10 de janeiro de 2024
Visite o Butão e conheça suas tradições únicas, sua cultura marcante e suas curiosidades que o tornam um país tão especial. Uma jornada inesquecível espera por você!
Você conhece o Butão? Ele é um pequeno país na região sul da Ásia, com uma população de pouco mais de 750 mil habitantes. Para que você tenha uma ideia de comparação: essa também é a quantidade de habitantes da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
O Butão é um destino turístico que tem se destacado nos últimos anos por oferecer experiências únicas (e diferentes do comum) aos visitantes. Neste artigo, você aprende mais sobre a história e cultura do país, suas curiosidades e pontos turísticos imperdíveis.
Acompanhe-nos nesta jornada e surpreenda-se com tudo o que este destino tem a oferecer!
Se surpreenda com o Butão
O Butão é um pequeno país situado na cordilheira do Himalaia, que vem despertando a curiosidade de muitos viajantes nos últimos anos. Com sua política de Felicidade Interna Bruta, o Butão se destaca por oferecer uma experiência única e autêntica aos visitantes.
A preservação da cultura local é uma das principais preocupações do governo butanês, o que faz com que o país ainda mantenha tradições ancestrais — como a arquitetura em estilo dzong e as festividades religiosas.
O Butão também conta com paisagens de tirar o fôlego, como os vales de Paro e Punakha, o Parque Nacional de Jigme Dorji e a Montanha Sagrada de Chomolhari. Se você busca por um destino diferente e autêntico, o Butão é definitivamente uma opção a ser considerada. Adicione-o na sua lista de destinos a visitar e se surpreenda!
História
A história do Butão é marcada por séculos de isolamento e independência. Durante a maior parte da sua história, o Butão foi governado por líderes religiosos (conhecidos como lamas), que desempenharam um papel importante na formação da cultura e das tradições do país.
Em 1907, o primeiro rei do Butão foi coroado e, desde então, a monarquia tem sido a forma de governo do país, que permaneceu fechado para o mundo exterior até a década de 1960, quando começou a estabelecer relações diplomáticas com outros países.
Nos últimos anos, o Butão tem passado por uma grande modernização enquanto, claro, ainda preserva suas tradições e culturas únicas. A história do Butão é fascinante e oferece uma visão única de um país que se manteve isolado do resto do mundo por tanto tempo!
Cultura marcante
O Butão possui uma cultura marcante e, definitivamente, única — e influenciada pelo budismo tibetano (a religião predominante no país). E, falando em religião, vale dizer que ela, como um todo, possui um papel fundamental na vida dos butaneses, e se integra em diversos aspectos da vida social do país.
Uma das características mais marcantes da cultura butanesa é o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB), que mede a qualidade de vida da população com base em critérios como o bem-estar espiritual, a preservação do meio ambiente e a promoção da igualdade social.
Curiosidades
O Butão é um país cheio de curiosidades. Por exemplo: o país possui apenas uma companhia aérea nacional, e todos os voos são operados pelo mesmo modelo de avião. A capital, Thimphu, é a única do mundo sem semáforos, onde os policiais controlam o tráfego manualmente.
No país, os homens usam o “gho”, uma túnica até os joelhos, e as mulheres usam o “kira”, um vestido longo com um casaco chamado “toego”. E você sabia que a arquitetura tradicional butanesa é conhecida por suas estruturas de madeira intrincadas, as quais são frequentemente construídas sem o uso de um único prego?
O Butão também se comprometeu constitucionalmente a manter pelo menos 60% de sua terra coberta por florestas para todas as gerações futuras — e essas são apenas algumas das muitas curiosidades que o tornam um destino turístico inesquecível!
Viagem com cobertura 5G para o Butão
Que o Butão é conhecido por sua cultura marcante e pelo alto índice de felicidade de seus habitantes você já sabe. Agora, uma novidade promete tornar a sua experiência de viagem ainda mais incrível: a cobertura 5G com o chip internacional da America Chip.
Com essa tecnologia, você poderá desfrutar de uma conexão rápida e estável em todo o país, compartilhando as suas experiências em tempo real com amigos e familiares ao redor do mundo todo!
Além disso, a cobertura 5G proporcionada pela America Chip também possibilitará a realização de videochamadas de alta qualidade e o acesso rápido a informações sobre pontos turísticos e os melhores locais para visitar (e comer, claro). Acesse nossos planos e garanta o seu chip!
Melhores pontos turísticos do Butão
Conheça abaixo alguns dos pontos turísticos imperdíveis do Butão e, aqui, vai uma sugestão: inclua ao menos três deles em seu roteiro de viagem!
01 – Dochula Pass
O Dochula Pass é um ponto de passagem de montanha super famoso no Butão, e fica na estrada que conecta a capital do país, Thimphu, à cidade de Punakha. Ele fica localizado a uma altitude de aproximadamente 3.100 metros acima do nível do mar.
Uma das características mais impressionantes do Dochula Pass é o conjunto de 108 chortens (ou stupas) conhecidos como “Druk Wangyal Chortens”, construídos em 2004 sob a direção da Rainha Mãe do Butão, Ashi Dorji Wangmo Wangchuck, em homenagem aos soldados butaneses que morreram em uma batalha contra insurgentes indianos.
Por conta de sua alta altitude, o clima no Dochula Pass pode ser bastante frio, especialmente no inverno. Por isso, fica a dica: não deixe de levar agasalhos, cachecóis e roupas de frio em sua mala. Elas serão importantes!
02 – Buddha Dordenma
A estátua do Buddha Dordenma fica no topo de uma colina na entrada do vale de Thimphu, e é uma das maiores estátuas de Buda do mundo, com uma altura de cerca de 51 metros!
A estátua representa Shakyamuni Buddha, e simboliza a paz e a prosperidade – tanto para o Butão quanto para o mundo. Dentro dela, existem 125.000 estátuas menores de Buda, igualmente folheadas a ouro e feitas de bronze.
Sua construção foi realizada para comemorar o aniversário de 60 anos do quarto rei do Butão – começou em 2006 e a foi concluída e inaugurada apenas em 2015!
03 – Tashichho Dzong (Thimpu Dzong)
Em Thimphu, o Tashichho Dzong é um forte budista – e também serve como a sede administrativa e religiosa do governo do distrito. Sua construção original nos leva até ao século XIII, mas vale ressaltar que ele foi reconstruído diversas vezes devido a danos causados por incêndios e terremotos.
Além de ser um centro administrativo, o dzong é também um importante local religioso, com várias capelas e salas de oração.
04 – Punakha Dzong
Na junção dos rios Pho Chhu e Mo Chhu, no distrito de Punakha, fica o Punakha Dzong.. Construído no século XVII, é um dos dzongs mais antigos e significativos do Butão – e foi a capital do Butão até o século XX!
Este ponto turístico é o local tradicional para a coroação dos reis do Butão, e continua desempenhando um papel importante em eventos religiosos e nacionais!
05 – Paro Taktsang
Se você está em busca de experiência única no Butão, não pode deixar de visitar o Paro Taktsang, também conhecido como o “Ninho do Tigre”, um dos mosteiros mais famosos (e sagrados) do país.
Este mosteiro está localizado na encosta de um penhasco a cerca de 900 metros acima do vale de Paro, e é acessível apenas por trilhas a pé ou a cavalo. A caminhada até o mosteiro leva cerca de 2 a 3 horas (dependendo do seu ritmo) e, apesar de bem mantida, a trilha pode ser íngreme e desafiadora em alguns pontos.
Para aqueles que não podem ou preferem não caminhar, há a opção de alugar um cavalo para parte do caminho. No entanto, vale dizer que a última parte da trilha deve ser feita a pé (por ser muito estreita para cavalos).
Apesar do difícil acesso, o Paro Taktsang continua sendo uma das atrações turísticas mais populares do Butão, atraindo visitantes de todo o mundo, interessados em sua história e cultura.
Conclusão
O Butão é um destino fascinante, justamente por manter suas tradições e cultura com grande orgulho. Ao planejar sua viagem, lembre-se de contar com a America Chip para garantir uma experiência de viagem ainda mais inesquecível!
Ah, vale dizer que o país adota uma política de turismo de “alto valor, baixo impacto”, garantindo que o turismo não prejudique sua cultura e seu meio ambiente. Isso resulta em uma experiência mais autêntica e preservada para os visitantes.
Prepare-se para se surpreender com tudo que o Butão tem a oferecer, e faça desta viagem a melhor possível. Dica: em Dzongkha, a língua oficial do Butão, gawashabai dhendup significa boa viagem – e é isso que a America Chip te deseja!
Comentários: