Europa

O Melhor da Finlândia: Vida Noturna, Curiosidades e Atrações Turísticas

Finlandia

Finlândia é inesquecível e oferece destinos turísticos que vão marcar a sua vida. Saiba o que visitar no país europeu, a terra do Papai Noel! 

A Finlândia é um país do nórdico da Europa cheio de belezas naturais e com uma arquitetura incrível. O país do Papai Noel é altamente desenvolvido e vale a pena incluí-lo no seu roteiro de viagem pela Europa.

Com quase 200 mil lagos e muitas paisagens de tirar o fôlego, descubra a seguir o que visitar na Finlândia, as principais cidades e as atrações.

Saiba onde fica a Finlândia

A Finlândia está localizada na Europa, no norte do continente europeu. O país faz fronteira com a Suécia, com a Noruega e com a Rússia. Pelo mar, conta com o Golfo da Finlândia e pelo Golfo Bótnia (Mar Báltico).

Pelo Golfo da Finlândia é possível chegar a Tallin na Estônia. A viagem de ferry dura 2h10 minutos, numa distância de 80 quilômetros. Existem três empresas de ferry que fazem o trajeto e uma delas, a Tallink Silja, faz a viagem seis vezes ao dia. Veja os horários e como comprar os bilhetes. 

Cultura e História da Finlândia

A Finlândia é um país altamente desenvolvido e sua história é bastante antiga. O país já foi habitado por volta do ano 9.000 a.C. 

O país nórdico é um dos países mais estáveis do mundo, com ótimos índices de segurança, bem-estar e um dos países do mundo onde as pessoas são mais felizes. 

Igualdade e justiça são valores muito importantes para os finlandeses. Na sociedade finlandesa, todos são iguais e devem ser tratados com justiça. 

De acordo com a legislação finlandesa, mulheres e homens são iguais (desde 1906, todas as pessoas do país podem concorrer a cargos públicos). É muito comum no país as mulheres finlandesas trabalharem mesmo tendo filhos. Homens e mulheres são responsáveis pelo cuidado dos filhos e da casa.

A confiança é um dos fatores primordiais para eles. É muito comum os finlandeses confiarem em outras pessoas e também nas autoridades que governam. A democracia e a liberdade de expressão também são muito respeitadas na Finlândia. Toda a população tem o direito de participar das atividades da sociedade. Há bastante liberdade de expressão na Finlândia.

Roteiro de viagem: Dicas de Como Elaborar Um Roteiro Incrível e Completo.

America Chip: Conexão 5G na Finlândia

America Chip Conexão 5G na Finlândia

Você, com certeza, já percebeu que uma viagem à Finlândia é uma vivência magnífica. Imagine como seria não poder compartilhar com amigos e familiares as fotos dos momentos mais interessantes da sua aventura. Bem chato, não é? Pois bem, essa situação poderia acontecer se você dependesse apenas do wifi dos estabelecimentos finlandeses. 

Para que isso não ocorra na sua viagem, você precisa de um Chip Internacional. Ele te deixará conectado à internet a todo tempo. Assim, não ficará sem contato com a sua família e, ainda, poderá usar aplicativos e realizar pesquisas. 

A America Chip oferece o melhor Chip Internacional do mercado. Nosso chip possui internet 4G ilimitada e funciona em toda a União Europeia e na Suíça. Com ele, você também terá acesso a um suporte com atendimento rápido e em português. Não perca tempo, escolha seu pacote e adquira logo o seu Chip Internacional Europa!  

Clima e melhor época para visitar a Finlândia

Os invernos são bastante rigorosos na Finlândia e há lugares onde não se vê a luz do dia no inverno. Por exemplo, na Lapônia finlandesa, o sol se põe no final de novembro e geralmente não nasce até meados de janeiro. Esse fenômeno pode durar até 50 dias no norte da Finlândia.

A temperatura média anual na Finlândia na parte sudoeste do país é de 5 a 7°C, já na parte nordeste da Lapônia fica na média anual de 0 a −4°C.

Você deve estar se perguntando qual a melhor época para visitar a Finlândia? Depende do que você quer ver! Se for para conhecer a terra do Papai Noel, dezembro é o mês ideal, apesar do frio rigoroso. Existem várias atrações de Natal e é um período mágico! Entretanto, os dias de inverno (dezembro a março) são bastante curtos e a escuridão é bastante frequente. 

Já para aproveitar o melhor da Finlândia e aproveitar ao ar livre, os meses de junho a agosto são ideais. O verão é um período de alta temporada do turismo na Finlândia, mas por um bom motivo. É quando o efeito Sol da Meia-Noite se espalha por todo o país, dando ao turista mais de 20 horas de sol sem limites para você explorar o país. 

Você já imaginou ir em um festival de música ao ar livre e 1h da manhã ainda ter sol? É incrível! 

Os meses de verão na Europa são os melhores meses para visitar os países nórdicos e conseguir aproveitar as temperaturas mais agradáveis (que podem passar de 30ºC), as atividades perto dos lagos, bares e restaurantes ao ar livre e todas as atividades de verão. 

EuroTrip: Dicas Imperdíveis Para Fazer Uma Viagem Inesquecível.

Dicas de vida noturna na Finlândia 

Se você se interessa por visitar bares, restaurantes e outros estabelecimentos noturnos, vai gostar de saber que encontrará boas possibilidades na Finlândia. Por isso, confira algumas dicas de vida noturna na Finlândia e escolha quais delas estarão em seu roteiro! 

Monte o planejamento de viagem para Finlândia

Sem sombra de dúvidas, você pôde perceber o quão magnífica e singular é a Finlândia. Visitá-la é uma experiência única e inesquecível, e nessa viagem você entenderá o porquê dos finlandeses serem um dos povos mais felizes do mundo. 

Para que a sua viagem seja a melhor possível, é fundamental ter um planejamento com todos os aspectos importantes para a sua preparação. Veja alguns passos que não podem faltar no seu planejamento: 

Defina a data da sua viagem 

Decidir o período da sua viagem é extremamente necessário para dar início à sua preparação. Ela revela a estação que estará no destino e se você viajará em alta ou baixa temporada. Assim, é possível se planejar de acordo com essas variáveis, podendo levar roupas e orçamentos compatíveis com a data da sua viagem. 

Então, a definição dessa data deve ser o primeiro passo do seu planejamento, e ela guiará todo o resto! 

Estipule um orçamento 

Dando sequência à sua preparação, você precisa estipular um orçamento a ser seguido durante a viagem. Ter essa noção de quanto pode ser gasto é fundamental para o seu controle financeiro. Dessa forma, não ultrapassará a sua reserva econômica e não passará perrengues por estar com pouco dinheiro na Finlândia. 

Não se esqueça de definir um orçamento maior do que realmente deseja gastar. Imprevistos podem acontecer, e você precisa estar preparado. Assim, prepare uma quantia que seja suficiente para os seus dias de viagem e que, ainda, sobre ao final da sua jornada internacional.

Compre as passagens

Não dá para ir à Finlândia sem ter passagens, não é mesmo? Justamente por isso, a compra dos seus bilhetes aéreos tem que ser uma prioridade enquanto você se prepara para a aventura finlandesa. 

Inicie a busca por boas ofertas com bastante antecedência. Se fizer isso, conseguirá preços abaixo dos convencionais e não terá problemas relacionados à disponibilidade de voos. Então, não deixe para resolver essa pendência de última hora. 

Reserve o hotel

As suas madrugadas na Finlândia devem ser utilizadas para o descanso, já que a rotina de passeios é intensa e, apesar de divertida, cansativa. Desse modo, estar em um hotel que ofereça conforto e boa qualidade para o seu sono é bem importante. 

As vagas dos hotéis que têm avaliações positivas costumam se esgotar rápido, principalmente se a data da sua viagem for em alta temporada. Por isso, reserve, com antecedência, o hotel finlandês que mais te agrada!

Contrate um seguro de viagem

Como a Finlândia é um país do Espaço Schengen, o seguro viagem é um item obrigatório para entrar em seu território. Mesmo se não fosse exigido, ter esse serviço é altamente recomendado. Ele traz tranquilidade à viagem, uma vez que garante assistência médica e hospitalar em caso de acidentes. 

Por isso, analise os seguros disponíveis e contrate aquele que melhor atende aos seus critérios!

Monte o roteiro de passeios 

Em um país com tantas possibilidades, a organização dos passeios precisa estar em seu planejamento. Saber qual atração será visitada em cada dia, o meio de transporte a ser utilizado, o tempo de duração e tudo mais gera muita praticidade à sua viagem. 

Monte um roteiro com todos os pontos turísticos que você pretende conhecer e separe-os de acordo com os dias disponíveis. Tente deixar o deslocamento o mais prático possível, para que você não desperdice um tempo que poderia ser usado em outras atividades.  

Finlândia: curiosidades que vai amar conhecer

Existem várias curiosidades sobre a Finlândia. Entre elas é que o finlandês é a língua principal da Finlândia. Mas o sueco também é uma língua oficial e ambos são falados em áreas bilíngues. Para visitar a Finlândia, você consegue facilmente se comunicar em inglês. 

Outra curiosidade é que na cultura da Finlândia, as pessoas apreciam uma maneira honesta e direta de falar, porém são considerados um povo “frio” até você virar amigo. Além disso, os finlandeses geralmente se sentem mais à vontade com momentos de silêncio durante uma conversa do que em outras culturas do mundo. Embora eles sejam geralmente quietos, eles costumam ter um ótimo senso de humor. 

Entre as comidas típicas da Finlândia estão os peixes, a batata, a carne, o pão e o macarrão. Um prato finlandês bastante comum é uma linguiça chamada de makkara. Outra curiosidade, é que os finlandeses comem rena ensopada e em várias versões diferentes. 

Saiba como são os finlandeses

Os finlandeses valorizam o bom senso, a educação, a honestidade e a igualdade. É um país nórdico, frio, mas muito produtivo. As pessoas costumam ser diretas e fechadas até conhecer você. Mas depois de fazer amizade, você conhecerá o senso de humor deles. 

Eles também prezam pela sua privacidade e seu espaço. Normalmente, os jovens saem da casa dos pais e são incentivados a serem independentes. 

Outro ponto importante na hora de visitar ou ir morar na Finlândia, é a pontualidade. Chegue sempre no horário e observe os hábitos culturais. Nunca dê beijinhos nos nórdicos (sem conhecer), opte sempre por um aperto de mão. 

Viagens Internacionais Baratas e Luxuosas: Destinos Incríveis e Dicas de Planejamento.

Melhores cidades para ficar na Finlândia

cultura da finlandia

Se você gosta dos países nórdicos, alguns dos melhores lugares para visitar e morar na Finlândia são:

  • Helsinque, 
  • Rovaniemi,
  • Oulu, Espoo,
  • Turku,
  • Tampere,
  • Savonlinna,
  • Rauma

15 Atrações turísticas imperdíveis na Finlândia

Conheça agora quais as principais atrações da Finlândia para visitar e montar seu roteiro de viagem: 

01- Lapônia

A Lapônia é uma região da Finlândia localizada no norte do país. Muito conhecida como a terra do Papai Noel, é uma região que fica coberta de neve no inverno e onde é possível ver de perto a Aurora Boreal. 

A capital da Lapônia é a cidade de Rovaniemi e a região conta com universidades e uma região bastante grande em território. Além da parte finlandesa, existe a parte sueca, norueguesa e também russa. A Lapônia se espalha pelo Círculo Polar Ártico e possui muitas belezas naturais. 

Quem mora na Lapônia é chamado de lapões e a maior cidade é a capital Rovaniemi. No local, as pessoas vivem principalmente da pesca, da caça e também do turismo. 

02- Rovaniemi

A cidade do Papai Noel é muito famosa em todo o mundo e é lá que fica a Santa Claus Village (a Vila do Papai Noel). Chamado de ‘Joulupukki’ na Finlândia, o Papai Noel significa em finlandês “cabra de Natal” ou então, “cabra de Yule”.

No esconderijo do Papai Noel também estão as suas renas e elfos que o ajudam a produzir os brinquedos. Por tradição, o Papai Noel saiu com seu trenó no dia 24 de dezembro para fazer a entrega dos presentes para todas as crianças do mundo (que se comportaram bem, é claro!).

O período do ano ideal para visitar Rovaniemi e Vila do Papai Noel na Finlândia é entre novembro e dezembro de cada ano. A decoração incrível deixa tudo mais encantado. Mas saiba que é possível visitar a vila durante todo o ano.

Entre as principais atrações de Rovaniemi estão:

  • Atravessar o Círculo Polar Ártico
  • Playground do Boneco de Neve
  • Conhecer as renas do Papai Noel
  • Fazenda dos Elfos do Papai Noel
  • Visitar os huskies no Círculo Polar Ártico
  • Andar com Snowmobile (Artic Circle Snowmobile Park)
  • Jantar na vila do Papai Noel
  • Fazer um Safari na Lapônia em motos de neve
  • Se hospedar em um Iglu na neve
  • Ver a Aurora Boreal

Veja mais no site oficial do Papai Noel, da Santa Claus Village na Lapônia. 

03- Mariehamn

filandi bandeira

A cidade de Mariehamn é a capital de Åland. Ela fica na ilha Fasta Åland e foi fundada no ano de 1861. Entre as principais atrações da região estão:

  • Åland Maritime Museum;
  • The Maritime Quarter; 
  • Museumship Pommern;
  • Lilla holmen; 
  • Kobba Klintar.

Para chegar na Ilha é possível ir de balsa, de avião ou então de barco. 

04- Oulu

A cidade de Oulu está localizada no centro-oeste da Finlândia, na foz do Rio Oulujoki na baía de Bótnia. Ela é a maior e mais importante cidade no norte da Finlândia, sendo a sexta maior cidade da Finlândia.

Oulu é bastante criativa, com eventos, cultura urbana e natureza perfeita. Além de neve e lindas paisagens, Oulu possui um hub de tecnologia com redes móveis e conexões. Conheça mais no site de turismo de Oulu

05- Espoo

A cidade de Espoo está localizada na costa sul da Finlândia e tem mais de 230 mil habitantes. Entre as principais atrações da cidade estão: 

  • Nuuksio National Park
  • Kaitalampi Lake 
  • EMMA – Espoo Museum of Modern Art
  • Haltia 
  • Exhibition Centre WeeGee

06- Helsinque

turismo na finlandia

A cidade de Helsinque é a capital da Finlândia e tem uma população de 630 mil habitantes. Fique na cidade pelo menos dois dias e aproveite melhor o que a cidade tem a oferecer. Entre as principais atrações estão:

  • Temppeliaukio Kirkko (Stone Church)
  • Market Square
  • Praça do Senado e Catedral de Helsínquia
  • Fortaleza de Suomenlinna
  • Cafe Regatta
  • Monumento a Sibelius
  • Design District
  • Parque Esplanade
  • Capela Kamppi (Capela do Silêncio)

07- Pyhä-Luosto National Park

Um dos lugares da Finlândia para visitar é o Parque Nacional Pyhä-Luosto. O parque é o mais antigo do país e possui 142 km². A beleza da natureza da Finlândia pode ser vista de perto e há várias trilhas para fazer e viver experiências fantásticas. 

08- Parque Nacional Oulanka

O Parque Nacional Oulanka em Kuusamo é um dos parques nacionais mais populares da Finlândia e é famoso por suas impressionantes corredeiras e quedas, que ficam todas branquinhas no inverno. As mais conhecidas são as corredeiras de Kiutaköngäs no rio Oulanka, assim como as quedas de Myllykoski e Jyrävä no rio Kitka. 

09- Saunas na Finlândia

Os finlandeses amam uma sauna e é uma das principais atividades do cotidiano. Com cerca de três milhões de saunas na Finlândia, é difícil conseguir destacar as principais, entre elas estão:  

  • Sauna Rajaportin, Tampere (Lakeland)
  • Löyly, Helsinque
  • Kuurakaltio, Kiilopää (Lapônia)
  • Fórum, Turku

10- Praça do Mercado

A Praça do Mercado é um ponto turístico quase imperdível na Finlândia. Ela está situada em Helsinki e, em finlandês, se chama Kauppatori. Lá, você encontra de tudo um pouco, é um verdadeiro mercado a céu aberto, semelhante às feiras brasileiras! Há barracas de comida, souvenirs, artesanato e diversos itens tradicionais do país. 

A Praça do Mercado é o local de encontro de turistas e moradores, que vão para lá se divertir, fazer compras e socializar. Sem dúvidas, você terá bastante entretenimento e bons momentos nessa atração!

11- Casa do Papai Noel

finlandia socialista

A Finlândia é tão incrível que até o bom velhinho, símbolo do Natal, escolheu morar nessa localidade. É isso mesmo, o Papai Noel vive no território finlandês, e a sua casa é um grande marco do país! A casa fica na cidade de Rovaniemi, bem próxima ao Círculo Polar Ártico, o que deixa o clima do ponto turístico ainda mais mágico.

Sendo uma das atrações mais visitadas e conhecidas da Finlândia, a Casa do Papai Noel oferece aos visitantes uma vivência encantadora. Renas, elfos, cartões postais, souvenirs e muito mais esperam por você, além do próprio Papai Noel, claro! Não perca a chance de experienciar esse passeio fantástico e, com toda certeza, memorável. 

12- Lago Saimaa

O Lago Saimaa é o maior lago da Finlândia e está localizado na porção sudeste do país. Ele é maravilhoso, suas águas são claras, e as construções e belezas naturais ao seu redor deixam o ambiente mais bonito e agradável. 

Lá, você pode fazer passeio de barco, pescar ou apenas desfrutar um momento ao ar livre e em contato com a natureza. Se gosta de tirar fotos, as vistas proporcionadas pelo Lago Saimaa são um belo cenário para as suas fotografias, e o seu feed do Instagram ficará incrível! 

13- Fortaleza de Suomenlinna

A Fortaleza de Suomenlinna é uma muralha que protege seis ilhas interligadas e está presente em Helsinki. Ela é um monumento arquitetônico e militar de extrema importância para a Finlândia, tendo sido nomeada como um Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Há museu, trilha, igreja, artefato militar, ponte interligando as ilhas e diversas outras atrações. É um ponto turístico super completo e interessante, principalmente para aqueles que se interessam por passeios históricos focados em questões militares. Vale a pena incluir a Fortaleza de Suomenlinna no seu roteiro finlandês. 

14- Castelo de San Olaf

O Castelo de San Olaf, também chamado de Castelo de Savonlinna, é um dos mais importantes da Finlândia. Sua arquitetura medieval é magnífica e encanta os visitantes. Além de ser lindo e conservado esteticamente, seu entorno também é belíssimo. É um lugar histórico e turístico que agregará bastante diversão à sua viagem. 

15- Museu Kiasma 

O Museu Kiasma é um museu de arte contemporânea situado em Helsinki. A arquitetura desse local é super moderna e diferenciada, chamando a atenção de todos que passam por ele. A coleção artística do Museu Kiasma reúne obras de mais de 8 mil artistas. 

Se você tem interesse por arte, não deixe de colocar essa atração no seu roteiro, pois o Museu Kiasma é um dos melhores da Finlândia. Com certeza, você vai se impressionar ao ver tanto trabalho artístico contemporâneo. 

Fenômenos Naturais da Finlândia

Conheça os principais fenômenos naturais da Finlândia e os extremos que o país pode viver:

Sol da Meia-Noite

Entre metade de maio até meados de agosto, a noite é apenas uma lembrança e, no lugar das estrelas e da lua, há uma suave luz dourada. É por isso que a Finlândia é chamada de Terra do Sol da Meia-Noite. No Círculo Polar Ártico, o Sol Que Nunca se Põe promete aventuras noturnas de meados de maio a meados de agosto.

Noite polar

Algumas regiões do país ficam na completa escuridão alguns dias do inverno. Na Lapônia finlandesa, o sol se põe no final de novembro e normalmente não nasce até metade do mês de janeiro. Esse fenômeno natural pode durar até 50 dias no norte da Finlândia.

Veja também o melhor de Dresden na Alemanha: Cultura, História e os Melhores Roteiros Turísticos.

Saiba porque a Finlândia é considerada o país mais feliz do mundo 

A Finlândia é considerada o país mais feliz do mundo, e isso não é à toa. Os residentes finlandeses possuem motivos de sobra para serem felizes. A nação é uma das mais desenvolvidas do planeta, o que faz toda a diferença. 

Segundo a Forbes, os habitantes da Finlândia atribuem tamanha felicidade a cinco aspectos principais: fortes conexões com a natureza, atmosfera amigável, dieta sazonal, apreço pelas artes e, claro, bem-estar! O segredo desse grande feito pode estar nesses fatores, mas há muitos outros que a Finlândia oferece e, consequentemente, aumenta a qualidade de vida dos seus moradores!

Conclusão

Viajar para Finlândia é poder ver de perto a natureza extrema, a vida selvagem e ter experiências incríveis, seja no inverno, verão, primavera ou no outono. No inverno, você pode desfrutar dos sensacionais iglus para dormir vendo a neve, no verão aproveite o melhor das atrações com barcos, nos lagos, nas praias, nos festivais de música e experimente o melhor da gastronomia. 

Antes de viajar para Europa, não esqueça de escolher seu chip internacional para viajar conectado. Aqui na America Chip, você encontra os melhores planos para ter internet de alta velocidade durante as suas férias na Finlândia e em mais países europeus! Tenha uma boa viagem! 

Conheça Dublin, Irlanda, uma cidade incrível na Europa e repleta de atrações para visitar. 

Comentários:

4 thoughts on “O Melhor da Finlândia: Vida Noturna, Curiosidades e Atrações Turísticas

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Ana, tudo bem?
      A Finlândia é realmente incrível. Vale muito a pena. Se planeje direitinho e vai dar certo. Quando estiver por lá manda um oi aqui pra gente. Abraços!

  1. Vivalda Amélia Nhanhala says:

    Estou impressionada e muito ansiosa para ver de perto tudo o que li sobre a Filândia,acho que vale apena visitar esse país.

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Vivalda, tudo bem?
      As palavras não são capazes de retratar com fidelidade a riqueza cultural e as belezas da Finlândia. Quando estiver por lá, vai comprovar isso. Lembre-se de mandar um oi aqui pra mim. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Bolonha: Cultura, Pontos Turísticos, Curiosidades e Gastronomia

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Olimpíadas de Paris 2024: Cerimônia de Abertura, Ingressos e Jogos

A Encantadora Lille: Conheça sua História e Pontos Turísticos

Leia mais

O planner online é uma ferramenta que permite uma organização dinâmica e diferenciada para diferentes situações. Uma viagem começa bem antes do avião decolar ou do ônibus pegar a estrada. Seja em(...)

Leia mais

Conheça Bolonha, na Itália, e não tenha mais dúvidas em relação a qual deve ser o destino da sua próxima viagem internacional!  Ao montar um roteiro de viagem pela Itália, fica difícil não q(...)

Leia mais

Saiba quais são as atualizações recentes e caminhos pelos quais você pode (ou não) adquirir a cidadania espanhola, com detalhes sobre a documentação e os requisitos essenciais para essa obtenção.(...)

Leia mais

Localizada ao sul da França, Cassis é uma cidade litorânea caracterizada pelos seus bons vinhos, falésias coloridas e calanques surpreendentes.  A França é um país que sempre tem mais a ofer(...)

Leia mais

A catedral de Milão é mundialmente famosa, por possuir história, arquitetura e curiosidades que atraem milhões de turistas. Uma visita a catedral de Milão, impressiona até os mais céticos, pela b(...)

Leia mais

O Trilho dos Apalaches é ideal para você que busca aventura e mistério em uma natureza, realmente, exuberante.   São mais de 3.000 km que se estendem por 14 estados americanos e traz consigo uma (...)

Leia mais

As Olimpíadas consistem em um evento de competição multiesportiva internacional, reunindo países de todo o mundo e ocorrendo a cada quatro anos. As Olimpíadas de Paris 2024 acontecerão entre os d(...)

Leia mais

Kirkland é uma cidade situada no estado de Washington, nos Estados Unidos da América. Os EUA são um dos destinos mais procurados pelos turistas, devido à sua magnitude global. Porém, a grande par(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h