Europa

Fuso Horário de Portugal: Como Funciona e Diferenças com o Brasil

Fuso horário de Portugal

Saiba tudo sobre o fuso horário de Portugal, um país pequeno em termos de território e população, mas gigante em história e tradições. Planeje a sua viagem com ainda mais precisão com as dicas da America Chip!

Quando chega a hora de planejar uma viagem internacional, é importantíssimo saber qual a diferença de fuso horário entre o Brasil e o destino (ou destinos) da viagem — neste caso, Portugal. Mas, por quê? 

A America Chip te explica tudo nesse artigo. Entenda como funciona o fuso horário de Portugal, quais são as suas diferenças com o do Brasil, dicas para se acostumar com o fuso e muito mais!

Saiba tudo sobre os países da Europa Ocidental — Passeios, Economia e Documentação

Saiba como funciona o fuso horário de Portugal

Se você já fez uma viagem internacional, provavelmente já ouviu falar sobre o Meridiano de Greenwich, o marco longitudinal que determina o GMT (Greenwich Mean Time) (ou padrão dos fusos horários), e sabe que a longitude 0° passa por Greenwich, que fica em Londres, na Inglaterra.

O conceito de fusos horários foi proposto em 1878, pelo canadense Sir Sandford Fleming. Ele sugeriu que o mundo deveria ser dividido em vinte e quatro fusos horários, cada um espaçado 15 graus de longitude. Esse sistema ainda é usado hoje.

Portugal segue o Western European Standard Time (WET, UTC+0) e o Western European Summer Time (WEST, UTC+1).

Durante a maior parte do ano, Portugal segue o Western European Standard Time, o mesmo que o Coordinated Universal Time (UTC+0). Isso significa que, quando é meio-dia em Greenwich, também é meio-dia em Portugal.

Todavia, do último domingo de março ao último de outubro, o horário de verão passa a fazer parte do país. Durante esse período, Portugal segue o Western European Summer Time (WEST, UTC+1). Isso significa que, quando é meio-dia em Greenwich, são 13:00 em Portugal.

A Madeira e as Ilhas dos Açores, que fazem parte de Portugal, têm seus próprios fusos horários. A Madeira segue o mesmo fuso horário do continente, enquanto os Açores estão uma hora atrás (UTC-1 no inverno e UTC+0 no verão).

Diferenças com o do Brasil

Desde 2019, o Brasil não tem mais horário de verão. Do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano até o terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, o horário de verão fez parte de nosso país por 88 anos.

De qualquer forma, quando comparados, o horário de verão de Portugal fica em vigor por mais meses do que o do Brasil.

O fuso horário de Portugal está 3 ou 4 horas na frente do fuso do Brasil — e, como você já sabe, depende de um fator: o horário de verão.

Por que é diferente?

A diferença nos fusos horários entre Portugal e Brasil se dá por conta da localização geográfica dos dois países. Como você leu anteriormente, o mundo é dividido em 24 fusos horários, e cada fuso horário cobre 15 graus de longitude. Portugal fica mais a leste do que o Brasil, resultando nessa diferença de tempo.

O Brasil tem quatro fusos horários diferentes (por conta de seu tamanho). O fuso horário principal, que inclui Brasília e Rio de Janeiro, é o Horário de Brasília (BRT), a qual é UTC-3, enquanto, Portugal, por outro lado, segue o Western European Time (WET, UTC+0) e o Western European Summer Time (WEST, UTC+1).

Quando é meio-dia em Brasília (UTC-3), são 16h em Portugal (UTC+1) durante o horário de verão. Durante o horário padrão, quando é meio-dia em Brasília, são 15h em Portugal.

Saiba quais são os países com o mesmo fuso horário de Portugal

fuso horário portugal lisboa

Os países que compartilham o mesmo fuso horário que Portugal (GMT zero ou Western Europe Time) são, além do Reino Unido, Islândia, Irlanda, Ilhas Canárias, Ilhas Faroé, Guiné-Bissau, Gâmbia, Gana, Guiné, Libéria, Mali, Mauritânia, Marrocos, Senegal, Serra Leoa, Togo, Costa do Marfim e Burkina Faso. 

PS: alguns desses países, assim como o Brasil, não adotam o horário de verão, então a diferença de horário de uma hora se dá em certos períodos do ano.

Não deixe de conferir quais são as 20 melhores universidades de Portugal!

Dicas para se acostumar com o fuso horário de Portugal em uma viagem

Se acostumar com um fuso horário pode não ser a tarefa mais simples do mundo — mas, seguindo as dicas certas, seus problemas, sem dúvidas, diminuirão.

Comece a adaptação antes de chegar

Começar a ajustar sua rotina com foco no fuso horário de Portugal alguns dias antes da sua viagem com certeza é uma super dica. Se possível, tente acordar e dormir mais tarde para aproximar seu ciclo de sono ao novo fuso horário, aproximando o seu ciclo de sono ao fuso horário de Portugal.

Isso ajuda o seu corpo a se acostumar no tempo dele com o novo horário, diminuindo o impacto do jet lag quando você chegar a Portugal.

Hidrate-se e controle o horário das refeições

Manter-se sempre hidratado é essencial, especialmente durante o voo, pois a baixa umidade nos aviões pode levar à desidratação que, por sua vez, pode piorar os sintomas do jet lag, como cansaço e dor de cabeça.

Ajustar os horários das refeições para se alinhar com o novo fuso horário pode ajudar seu relógio biológico a se recalibrar. Prefira alimentos leves, que sejam fáceis de digerir.

Durma o máximo possível no avião

Tentar dormir no avião, especialmente se estiver voando durante a noite (ou quando for noite em Portugal), pode ajudar a diminuir o jet lag. Use tampões de ouvido, uma máscara de olhos e um travesseiro de pescoço para aumentar seu conforto e facilitar o seu sono. 

Mesmo que o sono não seja profundo, um bom descanso pode fazer toda a diferença.

Mude o horário de seus aparelhos móveis

Ajustar o relógio do seu telefone, relógio ou outros dispositivos para o horário de Portugal assim que você embarcar pode auxiliar a mentalmente prepará-lo para a mudança. Isso pode ajudar seu cérebro a começar a se ajustar ao novo fuso horário, fazendo com que a mudança seja um pouco mais natural.

Controle a exposição à luz

quando são 14h em portugal quantas horas são no brasil

A luz é um dos principais reguladores do nosso relógio biológico e, por isso, expor-se à luz natural durante o dia no seu destino pode ajudar a ajustar o seu relógio interno. 

Se você chegar de manhã, tente passar algum tempo ao ar livre. Se precisar ajustar-se para dormir mais cedo, evite luzes brilhantes à noite, especialmente luz azul de dispositivos eletrônicos, pois isso pode interferir na produção de melatonina, o hormônio do sono.

Conclusão

Fazer uma viagem internacional é bom — ainda mais quando Portugal é o seu destino. Na hora de se planejar, não se esqueça do fuso horário e do horário de verão do país, ok?

O jet lag não é um bicho de sete cabeças — basta saber lidar com ele!

Aproveite o privilégio de poder focar 100% no planejamento da viagem, já que, por lá, você não precisará se desdobrar para tentar falar o básico de uma língua diferente da nossa!
Confira o Plano Europa da America Chip e viaje seguro, tranquilo e conectado. Você merece!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Cidades baratas para viajar na Europa: destinos econômicos e cheios de cultura

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Melhor época para viajar para Portugal: saiba tudo para se planejar!

Roteiro de viagem para Europa: dicas certeiras para montar o seu!

Leia mais

Explorar o velho continente não precisa ser sinônimo de gastar uma fortuna. Encontrar cidades baratas para viajar na Europa já foi um sonho distante para muita gente, mas hoje são fontes de histó(...)

Leia mais

Viajar para o continente europeu pode parecer caro, mas saber qual a época mais barata para viajar para a Europa faz toda a diferença no seu orçamento. Imagine desembarcar em Roma enquanto as rua(...)

Leia mais

Você está a poucos passos de embarcar para as luzes de Nova York, as vinícolas da Califórnia ou as praias da Flórida. Mas, antes de subir na ponte aérea, surgem as dúvidas: “e se eu precisar de c(...)

Leia mais

Imagine você cruzando os portões do Magic Kingdom, os olhos brilhando com o castelo da Cinderela ao fundo, até perceber que seu orçamento mal vai dar conta da alimentação nos próximos dias. Isso (...)

Leia mais

Viajar para os EUA é como abrir um mapa de infinitas possibilidades. Mas, se o que você quer é uma experiência vibrante, cheia de magia, aventura e memórias que ficam para sempre, os melhores par(...)

Leia mais

Você chega ao aeroporto com tudo pronto: passagens compradas, mala organizada, roteiro dos sonhos no celular. Mas, na hora do embarque, descobre que o passaporte está vencido ou que o visto não é(...)

Leia mais

Imagine você aterrissando em Nova York numa manhã de outono. O frio leve toca o rosto enquanto os táxis amarelos cruzam a Quinta Avenida. Ou talvez esteja prestes a viver dias de adrenalina em Or(...)

Leia mais

Você já se pegou imaginando vendo a neve cair em Nova York, explorando o Grand Canyon, fazendo uma maratona de compras na Black Friday norte-americana ou vivendo dias mágicos nos parques da Disne(...)

Leia mais
Compre agora pelo WhatsApp