Algarve, Portugal: História, As 20 Melhores Praias e Tesouros Impressionantes

praias do Algarve

Descubra quais as melhores praias do Algarve e qual a melhor época para visitar Portugal!

As praias do Algarve são o lugar perfeito para curtir as férias de verão em Portugal. Localizada no sul de Portugal, a região do Algarve possui praias paradisíacas e lugares lindíssimos para visitar. Se você está planejando uma viagem para Portugal em família, confira tudo sobre a região e monte seu roteiro! 

Algarve, Portugal: história e curiosidades

A região do Algarve possui cidades incríveis para visitar, praias lindíssimas e muitos centros históricos bem preservados, com lojas de produtos locais. A região turística é muito concorrida nos meses de Verão por causa das suas belas praias e lugares paradisíacos famosos em todo o mundo. 

A região portuguesa está realmente preparada para receber o turista: possui bons hotéis, parques aquáticos, restaurantes com todas as gastronomias internacionais, boates, bares e profissionais preparados para falar inglês com os gringos. 

Em 2021, o Algarve foi eleito o Melhor Destino de Praia da Europa pelo prêmio World Travel Awards. Já entre os melhores hotéis do Algarve, em Portugal os ganhadores foram: 

  • Cascade Wellness Resort, em Lagos (Resort Desportivo)
  • Lake Spa Resort, Praia da Falésia em Vilamoura – Algarve (Resort Lifestyle de Luxo)

Se hospedar no Algarve é poder escolher entre muitas opções de hotéis, resorts 5 estrelas, casas para alugar durante as temporadas e muitos locais lindos e incríveis para passar as férias em Portugal. 

Eu fiquei completamente encantado com o Algarve e tudo que a região tem para oferecer aos turistas. Sem dúvida, um dos melhores destinos de praia da Europa. 

Seguro viagem internacional

AMERICACHIP10 seguro viagem

Antes de viajar para Portugal saiba que é obrigatório fazer um seguro viagem internacional para entrada na Europa. Em todo o Espaço Schengen é necessário contratar um seguro viagem com cobertura médica de pelo menos € 30 mil euros. 

O seguro é fundamental para que em caso de acidente ou doença, você esteja coberto por uma seguradora para ter atendimento médico em hospitais privados no exterior.

Seguros Promo é uma das melhores opções para contratar um seguro e você faz tudo sem sair de casa. A empresa oferece diversas seguradoras para você escolher e poder comparar os preços e quais coberturas ela cobre: que vão desde o cancelamento de voo, extravio de bagagem, traslado de corpo e regresso sanitário.

O valor das coberturas do seguro dependem do seu estilo de viajante, da idade, dos roteiros que irá fazer e se irá desejar incluir alguma proteção adicional. E você quer um desconto especial? Utilize o cupom: AMERICACHIP10 e ganhe 10% de desconto na contratação do seu seguro de viagem internacional.

Principais cidades do Algarve, Portugal

Entre as principais cidades do Algarve em Portugal estão:

  • Faro;
  • Lagos;
  • Albufeira;
  • Portimão;
  • Tavira;
  • Vilamoura;
  • Olhão;
  • Loulé;
  • Lagoa;
  • Silves;
  • Sangres.

Estima-se que a região do Algarve tenha 467 mil moradores, sendo a quinta maior área urbana de Portugal. O local é onde existem mais estrangeiros morando em Portugal, principalmente cidadãos europeus, vindos da Inglaterra, França, Alemanha e Itália.

Tour pela Europa: Custos e 20 Roteiros Incríveis [Guia de viagem para Europa].

Conheça a cidade mais bonita do Algarve

É bem difícil escolher a cidade mais bonita do Algarve, porque todas são incríveis. Mas um dos lugares mais lindos do Algarve e bastante especial é o Algar de Benagil na cidade de Lagoa, Portugal. 

A gruta é muito famosa, com água do ar azul turquesa e foi eleita como uma das 10 maravilhas naturais do Mundo pelo jornal britânico The Guardian. 

A formação da cavidade natural tem cerca de 20 milhões de anos e normalmente as visitas são feitas em pequenos barcos que conseguem entrar na gruta, causando uma experiência sensacional para nós visitantes. 

Muitos turistas até suspiram ao entrar na gruta, pois o local é realmente sensacional e paradisíaco, parece que você está entrando em um filme.

Saiba onde ficam e como chegar às praias do Algarve, Portugal

As praias do Algarve ficam no extremo Sul de Portugal. Para chegar ao Algarve é possível escolher dois locais para pousar: o Aeroporto Internacional de Lisboa (Aeroporto Humberto Delgado) e o Aeroporto de Faro. 

Faro é a capital do Algarve e a maioria dos voos chegam em Faro vem de destinos europeus. Já o Aeroporto de Lisboa é por onde chegam a maioria dos voos internacionais, especialmente para quem viaja do Brasil. 

Por ter maior quantidade de voos, o Aeroporto de Lisboa é a melhor opção para chegar a Portugal. E depois de aproveitar alguns dias na capital portuguesa, você pode descer até o Algarve de trem (comboio), ônibus (autocarro), ou alugando um carro.

A distância entre Lisboa e Faro é 278 quilômetros (cerca de 2h40 minutos de viagem de carro). Para quem quer mais rapidez, também há voos de Lisboa a Faro. 

Porém, fazer a viagem de carro é sempre a melhor opção pois você vai vendo as incríveis paisagens e pode conhecer todas as praias que quiser. 

As praias do Algarve são espetaculares e onde a água do mar é um pouco mais quente do que o restante do país. Mas nunca esqueça que você está na Europa. A temperatura do mar não tem nada haver com as praias brasileiras. 

Melhor época para visitar as praias do Algarve

A melhor época para visitar as praias do Algarve é entre maio e setembro. Quando os dias estão mais quentes e há mais dias de sol. O período de alta temporada no Algarve é de julho a setembro. 

Especialmente no mês de agosto, quando a maioria dos portugueses tira férias e gosta de viajar até o Algarve para aproveitar dias de descanso, mar, areia e água fresca! 

A melhor época para tomar banho de mar e aproveitar as praias é agosto e setembro, que são os meses mais quentes do ano. Entretanto, o Algarve é lindo em todas as estações do ano e você pode aproveitar a época de baixa temporada para se hospedar em lindos resorts de frente para o mar. 

Além de hotéis e resorts, no Algarve há muitas casas de temporadas para alugar por dia ou semana. As imobiliárias da região estão bem preparadas para receber os turistas internacionais e a maioria das pessoas falam inglês nas atrações turísticas. 

Leia também: Viajar para Portugal 2022, descubra 20 roteiros de viagem e quando viajar.

As 20 melhores praias do Algarve para famílias

melhores praias algarve

Conheça a seguir quais são as 15 melhores praias do Algarve para aproveitar em família:

01 – Praia de Odeceixe

A Praia de Odeceixe é uma das praias do Algarve para visitar. Ela fica na cidade de Aljezur e é uma pequena enseada, ideal para as crianças aproveitarem.  Classificada com bandeira azul e considerada uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. 

A praia de Odeceixe fica no extremo norte de Aljezur e tem a particularidade de ter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Por isso, conta com banhos de mar e de rio.

02 – Praia das Adegas

A Praia das Adegas também está localizada em Aljezur (do lado da Praia de Odeceixe) e é uma praia para fazer Naturismo. Por isso, ela é indicada apenas para adultos. 

03 – Praia do Vale dos Homens

A Praia do Vale dos Homens fica na cidade do Algarve de Aljezur e faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Ela é uma praia pouco movimentada, cercada por rochas e ideal para quem gosta do contato com a natureza. O seu acesso é feito através de escadas, por isso, tenha atenção se tiver dificuldades de locomoção. 

Férias em Família: confira os 20 melhores destinos para viajar em família.

04 – Praia do Camilo

A Praia do Camilo é uma das mais bonitas de Portugal. Localizada na cidade, Lagos é uma pequena praia, cheia de falésias e uma cor de mar espetacular. O acesso à Praia do Camila é feito através de uma longa escadaria, com 200 degraus, mas vale a pena cada segundo. A vista é sensacional. 

05 – Praia Dona Ana 

A Praia Dona Ana é bastante famosa e já foi classificada como uma das melhores praias do mundo! Sua faixa de areia é ampla e a praia é bastante movimentada no Verão. É uma ótima praia para famílias com crianças pequenas, pois o mar é tranquilo. A vista é lindíssima e o acesso a praia é feito por escadas. 

06 – Praia João Arens

Já a Praia João Arens possui uma pequena faixa de areia e grandes falésias que a circundam. É muito comum ver pessoas fazendo naturismo, e não é indicada para crianças. O acesso à praia é difícil e pode ser realizado por barco, descendo o penhasco ou pela Praia Barranco das Canas (quando a maré estiver baixa). 

07 – Praia do Carvoeiro

A Praia do Carvoeiro é uma das mais famosas praias do Algarve e fica na cidade de Lagoa. Além da incrível praia com casas em cima das falésias nos dois lados, é possível passear no centrinho, aproveitar as lojas de artesanatos, restaurantes e bares. É uma praia lindíssima com mar calmo e perfeita para levar as crianças. Também há várias lojas com produtos de praia, brinquedos e guarda-sol para comprar. 

Viajar barato pela Europa: Guia com as melhores dicas para 2022.

08 – Praia de Vale Centeanes

Qual a praia mais bonita do Algarve

A Praia de Vale Centeanes fica na cidade de Lagoa no Algarve e é cercada por falésias. É uma praia linda, de bandeira azul e há passeios de barco para as grutas do Algarve. Além disso, é uma ótima praia para fazer mergulhos e descobrir a vida marinha. 

09 – Praia de Benagil 

A Praia de Benagil está localizada na cidade de Lagoa e é muito famosa pela sua gruta, chamada Algar de Benagil. A faixa de areia não é muito grande, mas o grande destaque da praia é fazer um passeio de barco pelas grutas do Algarve. Há um passeio de 30 minutos, 1 hora e as crianças podem ir junto. Realmente vale a pena conhecer e se encantar com as grutas e falésias. 

10 – Praia da Corredoura

Já a Praia da Corredoura fica na Caramujeira no município de Lagoa e é uma praia bem pequena, rodeada de lindas falésias. A água limpa do mar e a cor da água são sensacionais. 

11 – Praia da Marinha

A Praia da Marinha é uma das praias mais bonitas do Algarve, considerada uma das 10 mais belas praias da Europa pelo Guia Michelin. Super famosa e super incrível para visitar. Nela, as falésias formam um coração, quando visto do alto e câmera bem posicionada. Vale a pena visitar, nem que seja para tirar fotos lá do alto. 

A Praia da Marinha é uma das praias que podemos ver de perto no passeio de barco saindo da Praia de Benagil. Na minha opinião é realmente uma das mais bonitas do Algarve e com certeza, vale a pena conhecer. 

12 – Praia da Albandeira

A Praia da Albandeira fica na cidade de Lagoa é outra opção de praia do Algarve para curtir o Verão em Portugal. Ela é conhecida pelas suas piscinas naturais que são formadas pelas rochas. 

13 – Praia da Carriagem

Já a Praia da Carriagem fica na cidade de Aljezur e o seu acesso é através de uma trilha com pinhais e dunas. A trilha de acesso à praia é íngreme com uma escada no final. Por isso, não é indicada para ir com crianças ou pessoas com mobilidade reduzida. 

14 – Praia da Amoreira

Outro destaque das praias do Algarve é a Praia da Amoreira, com imenso areal para curtir os dias de sol. Quando a maré está baixa se formam lagunas muito legais para as crianças brincarem. Ela está localizada na cidade de Aljezur. 

15 – Praia do Monte Clérigo

A Praia do Monte Clérigo também está localizada no município de Aljezur e faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A descida até a praia proporciona aos visitantes uma vista panorâmica incrível. 

16 – Praia da Manta Rota (Vila Real de Santo António)

A Praia da Manta Rota não é tão famosa, mas é uma delícia, com uma ampla extensão de areia e mar calmo. Ela está localizada na cidade de Vila Real de Santo António. A praia fica a 10 quilômetros de distância de Tavira. 

A praia é acessível, com passadiços de madeira que facilitam o acesso de carrinhos de bebé e cadeirantes. Além disso, a praia tem bandeira azul, água do mar clara e limpa e salva-vidas durante os meses de verão europeu (Junho, Julho, Agosto até início de setembro). Normalmente a época balnear de Portugal, que é a época mais quente e quando as pessoas normalmente entram no mar, vai de 15 de junho a 15 setembro. 

Sendo o mês mais quente julho e agosto. Em setembro, os dias já começam a ficar mais curtos um pouco e a noite refresca bastante. 

Durante a sua viagem para Portugal no verão lembre sempre de levar um casaquinho a tira colo, principalmente para as noites e por causa da brisa do mar. 

Na praia você consegue comer muitos pratos com frutos do mar e principalmente a tradicional sardinha portuguesa assada na brasa, um prato típico de todo o país luso, de norte a sul. 

17 – Praia da Cova Redonda (Lagoa)

Praia da Cova Redonda Lagoa

A Praia da Cova Redonda fica na cidade de Lagoa e é considerada uma das praias mais bonitas da Europa. Com várias falésias e formações rochosas, o acesso a praia acontece através de escadas longas e vegetação. A praia conta com estacionamento, salva-vidas no verão e bar com bebidas e alimentação. 

Para quem tem mobilidade reduzida a praia não é recomendada por causa da grande escadaria para ter acesso à praia. 

18 – Praia dos 3 Irmãos (Portimão)

A Praia dos 3 Irmãos é uma das praias mais lindas do Algarve e suas formações rochosas formam verdadeiras molduras para a praia. A praia conta com água transparente, limpa e com uma cor verde clara. 

A Praia está localizada em Portimão no Algarve, entre as praias do Alvor e da Prainha. Ela conta com boa infra-estrutura, mas é pequena. Durante o verão, a praia conta com bar, posto de saúde, salva-vidas e boa estrutura para os turistas que viajam para o Algarve. O local também adequado para a partida de surf e windsurf. 

Conheça os Melhores Pontos Turísticos na Grécia: História e Curiosidades.

19 – Praia do Barril (Tavira)

A Praia do Barril fica na ilha de Tavira no Algarve, com bastante espaço na areia. O local é ótimo para passar o dia e conta com boa estrutura no Verão. O acesso à praia não tem escadas, mas sim passadiços de madeira, por isso, o acesso é bom. O local também conta com banheiro, bar, estacionamento e chuveiros (duches). 

20 – Praia de Cabanas (Tavira)

A Praia de Cabanas também fica em Tavira no Algarve. Ela faz parte da Ilha de Cabanas e o acesso é feito de barco. A areia é clara, macia e a água do mar transparente. O acesso a ilha de Tavira vale a pena pois há muita tranquilidade. No local também há espaço para quem gosta de praticar pesca desportiva. Vale a pena conhecer! 

Agora que você já conhece uma lista das melhores praias do Algarve, me diz: qual a sua favorita? As mais remotas, as com falésias e grutas ou de acesso mais fácil?

Os 05 mais impressionantes tesouros do Algarve

O Algarve é um lugar impressionante de turismo em Portugal e alguns dos seus tesouros são: 

Ruralidade de Budens

A ruralidade de Budens faz parte da cidade de Vila do Bispo no Algarve. Budens estava muito tempo fora do radar dos turistas que andavam pela estrada nacional EN 125, para quem entra para a cidade de Sagres. Mas com o passar dos anos, o turismo causou um olhar diferente para o local, chamando atenção das empresas de turismo. 

Arqueologia em Vila do Bispo

tesouros do Algarve

Os registros arqueológicos da Vila do Bispo são de 33 mil anos! Você acredita? Para quem gosta de arqueologia, é uma parada obrigatória na sua viagem para Portugal. 

Em Vila do Bispo estão centenas de menires, que são monumentos pré-históricos de pedra. Eles são cravados de forma vertical no solo, e muitas vezes com um tamanho bem elevado. No local estão alguns dos mais antigos de toda a Europa. Entre eles, o Menir do Padrão, na trilha megalítica dos Amantes, na Vila do Bispo. Já imaginou fazer uma trilha tão histórica como essa?

Paleolítico em Vale de Boi

Além disso, em Budens foi descoberta a Jazida Arqueológica Paleolítica de Vale de Boi. O local histórico foi descoberto no ano de 1998 e muitos arqueólogos portugueses e internacionais estudam o local. 

As escavações dos arqueólogos encontraram no local vários objetos ligados à caça, atividades da época e também ossos de animais entre o Paleolítico Superior e o Neolítico Antigo. 

O local está localizado próximo à estrada EN125, entre Lagos e Vila do Bispo, no leste da Ribeira do Vale de Boi. Localizado há cerca de 2 quilômetros de distância da praia. 

De acordo com os pesquisadores que trabalharam no local, os vestígios são de mais de 30 mil anos, os elementos mais antigos já encontrados em Portugal. 

Forte de São Luís de Almádena

O Forte de São Luís de Almádena ou Fortaleza de São Luís de Almádena é conhecido como Forte da Boca do Rio e fica em Vila do Bispo no Algarve. A fortaleza militar fica na Praia de Almádena e foi construída no ano de 1632, no reinado de Filipe III. 

A fortaleza sobreviveu ao terremoto que atingiu Portugal no ano de 1755. Porém, ao longo dos anos a erosão atmosférica foi deixando o local em ruínas. Atualmente, o local é Imóvel de Interesse Público em Portugal, mas seu estado de conservação não é dos melhores. 

As Salinas de Odiáxere

A vila de Odiáxere pertence à cidade de Lagos, no Algarve. E entre um locais mais interessantes estão as antigas salinas. Atualmente o local não funciona mais como produtora de sal, mas é possível fazer observação de aves nas salinas.

Entre as aves estão as cegonhas, flamingos, garças, colhereiros, entre outras espécies. É possível fazer um trilho no local ao longo da encosta. 
Veja também como visitar o Lago de Como, na Itália: As Melhores e Mais Incríveis Atrações [Guia]

Dicas de onde se hospedar no Algarve

melhores praias do algarve para familias

Existem muitas opções de cidades para se hospedar no Algarve e você pode escolher de acordo com o hotel que deseja ou da praia que gostaria de ficar mais próximo. Entre as melhores opções de cidades para curtir as praias do Algarve estão:

  • Faro;
  • Tavira;
  • Lagos;
  • Lagoa;
  • Albufeira;
  • Portimão;
  • Loulé;
  • Vilamoura. 

Importante saber que cada cidade/praia, fica mais ou menos a 20, 30 minutos de distância. Por isso, alugar um carro no Algarve é sempre a melhor opção para conseguir visitar mais praias no mesmo dia. Minha recomendação é que você escolha primeiro o hotel que ficará hospedado e depois faça um roteiro do que gostaria de visitar por dia. 

Quando estiver visitando o Algarve não esqueça de visitar a Ponta da Piedade, um dos lugares mais lindos da região e também onde há passeios de barco! 

Não deixe de provar também a gastronomia típica do Algarve, com muitos pratos de frutos do mar e peixes frescos sensacionais. 

Viajar para o Algarve é se encantar! Há muitas atrações além das praias, como os centros históricos, mercados públicos, restaurantes, bares, boates e lojas. Além de experiências mais exclusivas, como aluguel de iate para curtir o dia, almoços à beira-mar, esportes radicais e muitas outras!

Saiba quanto custa viver no Algarve, Portugal

O Algarve é uma região bastante turística e os preços dos imóveis são altos em várias cidades. Tanto para comprar imóvel no Algarve, quanto para alugar, é preciso saber que existem locais muito badalados e onde muitos famosos têm casa de férias.

Entre as cidades com os maiores preços do metro quadrado no Algarve em 2022 estão:

  • Lagos: € 3.220 o metro quadrado;
  • Lagoa: € 3.119 o metro quadrado;
  • Albufeira: € 2.863 o metro quadrado;
  • Tavira: € 2.588 o metro quadrado;
  • Olhão: € 2.364 o metro quadrado;
  • Faro: € 2.313 o metro quadrado;
  • Portimão: € 2.251 o metro quadrado.

*Fonte: Idealista Portugal dados de 2022. 

Os preços dos aluguéis no Algarve variam muito de acordo com a cidade e com o ano do imóvel. Mas a média é de € 900 a € 1.300 para aluguel de um apartamento de 2 a 3 quartos e mais de € 3.000 para uma casa com piscina no Algarve. 

Além disso, também existem mansões para alugar por cerca de € 6.000 euros por mês.

Atualmente para morar no Algarve é preciso pelo menos € 2.000 por mês para um casal. Se você conseguir um imóvel menor de € 900 por mês, precisa ter em conta que precisará dar alguns aluguéis adiantados, caução ou então, ter um fiador português. 

Já os custos de alimentação em Portugal para duas pessoas, está na média de € 500 euros por mês (dados de 2022). Para as despesas de água, gás e energia, são cerca de € 150 por mês, internet e TV € 60 por mês. Além dos custos de transporte, saúde, academia e lazer. 
Você pode conferir os preços dos aluguéis no Algarve em sites como o Idealista

Qual cidade escolher para morar no Algarve?

A cidade com mais movimento no Algarve é Faro (capital do Algarve), que possui Aeroporto Internacional com voos low cost dentro da Europa, possui universidade (Universidade do Algarve), etc.

Além de Faro, outra cidade boa para morar no Algarve é Albufeira, com muitas opções de restaurantes, boa estrutura, supermercados  e bem agitada no Verão. 

Já para quem busca mais sossego Lagos é uma cidade sensacional, porém com o preço do metro quadrado mais alto. Em Lagos estão várias mansões com vista para o mar e muitos artistas têm casa de férias no Algarve. 

Importante saber que as maiores cidades do Algarve possuem uma boa estrutura de supermercados, farmácias e centros de saúde para atendimento. Porém, antes de escolher uma cidade para morar no Algarve, pesquise bastante a distância do hospital mais próximos, escolas, etc. 

Tenha em consideração que é uma região bastante turística e com poucas indústrias. Normalmente as pessoas trabalham com ligação ao turismo: hotéis, restaurantes, imobiliárias, bares, transportes, etc. 

A região do Algarve é lindíssima, mas quem escolhe morar na região normalmente vive de rendas, trabalha de forma remota ou então já é aposentado. 

Se você vai buscar um emprego, é preciso pesquisar bastante e tentar um emprego antes de se mudar para o Algarve. 

Qual a distância de Lisboa para o Algarve?

O acesso de Lisboa para o Algarve é muito bom. A estrada é a A2 e a média é 3 horas de viagem. De Lisboa a Lagos são 301 quilômetros, por exemplo. As estradas possuem pedágio, mas são excelentes e bastante seguras. 

Lua de Mel Na Europa: veja dicas de lugares românticos e inusitados para aproveitar a dois. 

Conclusão

Portugal é um país lindo do Sul da Europa e há muito para explorar e conhecer. Não deixe de ficar alguns dias também em Lisboa e conhecer Cascais, Estoril e Sintra também,

Se você ama o litoral, as praias do Algarve são lindíssimas e de cair o queixo, você com certeza irá se apaixonar também! Muitas praias têm a vantagem de serem acessíveis e boas para crianças e toda a família! Outras, possuem escadarias, por isso, pesquise sempre antes de visitar e como você irá se locomover. 

Outra dica é toalha ou cadeira de praia, guarda-sol, sempre levar água, bebidas e comidas para comer na praia, porque não há muitos bares próximos, principalmente nas praias mais isoladas. E apesar de não parecer por causa da brisa, o sol queima bastante, por isso, use protetor solar em todo o seu corpo, leve chapéu, óculos de sol e se proteja! 

O Algarve é formado por várias cidades e há muitas opções para se hospedar e curtir as férias. Aproveite o melhor de Portugal e viaje já conectado, com seu chip internacional de alta velocidade da America Chip!

Você recebe seu chip de celular em casa, antes da sua viagem e já chega no seu destino conectado e com internet o tempo todo. Conheça os planos de viagem para Portugal

Aproveite para ler tudo sobre Cascais em Portugal: história, como morar e as atrações da vila portuguesa do ladinho de Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.