Europa

Conheça Split: Cultura, Curiosidades, Passeios e Atrações Turísticas

Split

A cidade de Split fica na Croácia e é a segunda maior do país, atrás somente da capital Zagrebe. Localizada na costa oriental do Mar Adriático, na região da Dalmácia, ela consegue combinar sua história antiga com a vida moderna. 

Além disso, oferece aos visitantes e turistas uma experiência diferente na bela costa do Adriático. Hoje vamos conhecer tudo sobre Split, cultura, curiosidades, os melhores passeios e atrações turísticas na Europa!

Curiosidades e cultura de Split

Split não é apenas uma cidade croata cheia de história e beleza natural, mas também conta com uma cena cultural interessante e curiosidades únicas. Aliás, em termos de cultura, o jogo de Picigin é tradicional, praticado na praia e que se originou em Split. 

Praticado em águas rasas, geralmente na Praia Bacvice, consiste em manter uma pequena bola no ar usando as mãos, pernas ou qualquer parte do corpo, exceto os braços.

Outro fato curioso é que, durante o verão, a cidade de Split celebra as Noites dos Pescadores (Ribarske večeri). São momentos onde moradores e turistas se reúnem para celebrar a herança que vêm do mar da cidade. 

São eventos com música ao vivo, degustação de frutos do mar e apresentações culturais, proporcionando uma experiência sensacional da vida na costa da região da Dalmácia.

Já a música folclórica tradicional da Dalmácia, conhecida como klapa, faz parte da cultura de Split. O canto Klapa envolve harmonias vocais executadas por pequenos grupos de cantores, muitas vezes acompanhados por violões e bandolins. 

As celebrações religiosas também são frequentes e em Split existe uma forte tradição católica.

Assim como em outras cidades europeias, a cultura do café também está presente em Split e em toda a Croácia. Aliás, o ato de beber um cafezinho não é apenas uma rotina diária, mas um ritual social muito querido onde amigos e familiares se reúnem para conversar e aproveitar a companhia uns dos outros.

Saiba onde fica Split e a melhor época para visitar

Split fica na parte sul da Croácia e é uma cidade na costa oriental do Mar Adriático. Ela é a maior cidade da região da Dalmácia, um importante centro cultural e econômico da região sul do país europeu. Já a melhor época para visitar Split geralmente é fora dos meses de alta temporada (verão).

Como o verão é a alta temporada turística na Europa, na Croácia e em Split, assim como no resto da costa croata, tudo fica mais caro e lotado.

Geralmente o clima é quente e ensolarado, sendo considerado perfeito para quem gosta de aproveitar as praias da cidade, os cafés ao ar livre e os passeios à beira-mar. 

Contudo, tenha em conta que é um momento de bastante procura e você pode encontrar dificuldade de se hospedar, por exemplo.

Por isso, durante os meses de primavera e outono você escapa da multidão e ainda encontra um clima gostoso. As temperaturas costumam ser agradáveis e você consegue passear e visitar os locais históricos da cidade com mais tranquilidade.

EuroTrip: Custos, Vantagens e os Melhores Roteiros [Guia]

Split: dicas para ter uma viagem incrível 

Zadar o que visitar

Em termos de dicas de viagem, aproveite sua visita à Split para fazer um passeio no calçadão de Riva, na parte movimentada da costa da cidade. Além disso, tire um dia para visitar as ilhas da Dalmácia. Você consegue fazer isso através de uma viagem de um dia saindo de Split, Hvar ou Brač.

Outra dica é experimentar a vida noturna de Split e usar o transporte público da cidade. Isso porque, mesmo que Split seja uma cidade fácil de caminhar, você também pode usar o transporte público, incluindo ônibus e balsas. Fazendo isso você consegue explorar a área no entorno de Split e também as ilhas próximas.

Contrate um chip Internacional Europa

Ao adquirir o chip internacional Europa da AmericaChip você terá ligações e internet 5G ilimitada durante toda a sua viagem a Split. 

Durante uma viagem internacional, comunicação e conexão são essenciais. Faça vídeos, lives e compartilhe tudo com amigos e parentes aqui Brasil em questão de segundos. Com a AmericaChip você terá mais liberdade, segurança e conexão sem limites. 

Se planeje financeiramente

Planejamento financeiro é essencial em qualquer viagem, seja nacional ou internacional. O ideal é definir um orçamento total e diário para que você consiga se virar bem quando estiver na Croácia. 

Por isso, tenha em conta as despesas com passagens aéreas e hospedagem, mas crie um teto (e respeite) para alimentação, transporte, passeios e até lembrancinhas. Dessa maneira, e com um orçamento organizado você prioriza seus gastos e evita gastar muito.

Monte um roteiro turístico

Montar um roteiro turístico antes de viajar é sempre uma ótima ideia. É que quando você sabe o que pretende visitar no seu destino, você consegue otimizar o seu tempo e também conhece melhor a história. 

Então, um roteiro bem planejado ajuda a organizar os dias da viagem e garante também que você terá tempo suficiente para visitar as atrações que mais deseja ver.

Split: conheça as melhores atrações turísticas  

Aproveite para conferir os melhores passeios e atrações turísticas imperdíveis em Split:

Centro Histórico de Split

O centro histórico da cidade de Split é considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO. Por lá você encontra o antigo Palácio de Diocleciano e a Praça Peristilo (que fica no centro do Palácio de Diocleciano). 

Ela é um pátio aberto cercado por impressionantes colunatas e edifícios antigos e já serviu de centro cerimonial do palácio e ainda hoje é utilizado para diversos eventos e espetáculos culturais.

Neste centro histórico também fica a Catedral de São Domnius, o Templo de Júpiter e o passeio Riva (calçadão). Em suas ruas e praças estreitas você encontra muitas joias escondidas, como cafés charmosos, boutiques e marcos históricos da cidade de Split.

Palácio de Diocleciano

Split Croácia mapa

O Palácio de Diocleciano é um dos locais históricos mais extraordinários de Split. Construído entre o final do século III e o início do século IV dC, ele foi encomendado pelo imperador romano Diocleciano como uma grande residência de aposentados. 

A ideia é que o local fosse uma luxuosa vila imperial e um acampamento militar fortificado, refletindo o duplo papel de Diocleciano como imperador e soldado.

Contudo, ele é um palácio complexo que cobre uma área de cerca de três hectares e é projetado em formato retangular, com muros e portões nos quatro lados. Com um traçado simétrico, com duas ruas principais perpendiculares (cardo e decumanus) que se cruzam no centro. 

A arquitetura do Palácio de Diocleciano é uma mistura de influências romanas, gregas e bizantinas, com elementos como pátios, peristilo, colunas, arcos e intrincadas esculturas em pedra.

Catedral de São Domnius

A Catedral de São Domnius é uma das catedrais mais antigas do mundo e suas origens remontam ao século VII DC. 

Originalmente construído como o mausoléu de Diocleciano, o imperador romano que encomendou o vizinho Palácio de Diocleciano, sua construção fez parte da conversão do mausoléu em uma igreja cristã após a morte do imperador.

Sua arquitetura é uma mistura dos estilos românico, gótico e renascentista, refletindo sua longa história de construção e renovação. 

No seu exterior fica uma impressionante torre sineira, originalmente construída no século XIII e posteriormente renovada no século XVI. O interior da catedral é adornado com esculturas em pedra, afrescos e altares, incluindo o ornamentado altar-mor barroco dedicado a São Domnius.

Museu Arqueológico

O Museu Arqueológico de Split (Arheološki muzej Split) é uma das instituições culturais mais antigas e importantes da cidade. Fundado em 1820, o museu é um dos mais antigos da Croácia e conta com extensas coleções. 

Aliás, as exposições cobrem uma ampla variedade de períodos, desde os tempos pré-históricos até a Idade Média, e incluem artefatos como cerâmica, esculturas, jóias, moedas e fragmentos arquitetônicos.

Uma das coleções mais significativas do museu é a Coleção Salona, que consiste em artefatos escavados na antiga cidade romana de Salona, localizada perto de Split. 

Salona já foi a capital da província romana da Dalmácia e um importante centro urbano do Império Romano. Esta coleção inclui estátuas, inscrições, cerâmicas e outros itens que fornecem informações sobre a vida cotidiana, religião e cultura da antiga Salona.

Parque Marjan

O Parque Marjan é uma reserva natural que fica na Península de Marjan. Aliás, ele é conhecido por ter uma beleza natural de tirar o fôlego com uma vegetação que conta com florestas de pinheiros, mas também falésias rochosas. 

É um parque que cobre uma área de aproximadamente 1,6 quilômetros quadrados e serve como um oásis tranquilo longe da agitação da cidade.

Além disso, no Marjan Park você encontra muitas atividades ao ar livre para os visitantes. Por exemplo, existem trilhas para caminhadas que cruzam o parque, assim como também ciclovias e escalada nas falésias escarpadas do parque. 

Também existem várias praias e enseadas isoladas, perfeitas para tomar sol, nadar e mergulhar com snorkel.

Riva

O Riva Promenade é um calçadão à beira-mar que se estende do porto de ferry da cidade até ao famoso Palácio de Diocleciano. 

Como ele ocupa uma posição privilegiada ao longo da costa oriental do Mar Adriático, oferece vistas deslumbrantes do porto, das ilhas próximas e das águas azuis do Adriático.

Gastronomia em Split: Sabores maravilhosos

A gastronomia de Split consegue fazer uma mistura deliciosa da cozinha mediterrânica e croata. Sendo assim, você encontra o marisco fresco, ingredientes de origem local e pratos tradicionais. 

Por ser uma cidade costeira, as especialidades locais incluem peixe grelhado, salada de polvo, risoto de arroz negro (feito com tinta de choco) e brudet (uma grande caldeirada de peixe).

Também aproveite para experimentar o presunto dálmata (prsut), um saboroso presunto curado que é um alimento básico da culinária dálmata. 

Muitas vezes é servido em fatias finas como aperitivo ou combinado com queijos locais, como o queijo Pag, um queijo de leite de ovelha da ilha vizinha de Pag.

Experimente também o Peka, um prato tradicional croata que é feito com carne (cordeiro, vitela ou frango) e vegetais cozidos lentamente sob uma cúpula em forma de sino, em fogo aberto ou em forno a lenha. 

O resultado é uma carne tenra e suculenta e vegetais saborosos infundidos com ervas aromáticas e especiarias.

Opções de vida noturna em Split

Split Dubrovnik

A vida noturna na cidade de Split é interessante. Por isso, por lá você encontra vários bares e cafés onde você pode desfrutar de uma noite relaxante com amigos ou conhecer moradores locais e outros viajantes. 

Alguns dos bares e cafés populares em Split são o Charlie’s Bar, Lvxor Café e To je To Bar.

Também existem clubes e casas noturnas de vários gostos e estilos musicais. Isso passa da música eletrônica e house beats ao hip-hop e R&B, há algo para todos os gostos. Alguns clubes e casas noturnas populares em Split incluem Central Club, Vanilla Club e Inbox Club.

Caso você seja do time de quem gosta de música ao vivo, em Split existem bons locais para assistir um show. Quer você goste de rock, jazz, blues e música tradicional croata, encontra muitos locais que oferecem entretenimento ao vivo. Alguns locais populares de música ao vivo em Split incluem Jazzbina, Tropic Club e Quasimodo.

Saiba como se locomover em Split: Melhores opções de transporte

Se locomover em Split é relativamente fácil e você encontra muitas opções de transporte. Com um centro histórico bastante compacto, ele é adequado para pedestres e você consegue explorar o local a pé. 

Além disso, Split conta com um sistema de transporte público confiável e acessível, composto por ônibus e balsas.

Aliás, sua rede de ônibus local consegue conectar diferentes partes da cidade, bem como municípios e vilarejos próximos. 

Você consegue comprar passagens de ônibus em quiosques, bancas de jornal ou diretamente com os motoristas. Outra ideia de locomoção é alugar uma bicicleta e aproveitar a extensa rede de ciclovias da cidade.

As melhores hospedagens de Split

Em Split você encontra uma grande variedade de hotéis, desde opções econômicas até mais luxuosas. Alguns dos hotéis mais procurados na cidade são o Hotel Park Split, o Cornaro Hotel e o Hotel Luxe. 

Caso o orçamento esteja esticado, também existem os hostels (albergues) e os mais conhecidos são o Hostel Split Backpackers, o Hostel Emanuel e o Tchaikovsky Hostel.

Viajar barato pela Europa: Guia Com As Melhores Dicas

Conclusão

Split é uma das cidades mais lindas da Croácia e, por lá, você encontra muita história, cultura e beleza natural. 

Do Palácio de Diocleciano, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO a um litoral deslumbrante, a cidade também conta com muitos eventos culturais e festivais.

Sem contar a cozinha deliciosa e a forma como os cidadãos locais recebem os turistas que são uma marca registrada de Split. 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Málaga: 14 Melhores Atrações Turísticas, Gastronomia e Guia

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Saiba mais sobre o clima de Portugal, melhor época para visitar e estações

Explore mais sobre o Lago Ness: incríveis histórias e paisagens deslumbrantes

Leia mais

A moeda chilena, o peso chileno (CLP), é essencial para sua viagem ao Chile. Descubra como trocar dinheiro com as melhores taxas, conheça as cédulas e moedas em circulação e aproveite ao máximo s(...)

Leia mais

Ao planejar sua viagem para Mendoza, prepare-se para explorar vinícolas icônicas, admirar a imponente Cordilheira dos Andes e se perder nas belezas naturais da região. Mendoza é um destino que pr(...)

Leia mais

Quer economizar na sua próxima viagem à Argentina? Descubra tudo sobre o peso argentino, desde suas características até as melhores formas de câmbio. Evite surpresas e aproveite cada detalhe dess(...)

Leia mais

Conheça Alexandria, uma cidade que, sem deixar sua história (e a do país) de lado, oferece a cada um de seus visitantes uma experiência de viagem única no Egito. A cidade de Alexandria, que se es(...)

Leia mais

A cidade de Málaga fica no sul da Espanha, mais precisamente na comunidade autônoma de Andaluzia. É uma cidade com muita, mas muita história e que remonta a mais de 2.800 anos. Por isso, hoje vam(...)

Leia mais

O repetidor de sinal Wi-Fi amplia a cobertura de internet em casas, escritórios, empresas, ambientes industriais, lojas, áreas externas e espaços públicos, garantindo uma conexão mais estável e r(...)

Leia mais

A capital da Armênia, Yerevan, é uma cidade histórica e com mais de 2.800 anos de existência. Aliás, ela é considerada uma das cidades mais antigas do mundo com ocupação contínua, mas que chama a(...)

Leia mais

Localizada ao sul da França, Cassis é uma cidade litorânea caracterizada pelos seus bons vinhos, falésias coloridas e calanques surpreendentes.  A França é um país que sempre tem mais a ofer(...)

Leia mais
Compre agora pelo WhatsApp