base de frutos-do-mar, como ceviche e arroz de coco com camarão, por exemplo, são especialidades locais — além, é claro, da famosíssima arepa colombiana;
  • Como você já sabe, Cartagena fica no Caribe — e muitas praias desta região estão entre as melhores do mundo;
  • O clima tropical de Cartagena faz com que seus visitantes possam desfrutar das atrações ao ar livre da cidade durante o ano inteiro.

Dicas de passeios noturnos em Cartagena

cartagena historia resumen

Cartagena se transforma à noite e, por isso, aqui estão algumas dicas de passeios noturnos em Cartagena:

  • Passeio pelas muralhas da cidade — para assistir a um dos melhores pores do sol do continente com os próprios olhos;
  • Plaza Santo Domingo — aqui, você pode desfrutar de um jantar sob as estrelas acompanhado de música ao vivo. A famosa escultura de Botero, La Gorda Gertrudis, fica na Plaza Santo Domingo;
  • Ciudad Movil Cultural Center — em Getsemaní, este centro cultural é um ótimo lugar para assistir a apresentações de dança e música.

Conclusão

Você sabia que o interesse crescente dos brasileiros pelos destinos na América do Sul começou a ganhar destaque no início dos anos 2010? A América do Sul liderou o crescimento do turismo em 2011, com um aumento de 15% (o que foi três vezes superior à média mundial naquele momento). 

Este crescimento foi impulsionado por vários fatores, incluindo o aumento do poder aquisitivo e a busca por destinos mais acessíveis e próximos culturalmente.

Apesar de muitos brasileiros ainda preferirem destinos nos Estados Unidos e na Europa, o crescimento no interesse por países vizinhos na América do Sul, escolhidos por estarem mais próximos ao Brasil e por oferecerem uma alternativa mais acessível em termos de preço em comparação com destinos mais distantes​​, tem se tornado crescente.

Essa tendência indica uma diversificação nos interesses turísticos dos brasileiros, que estão explorando mais as belezas e culturas tanto no próprio país quanto em nações vizinhas na América do Sul. 

E é por isso que Cartagena deve ser o destino da sua próxima viagem. Garanta seu chip internacional acessando o plano América do Sul, Central e Caribe em nosso site oficial e chegue à Colômbia conectado!

Comentários:

1 thoughts on “Viva Cartagena Intensamente: Cultura, Curiosidades e 12 Atrações Turísticas

  1. Pingback: Cartagena: Um Destino Cultural nas Margens do Caribe - Explora Curioso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Chip de Celular Bermudas:Melhores Planos, Benefícios e Cobertura 5G

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

O Melhor do Caribe: Praias, Vida Noturna e 24 Melhores Destinos [Guia]

O Melhor do Chile: Curiosidades, Paisagens Belíssimas e 20 Pontos Turísticos

Leia mais

A cidade de Bilbao fica na Espanha, mais precisamente no País Basco, no norte do país europeu. Além disso, é conhecida por conseguir misturar seu patrimônio industrial com um renascimento cultura(...)

Leia mais

Conhecer os riscos associados à internet grátis no exterior é importante antes de escolhê-la como sua opção de conectividade internacional. Entenda por que um bom chip internacional confiável faz(...)

Leia mais

A cultura e a história do Camboja são riquíssimas e, apesar de similares às de outros países do Sudeste Asiático em alguns sentidos, é fato: ambas são únicas – e você precisa conhecê-las. N(...)

Leia mais

O chip de celular Bermudas oferece aos viajantes o acesso à internet 5G (e outras gerações de rede móvel) e a outros serviços telefônicos nos territórios ultramarinos britânicos no Caribe.  Vai p(...)

Leia mais

A oitava maior cidade da Califórnia é o destino ideal para os mais variados estilos de viagem. Viva o melhor dos Estados Unidos em uma de suas cidades mais diversificadas: Oakland!  Vizinha (...)

Leia mais

Um roteiro bem planejado transforma qualquer viagem à Capital do Entretenimento Mundial – que, por sinal, vai muito além de seus cassinos. Conheça Las Vegas!  Não há destino como Las V(...)

Leia mais

A cidade de Split fica na Croácia e é a segunda maior do país, atrás somente da capital Zagrebe. Localizada na costa oriental do Mar Adriático, na região da Dalmácia, ela consegue combinar sua hi(...)

Leia mais

Simplifique seu dia a dia e suas tarefas diárias através de um relógio inteligente confiável, que conta com funcionalidades avançadas, integração com smartphones e outros dispositivos, monitorame(...)

Leia mais
(function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '652428075'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h