21 de agosto de 2023
Descubra como é viver em Bristol, cidade que fica às margens do rio Avon com atmosfera interiorana sem deixar de ser cosmopolita.
Bristol é uma capital verde inglesa e já ganhou vários prêmios como melhor cidade para se viver no país, entre os anos de 2014 e 2017. E, embora esteja entre o top 10 dos municípios mais desenvolvidos da Inglaterra, não possui um alto fluxo turístico como de seus vizinhos.
A seguir, você vai conhecer a história de Bristol, como chegar e quais os melhores períodos para visitar a cidade. Além disso, fique por dentro do que não deixar de fazer na cidade e quais são os pontos turísticos imperdíveis em seu território.
Bristol: Curiosidades e História
Bristol, assim como toda a região da Grã-Bretanha, adquiriu uma rica história à medida que os povos celtas e romanos se desenvolviam. A cidade recebeu esse nome em 1155 pelo rei Henrique II e, com sua localização estratégica, pode se expandir ainda mais.
A cidade está localizada em um ponto decisivo para o comércio. O rio Avon e o Canal de Bristol permitiram a comunicação entre Irlanda, Europa Ocidental e o novo Mundo, garantindo que por um tempo a cidade fosse tão rica quanto Londres.
Por conta disso, Bristol foi um alvo fácil de ataques e invasões durante a Segunda Guerra Mundial, levando-a ao declínio. Mas, após sua reconstrução a partir do século XX, a cidade se concentrou na indústria da tecnologia da informação e comércio criativo.
Conheça a melhor época para visitar Bristol
A conexão com o oceano Atlântico através do Mar Celta e o próprio Canal de Bristol propicia um clima oceânico temperado. Assim, o verão tende a ser quente enquanto nos demais meses do ano a temperatura máxima gira em torno dos 14 °C.
Para os viajantes que querem fugir do frio, o ideal é visitar Bristol entre junho e agosto, quando acontece o verão inglês. Nesse período a temperatura é quente, podendo chegar a 21 °C.
Por fim, não se esqueça do guarda-chuva, a cidade é bem úmida e períodos de chuva acontecem com frequência.
EuroTrip: Dicas de Como Fazer Uma Viagem Pela Europa
Onde fica e como chegar a Bristol
Apesar de haver apenas um aeroporto em Bristol, o serviço é o nono mais utilizado da Inglaterra e possui conexão direta com várias cidades em todos os continentes pelo mundo. Entre eles estão São Paulo, Nova Iorque e a capital, Londres.
Agora, se você está em outras regiões do Reino Unido, chegar até Bristol é possível tanto de avião quanto de carro ou trem. Inclusive, trens são ótimas formas de se locomover entre países da Europa, já que a malha ferroviária é bem extensa e com ótima estrutura.
Partindo de Londres, os viajantes podem embarcar na estação de trem London Paddington até a Bristol Temple Meads, viagem essa que ocorre em menos de 1h30 minutos.
Saiba onde se hospedar de Bristol
A cidade é bem grande e possui diversas opções de hospedagens, desde albergues econômicos até hotéis de luxo. Dependendo do valor a investir, é interessante focar em regiões como:
- Regiões centrais das cidades são sempre uma boa ideia. Isso porque a concorrência entre as redes hoteleiras é bem disputada resultando em várias opções de valores. Além disso, você estará próximo de tudo e com transporte público eficiente;
- Para quem quer sentir a cidade, a região de Harbourside é famosa por estar próxima das docas e promover vida noturna badalada e pitoresca, além de ter restaurantes, bistrôs e museus por perto;
- A região de Southville e Bedminster está ao sul do centro de Bristol e, além de opções mais econômicas para hospedagens, possui um clima descontraído e bem jovem. O clima comunitário é bem atraente.
Lembre-se de montar um roteiro de viagem antes de viajar para Bristol. Em altas temporadas o custo de vida na cidade pode sair mais caro se você não agendar acomodações e ingressos com antecedência.
O que fazer em Bristol: 15 Melhores Pontos Turísticos
Confira a seguir quais passeios não deixar de fazer quando viajar para Bristol:
01- St. Nicholas Market
O St. Nicholas Market é uma verdadeira forma de se mergulhar na essência da cidade. Por lá você vai ver diversas barracas coloridas e muitas ofertas gastronômicas.
Esse mercado é famoso por agregar culinárias e influência de vários locais do mundo. São pratos que variam entre comidas típicas, lanches de rua e até iguarias gourmets. É um encontro bem particular e não muito comum pela Inglaterra.
02- UpFest
O Up Festival é um evento cultural que atrai pessoas do mundo inteiro, principalmente jovens atrás de apresentações dos seus artistas favoritos e claro, mergulhar de corpo inteiro na cena local.
O intuito do UPFEST é fortalecer a cultura local, promovendo música, dança e atividades teatrais únicas. Assim, o evento anual que atrai 50 mil pessoas todos os anos se tornou uma ótima maneira de celebrar o espírito criativo da cidade.
03- Clifton Suspension Bridge
A cidade é margeada pelo rio Avon, que possui uma extensão de 134km. Para ver essa maravilha da natureza, você pode visitar a ponte Clifton Suspension Bridge, que é um espetáculo de engenharia por si só.
A obra arquitetônica garante belas vistas do rio e da cidade de Bristol. Mas o mais divertido mesmo é poder caminhar e até mesmo andar de bicicleta pela construção de tirar o fôlego que está a 101 metros de altura.
O Melhor de Berna: Pontos Turísticos, Cultura e Dicas
04- Bristol Science Centre: We The Curious
Bristol também é uma cidade que possui forte investimento em tecnologia. Por isso, visitar o We The Curious pode ser o passeio perfeito para unir arte e o meio digital em um evento único.
A experiência educativa é única e divertida, perfeita para todas as idades. As exposições são envolventes e interativas, sendo assim, mergulhe em uma jornada de aprendizado que vai te inspirar.
05- Bristol Street Art Tour
A arte de rua é uma atração à parte. Influências como Banksy são tão presentes que merece um passeio só seu com a Bristol Street Art Tour que caminha por essas ruas repletas de arte urbana como pinturas e grafites.
Lar de mais de 200 artistas de ruas, a cena artística urbana da cidade muda semanalmente, sendo um dos cenários que influenciaram esse fator da Grã-Bretanha nos últimos 30 anos.
06- SS Great Britain
SS Great Britain é um navio de grande porte é um dos maiores transatlânticos da história e o maior navio de passageiros do gênero no seu auge. O feito épico da engenharia não é mais irreal,mas agora é um museu encantador próximo de Bristol.
Das câmaras extravagantes e das salas de jantar à enorme sala de máquinas e hélice, esta embarcação é cheia de contrastes e surpresas. Pegue o Ferry Cross-Harbour para chegar a Brandon Hill do outro lado do caminho, onde você pode conferir a vista da Torre Cabot.
07- Play Me I’m Yours
Play Me I’m Yours, ou, em português, “Toque – me, eu sou seu”, é um projeto criado pelo artista Luke Jerram. São espalhados por vários lugares da cidade, pianos decorados, apenas com uma instrução – Play Me I’m Yours -, convidando o público a se divertir, compartilhar o seu talento e paixão pela música.
Os pianos de rua, decorados por artistas locais e grupos comunitários, são um espaço de troca e uma oportunidade para as pessoas se conectarem.
08-Bristol Ferry Boats
A Bristol Ferry Boats oferece um serviço de ônibus aquático em torno do exclusivo Porto Flutuante de Bristol, durante 364 dias por ano, seja de chuva ou de sol, e tem feito isso há 40 anos. Visitantes e moradores locais podem embarcar e desembarcar em qualquer uma das 17 paradas.
Por que não sentar nos barcos aquecidos para uma viagem de quarenta minutos e apreciar as imagens e os sons do agitado centro da cidade? É uma maneira fascinante de ver a cidade de uma perspectiva completamente diferente.
09-Bristol Balloons
A festa internacional de balão de Bristol de quatro dias acontece nos campos verdes da grande propriedade de Ashton Court, localizada na ponta ocidental de Bristol. A cada ano, cerca de meio milhão de pessoas visitam esta cidade para apreciar a movimentação de mais de 100 balões de diferentes tonalidades e formatos no céu.
Se você se interessou por esse evento que realmente encanta pela beleza, vai adorar saber que os lançamentos principais ocorrem duas vezes ao dia: às 6 da manhã e às 6 da manhã, e à noite há voos cênicos com balões iluminados.
Os períodos de lançamento podem variar de acordo com as condições meteorológicas. A entrada para o Festival é gratuita, mas é altamente recomendável reservar um local para estacionamento, já que o evento é bastante disputado, o que acaba por esgotar rapidamente as vagas disponíveis.
10- Downs Festival
O Downs Festival é um evento de artes de dois dias que ocorre anualmente em The Downs, Bristol. Com três palcos, o evento tem como objetivo apresentar uma seleção atual de música, ao mesmo tempo, em que celebra a longa história de Bristol como uma cidade musical. O Forwards Festival retorna na sexta-feira, 1º de setembro de 2023. A programação em 2022 incluiu Jamie XX e The Chemical Brothers.
11- Museu M Shed
No ano de 2011, o M Shed foi inaugurado no Princes Wharf e abriga exposições de cerca de 3 mil objetos históricos de Bristol. O museu aborda a vida e o trabalho na cidade, bem como o papel da cidade no comércio de escravos, incluindo itens de transporte, pessoas e artes.
Há uma coleção de navios históricos ancorados em frente ao museu, que incluem uma lancha de 1934 (o Pironauta Fire-float) e dois rebocadores (Mayflower, o mais antigo a vapor sobrevivente do mundo e John King, a diesel de 1935).
12- Igreja Santa Maria de Redcliffe
A Igreja Santa Maria está localizada no bairro de Redcliffe e, por isso, recebe o nome de Santa Maria. Com uma arquitetura gótica, ela foi construída entre os séculos XII e XV e tem sido usada como um templo religioso há mais de 900 anos.
Segundo relatos, a rainha Elizabeth I a considerava a igreja paroquial mais bela, agradável e conhecida da Inglaterra. E ela, realmente, tem seu charme. Os belos vitrais coloridos despertam a atenção, além de serem amplos e bem arejados. A torre, com 15 sinos, tem 89 metros de altura, o que faz com que a igreja seja o edifício mais alto de Bristol.
13- Queen Square
A Queen Square é uma área de 2,4 hectares situada no centro da cidade. A praça construída em homenagem a Anne, filha da rainha Elizabeth foi planejada em 1699 e a construção terminou em 1727. No centro da praça fica uma estátua equestre de William III, colocada ali em 1736.
O ambiente é bastante acolhedor e muitos moradores de Bristol aproveitam os dias de verão para relaxar no gramado e almoçar em um dos bancos da praça.
14- Arnolfini
Arnolfini é uma galeria de arte de renome internacional que comercializa obras de arte. Essa galeria é inspirada na pintura do século XV de Jan van Eyck: “The Arnolfini Portrait” e tem três andares de galerias, uma livraria de artes especializadas, um cinema que pode ser usado como um espaço para teatro, arte ao vivo, dança e música, uma sala de leitura que fornece material de referência para todas as exposições anteriores, uma grande variedade de livros e catálogos, além de um café-bar.
15- Christmas Steps
Christmas Steps é uma pequena rua estreita e íngreme no centro da cidade. A rua, originalmente, se chamava Queen Street, no período medieval.
Quando uma série de comerciantes se instalaram no local, ela passou a se chamar Knife Smith Street. A ruela, que antes era um caminho de lama, foi construída em 1669 pelo rico comerciante de vinho Jonathan Blackwell.
Quatro lances de escadas foram adicionados em 1865 e 1881. Atualmente, a rua é o lar de uma grande variedade de estabelecimentos comerciais, incluindo lojas e claro Bubs, nesse local há alguns que representam os típicos pub britânico.
Conclusão
Bristol é uma cidade adorável, conhecida como a capital verde da Inglaterra e premiada como uma das melhores cidades para se viver da Grã-Bretanha, com certeza também uma ótima cidade para se visitar. Você terá muitas coisas para explorar, aprender e se maravilhar.
Seu verão quente é perfeito para conhecer a mistura de cultura, arquitetura e culinária da cidade, com espaços criativos, naturais e tecnológicos de tirar o fôlego.
Gostou de conhecer Bristol? Não deixe de acompanhar a AmericaChip e viajar com a gente pela Inglaterra, Europa e pelo mundo!
Comentários: