14 de maio de 2024
Brunei, no sudeste da Ásia, está entre os países mais ricos do mundo. Seus pontos turísticos não deixam nada a desejar e, assim como o alto PIB per capita do país, chamam a atenção de quem o visita.
Brunei, com aproximadamente 450.000 habitantes e uma área de 5.765 km², fica na Ásia.
Apesar de não ser um grande país (em área), ele conta com uma das mais ricas biodiversidades de sua região.
Cerca de 70% do país ainda está coberto por florestas tropicais primárias, que são protegidas por leis de conservação rigorosas.
Leia também: Chip Celular Coreia do Sul: Conexão 5G, Planos e Como Obter
Conheça mais sobre Brunei e se encante
É impossível conhecer mais sobre Brunei e não se encantar de imediato.
Saiba onde fica Brunei e como chegar
Brunei, vizinho da Malásia, fica na ilha de Bornéu (sudeste asiático).
Para chegar até o país (partindo do Brasil), basta voar até um dos principais aeroportos internacionais do sudeste da Ásia ou Oriente Médio, como Singapura, Kuala Lumpur (Malásia), Bangkok (Tailândia) ou Dubai (Emirados Árabes Unidos) e, em seguida, pegar um voo direto para o Aeroporto Internacional de Brunei em Bandar Seri Begawan.
Esse segundo voo, por sua vez, é operado por companhias aéreas regionais, como Royal Brunei Airlines, Singapore Airlines ou Malaysia Airlines.
Dependendo da cidade de origem e das conexões disponíveis, a viagem pode levar de 20 a 30 horas – incluindo o tempo de escala.
Melhor época para visitar
A melhor época para visitar Brunei é, indiscutivelmente, durante a estação seca, que vai de março a outubro.
Durante esses meses, o clima é mais ameno e há menos chuva, facilitando o turismo e a exploração ao ar livre – especialmente nas florestas tropicais e parques nacionais do país.
Curiosidades e cultura
Brunei conta com uma riquíssima herança cultural – que, assim como o restante do país, fascina quem o visita.
Além de uma economia baseada em petróleo e gás, o país também é conhecido por sua monarquia absoluta. O Sultão de Brunei é uma das pessoas mais ricas do mundo, e o palácio real do país é nada menos do que o maior palácio residencial do mundo.
A cultura de Brunei é fortemente influenciada pelo Islã, enquanto a prática religiosa desempenha um papel central na vida cotidiana bruneana – influenciando as leis, os costumes e as tradições locais.
A culinária local, por sua vez, reflete uma mistura de influências malaia, chinesa e indígena, e conta com pratos como o ambuyat, uma iguaria local feita de fécula de sagu.
AmericaChip: conexão 5G em Brunei
Conte com as soluções oferecidas pela AmericaChip durante a sua viagem à Brunei. Oferecemos os melhores e mais completos chips internacionais do mercado!
Tenha acesso ilimitado à Internet (5G) e escolha sua franquia em alta velocidade diária de 500MB, 1GB ou 2GB. No Plano Mundi, a franquia de internet é renovada a cada 24 horas a partir do primeiro acesso, ok?
Selecionando o plano desejado (Mundi) e, em seguida, clicando em Ver plano com Chip, você escolhe tanto a duração da sua viagem (número de dias) como a franquia em alta velocidade diária (500MB, 1GB ou 2GB) e uma data de ativação. Feito! Plano personalizado.
Em seguida, basta preencher as informações solicitadas e esperar que o seu chip seja entregue no endereço previamente escolhido por você!
Pontos turísticos imperdíveis em Brunei
Os pontos turísticos de Brunei fazem jus à cultura do país. Conheça-os:
Mesquita Jame’Asr Hassanil Bolkiah
A Mesquita Jame’Asr Hassanil Bolkiah é a maior mesquita de Brunei, e fica na capital (Bandar Seri Begawan). Foi construída em 1992 em homenagem ao 25º aniversário do reinado do Sultão Hassanal Bolkiah e conta com 29 cúpulas douradas, simbolizando o 29º sultão de Brunei.
Vale uma visita guiada pela Mesquita para explorar os detalhes desta obra moderna que, por sua vez, mostra a riqueza do pequeno país.
Palácio do Sultão de Brunei
O Istana Nurul Iman é a residência oficial do Sultão de Brunei e o maior palácio residencial do mundo. Às margens do rio Brunei, o palácio é usado para eventos oficiais e celebrações religiosas. Com mais de 1.700 salas e exceto durante o festival islâmico de Hari Raya, quando o sultão recebe visitantes para uma recepção, ele não está aberto ao público.
Kampong Ayer – a Veneza do Leste
Kampong Ayer é uma comunidade de casas sobre palafitas no rio Brunei, conhecida como a “Veneza do Leste”. Com mais de 1.000 anos de história, ela representa um dos maiores assentamentos flutuantes do mundo.
A área ainda conta com escolas, mesquitas, mercados e casas, todas interligadas por passarelas de madeira. A vida em Kampong Ayer nos conta mais sobre a cultura e o estilo de vida tradicionais de Brunei.
Tasek Lama Recreational Park
Brunei é abençoado com alguns parques naturais de floresta tropical – e o Tasek Lama Recreation Park é um deles. Fuja do caos urbano da cidade e se depare com trilhas para diversos níveis de dificuldade – incluindo caminhos na selva de Sarang Helang (Ninho da Águia) ou Bukit Markuching para os mais experientes (ou aventureiros).
Não deixe de dar uma passada pela torre de observação e pela cachoeira do Tasek Lama que, assim como o restante do parque, não decepcionam.
Museu Real de Brunei
O Museu Real de Brunei, que fica em Kota Batu, conta mais sobre a história e a cultura de Brunei expondo e exibindo coleções de artefatos islâmicos, regalias reais e exposições sobre a história natural do país.
Este ponto turístico é um importantíssimo centro para a preservação da herança cultural de Brunei e desvenda a evolução do país ao longo dos séculos.
Vida noturna em Brunei: Shows e bares
A vida noturna em Brunei é bastante limitada quando comparada a de outros países do sudeste asiático, devido, principalmente, às estritas leis islâmicas que proíbem o consumo público de álcool.
Exatamente por esse motivo, não existem bares tradicionais ou clubes noturnos como em muitos outros lugares – mas as opções para entretenimento noturno não são nulas.
Eventos culturais, shows musicais e performances de dança durante festivais nacionais ou celebrações religiosas, por exemplo, organizados em grandes salões ou espaços abertos, honram a herança malaia, chinesa e indígena do país, enquanto um jantar em alguns dos melhores restaurantes de Brunei jamais será uma má pedida.
Conclusão
Apesar de ser um pequeno sultanato, Brunei oferece uma riquíssima variedade de atrações turísticas que destacam tanto sua herança cultural quanto suas belezas naturais.
Esse país, que une tradição e modernidade, é imperdível. Fuja dos países mais óbvios e escolha Brunei como um dos destinos de sua próxima viagem internacional à Ásia.
Comentários: