Países da Europa Ocidental e Oriental: Tudo Sobre Turismo, Cultura e História

quais sao os principais paises da europa

Países da Europa Ocidental e Oriental: conheça um pouco sobre o velho mundo e planeje sua viagem.

O Ocidente Europeu está repleto de belas paisagens, grandes metrópoles, aromas e sabores. A proximidade entre os países pode ser a oportunidade perfeita para conhecer novas culturas e pessoas do mundo inteiro.

Veja neste artigo alguns pontos chave sobre a história da Europa Ocidental para se sentir em casa na sua próxima viagem!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

CHIP EUROPA: tenha acesso a ligações e internet 4G ILIMITADA na sua viagem a Europa, por apenas U$44.

SEGURO VIAGEM: Aproveite! Utilize o cupom AMERICACHIP10 e ganhe 10% de desconto no seguro viagem da Seguros Promo.

PASSAGENS PROMO: passagens para os melhores destinos com preços imperdíveis. Passagens aéreas com até 35% OFF!

HOSPEDAGEM: através do  El Quarto você encontra hotéis ao redor do mundo com a qualidade e os preços que você procura.

Conheça os países que fazem parte da Europa Ocidental

Os países da Europa Ocidental são Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, França, Holanda, Reino Unido, Bélgica, Noruega, Finlândia, Islândia, Suécia, Grécia, Suíça, Luxemburgo, Dinamarca, Irlanda, Malta, Mônaco, San Marino, Andorra.

Oficialmente, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Europa é dividida em cinco áreas: Europa Ocidental, Europa Setentrional, o Leste Europeu e a Europa Meridional.

Geograficamente falando, a Europa Ocidental e Meridional estão mais próximas em relação às Américas. Sendo assim, estes costumam ser o destino preferido de quem busca economia e praticidade. 

Entenda a diferença entre a Europa Ocidental e Oriental

Agora que você sabe quais são países da Europa Ocidental vamos entender qual a diferença entre Europa Ocidental e Oriental.

Não somente a Europa, mas como todo o planeta, é dividido pelo Meridiano de Greenwich, um marco que determina se estamos no Ocidente (Oeste) ou Oriente (Leste). Esta é a principal linha imaginária quando falamos de longitudes e altitudes.

Tal separação determina outras questões econômicas e socioculturais onde, na época da extinta União Soviética (URSS), separava os países entre Capitalistas (Ocidente Europeu) e Comunistas (Oriente Europeu).

Outros aspectos que determinam as diferenças entre Ocidente e Oriente Europeu, dizem respeito à industrialização, onde os países do Ocidente Europeu possuem maior IDH, industrialização e qualidade de vida.

E por fim, uma característica do Leste Europeu que exemplifica essas diferenças, é a presença de uma população majoritariamente de origem eslava, que a muito tempo atrás se expandiram pela região a partir da região que conhecemos hoje como Rússia.

História e evolução da Europa Ocidental

europa paises e regioes

Ao longo dos anos, a Europa Ocidental marcou grandes revoluções que culminou no índice de produção e desenvolvimento de muitos países daquela região. Além de seu território ser palco de grandes guerras e conflitos ideológicos da guerra fria até o fim do século XX.

O velho mundo também foi pioneiro nas primeiras descobertas além-mar. Por muitas vezes aumentando o número de suas posses com base na exploração de novas terras, como ocorreu nas Américas e África.

Através das eras, podemos dizer que o Ocidente Europeu influenciou numerosos costumes culturais que até hoje reverberam a milhares de quilômetros de distância de seu território. Seja pela ciência, indústria, culinária e pela arte como um todo.

Alguns marcos históricos que fazem parte da evolução da Europa e gerou impactos nos outros continentes são:

  • Cruzadas (XI – XIII) — expansão do Cristianismo;
  • Expansão Marítima (XV – XVI) — primeiras grandes navegações;
  • Revolução Industrial (1760 – 1840) — ordem e crescimento do comércio;
  • Revolução Francesa (1789 – 1799) — fim da monarquia francesa;
  • Primeira e Segunda Guerra Mundial (primeira metade do século XX);
  • Queda do muro de Berlim (1989) — fim da URSS;

Conheça um pouco mais sobre a Europa Ocidental

Para aproveitar ao máximo a sua viagem, você precisa saber mais que somente quais são países da Europa Ocidental. Até mesmo para montar a sua mala você precisa de informações específicas sobre o país de destino. 

Ao saber o clima, por exemplo, você poderá colocar na mala somente roupas compatíveis. Já pensou viajar com vestidos leves para ficar no frio extremo da Islândia e Finlândia. Acredite, você não vai aguentar! Pensando nisso, levantamos algumas informações importantes para você, confira!

Cultura

São mais de 20 países que constituem a Europa Ocidental. Há uma gama de culturas a serem reconhecidas em todo território do país e dizer qual seria a cultura específica da região pode não ser tão claro.

Contudo, aqueles que têm a oportunidade de conhecer a fundo o Ocidente Europeu poderá estar diante de muitas diferenças culturais, dialetos, culinárias e comportamentos gerais da população por vezes replicados em outros continentes ocidentais.

Clima

Banhado pelo Atlântico e mares que partem de diferentes pontos do planeta, o Ocidente Europeu tem quatro regiões climáticas caracterizadas por verões muito quentes e invernos bruscos, além de possuir o clima mais quente da Europa. Veja:

  • Clima mediterrâneo: Os países banhados pelo Mar Mediterrâneo experimentam clima seco e inverno menos rigoroso. Os Países presentes são Portugal, Itália, França e Espanha;
  • Clima temperado: Reino Unido, Bélgica, parte de Portugal, Alemanha, Noruega e Suécia presenciam clima muito úmido e com bastante chuvas. No inverno o frio é intenso e há pouca presença de neve.
  • Clima continental fresco: Presente na maior parte do Ocidente Europeu, Espanha, França, Alemanha e Itália são contemplados com frio e neve intensos no inverno, verões quentes e chuva moderada ao longo do ano inteiro.
  • Clima de montanha: No norte da Itália, França, Suíça e Áustria são áreas montanhosas e estão caracterizadas por clima frio, invernos nevosos, verões frescos e baixas temperaturas.

Língua falada

paises da europa

De acordo com a União Europeia, toda a Europa possui 24 línguas oficiais. Contudo, estima-se que são mais de 100 idiomas em todo seu território. As línguas pertencem aos ramos da família de idiomas indo-europeia. No Ocidente são:  

  • Helênico: grego;
  • Românico: português, italiano, castelhano, francês, entre outros;
  • Germânico: Inglês e alemão;
  • Céltico: irlandês e gaélico

Outro ramo dos idiomas indo-europeus compreende o Eslavo, o conjunto de línguas predominantes no Leste Europeu.

Conheça os países que fazem parte da Europa Ocidental

Conhecer bem o lugar que você vai visitar é o principal para tornar sua viagem ainda melhor. E os países da Europa ocidental tem muito para oferecer em todos os sentidos. Desde de elementos culturais magníficos como também descanso e belezas naturais.

Os mais conhecidos pelos brasileiros são Portugal, Alemanha, Reino Unido e França. Porém, ainda são da parte ocidental deste continente os países, Espanha, Itália, Áustria, França, Holanda, Bélgica, Noruega, Finlândia, Islândia, Suécia, Grécia, Suíça, Luxemburgo, Dinamarca, Irlanda, Malta, Mônaco, San Marino, Andorra.

Sem dúvidas, lugares que podem oferecer uma experiência incrível para toda família. Esses países são considerados de primeiro mundo, então mais do que nunca você terá a oportunidade de viver coisas que só a Europa Ocidental pode oferecer. 

Conheça um pouco mais sobre a Europa Ocidental

E conhecer os aspectos que cercam a Europa Ocidental é o principal para garantir uma viagem bem sucedida, assim você vai conseguir aproveitar cada detalhe que esses países vão oferecer e ainda vai conseguir se inteirar bem mais sobre tudo o que te cerca.

Cultura

A cultura dos países da Europa Ocidental é em geral bem parecida como um todo, mas seria bem errado falarmos que todas são iguais, pois afinal cada lugar tem seus costumes e tradições. Mas o patriotismo, com certeza, é algo bem comum entre eles, o amor à pátria e elementos culturais que remetem a história da nação sempre estão presentes. Dos grandes museus até os parques ecológicos, todos vão remeter a essa lembrança.

E sem dúvidas, algo comum entre os habitantes europeu está relacionado ao comportamento que em sua grande maioria é bem reservado, podendo variar de cada região. Não poderia deixar de mencionar a culinária, já que cada país é marcado tradicionalmente por pratos bem característicos, por exemplo, as massas italianas. 

Clima

O clima da Europa Ocidental é bem parecido na maioria dos países, é claro que pode variar mas em geral as quatros estações são bem definidas. Quando falamos de inverno, se prepare para as baixas temperaturas e quem sabe se depara com uma linda nevasca, para garantir os bonecos de neve.

Os verões são regados de sol e pouco vento, sendo perfeito para curtir um belo dia de praia em Portugal, por exemplo. Sem contar que o outono e a primavera na europa podem ser considerados verdadeiros cenários cinematográficos. 

Uma características que não podemos deixar de mencionar é que sim, para quem está acostumado com o Brasil, o clima na Europa é mais frio do que aqui, então já se prepara para levar um bom agasalho mesmo se for em épocas quentes para não estranhar tanto.

Língua falada

paises da europa ocidental

Como você já deve saber, não é a mesma língua que é falada em toda Europa Ocidental, isso porque muitos países ao longo da sua formação se adaptarão a um idioma diferente dos demais. 

O bom é que todos os países são bem adaptados com o “idioma universal”, ou seja o inglês. Seja ele o inglês americano ou o britânico, você vai conseguir tudo que precisa, tanto desde se localizar pelas placas a se comunicar com comerciantes e demais.

Dúvidas frequentes sobre os países da Europa

Ansioso para chegar à Europa mas ainda cheio de dúvidas sobre o velho mundo? Nós vamos te ajudar. Confira algumas dúvidas comuns de nossos leitores.

Como é formada a Europa Ocidental?

A  Europa Ocidental está ao Oeste do Meridiano de Greenwich e compreende os países com os maiores IDHs da Europa. É banhada pelo Oceano Atlântico e cercada pelo Mar do Mediterrâneo, Mar do Norte e o Mar Celta.

A Europa Ocidental é formada pelos principais pontos turísticos do planeta, como Portugal, França, Itália, Espanha e Inglaterra.

Quantos países tem a Europa Oriental?

Conhecer quais países pertencem a Europa Oriental e Ocidental vai te ajudar a montar um roteiro de viagens eficiente. Desta forma, você pode visitar os países mais próximos economizando tempo e dinheiro 

Na Europa Oriental existem  25 países incríveis para você visitar. São eles: República Tcheca, Hungria, Romênia, Eslováquia, Bulgária, Eslovênia, Croácia, Montenegro, Sérvia, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Chipre, Armênia, Bielorússia, Azerbaijão, Ucrânia, Geórgia, Rússia (parte oeste), Turquia, Moldávia, Estônia, Letônia Lituânia e Polônia.

Quantos países tem na europa e quais os principais?

A Europa é um continente bem vasto, mesmo sendo considerado um dos maiores. Mas é inegável sua complexidade e relevância mundial, pois é nela que estão os principais países que podemos classificar de grandes potências econômicas. 

E seu conjunto completo forma o número de 50 países dessa região, sendo dividida em quatro partes. A Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Meridional e a Europa Centro- Oriental.

Mesmo que seja complicado classificar os países principais, os de maior relevância atualmente com certeza são o Reino Unido, Itália, Alemanha e França, já que são considerados os motores econômicos mundiais. 

Quais são os países que compõem o Leste Europeu?

E o leste europeu é bem vasto em sua estrutura, sendo que esses países que o constitui, também são de grande significância para o continente como um todo. E são eles:

  • Bielorrússia
  •  Albânia
  • Bósnia-Herzegovina
  • Bulgária
  • Croácia
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Estônia
  • Geórgia
  • Hungria
  • Letônia
  • Lituânia
  • Macedônia do Norte
  • Moldávia
  • Montenegro
  • Polônia
  • Tchéquia (República Tcheca)
  • Romênia
  • Rússia
  • Sérvia
  • Turquia
  • Ucrânia

Qual é o maior país do continente europeu?

50 paises da europa

Nitidamente visto no mapa mundial, o maior país do continente Europeu, na sua extensão territorial, é a Rússia. Que em todos os aspectos tem grande relevância mundial, tanto economicamente como também politicamente. Sendo assim, um país que vale a pena ser visitado para o turismo, já que a Rússia é um lugar que conta com peculiaridades e cultura como nenhum outro lugar oferece. 

Conclusão

Situado a apenas 9 mil quilômetros de distância das Américas, o Ocidente Europeu compartilha bem mais aspectos com o Novo Mundo do que apenas o mesmo oceano. Suas características sociais e culturais moldaram muito do que conhecemos hoje e prevalece.

Berço de grandes acontecimentos, vimos cenas de batalhas mundiais, quedas de impérios e nascimento de nações que aconteceram até longe dali, sob sua influência. A evolução da ciência e da industrialização por sua vez contribuiu para novas descobertas no mundo todo.

O Ocidente Europeu pode não estar tão perto geograficamente falando, mas muito do que conhecemos sobre nossas próprias nacionalidades podem ser reforçados visitando e conhecendo a cultura local.
Espalhe suas memórias na rede e garanta sua comunicação na sua viagem para Europa com um chip internacional. A América Chip tem o plano ideal para você se comunicar de qualquer lugar. Garanta sua comunicação e boa viagem!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

CHIP EUROPA: tenha acesso a ligações e internet 4G ILIMITADA na sua viagem a Europa, por apenas U$44.

SEGURO VIAGEM: Aproveite! Utilize o cupom AMERICACHIP10 e ganhe 10% de desconto no seguro viagem da Seguros Promo.

PASSAGENS PROMO: passagens para os melhores destinos com preços imperdíveis. Passagens aéreas com até 35% OFF!

HOSPEDAGEM: através do  El Quarto você encontra hotéis ao redor do mundo com a qualidade e os preços que você procura.

4 thoughts on “Países da Europa Ocidental e Oriental: Tudo Sobre Turismo, Cultura e História

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Helder
      Obrigado pelo retorno. Fico feliz que tenha gostado! Que Deus te abençoe também. Grande Abraço!

  1. Arlindo silveira. says:

    Bom dia vou deixar o meu comentário.
    É interessante co hecer os paizes da Europa! Pois não precisamos de sair para outros continentes para co hecermos novas tradições culturais arqueologiacas e civilizações e doutrinas.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Arlindo, obrigada pelo seu comentário.
      Com certeza essa é uma vantagem em tanto. Em apenas uma viagem você pode conhecer vários países. A dica é fazer um Eurotrip é incrível! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.