Preparar um roteiro de viagem é um dos maiores prazeres da vida! Quem ama viajar adora programar cada detalhe da viagem e montar uma programação cheia de passeios e atrações turísticas para conhecer.

Mas se você não sabe por onde começar, saiba como criar roteiro de viagem e dicas preciosas para deixar passar nenhum detalhe. 

Entenda o que é um roteiro de viagem

como elaborar um roteiro

Um roteiro de viagem é uma programação do que fazer no destino. Você pode fazer uma programação com horários, que horas sair do hotel, o que visitar em cada período do dia e escolher quais as atrações que são mais próximos uma das outras.  

Fazer um roteiro de viagem é importante para aproveitar ao máximo suas férias e não perder nenhuma das principais atrações de cada cidade. 

Pesquisar os melhores restaurantes, os bares que estão na moda também é ótimo para chegar no local e não ficar perdido. 

Sabendo onde ir, você pode fazer reservas com antecedência, comprar bilhetes com descontos e não perder tempo ao chegar no hotel. 

Pesquisar todos os passeios antes é fundamental para seu planejamento de viagem. Se a viagem tiver mais 5 dias, também é interessante deixar um dia livre sem programação, para pode voltar em algum lugar que gostou ou ir a um lugar incrível que passou na frente rapidinho. 

Tenha flexibilidade na elaboração do seu roteiro de viagem principalmente se estiver viajando com mais pessoas, principalmente de idades e estilos diferentes.  

Documentos para passaporte: descubra quais vai precisar, quanto custa e como fazer o passaporte.

Saiba como elaborar um roteiro de viagem

Saber como elaborar um roteiro de viagem é bastante fácil atualmente, porque você tem a internet a seu favor. Existem centenas de sites, blogs e canais do Youtube sobre viagens e que você pode se inspirar e pegar dicas locais. 

Além disso, todos os países possuem sites de turismo (oficiais do governo) que divulgam as principais atrações, destinos, paisagens e pratos típicos para os visitantes conhecerem e poder fazer seu cronograma de viagem. 

Cada país possui os destinos favoritos e aquele que é escolhido pelos turistas (mais bem pontuados). Se você gosta de conhecer os pontos turísticos mais tradicionais, pode começar fazendo uma lista dos mais votados e mais bem ranqueados por quem já passou por lá. 

Descubra que tipo de viajante é você e faça um roteiro a sua cara

Se você está começando a viajar precisa criar o seu próprio estilo de viajante e saber o que mais combina com você. Responda essas perguntas pra você antes de montar seu roteiro de viagem:

  • Você prefere cidade grande ou do interior?
  • Prefere praia, serra ou campo?
  • Gosta mais de curtir o dia ou à noite?
  • Admira coisas históricas, passeios culturais ou quer modernidade e compras?
  • Gosta de experimentar novos sabores ou vai no que já conhece?
  • Tem coragem para arriscar, fazer novas atividades, explorar cantinhos secretos?
  • Você gosta de conversar com pessoas locais e fazer amizade? 

Há todo o tipo de viajante e saber quais as suas preferências pode ajudar muito a fazer um planejamento de viagem para saber o que visitar, como montar seu roteiro de viagem. 

Quem adora conversas, por exemplo, pode optar por ficar em hostel e fazer amizade com pessoas de todos os lugares do mundo. 

Existem também pessoas que jamais vão experimentar alguma comida diferente. Quando chegam em um restaurante pedem sempre o mesmo prato, como medo de errar ou não aprovar algo novo. 

Conheço muitas pessoas que viajaram para a Europa e não conseguiram aproveitar os museus, castelos, igrejas e palácios, porque não gostam de história.

Esse tipo de viajante, normalmente prefere viajar para os Estados Unidos e ver prédios modernos, aranha-céus e fazer compras. 

Tudo depende do que você busca, qual o seu perfil de turista. Saber escolher o destino certo é fundamental para uma viagem incrível cheio de experiências que você vai levar para a vida toda. 

O que fazer em Nova York: veja dicas com os melhores roteiros e passeios da metrópole.

Dicas para montar a seu roteiro de viagem [passo a passo]

rota no google maps offline

Confira nossas dicas para montar seu roteiro de viagem e começar a viajar pelo mundo:

Descubra para onde deseja viajar

O primeiro passo é saber qual o destino que combina com você. Existem cidades e países incríveis para conhecer, uns mais tradicionais que outros, porém cada um com algo para oferecer ao viajante. 

Confira algumas dicas de lugares para viajar e montar roteiro de viagem:

  • Estados Unidos: Nova York, Los Angeles, Miami, Orlando, Las Vegas;
  • Canadá: Toronto, Vancouver, Montreal;
  • Argentina: Buenos Aires, Bariloche, Patagônia, Mendoza;
  • Chile: Santiago do Chile e Valle Nevado;
  • França: Paris, Nice, Bourdeaux, Provença (Provence);
  • Itália: Roma, Milão, Veneza, Florença, Pisa, Positano (Costa Amalfitana), 
  • Espanha: Madri, Barcelona, Alicante, Sevilha, Ibiza, Palma de Maiorca;
  • Grécia: Mykonos, Santorini, Atenas;
  • Ásia: Maldivas, Bali (Indonésia);
  • Oceania: Bora Bora (Polinésia Francesa), Austrália, Nova Zelândia;

Saiba como tirar visto americano em 2020: um passo a passo completo.

Dentro do Brasil também é possível visitar lugares paradisíacos e com muitas belezas naturais. Confira algumas opções de destino para viajar pelo Brasil:

  • Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão);
  • Florianópolis, Santa Catarina;
  • Paraty, Rio de Janeiro;
  • Angra dos Reis, Rio de Janeiro;
  • Chapada Diamantina, Bahia;
  • Salvador, Bahia;
  • Bonito, Mato Grosso do Sul;
  • Gramado, Rio Grande do Sul. 

Defina os lugares você que deseja conhecer

Depois de escolher o destino de viagem, faça um lista com as atrações locais, os pontos turísticos e o que você deseja conhecer. Você não precisa ir onde todo mundo vai, pode selecionar aquilo que mais combina com você.  

Por exemplo, se não gosta de altura, não precisa subir em uma falésia, montanha ou em um mirante no alto da cidade. 

Selecione as principais atrações e veja qual a pontuação que os viajantes deram àquela atração através do site TripAdvisor, nota do Google ou de recomendação no Facebook. 

Pesquise: descubra tudo sobre o local da viagem

Faça uma pesquisa detalhada para montar seu roteiro de viagem. Veja quanto custa cada atração, passeio, como vai chegar até lá e quais pontos turísticos são mais próximos, para visitar mais coisas no mesmo dia. 

Vários sites também dizem quanto tempo médio os turistas ficam em cada atração e isso é ótimo para você calcular o tempo dos passeios. 

Outra dica é escolher hotéis bem localizados e pontuados. Leia as comodidades oferecidas, qual a localização, se tem café da manhã incluído e o que os hóspedes disseram sobre sua estadia. 

Defina quando poderá viajar e quanto tempo irá ficar

Escolha os dias que vai tirar férias, quanto dias ficará na cidade e se vale a pena viajar para outros lugares próximos. 

Por exemplo, se você viajar para Paris, pode aproveitar para conhecer Londres (vindo de trem ou avião), ou alugar um carro e conhecer o sul da França, a Costa Azul, chamada de Riviera Francesa.  

Defina o orçamento da sua viagem internacional

Quanto você poderá gastar na sua viagem internacional? Faça um planejamento de viagem com os gastos e quanto precisará por dia. Veja a cotação da moeda e como vai levar a moeda (euros, dólares, libras, pesos, etc). 

Além de definir um valor diário da viagem, é importante que você tenha um cartão de crédito autorizado para uso no exterior. Caso você tenha algum imprevisto, possa comprar ou pagar algum serviço. 

Veja as nossas 20 dicas incríveis de como planejar uma viagem internacional e não esquecer nenhum detalhe. 

Dicas de viagens internacionais baratas para 2020

As viagens internacionais baratas são sempre as mais próximas do Brasil. Por isso, optar em viajar para a América do Sul e América Central pode ser a melhor opção para economizar. 

Não ache que não há destinos bonitos para conhecer, existem lugares lindíssimos para viajar pela América do Sul. 

Argentina, Uruguai, Chile, Peru, por exemplo, possuem destinos incríveis e com preços muito acessíveis para curtir as férias em 2020.  

Buenos Aires e Montevidéu podem ser boas opções para viajar em 2020. As duas capitais da América Latina são baratas, com muita história, cultura, boa gastronomia e com muitas coisas para fazer. 

Lugares para viajar na América do Sul: os destinos imperdíveis para tirar férias com preços acessíveis. 

Compre ingressos antecipados para eventos e shows

Outra forma de economizar, é verificar as atrações turísticas do local, quais são os teatros, casas de shows e qual a programação cultural para a data da sua viagem. 

Comprar os ingressos online ficam sempre mais baratos e você garante o seu lugar. Deixar para comprar na hora pode ser muito arriscado. 

Confira dicas de como viajar para os Estados Unidos pela primeira vez.

Utilize a tecnologia para montar o seu roteiro de viagem

o que e um roteiro de viagem

Aproveite os diversos sites e aplicativos de viagem para ajudar a montar seu roteiro de viagem. Você pode caminhar pelas ruas do Google Street View, saber onde ficará hospedado, quais os restaurantes mais bem recomendados, etc. 

Além disso, muitos viajantes fazem vlogs de viagem e você pode assistir no Youtube para ver os lugares mais legais para visitar. 

Entre os melhores aplicativos de viagem estão:

  • Google Maps: mapa da cidade e cálculo de rotas;
  • CityMapper: mapa com distâncias e preços do transporte público, Uber, táxi, para você escolher a melhor opção;
  • TripAdvisor: indicações de restaurantes, passeios com avaliação dos viajantes e pontuação dos melhores lugares para comer;
  • Google Tradutor: traduz em diversos idiomas, através da digitação ou batendo uma foto do cardápio, por exemplo;
  • Google Fotos: salva suas fotos do celular, fazendo um backup através da sua conta do Gmail.
  • WhatsApp: o aplicativo que ninguém vive sem! Para falar com amigos e familiares, mandando mensagens, áudios e fazendo chamadas de vídeo. 

Praias do Caribe: conheça os melhores destinos e quais as praias paradisíacas.

Saiba como montar um roteiro de viagem com o Google Maps

No Google Maps (no celular, tablet ou computador), você pode montar um roteiro de viagem e ver quais atrações próximas. Coloque o nome da cidade que vai conhecer e vá aproximando para ver onde fica cada ponto turístico. 

Saiba que é possível salvar uma rota no Google Maps offline

Outra vantagem de usar o Google Maps é poder fazer a rota para utilizar offline, em caso fique sem internet no caminho. Você pode escolher os pontos de parada e descobrir quanto tempo vai levar para chegar em cada local a pé, de carro ou transporte público. 

Você pode escolher diversos trajetos, com pontos de parada e salvar o mapa offline para utilizar assim que sair do hotel. 

Mantenha-se sempre conectado durante a sua viagem internacional, compre seu Chip Internacional antes de sair do Brasil e já chegue no seu destino conectado.

Conclusão

Montar um roteiro de viagem é um dos momentos mais legais do planejamento das férias! Pesquise os pontos turísticos, faça sua programação por dia, com horários para sair do hotel e explorar o local. Não esqueça de imprimir toda a programação de viagem e todas reservas de hotéis e passeios. 

Ter uma pastinha com as passagens aéreas impressas, reservas de hotel, programação e telefones úteis para a sua viagem podem te ajudar bastante. 

Não esqueça também de guardar seu passaporte, dinheiro e cartões em um lugar bem seguro durante toda a viagem. Evite levar cartões de clube, de lojas, cheques e outros documentos desnecessários na carteira. 

Prepare as malas, coloque seu chip internacional na mochila e aproveite ao máximo sua viagem de férias! 

Leia também: o que não esquecer em uma viagem internacional um checklist completo para te ajudar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *