As restrições de viagens internacionais devido ao coronavírus afetaram muitos brasileiros que possuem negócios no exterior, que desejam viajar a turismo ou visitar a família que mora fora.

No momento as viagens internacionais estão limitadas para alguns países, porém há regras em todos os casos. Confira a seguir a lista dos países e como está a permissão de entrada de brasileiros e quais há restrições.

Restrições de viagem devido ao coronavírus

viagens covid 19

O Brasil ainda vive o pico da pandemia do coronavírus e o grande número de casos fez com que o Brasil (e até mesmo os residentes estrangeiros que moram no Brasil) fosse barrado para fazer viagens internacionais e entrar em determinados países.

Os países têm feito isso, para conseguir manter seus países seguros e evitar novas ondas de contaminação. 

Porque o Brasil está sendo barrado?

A pandemia do coronavírus começou depois no Brasil e países como a China (onde o vírus começou) e Europa foram afetados muitas semanas antes. 

Depois de um longo período de quarentena, muitos países já conseguiram controlar a propagação do vírus e graças a conscientização da população e as medidas bem rigorosas de isolamento social estipuladas. 

Como o Brasil está com a situação descontrolada e, o número de casos continua subindo, já ultrapassando os 2,1 milhões de casos e mais de 80 mil mortes há restrições de entrada de brasileiros para diversos destinos (principalmente Europa e Estados Unidos). 

O Brasil é segundo país do mundo em número de casos do coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Por isso, muitos países estão barrando viagens internacionais de brasileiros e de outros países onde a pandemia ainda está com o pico do vírus chinês ativo. 

Os primeiros casos de coronavírus começaram no final de 2019 na China. Já no Brasil, o primeiro caso de coronavírus confirmado foi em 26 de fevereiro de 2020, quando um empresário brasileiro retornou da Itália (região da Lombardia) para São Paulo. 

Já a Organização Mundial da Saúde declarou o vírus como uma pandemia mundial no dia 11 de março de 2020. 

Confira nossas 20 dicas incríveis de como planejar uma viagem internacional.

Conheça a situação dos países com restrições de viagem

Veja como está a situação do coronavírus na restrição de viagens internacionais para a entrada de estrangeiros e brasileiros.

China

A China, onde tudo começou, continua com suas fronteiras fechadas e não permite a entrada de brasileiros, nem cidadãos europeus. 

Itália

A Itália faz parte da União Europeia e os brasileiros estão impedidos de entrar nos 27 países-membros a turismo. Só podem entrar cidadãos italianos (e europeus) e quem mora no país (com residência legal).

Coreia do Sul

A Coreia do Sul reabriu suas fronteiras de forma controlada e exige testes para todas as pessoas que chegam no país. Os brasileiros podem entrar na Coreia do Sul desde que apresentem o teste negativo do Covid-19.

O teste deve ser realizado no máximo 48 horas antes do embarque por um hospital ou clínica aprovada pela Embaixada ou Consulado da Coreia. 

Pode ser exigido uma quarentena obrigatória, mediante avaliação pelas autoridades na chegada no aeroporto. 

Estados Unidos

Nesse momento, os brasileiros estão proibidos de entrar nos Estados Unidos. Podem viajar apenas naturais dos Estados Unidos e residentes legais que moram no país norte-americano. 

Esses cidadãos são redirecionados para um dos 13 aeroportos preparados para o recebimento. A quarentena é obrigatória e as pessoas devem monitorar a sua saúde por 14 dias. 

Canadá

As viagens internacionais coronavírus continuam proibidas no Canadá. Os estrangeiros estão proibidos de entrar no Canadá. Estão autorizados apenas residentes permanentes, cidadãos dos Estados Unidos e alguns trabalhadores temporários estrangeiros e alguns estudantes internacionais (em alguns casos específicos).

Portugal

viagens internacionais volta normalidade

Portugal seguiu a determinação da União Europeia e proibiu a entrada de brasileiros, por conta do grande número de casos do Covid-19. Desde o dia 01 de julho, o coronavírus e viagens atrapalhou a vida de muitas pessoas. 

Podem entrar em Portugal apenas residentes legais em Portugal e cidadãos com cidadania portuguesa (ou europeus). Os turistas brasileiros estão proibidos de entrar na Europa. 

A decisão é avaliada pela União Europeia a cada 15 dias e os brasileiros continuam restritos a fazer viagens internacionais na Europa. 

França

Como país pertencente a União Europeia, a entrada de brasileiros também está proibida na França. A União Europeia tem sido rígida com os países-membros e pede que não há haja exceções de liberação de países. Podem entrar na França apenas residentes no país ou que sejam cidadãos franceses (ou europeus).  

O uso de máscara em locais fechados também virou lei na França, com risco de multa para quem não obedecer às regras. 

Israel

As viagens internacionais e a entrada de brasileiros em Israel estão proibidas desde o dia 18 de março de 2020. A medida vale para todos os estrangeiros. 

Dubai, Catar e Oriente Médio

Já os brasileiros que pretendem viajar para os Emirados Árabes Unidos (nas famosas cidades de Dubai ou Abu Dhabi) estão autorizados desde o dia 07 de julho de 2020.

Porém, é necessário apresentar um teste negativo do coronavírus emitido em no máximo 96 horas antes do embarque. Na chegada em Dubai, os passageiros são submetidos a testes adicionais e a medição da temperatura corporal. 

Já a entrada de brasileiros no Catar durante o coronavírus está proibida, assim como todos os estrangeiros. Podem entrar no Catar apenas residentes permanentes, ou acompanhantes de cidadãos nacionais do Catar.

Tailândia

Todas as viagens internacionais estão proibidas na Tailândia. Só podem entrar no país asiático residentes no país ou familiares de tailandeses. 

Japão

Já as viagens internacionais em tempos de coronavírus também estão proibidas no Japão.

Os brasileiros não podem viajar para o Japão e os japoneses e residentes que estiveram em áreas com muitos casos precisam fazer o teste do Covid-19, ficar em quarentena de 14 dias e evitar o uso de transporte público. 

Reino Unido

Com a saída da União Europeia (Brexit), a terra da rainha tem autonomia para determinar quem pode entrar e quem pode sair.

A entrada de brasileiros no Reino Unido estão autorizadas, mas é obrigatório a quarentena de 14 dias. A temperatura corporal dos passageiros também é avaliada na chegada do aeroporto. 

Viagens internacionais a turismo não são recomendadas, apenas para quem possui uma viagem essencial, ou reside no país. 

Quem não cumprir a quarentena obrigatória no Reino Unido pode pagar uma multa de £ 1.000 libras (equivalente a R$ 6.500,00 reais).

Documentos para passaporte: veja quais você vai precisar, quanto custa e como fazer o seu, ante de viajar.

Viagens internacionais: quando voltam a normalidade?

proximas viagens internacionais

Muitas pessoas tinham viagens internacionais marcadas e tiveram seus voos cancelados ou proibição de entrada por estarem no Brasil, o segundo país na lista de maior casos do coronavírus. 

Ainda não se sabe afirmar ao certo quando as viagens voltarão a normalidade. Mas a vacina do Covid-19 começará a ser testada em profissionais de saúde e até o final do ano deve estar pronta para a população. 

A vacina da Universidade de Oxford (Inglaterra) já foi testada e tem apresentado resultados promissores. 

Para os países que já é possível viajar, é importante que o viajante leia todas as regras estabelecidas pelos governos (com datas atualizadas), como testes negativos do coronavírus recentes, medição de temperatura corporal, etc. 

Na maioria dos países é obrigatório o uso de máscara em locais públicos e há restrição do número de pessoas em restaurantes, museus, bares, supermercados e atrações turísticas. 

Veja 15 dicas para viajar com segurança em tempos de coronavírus.

Saiba como se planejar para a volta das viagens internacionais

As restrições de viagens internacionais por conta do coronavírus têm sido atualizadas a cada 15 dias pelas autoridades de cada país.

Mas enquanto não é possível viajar tranquilamente, você pode ir pesquisando as opções de destinos para voltar a passear e a fazer viagens nos próximos meses, quando tudo voltar a normalidade. 

Mas qual o lugar mais barato para viajar para fora do Brasil? 

Os países da América do Sul são as opções mais baratas para fazer viagens internacionais, para quem sai do Brasil. Você pode optar em agendar férias para Argentina, Uruguai ou Chile, por exemplo.

Para viajar para os 9 países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Chile, não é necessário ter passaporte. Apenas o documento de identificação pessoal (RG) é válido como documento de viagem. 

O seu RG precisa ter menos de 10 anos de expedição e deve estar em bom estado de conservação. Se ele estiver muito danificado, você precisa solicitar um novo documento antes de viajar. 

Na América Latina, fazer uma viagem para o Peru também pode ser uma experiência incrível. Com uma gastronomia muito rica e famosa em todo o mundo, o Peru tem entre os principais destinos Lima, a capital do país e uma das maiores cidades da América do Sul. 

Além de Machu Picchu e Cusco, a capital do Império Inca, com lugares lindíssimos para conhecer. Uma viagem inesquecível. 

Lugares para viajar na América do Sul: os destinos imperdíveis bem pertinho do Brasil.

Ao escolher um destino para curtir as férias, você deve avaliar qual o seu estilo de viajante e qual o objetivo da viagem: descanso, passeios diurnos, passeios noturnos, festas, baladas, praias, serra, neve, grandes cidades, etc. 

Descobrir qual melhor viagem internacional vai depender do que você busca. Normalmente, os mais jovens gostam mais dos Estados Unidos e optam por viajar para as cidades da Califórnia, Flórida e Nevada (Las Vegas). 

Já as pessoas mais experientes amam viajar para a Europa, visitar museus, castelos, igrejas, palácios, galerias de arte, teatros e óperas. 

A Europa é um verdadeiro museu a céu aberto e a Itália é um dos países mais desejados para viajar. Cidades como Roma, Florença e Veneza são os destinos preferidos para as viagens internacionais. Além dos museus e igrejas, a comida italiana já é uma atração por si só.  

Durante o verão europeu, lugares como as ilhas gregas de Santorini e Mykonos são os mais badalados e também a Ibiza, na Espanha. Os três destinos possuem praias belíssimas e são destinos românticos e com gente jovem e bonita. 

Tour pela Europa: veja um roteiro de viagem, dicas e passeios incríveis para você se programar.

Dicas para programar suas próximas viagens internacionais

lugar mais barato para viajar

Nesse momento, o ideal é comprar pacotes de viagens reembolsáveis e com possibilidade de remarcação. Até dezembro, o mundo já deve ter voltado a normalidade, portanto, você já pode começar a pesquisar suas próximas férias. 

Ao escolher um hotel para se hospedar, por exemplo, opte sempre pela opção do cancelamento gratuito. Assim você tem flexibilidade para remarcar, se for necessário. 

Os passeios turísticos do destino, você pode fazer uma lista do que visitar e fazer uma programação, mas espere para comprar alguns dias antes da viagem ou até mesmo na hora. 

Com as companhias aéreas, já há mais flexibilização para as viagens internacionais. Quando um voo for cancelado por conta da companhia, você tem direito de remarcação ou do reembolso do dinheiro (fique atento aos seus direitos). 

Para finalizar, a nossa dica é: esteja atento às notícias sobre as viagens internacionais coronavírus, quais as atualizações semanais e acesse sempre os sites oficiais dos governos para verificar como está a entrada de turistas e quais as regras solicitadas antes de embarcar. 

O que fazer em Nova York: veja dicas com os melhores roteiros e passeios na Big Apple, com atrações para todas as idades. 

Antes de preparar as malas e viajar, compre o melhor Chip Internacional do mercado que garante uma conexão de alta qualidade para mais de 200 países e receba na sua casa. Compre aqui o seu e viaje conectado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *