Europa

Conheça a Polônia: Curiosidades e 20 Pontos Turísticos Apaixonantes

Polonia

A Polônia reserva aos seus visitantes atrações imperdíveis como castelos, igrejas e campos de tirar o fôlego. Sua próxima viagema turística agora tem destino certo!

Conhecer a Polônia e toda sua beleza é sinônimo de uma viagem inesquecível. Dos castelos, aos costumes de um povo acolhedor, por todos os cantos você irá se deparar com a história de um lugar que exala bravura e valentia.

Neste post, há todas as informações necessárias para você montar seu roteiro perfeito em mais um destino da Europa. Confira!

Curiosidades que você só encontra na Polônia

A Polônia é um país europeu cercado por vários outros países de grande relevância para esse continente. É também carregado de fatos curiosos que a tornam ainda mais interessante aos turistas. 

Nesse país algo muito significativo, para o povo, é o papel da religião na sociedade, com mais de 85% dos habitantes professando a fé católica. Assim, desde de 2020 foi estabelecida uma lei que proíbe qualquer tipo de comércio aos domingos, já que esse dia é um dia, para os cristãos, de descanso e dedicação a Deus.

E para os amantes de bichinhos, vai amar saber que na Polônia há um dos menores índices de animais abandonados ou em situação de rua. Os poloneses se preocupam muito com a vida animal.

Já imaginou ir até uma máquina de café e dela sair sopa? Pois é mais ou menos isso que acontece nesse país. Como a sopa é uma das bases alimentares é possível conseguir comprá-las de forma expressa assim como um café, na maioria das mercearias polonesas. 

Outro fato interessante é que a Polônia foi o berço de figuras importantes da história do mundo. Como Nicolau Copérnico, o Papa João Paulo II e Frédéric François Chopin.

Em questão de localização a Polónia está na região central da Europa, sendo também o 9° maior país do continente. Faz fronteira com a Alemanha, Ucrânia, Rússia, República Tcheca, Eslováquia, Lituânia e Bielorrússia

É na Polônia também que se tem os maiores índices de poluição, provocados principalmente pelo aquecimento das casas no inverno, que utilizam técnicas parecidas como uma lareira. Sendo assim um agravante para o meio ambiente que as autoridades trabalham fortemente para solucionar. 

America Chip: Concexão 5H na Polônia

America Chip Conexão 5G na Europa

Uma viagem internacional  traz novas experiências e aventuras inesquecíveis. Acredite, você vai querer compartilhar, com o mundo, toda a sua experiência.  

Ao adquirir o Chip Internacional Europa, você poderá contar com acesso a Internet Ilimitada 4G. Além disso, você terá acesso a ligações locais durante toda a sua viagem, isso representa mais segurança para a sua viagem.

Monte o melhor planejamento de viagem para Polônia

Um planejamento bem feito e completo vai garantir que sua viagem à Polônia seja tranquila e sem perrengues. Além, é claro, de otimizar o seu tempo fazendo com que aproveite ao máximo todas as atrações turísticas. Alguns pontos devem ser levados em conta neste planejamento, separamos os mais importantes, confira!

Defina a data da sua viagem

A melhor época para você visitar o país é nos períodos entre maio e outubro, porque a temperatura média torna o clima bem mais agradável, mas os dias mais quentes não são raros. 

Os meses de janeiro e fevereiro são os meses mais frios, ideal para quem gosta daquele friozinho. O período ideal da sua viagem deve estar alinhado ao seu perfil de viajante. 

Defina um orçamento para sua viagem

Comece  seu orçamento pelas despesas mais altas, sendo que as passagens aéreas, com certeza, terão mais peso no orçamento. Assim sendo, já coloque este valor em primeiro lugar da lista para não contar com ele depois. 

Faça pesquisa de preços entre diferentes companhias aéreas, além de procurar pontos de milhas e promoções que você possa ter em seu programa do cartão de crédito. 

Além de definir qual valor total a ser levado, estipule os valores para gastos diários e valores de reserva para prováveis imprevistos. 

Compre as passagens

Atualmente, não existem companhias aéreas com voos diretos para Polônia. Quando for comprar as passagens, procure saber  o que está embutido no valor do bilhete, porque pode aparecer na hora do check-in, e você precisará pagar por bagagem despachada, refeição a bordo, troca de assento, etc. 

Outra dica é quanto às datas de uma viagem, se suas datas preferidas tiverem alguma margem de manobra você poderá escolher os voos que mais lhe agradam.

Reserve o hotel

Na Polônia há muitas opções de hotéis perto de lugares  interessantíssimos para curtir com a família inteira. Fazer as reservas antecipadamente ajuda a conseguir melhores preços.

Ótimos hotéis nas principais regiões incluindo Silésia, a pequena Polónia. Se você procura por um hotel barato na Polônia, deve considerar viajar durante a baixa temporada. 

Os preços dos quartos de hotel variam dependendo de muitos fatores, mas você provavelmente encontrará as melhores ofertas.

Contrate um seguro de viagem

A Polônia faz parte do espaço Schengen, isso traz aos viajantes a obrigatoriedade do seguro viagem. Ao escolher um seguro  procure saber qual se adequa às suas necessidades. 

É importante ter a certeza de que você terá respaldo quando precisar acionar o seguro para quaisquer emergências e imprevistos.O seguro viagem para a Europa é o serviço que vai certificar a segurança e tranquilidade para que você possa usufruir de tudo que o lugar tem a oferecer. 

Monte o roteiro de passeios

Montar um roteiro para Polônia vai otimizar o seu tempo e você vai aproveitar melhor sua viagem. Além disso, o roteiro de viagem é a chave para você ajustar seu orçamento evitando que ele estoure. 

Para criar o seu roteiro você só precisa de informações básicas sobre sua viagem e um mapa para planejar tudo de forma eficiente e organizada. Faça reservas em shows, museus e restaurantes de forma antecipada. 

Polônia x País de Gales: qual é a melhor

polonia selecao

Para além do cenário do futebol, onde os dois países sempre estão competindo, há algumas particularidades que podem ser importantes quando se pensa em visitar a Europa entre esses dois lugares. 

Sabemos que o conceito de melhor é relativo de acordo com cada perspectiva, porém é possível fazer algumas considerações. Se tratando de turismo, a Polônia tem sua economia muito voltada para essa área, sendo assim muito bem pensada em receber visitantes e sem dúvidas isso é um ponto a favor.

É diferente do País de Gale a Polônia, reserva para os turistas um território muito mais vasto e completo, com diversas cidades para conhecer. Entretanto não poderíamos deixar de falar das vantagens de ir para o País de Gales, pela sua proximidade com a inglaterra, ter como língua oficial também o inglês e todas as suas belezas naturais.

Na realidade o importante é você conhecer um pouco sobre cada um desses países para que assim você saiba o que mais vai te agradar. Ou ainda quem sabe programar um tour para esses destinos e descobrir quem na sua opinião vence essa disputa. Saiba mais sobre a Polônia no site da embaixada no Brasil.

Conheça a língua e a moeda oficial da Polónia

O Polonês é o idioma oficial na Polônia e é falado como língua materna por parte da população. Embora faça parte da União Europeia desde 2004, a Polônia não adota o euro como moeda oficial. 

Aliás, a maioria dos poloneses é contra a adoção do euro pelo país. A moeda oficial é o Zloty, que em polonês significa “dourado”. Por ser  de baixa rotatividade, o Zloty possui uma difícil aceitação. O ideal é levar uma moeda de grande circulação e fazer o câmbio, ao chegar na Polônia.

Polônia: Os 20 melhores pontos turísticos

E para se apaixonar ainda mais pela Polónia, você precisa conhecer os fantásticos pontos turísticos deste país. Diversas atrações de tirar o fôlego, que tornaram sua viagem inesquecível.

01- Mina de Sal Wieliczka

Localizada na cidade de Wieliczka, esta é uma importante mina de Sal, que é atualmente considerada até um patrimônio histórico econômico da UNESCO. É um passeio incrível, os visitantes vão desfrutar de uma vasta mina salina subterrânea com cerca de 14km.

Mesmo sendo uma mina ativa desde do século XIII ainda hoje ela está produzindo sal, e é um importante pilar para a economia da Polônia. Toda sua grandiosidade é surpreendente, possuindo até uma catedral, no seu interior, com vários elementos esculpidos a mão. Um momento em sua viagem que não pode deixar de acontecer. 

Leia também: O Melhor da Albânia: Praias Inexploradas e Atrações Imperdíveis

02- Parque Nacional Słowiński

Parque Nacional Slowinski polonia turismo

O Parque Nacional Slowiński fica na costa do Mar Baltíco e é um dos espetáculos da natureza na Polônia. Sua extensão é gigantesca, cobrindo cerca de 186 km, divididos entre as águas e campos florestais.

A UNESCO, após o Programa sobre o Homem e a Biosfera, tornou esse parque um reservatório natural da biodiversidade. Assim, para os visitantes é permitido fazer passeios com guia ao meio das longas trilhas encantadoras. Um lugar especial que a natureza reserva na Polônia. 

03- Distrito dos Lagos de Masurian

O Distrito dos Lagos de Masurian não pode faltar no seu roteiro para Polônia. Esse lugar é repleto de atrações maravilhosas que vale a pena conhecer. Uma delas é a exibição de arte em Indian Village, um museu com vários relatos históricos do passado, de belezas únicas.

A Toca do Lobo é um arsenal de spas e monumentos que falam mais sobre Gierez maravilhoso para explorar, e não deixe também de conhecer a Pirâmide W Rapie para aprender mais sobre a história local. Aproveite também para desbravar a natureza percorrendo o Lago Mamry em meio a sua vasta área verde.

04- Montanhas Tatra

O passeio perfeito é sinônimo das Montanhas Tatra na Polônia. Um destino de fácil acesso principalmente pelo transporte público, chama atenção dos turistas todos anos para conhecer essa cadeia montanhosa que revela muito da fauna e flora europeia. 

O Parque Nacional de Tatra, como também é conhecido, é maravilhoso para explorar trilhas e atividades ao ar livre. Você vai adorar conhecer o Morskie Oko, o maior lago da região situado entre os cumes de algumas montanhas e ainda visitar as grandes cavernas do Vale Koscieliska no verão. 

05- Auschwitz-Birkenau

Auschwitz- Birkenau é um importante elemento da história da Polônia, e não poderia deixar de estar nessa lista. Esse lugar foi um campo de concentração, muito utilizado pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Sendo que hoje é um anexo histórico que é visitado por muitas pessoas.

Um lugar de carga forte de um período muito triste da história, mas que lembra o quanto a discriminação e violência entre as nações é e foi prejudicial para todo o mundo.

06- Palácio da Cultura e da Ciência

Um lugar super interessante para os turistas, O Palácio de Cultura e da Ciência em Varsóvia é imprescindível para estar na sua lista de passeios. Ele é o maior arranha-céu da cidade e é o símbolo da Varsóvia Moderna.

Sua estrutura é muito completa em lazer, possui nos seus andares ótimos cafés, restaurantes, cinema, museus e até teatros.

07- Castelo de Wawel

Castelo de Wawel Polonia

Com certeza sua memória infantil vãi ser ativada pelo Castelo de Wawel, nesse lugar as grandes construções dão todo aquele clima medieval que ouvimos histórias de crianças. E essa experiência será totalmente possível diante das torres e muralhas de Wawel.

Os passeios são internos e externos, com os lindos jardins, porém a precisam ser agendados, pois são permitidos somente com o acompanhamento do guia turístico. Desse modo, não deixe de se propagar para conhecer a magnífica construção antiga que abriga muita história e cultura dos antepassados poloneses.

08- Museu do Levante de Varsóvia

O Museu do Levante de Varsóvia, é o maior memorial de um evento que deu uma lição de valentia e nobreza aos europeus. Esse museu conta e homenageia  um levante que os varsovianos enfrentaram, entre os períodos de guerra, que por 63 dias tiveram que lutar heroicamente pela cidade.

09- Floresta Torta

Sem dúvidas, esse é um dos lugares mais inusitados que você vai conhecer em sua viagem. A Floresta Torta está localizada próxima à cidade de Gryfino e seu nome foi dado por causa de uma característica peculiar das árvores dessa região. Nesse bosque, as árvores são tortas, tendo uma curvatura de até 90°. 

Ninguém sabe ao certo o que levou as plantas a ficarem desse jeito. Muitas teorias foram criadas durante os anos, mas, até hoje, não há respostas conclusivas. Então, visite o local, aprecie essa singularidade e tire suas próprias conclusões! 

10- Catedral de São João  

Sendo a igreja mais antiga da cidade de Varsóvia, a Catedral de São João é uma bela obra arquitetônica. Ela também é uma fonte de conhecimento histórico, uma vez que ela chegou a ser danificada durante a Segunda Guerra Mundial. Essa catedral é um Patrimônio Mundial da UNESCO e é uma alternativa interessante de passeio na Polônia. 

11- Castelo de Malbork

O Castelo de Malbork é o maior e mais forte castelo do mundo. Ele é uma referência quando se trata de arquitetura de defesa, uma vez que ele se classifica como uma fortaleza medieval. Em 1997, o Castelo de Malbork foi nomeado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. 

Nessa localidade também há um museu, que preserva moedas, armaduras, esculturas góticas e muitas outras antiguidades. Para os aficionados em história, visitar esse castelo é um excelente passeio. 

12- Cidade de Gdansk

polonia curiosidades

Gdansk é a maior cidade portuária da Polônia. Provavelmente, “histórico” é o adjetivo que melhor representa esse município. É impossível não pensar em história quando se está no local que deu início à Segunda Guerra Mundial e foi ocupado pela Alemanha nazista! 

Suas ruas e arquitetura revelam os conflitos e os eventos vivenciados na cidade. Além disso, há lindas praias e muitas atrações turísticas por lá. É um lugar acolhedor, charmoso e bem encantador. 

13- Praça dos Heróis do Gueto 

A Praça dos Heróis do Gueto, conhecida antigamente como Praça da Concórdia, é um marco histórico ao ar livre. Localizada em Cracóvia, era o local em que os judeus se encontravam para embarcar rumo aos campos de concentração e de extermínio. 

As cadeiras espalhadas pela praça representam os judeus que tiveram suas vidas ceifadas pelo holocausto. A praça é um ponto turístico que deve ser visitado por você na Polônia, pois carrega consigo grande importância histórica.  

14- Gruta do Dragão de Wawel

A Gruta do Dragão de Wawel guarda consigo uma das maiores lendas polonesas. Segundo a lenda, o Dragão de Wawel chegou a Cracóvia após um longo período próspero e começou a devorar animais e cidadãos dessa cidade. 

Após muitas tentativas falhas de matá-lo, um sapateiro teve a ideia de dar ao dragão um carneiro recheado com alcatrão e enxofre. A mistura fez com que o animal mitológico ficasse com uma sede incontrolável, e seu corpo explodiu devido à quantidade de água que bebeu. 

Atualmente, a Gruta do Dragão de Wawel é um dos pontos turísticos mais famosos da Polônia. Na saída da caverna há uma estátua de dragão, cuja boca solta fogo a cada 5 minutos. Você não pode deixar de conhecer essa atração e descobrir muito mais sobre a lenda que a envolve! 

15- Capela dos Crânios

A Capela dos Crânios é mais um ponto turístico bem peculiar. Seu nome fica bem claro quando se vê uma foto dela. Sim, o teto e as paredes dessa capela são cobertos por ossos humanos! Há mais de 3 mil crânios e ossos em geral, e eles eram de pessoas que morreram por tragédias, como guerras e epidemias. 

A Capela dos Crânios vai estar na lista de lugares mais diferenciados que você já visitou. Então, vale a pena conhecê-la e saber informações sobre sua construção. 

16- Museu do Neon

O Museu do Neon é bastante diferente dos museus convencionais. Ele abriga artefatos neons que foram desenvolvidos durante a Guerra Fria. A União Soviética utilizava esses materiais luminosos para criar anúncios e placas favoráveis ao sistema socialista. Dessa forma, o museu é uma fonte não apenas de entretenimento, mas também de história. 

17- Spodek

polonia x

O Spodek é um centro esportivo e de entretenimento em geral localizado em Katowice. Ele é o maior da Polônia e promove apresentações musicais, artísticas e esportivas. Os eventos mais comuns realizados nessa arena são jogos de hóquei no gelo. 

Antes de sua viagem, verifique quais serão as próximas atrações por lá e veja se alguma te interessa. Assim, essa pode ser mais uma opção bacana para o seu roteiro. 

18- Relógio Astronômico de Gdansk

O Relógio Astronômico de Gdansk é um dos tesouros da cidade e envolve arte e ciência. Ele é um relógio muito completo, mostrando diversas informações para além das horas. Nele, pode-se ver as fases da lua, a data, o calendário dos santos e a posição do Sol e da Lua em relação aos signos do zodíaco. 

19- Museu do Exército Polonês 

O Museu do Exército Polonês é uma atração que conta a história militar polonesa. Localizado em Varsóvia, sua coleção vai desde armaduras e artefatos primitivos até armamentos, aeronaves e tanques modernos. Para quem se interessa por artilharia e por história, esse é um excelente ponto turístico a ser visitado.  

Confira aqui: Tudo Sobre a Torre Eiffel: Curiosidades, História e Informações de Turismo

20- Hydropolis

O Hydropolis é um centro científico e de conhecimento focado exclusivamente na água, presente em Breslávia. É uma localidade belíssima e que reforça a importância dessa substância para a manutenção do planeta e da vida. Há diversas exposições, tanto permanentes quanto temporárias, que detalham a atuação da água em ambientes e aspectos diferentes. 
Essa atração é muito importante e interessante. Não esqueça de incluí-la no seu roteiro polonês!

Dicas com melhores restaurantes da Polônia

polonia moeda

A culinária polonesa mistura costumes eslavos e estrangeiros. Gastronomias como a alemã, a turca, a francesa e a italiana influenciam bastante nas tradições desse país. Por isso, você terá inúmeras opções de comida, podendo escolher aquelas que te agradam mais.

Não tem ideia de onde comer durante sua viagem à Polônia? Aqui estão algumas dicas de restaurantes:

  • Podwale 25 Kompania Piwna (Varsóvia);
  • Cyrano de Bergerac (Cracóvia);
  • Wine Bar “Literacka” (Gdańsk);
  • Soul Kitchen (Varsóvia);;
  • Conspira (Breslávia)
  • Pomelo Bistro Bar (Gdansk);
  • Szynk (Cracóvia);
  • Restauracja Rózana (Varsóvia) ;
  • Zielona Kuchnia Restaurant (Cracóvia);
  • GASTRONOMJA (Varsóvia);
  • Bar a Boo (Katowice);
  • N31 Restaurant & Bar (Varsóvia);
  • Chinkalnia Restauracja Gruzińska (Breslávia);
  • La Squadra Ristorante (Katowice).

Conclusão

A Polónia é um lugar surpreendente e apaixonante com todas as suas atrações turísticas. Uma experiência em que a Europa te convida para desbravar mais sobre a história e cultura de uma parte fascinante desse continente.  

E a América Chip vai te acompanhar, por esse destino com a melhor internet da Europa, sem apertos e perrengues. Confira o Plano Europa.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Positano: Onde Fica, Pontos Turísticos, Praias e Belezas Naturais

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Amalfi: Melhores Pontos Turísticos, História, Cultura e Curiosidades

Costa Amalfitana: História, Curiosidades, Praias e Atrações Turísticas

Leia mais

A localização costeira de Positano, na Itália, faz com que suas paisagens tirem o fôlego de qualquer turista.  Falando em fôlego, prepare o seu para as inúmeras ladeiras e escadas deste pequ(...)

Leia mais

A conexão digital fez e continua fazendo a diferença na era atual — em todos os sentidos possíveis. Mas, como? Na era moderna, a conexão digital se tornou essencial — afinal, não é todo dia que a(...)

Leia mais

Um chip internacional confiável pode transformar sua próxima viagem à Armênia. O chip celular Armênia da AmericaChip oferece, além da confiabilidade, inúmeros benefícios e vantagens. Conexão de a(...)

Leia mais

Você vai viajar para Espanha? Conheça a cidade de Girona, na região nordeste da Catalunha. Com mais de dois mil anos de história, conta com verdadeiras maravilhas arquitetônicas que vão desde sua(...)

Leia mais

A região alpina da Suíça, que fica na região central e leste do país, vai muito além dos alpes. Conheça as principais atividades e atrações dos Alpes Suíços e se surpreenda! Os Alpes Suíços repre(...)

Leia mais

O snorkeling atrai fãs da vida marinha e fluvial em cada destino visitado. Entenda por quê essa atividade aquática, que é a versão mais “light” do mergulho (scuba diving), pode te sur(...)

Leia mais

O La Bombonera, em Buenos Aires, é muito mais do que um estádio argentino. Sua importância faz jus a cultura do esporte que, há anos, tem feito parte da história da Argentina e, de certa forma, t(...)

Leia mais

Ter acesso à internet durante uma viagem internacional é, na verdade, muito mais simples do que você imagina. O eSim e o Chip Internacional da AmericaChip são   soluções ideais de conexão pa(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h