24 de janeiro de 2024
Você já imaginou visitar Ancara e se encantar com as cores da Turquia? Ancara é a capital da Turquia e é a segunda maior cidade do país depois de Istambul em termos de população.
Ela fica na região central da Turquia, um importante centro político, econômico e cultural do país. Por isso, aproveite para se surpreender com a capital turca, curiosidades e dicas para aproveitar sua viagem para o exterior.
Conheça e se surpreenda com Ancara
A capital da Turquia, a segunda maior cidade do país, tem uma história impressionante. Aliás, ela é habitada há milhares de anos e existem evidências de civilizações que viviam lá por volta de 1200 aC. Ela também foi conhecida por vários nomes ao longo de sua história, incluindo Ancyra e Angora.
Assim, no ano de 1923, depois do estabelecimento da República da Turquia, Ancara foi declarada como a capital do país, substituindo Istambul, isto foi feito por razões estratégicas, pois Ancara está geograficamente ‘no coração do país’.
Por lá também fica o centro do governo turco e abriga importantes instituições políticas, incluindo o Palácio Presidencial, a Grande Assembleia Nacional (o Parlamento Turco) e vários ministérios do governo.
Além disso, a capital turca tem uma cena cultural vibrante e existem muitos teatros, museus e galerias de arte. Em termos de economia, apesar de não ser tão dominante economicamente como Istambul, Ancara tem uma economia diversificada que inclui indústrias têxteis, processamento de alimentos e produção de máquinas. A cidade também desempenha um papel nos setores de defesa e aeroespacial do país.
Curiosidade e cultura
A cultura de Ancara é uma mistura de tradição, história e influências modernas. A cidade é repleta de espetáculos de música e dança folclórica. Aliás, a música tradicional turca, incluindo gêneros como o folclore da Anatólia e a música clássica turca, é celebrada em vários eventos e apresentações culturais.
Além disso, é uma capital que está com um cenário artístico moderno crescente e conta com galerias e espaços de arte que exibem arte turca contemporânea.
A cidade consegue explorar estes aspectos culturais, ao mesmo tempo, em que se envolve com a comunidade local, pode proporcionar uma compreensão mais profunda da rica e diversificada tapeçaria cultural de Ancara.
Outro aspecto interessante é que , tanto em Ancara, como no resto da Turquia, a cultura do chá é muito forte. Çay bahçesi, ou jardins de chá, são locais de encontro populares para os moradores, sendo uma atividade excelente para conhecer novas pessoas e participar da cultura local.
De ressaltar que tais espaços exteriores proporcionam um ambiente descontraído para desfrutar do chá turco, os turcos são pessoas muitos agradáveis e interessantes, portanto não deixe de participar.
Em termos e culinária, os pratos locais podem incluir especialidades como Ankara Tava (um prato de carne e vegetais), Keşkek (um prato de trigo e carne) e Çılbır (ovos escalfados com iogurte e alho).
Por fim, a cidade tem uma forte tradição de cerâmica e olaria e você encontra oficinas e lojas onde artesãos criam e vendem peças únicas. Motivos e designs tradicionais são frequentemente incorporados ao artesanato.
Faça a EuroTrip da Sua Vida: Roteiros, Custos e Pacotes
Onde fica e como chegar
A capital da Turquia fica na parte central do país. Ela fica na região da Anatólia Central, a aproximadamente 352 quilômetros a leste de Istambul, a maior cidade da Turquia. Para chegar à cidade, você pode utilizar o Aeroporto Internacional Esenboğa (ESB). Ele é o principal aeroporto que serve a capital turca e fica a 28 quilômetros do centro da cidade.
Entretanto, se você já estiver na Turquia, Ancara conta com boas conexões ferroviárias com outras grandes cidades do país. A cidade tem uma estação ferroviária central, Ankara Gar, que serve como um importante centro para serviços ferroviários regionais e de alta velocidade.
Além disso, existem os serviços de trem de alta velocidade. Eles conectam Ancara a cidades como Istambul, Eskişehir e Konya. A estação ferroviária de alta velocidade em Ancara é chamada Ankara Yüksek Hızlı Tren Garı (Estação Ferroviária de Alta Velocidade de Ancara).
Melhor época para visitar
A melhor época para visitar Ancara dependerá das suas preferências em relação ao clima e ao tipo de atividades turísticas que você está planejando fazer. O fato é que a cidade conta com um clima continental, caracterizado por verões quentes e secos e invernos frios e com neve. Ou seja, a primavera é geralmente uma época agradável para visitar Ancara.
Por conta das temperaturas amenas, a cidade fica colorida e cheia de flores. Por isso, é um bom momento para atividades ao ar livre e para explorar os parques e jardins da cidade. Caso você visite no verão, saiba que eles costumam ser quentes e secos.
De dia as temperaturas são bem altas, por isso se você gosta de clima quente e não se importa com o calor, o verão pode ser adequado para explorar atrações ao ar livre.
Outra boa época é durante o outono, pois o clima é bem mais fresco do que no verão e a cidade apresenta uma faixa de temperatura mais confortável. Além disso, com as folhas prestes a cair, a beleza chama a atenção e rende lindas fotos.
Se mantenha conectado em Ancara: America Chip
Viajar para um destino tão especial pede que você faça isso com uma boa conexão de internet. Dessa maneira, conte com o chip da America Chip para desfrutar de internet de alta velocidade, segura e sem surpresas na sua conta.
Com certeza a America Chip tem o chip ideal para a sua viagem para Turquia e deixará você conectado do começo ao fim.
Saiba o que fazer em Ancara
Agora aproveite para conhecer algumas atrações turísticas imperdíveis quando você for visitar a capital da Turquia, Ancara:
01 — Museu das Civilizações da Anatólia
O Museu das Civilizações da Anatólia é um dos museus arqueológicos mais importantes do país. Nele você encontra uma grande coleção de artefatos de várias civilizações que habitaram a região da Anatólia ao longo da história. Localizado no distrito de Atpazarı, fica próximo do antigo Templo Romano de Augusto e da Mesquita Hacı Bayram. Por estar na região central da cidade, é facilmente acessível.
Em termos de história, ele foi fundado em 1921 e em 1968 se mudou para a localização atual. Ele fica em um edifício histórico restaurado, uma estrutura única e bem preservada que remonta ao século XV. O edifício em si é um excelente exemplo da arquitetura otomana e a sua restauração manteve o seu caráter histórico.
As exposições do museu cobrem uma vasta gama cronológica e geográfica, apresentando artefatos desde os tempos pré-históricos até a era bizantina.
A coleção inclui itens de civilizações como hititas, frígios, urartianos e muitos outros. Itens notáveis da coleção incluem esculturas, cerâmica, joias, ferramentas e tabuletas com inscrições cuneiformes.
02 – Castelo de Ankara e Hamamonu
O Castelo de Ancara (Hisar) é um castelo histórico que fica no centro da cidade. Ele tem uma arquitetura interessante que remonta há tempos antigos e sofreu várias remodelações e reconstruções ao longo dos séculos.
Em termos de origens, o Castelo de Ancara remonta a civilizações antigas, incluindo os frígios, romanos, bizantinos e seljúcidas. Por isso, desempenhou um papel estratégico ao longo da história, servindo como fortaleza militar e centro administrativo.
Já sua arquitetura mistura diferentes estilos. Consiste em paredes internas e externas, torres e portões e algumas partes do castelo oferecem vistas panorâmicas de Ancara e seus arredores.
Na parte de dentro existe uma cidadela interior que alberga várias estruturas, incluindo uma mesquita, uma cisterna e quartéis militares.
No caso do Hamamonu, estamos falando de um bairro encantador da cidade. Ele fica bem perto do Castelo de Ancara e é conhecido por sua arquitetura e patrimônio cultural bem preservados da era otomana.
Conta com ruas estreitas de paralelepípedos ladeadas por casas tradicionais otomanas, muitas das quais foram cuidadosamente restauradas.
Contudo, o distrito abriga várias lojas de artesanato, incluindo tradicionais cobreiros e metalúrgicos, tecelões de tapetes e lojas de souvenirs. Os visitantes podem explorar essas lojas e testemunhar o trabalho de artesãos qualificados.
Além disso, o bairro oferece vários cafés e restaurantes onde os visitantes podem desfrutar de café turco ou pratos tradicionais enquanto mergulham em um ambiente histórico.
03 – Anitkabir
Anıtkabir é o mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, fundador e primeiro presidente da República da Turquia. É considerado um símbolo significativo da nação turca e de sua história moderna e fica em uma montanha proeminente no distrito de Anıttepe com vista para a cidade. Sua localização estratégica proporciona uma vista imponente da capital.
Sua construção iniciou em 1944 e terminou em 1953 e o complexo é caracterizado por elementos arquitetônicos clássicos e modernos. Ele é acessado pela Estrada Cerimonial (Tören Meydanı), uma grande avenida que leva à entrada principal. Ao longo desta estrada, existem elementos simbólicos como a Estrada do Leão (Aslanlı Yol), adornada com fileiras de leões monumentais que representam força e coragem.
Nele você também encontra as estátuas de Leão e Leoa, o Salão de Honra, a Praça Cerimonial e o Museu da Guerra da Independência. Por ter uma importância nacional, muitas cerimônias e eventos acontecem regularmente para comemorar datas importantes da história turca. Esses eventos atraem visitantes de todo o país.
04 – Museu Erimtan
O Museu Erimtan é um museu privado, conhecido por sua coleção de artefatos de várias civilizações, incluindo itens dos períodos Anatólio, Grego, Romano e Bizantino. Localizado no distrito de Ulus, fica bem próximo da Mesquita Hacı Bayram e do Templo de Augusto e está instalado em um edifício histórico, restaurado e reformado para acomodar o espaço para as exposições.
Em termos de coleções, conta com artefatos que representam diferentes períodos da história. Os visitantes podem explorar exposições com cerâmicas antigas, esculturas, joias e outros achados arqueológicos.
Além disso, o museu organiza frequentemente exposições temáticas que enfocam aspectos específicos da história e cultura da Anatólia.
05 – Mesquitas
Por ser a capital da Turquia, em Ancara existem várias mesquitas. Veja a lista com as mais importantes da cidade:
Mesquita Kocatepe: é uma das maiores e um marco importante e sua construção começou no final da década de 1960, concluída em 1987. Ela pode acomodar muitos fiéis e possui uma cúpula central e minaretes conhecida por seu design moderno e grandiosidade.
Mesquita Hacı Bayram: localizada no bairro histórico de Hamamönü, foi construída no século XV e sua arquitetura reflete o design otomano e é um importante local de peregrinação para moradores e visitantes.
Mesquita Ahmet Hamdi Akseki: seu nome é em homenagem a Ahmet Hamdi Akseki, um importante estudioso turco e ela é conhecida por sua arquitetura distinta. Isso porque combina o design tradicional otomano com elementos modernos.
Grande Mesquita de Kızılay: situada no bairro central de Kızılay, é uma estrutura moderna com uma grande cúpula e minaretes, servindo como local de culto para a comunidade local.
Saiba onde se hospedar em Ancara
A escolha de onde ficar em Ancara depende do seu estilo de viajante, de quanto planeja gastar e do objetivo da sua visita. Contudo, por ser uma grande cidade, oferece uma variedade de acomodações, incluindo hotéis, albergues e opções de hotéis de grife. Veja abaixo algumas dicas e sugestões de onde se hospedar em Ancara:
Kavaklidere: é um distrito central e sofisticado da cidade e conhecido por sua presença comercial e diplomática. Próximo de escritórios governamentais, embaixadas e atrações culturais, conta com uma variedade de hotéis, incluindo opções de luxo, além de restaurantes e lojas.
Cankaya: outro bairro nobre da capital, mistura áreas residenciais e comerciais. Oferece uma variedade de acomodações, desde hotéis luxuosos até opções mais econômicas.
Ulus: o bairro é histórico e onde fica o Castelo de Ancara e o Templo Romano de Augusto. Nele você encontra muitos hotéis e ficar por lá permite fácil acesso a locais históricos e ao Grande Bazar.
Kızılay: é o centro da cidade e uma área movimentada conhecida por suas lojas, restaurantes e opções de entretenimento. É uma localização conveniente com várias opções de acomodação, incluindo hotéis e pousadas boutique.
Tour pela Europa: Os 20 Melhores Roteiros [Guia Definitivo]
Conclusão
Ter a oportunidade de visitar Ancara é uma experiência fantástica e muito diferente. A capital turca é repleta de monumentos e foi o lar de várias civilizações ao longo da história.
Por isso, você encontra muitos museus, instituições culturais e uma cena cultural importante. Por exemplo, nos bairros de Kızılay e Hamamönü, você encontra uma atmosfera vibrante e pode desfrutar de cafés, lojas e mercados tradicionais.
De ressaltar que, sendo a capital, conta com uma infraestrutura moderna, comodidades e um sistema de transporte bem conectado. Isso torna a visita mais fácil, pois você consegue explorar a cidade mais facilmente.
Sem contar que vai se deliciar com a cozinha turca e poder experimentar diversos pratos tradicionais turcos. Explore o melhor da Turquia, com suas cores e sabores!
Comentários: