01 de agosto de 2023
Dicas de Viagem
As tendências do turismo pós-pandemia têm mudado a forma de viajar e como as pessoas podem aproveitar as suas férias.
Com muito mais cuidado e planejamento, as pessoas estão buscando uma nova forma de fazer turismo. Confira a seguir as medidas que estão sendo tomadas e novas opções de turismo.
Importância do turismo para a economia
A volta do turismo é de extrema importância para a economia, muitos países vivem do turismo e possuem hotéis, restaurantes, serviços de transportes, atrações turísticas voltados para receber os viajantes internacionais.
O turismo no Brasil representa 8,1% do PIB do país e emprega mais de 6,9 milhões de pessoas de acordo com o WTTC (World Travel & Tourism Council – Conselho Mundial de Viagens e Turismo). Movimentando mais de R$ 270 bilhões de reais por ano.
Em todo o mundo, o turismo gera US$ 8,8 trilhões de dólares por ano, representando 10,4% do PIB mundial. O setor do turismo também é responsável pela a geração de 319 milhões de empregos ao redor do planeta.
Desse modo, o setor de turismo é muito importante para a economia mundial e para a geração de renda de muitas famílias. Um em cada 10 postos de trabalho estão ligados ao setor.
Ainda de acordo o WTTC, o Brasil é quinto país no mundo onde os gastos com turismo e viagens têm o maior impacto no PIB interno nacional.
Impactos da pandemia no setor de turismo
Os efeitos da pandemia no turismo e hotelaria foram devastadores no primeiro semestre do ano. De acordo com um estudo da FGV, a queda do turismo no Brasil deve ser de -38,9% no faturamento.
Segundo o estudo “Impacto Econômico do Covid-19 e Propostas para o Turismo Brasileiro”, da FGV Projetos, o setor deve levar um ano para se recuperar.
As restrições de viagens e o isolamento social teve forte impacto no mercado de viagens, gerando um problema econômico que só poderá ser recuperado em 2021, sendo mais visível em 2022 e 2023.
Para isso a retomada econômica, o crescimento do setor de turismo no Brasil precisará crescer 16,95% por ano (2022 e 2023).
As atividades econômicas mais afetadas pelo Covid-19 são os hotéis e pousadas, bares e restaurantes, transportes (aéreo e rodoviário), agências de viagens, aluguel de imóveis de férias, casas de festas e entretenimento, além das empresas de atividades de recreação, atividades culturais e de esportes.
Conheça os lugares para viajar na América do Sul com destinos imperdíveis para se encantar.
A dependência do turismo quanto aos protocolos sanitários
Para que o turismo pós-pandemia possa respirar aliviado e que as pessoas consigam viajar tranquilamente é muito importante que os viajantes sigam as recomendações sanitárias. Alguns cuidados redobramos precisam ser feitos, como:
- Distanciamento de pelo 2 metros entre mesas e pessoas;
- Respeitar o distanciamento em aeroportos, rodoviárias e filas;
- Evitar grandes aglomerações;
- Utilizar máscara adequada e limpa em lugares públicos;
- Lavar as mãos e desinfetar as mãos com álcool em gel com frequência;
- Os estabelecimentos devem fazer a limpeza das mesas, corrimãos, portas, chão, banheiros com desinfetantes diversas vezes por dia.
A recuperação e a tendência do turismo pós-pandemia
A recuperação do turismo pós-pandemia vai depender da facilidade de crédito para as empresas do setor de turismo conseguirem sobreviver e garantir os empregos gerados.
Além disso, a flexibilização dos contratos de trabalho para as micro e pequenas empresas é fundamental para que os empresários consigam pagar seus funcionários por hora, conforme a demanda, entre outras medidas.
Com a reabertura do turismo em diversos países, novas formas de turismo e de viajar tem crescido, entre elas estão:
Ecoturismo
O ecoturismo é uma das melhores formas de voltar a viajar no turismo pós-pandemia. O ecoturismo é o turismo de natureza, através da visitação de parques naturais, se hospedando em hotéis em contato com a natureza.
Muitos hotéis de ecoturismo, possuem cabanas ou bangalôs individuais para famílias e passeios em contato com a natureza. É uma ótima forma de passear e conhecer lugares paradisíacos junto das montanhas, fazendo trilhas e se reconectando.
Viagens nacionais
As viagens nacionais são outra alternativa para essa nova forma de fazer turismo. Você pode aproveitar para conhecer lugares no seu estado ou em estados vizinhos e pesquisar hotéis com diferenciais para os hóspedes, com atividades ao ar livre.
Férias em família: conheça os 15 melhores destinos para viajar em família.
Viagens de carro
Fazer viagens de carro também é uma das tendências do turismo pós-pandemia. Os transportes individuais serão mais utilizados do que os transportes coletivos, pelo menos até o final do ano.
E essa é uma ótima forma de voltar a viajar e curtir as tão merecidas férias, depois de tanto tempo de isolamento e distanciamento social.
Na Europa também é muito comum o aluguel de motorhomes, para viajar em família, sem a necessidade de ficar em hotéis. Como o continente é bastante seguro, é possível estacionar o motorhome em campings e ficar cada dia em um lugar diferente. Com certeza, uma viagem inesquecível!
Viagens a negócios
A volta do turismo de negócios já começa a retomada e muitos executivos já têm regressado suas atividades. As viagens internacionais também já tem sido retomadas para diversos países do mundo e o número de voos têm aumentado a cada semana.
Turismo de isolamento
O turismo de isolamento é uma nova modalidade do turismo pós-pandemia do coronavírus. Ele significa que você não tem contato com outros hóspedes, possui entradas privadas, com refeições no quarto, atividades exclusivas e passeios individuais.
Muitos hotéis têm se adaptado a nova realidade e criado ambientes próprios para quem quer ficar isolado, mas com muito conforto e uma vista bonita.
Além disso, existem muitas casas de férias como do Airbnb, em que o hóspede entra sozinho, através de um código de acesso e não tem contato com ninguém, podendo curtir suas férias tranquilamente.
Parece que só o fato de arrumar as malas e sair de casa já ajuda a superar a tristeza que o isolamento causou em quem gosta de viajar.
Turismo de entorno
O turismo de entorno, nas cidades próximas também tem sido uma ótima alternativa. Nas cidades próximas a sua, tenho certeza que você encontrará um hotel, hotel fazenda ou pousada incrível para curtir alguns dias.
Aproveitar para sentir um ar puro, experimentar novas comidas e ter uma vista incrível para relaxar.
Elaboração de pacotes promocionais para viagens
Muitas agências de viagens e redes de hotéis também têm criado pacotes promocionais para viagens de turismo em tempos de pandemia. Tomando os cuidados necessários, é possível voltar a viajar e ainda com bons preços e pacotes de viagens promocionais.
Veja 15 dicas para viajar com segurança em tempos de coronavírus.
Mudanças nos protocolos de atendimento em aeroportos, hotéis e restaurantes
Conheça algumas das mudanças adotadas pelos aeroportos, hotéis, bares e restaurantes para combater o coronavírus.
Protocolo de utilização dos aeroportos
A ANAC (Agência Nacional de Avião Civil) brasileira criou novas regras para a utilização dos aeroportos e medidas sanitárias para as aeronaves. Entre as principais medidas sanitárias e recomendações para as companhias aéreas estão:
- Utilização de máscara pelos passageiros durante toda a viagem de avião;
- Distância de 2 metros entre os passageiros nos aeroportos;
- Limpeza das aeronaves e dos aeroportos de forma frequente;
- Obrigatório o equipamento de proteção individual dos funcionários dos aeroportos e setor de aviação;
- Filtragem especial de ar nos aviões, a cada 3 minutos. O sistema de filtro de ar HEPA, captura 99,7% das partículas e renova o ar do espaço (disponível nas aeronaves mais modernas);
- Suspensão do serviço de bordo nos voos nacionais;
- Serviço de alimentos servido em embalagens individuais e higienizadas em voos internacionais;
- Maior organização para embarque e desembarque de passageiros.
Viagem para Cancún: dicas com roteiros, custos e planejamento.
Protocolo de utilização em hotéis
Já no setor hoteleiro, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) fez uma série de recomendações para que os hotéis sigam protocolos.
Entre os protocolos para retomada do turismo pós-pandemia estão:
- Limpeza e lavagem das mãos dos funcionários em frequência;
- Disponibilização de álcool gel para hóspedes e funcionários em todos os andares;
- Capacidade limitada nos elevadores e incentivo para uso das escadas;
- Desinfecção dos cartões e chaves dos quartos;
- Incentivo aos hóspedes para pagamento via cartão de crédito;
- Limpeza de controles de TV, interruptores de luz e maçanetas;
- Preferência por café da manhã em cada apartamento;
- Quando existir um buffet de café da manhã, os funcionários devem servir os alimentos e não os hóspedes.
Muitos hotéis também optaram em fechar áreas de lazer e desporto, como academias e piscinas. Verifique com o hotel, como estão as regras para utilização das áreas comuns.
Roteiro de viagem: veja dicas para montar a seu com um passo a passo.
Protocolo de utilização em restaurantes
Em restaurantes, muitas medidas de cuidados e prevenção do coronavírus têm sido tomadas. Entre as principais medidas e recomendações mundiais têm sido:
- Distanciamento de 2 metros entre as mesas;
- Uso obrigatório de máscara para entrada, saída e uso dos banheiros;
- Obrigatório a desinfecção das mãos na entrada e na saída com álcool em gel;
- Preferência por pagamento com cartões de débito ou crédito;
- Utilização de espaços ao ar livre, sempre que possível;
- Sempre que possível optar pelo serviço de entrega de alimentos ou retirada para comer em casa.
Como se planejar para retomada do turismo internacional
Para muitos países, já é possível viajar e fazer viagens internacionais. Para outros, os brasileiros já podem ir se planejando para retomar as viagens.
Você deve ir acompanhando as notícias e sites oficiais dos governos e verificar como estão as aberturas das fronteiras e se é necessário apresentar um teste negativo de coronavírus na imigração.
Ao mesmo tempo, você já pode ir pesquisando passagens aéreas, hotéis e verificar quais os melhores passeios para se fazer em tempos de pandemia.
Opte por atrações ao ar livre, como parques, praças, jardins. Saia cedo do hotel e aproveite os horários mais vazios.
Como muitos asiáticos estão proibidos de entrar em diversos países, há uma redução do número de turistas em diversos lugares.
Durante a sua viagem internacional, opte por hotéis que tenham acesso privado para os hóspedes, utilize sempre máscara nos ambientes comuns e leve sempre álcool em gel nas viagens.
Ao escolher os restaurantes que vai comer, veja as fotos, quais possuem espaços ao ar livre e siga sempre as recomendações sanitárias do país para o qual vai viajar.
Viagens internacionais: destinos com restrições pela pandemia.
Compre seu Chip Internacional com antecedência
Além disso, antes de viajar e voltar a fazer turismo pós-pandemia, você já pode comprar seu chip internacional para viajar conectado. Você pode fazer a compra online aqui pelo site da America Chip, receber em casa e agendar a data da sua viagem depois!
Você tem até um ano para utilizar o chip internacional e aproveitar a sua viagem ao máximo, utilizando a sua própria internet, de forma segura e privada.
Viajando com um chip internacional, você também pode continuar utilizando seu WhatsApp durante toda a viagem, falando com seus amigos e familiares, em qualquer hora e lugar.
Descubra 20 dicas incríveis de como planejar uma viagem internacional.
Conclusão
Fazer turismo pós-pandemia já é uma realidade e você pode começar a planejar suas férias de maneira tranquila e segura. Se todo mundo fizer a sua parte, com certeza tudo voltará ao normal logo.
Tomando os cuidados necessários, você já pode começar a viajar novamente e conhecer lugares incríveis! Está na hora de sair de casa e você merece aproveitar o melhor com sua família. Tenha uma boa viagem!
Comentários: