29 de outubro de 2024
A cidade de Lugano fica na região sul da Suíça e é a cultura de um dos países mais ricos do mundo que se funde com o charme italiano.
Aliás, ela está situada à beira de um lago espetacular e rodeada por montanhas oferecendo uma combinação única de belezas naturais, cultura e história. Por isso, hoje vamos falar mais sobre Lugano e os motivos que devem colocar a cidade no seu roteiro na próxima viagem para a Suíça. Confira!
Conheça mais Lugano e se impressione
Lugano é uma cidade muito conhecida da Suíça por conta de suas paisagens naturais impressionantes. Ela faz parte do cantão (equivalente a estado) de língua italiana de Ticino e é uma cidade diferente do restante do país.
Por conta da proximidade com a Itália, a cidade tem uma influência direta tanto na culinária, quanto no estilo de vida e na arquitetura.
Cultura local e história
Fundada há séculos, a história e a cultura de Lugano são muito interessantes. No começo ela era habitada por celtas e romanos, porém prosperou na Idade Média se tornando um importante ponto estratégico para o comércio europeu.
Hoje, Lugano continua conseguindo preservar sua herança histórica. Por isso, consegue manter seus edifícios antigos, igrejas centenárias e museus. Sendo assim, quando você visita Lugano, consegue encontrar uma diversidade cultural que mescla a Suíça com traços da influência italiana, especialmente nas igrejas, esculturas e também no idioma falado, o italiano.
Melhor época para visitar
A melhor época para conhecer Lugano é entre a primavera e o outono, especialmente entre os meses de abril e outubro, quando o clima é mais agradável e as atividades ao ar livre podem ser aproveitadas ao máximo.
Na primavera a cidade fica toda colorida e seus jardins floridos são impressionantes. Já nos meses de verão, os dias são mais longos e ensolarados, ideais para os inesquecíveis passeios de barco no Lago de Lugano.
Porém, as cores bucólicas do outono se misturam com um clima mais ameno e pode ser uma boa opção para quem gosta de fazer trilhas e caminhadas nas montanhas.
O Melhor da Itália: História, Artes e Turismo [GUIA]
Explore os 7 melhores pontos turísticos de Lugano
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a cidade, saiba mais sobre alguns dos pontos turísticos considerados imperdíveis em Lugano na Suíça, do ladinho da Itália:
01 – Lago de Lugano
O Lago de Lugano é, sem dúvida, uma das maiores atrações da cidade. As águas cristalinas e tranquilas são um convite para as mais diversas atividades realizadas por lá. Desde passeios de barco até natação e caiaque, o Lago de Lugano provavelmente nunca mais vai sair da sua mente.
Além disso, as margens do lago são rodeadas por belos parques e calçadões, perfeitos para caminhar, relaxar e apreciar a vista. O pôr do sol no lago é uma experiência única e proporciona um momento mágico na viagem.
02 – Monte Brè
O Monte Brè é conhecido por suas vistas panorâmicas da cidade e do lago, sendo um dos pontos mais altos da região. Você pode subir o monte de funicular ou, para os mais aventureiros, por trilhas de caminhada.
Lá de cima é possível observar a fronteira com a Itália e, em dias claros, ver os Alpes ao longe. Além da vista, o local oferece restaurantes e áreas de piquenique, onde se pode aproveitar a tranquilidade e a natureza ao redor.
03 – Museu de Arte da Suíça Italiana (MASI)
Para os amantes de arte, o Museu de Arte da Suíça Italiana (MASI) é uma parada obrigatória. Aliás, o museu abriga uma vasta coleção de obras de artistas suíços e italianos, além de exposições temporárias com temas variados.
A arquitetura moderna do prédio e sua localização central colocam o MASI como um ponto turístico interessante para quem deseja explorar a cultura e a história artística de Lugano.
Suíça: Guia Completo de Viagem com Atrações e Cultura
04 – Parco Ciani
Outra opção de passeio é o Parco Ciani, que é o maior parque público de Lugano e oferece uma área verde gigantesca, ideal para caminhadas e piqueniques. Ele está situado às margens do Lago de Lugano e conta com árvores centenárias, jardins bem cuidados e esculturas que decoram suas alamedas.
Além disso, ele proporciona vistas espetaculares do lago e das montanhas ao redor, se tornando um lugar sensacional para relaxar e curtir a natureza.
05 – Monte San Salvatore
Conhecido como o “Pão de Açúcar” de Lugano, o Monte San Salvatore é uma montanha que oferece uma vista impressionante do Lago de Lugano e dos Alpes.
Para conseguir chegar no topo, você pode ir de funicular, uma experiência que já vale a viagem. No topo, além das paisagens de tirar o fôlego, existem trilhas para caminhadas e áreas para piquenique, além de um restaurante onde você pode experimentar um pouco da culinária local.
06 – Swissminiatur
Se você quer conhecer toda a Suíça de uma vez só, a Swissminiatur é uma atração ideal. O parque temático fica nos arredores de Lugano e apresenta réplicas em miniatura dos principais pontos turísticos da Suíça.
Castelos, montanhas, cidades e até ferrovias em escala reduzida são perfeitamente replicados e encantam os visitantes de todas as idades.
Obviamente que a visita ao Swissminiatur é especialmente interessante para famílias e para quem deseja aprender mais sobre a diversidade cultural e geográfica do país europeu.
07 – Ponte dei Salti
A Ponte dei Salti é uma ponte de pedra histórica localizada no Vale Verzasca, a uma curta distância de Lugano. Ela foi construída durante a Idade Média e atravessa o rio Verzasca, um curso de água com águas incrivelmente verdes e cristalinas.
Não é sem motivo que é um local muito visitado tanto pela beleza da ponte quanto pelo cenário ao redor, ideal para fotos e para quem deseja apreciar a natureza. No verão, é comum ver visitantes mergulhando nas águas do rio, uma experiência refrescante para os dias mais quentes.
Melhores restaurantes em Lugano
Além de passear e conferir as lindas paisagens e atrações, em Lugano você vai comer muito bem.
Por conta da localização (na fronteira com a Itália), a cidade conta com uma variedade de restaurantes que combinam a tradição suíça com a influência italiana, proporcionando uma experiência culinária única.
Veja uma breve lista com os melhores restaurantes de Lugano, cada um oferecendo uma experiência culinária diferente:
1. Grotto della Salute
Se você tem curiosidade para experimentar o que é local, vai gostar do Grotto della Salute. Nele você consegue saborear a autêntica culinária local que conta também com mesas ao ar livre.
A especialidade da casa são os pratos tradicionais, como polenta e risotto, acompanhados de carnes suculentas e queijos regionais e é um local ideal para quem busca uma experiência suíça autêntica.
2. Ristorante Arté al Lago
O Ristorante Arté al Lago é mais caro, porém sofisticado e premiado com uma estrela Michelin.
Então, se você quer qualidade e uma experiência gourmet com vista para o Lago de Lugano, por lá você vai estar num restaurante especializado em frutos do mar com pratos requintados e bem elaborados.
O ambiente é elegante e decorado com obras de arte contemporâneas, criando uma atmosfera encantadora.
Aproveite para ler também: Se encante por Zurique:Atrações, Curiosidades e História
3. La Cucina di Alice
Outro restaurante com preços salgados, mas com uma proposta moderna e casual. Ele é ideal para quem aprecia a culinária italiana com um toque de inovação e também está localizado próximo ao lago.
Os pratos são frescos e sazonais, com uma variedade de massas caseiras, risotos e pratos à base de peixe.
4. Ristorante Luini
O Ristorante Luini é considerado um clássico em Lugano, combina tradição suíça e italiana com um ambiente bem acolhedor e rústico.
Os pratos mais pedidos incluem polenta cremosa com ragù e risotto de cogumelos e é perfeito para quem quer saborear a autêntica gastronomia local em um espaço familiar.
5. Spaghetti Store
Muito popular entre moradores e turistas, o Spaghetti Store é especializado em massas italianas, com opções que vão dos clássicos até combinações criativas de ingredientes.
É considerado um ambiente mais descontraído e ideal para refeições em família ou encontros entre amigos. Além disso, um dos destaques são os preços acessíveis e a qualidade das massas, feitas sempre com ingredientes frescos e locais.
Pratos e bebidas típicas
Entre os pratos típicos de Lugano, o risotto e a polenta são os mais populares, muitas vezes servidos com cogumelos ou carne. Outro prato tradicional é o luganighe, uma espécie de salsicha suíça, que pode ser apreciada em diversos restaurantes locais.
A cidade europeia também oferece uma ampla seleção de queijos suíços e vinhos produzidos na região de Ticino, que combinam perfeitamente com a culinária local. Se o doce é a sua praia, aproveite para experimentar a famosa torta di pane, um bolo tradicional feito com pão e frutas secas.
eSIM Itália: Mais Segurança e Liberdade em Sua Viagem
Conclusão
Lugano é uma cidade muito interessante e que oferece muito mais do que apenas paisagens bonitas.
Culturalmente “fora do comum”, combina cultura, história, natureza e gastronomia e é um destino perfeito para quem deseja uma experiência completa na Suíça. Se você quer descansar, encontrar aventura ou cultura, Lugano certamente não vai decepcionar.
Monte seu roteiro de viagem na Europa e não esqueça da sua conexão de internet de alta velocidade, com a AmericaChip.
Comentários: