Fique Atento: 15 Dicas Para Viajar com Segurança em Tempos de Pandemia

viajar com seguranca em tempos de coronavirus

Aos poucos a nossa rotina tem voltado ao normal e em muitos países o desconfinamento da quarentena já aconteceu. Se você está planejando uma viagem para os próximos meses, saiba como viajar com segurança em tempos de coronavírus e ficar protegido. 

Sabe aquela viagem dos sonhos? Ela ainda vai acontecer. Conte com a America Chip para encontrar seu chip internacional com preços incríveis! 

Quais são as recomendações da OMS para viajantes?

As recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) são para que as pessoas tomem todas as precauções para poderem viajar. 

O primeiro cuidado antes de marcar uma viagem é pesquisar sobre o local de destino, como está a situação atual, se as fronteiras estão abertas e quais as restrições para turistas internacionais. 

Para viajar com segurança em tempos de coronavírus é preciso usar máscara, usar álcool em gel constantemente e lavar as mãos com frequência.

As máscaras descartáveis devem ser jogadas no lixo no final do dia, ou então, no caso das máscaras de tecidos, devem ser lavadas diariamente com água quente e sabão/detergente. 

Os viajantes também devem estar com a imunidade alta, sem sintomas da doença e com a saúde em dia. Dormindo bem a noite, se alimentando de forma saudável, fazendo atividade física e tomando bastante água para se manter hidratado. 

O que não esquecer em uma viagem internacional: veja o checklist.

Você deve ou não realizar viagem internacional marcada?

viajar com seguranca coronavirus

Com coronavírus, é para cancelar viagem? Para decidir a resposta para essa pergunta, você deve pesquisar como está a situação no país de destino. 

Pesquise se as fronteiras já estão abertas, se o país já saiu da quarentena, etc. As coisas devem voltar quase a normalidade nos próximos meses, mas o uso de máscaras deverão ser nossos companheiros para os locais públicos até o final da pandemia, ou até a criação e aplicação da vacina. 

O turismo pós-coronavírus vai sofrer mudanças isso é certo. Será preciso evitar grandes número de pessoas juntas, fazer programas mais ao ar livre, utilizar mais os transportes individuais (carro, bicicleta, andar a pé com uma distância segura), sentar em restaurantes ao ar livre e ter cuidados redobrados com a higiene pessoal e lavagem das mãos. 

Confira nossas 20 dicas incríveis de como planejar uma viagem internacional e começar a se programar para a sua!

Transporte para viajar durante o coronavírus 

Nessa época em que estamos vivendo e para conseguir viajar com segurança em tempos de coronavírus, você deve optar por transportes mais individuais. 

Depois de chegar no destino, opte por alugar um carro ou um motorhome para evitar multidões e dispensar andar de transportes públicos. 

Usar os transportes individuais são mais seguros e você terá mais liberdade para se deslocar. Viajar de carro pode ser mais demorado, mas você tem mais segurança e não estará em contato com outras pessoas como em ônibus, metrô ou trem. 

No carro também não é necessário usar máscara e você tem mais flexibilidade de horário nos passeios. Poderá fazer por exemplo, a costa litorânea de algum país, ver belas praias e aproveitar o verão do hemisfério norte, como nos Estados Unidos ou na Europa, que acontece de junho a setembro. 

Veja dicas fundamentais para viajar para os Estados Unidos pela primeira vez e saber o que organizar antes da viagem. 

Coronavírus sintomas 

Se você tem alguma dúvida ou suspeita em relação a sua saúde antes de marcar uma viagem, saiba que os sintomas do coronavírus são: tosse, febre, dificuldade respiratória (falta de ar), dores no corpo e dores de cabeça.

O período de incubação da doença acontece entre 2 a 14 dias. Portanto, é muito importante o uso de máscara e a higienização das mãos para não ser contaminado, nem contaminar as outras pessoas. 

A transmissão do coronavírus acontece pelas superfícies ou objetos contaminados, ou pelo contato próximo de pessoas infectadas. Sendo transmitidas pelas gotículas liberadas pelo nariz ou pela boca da pessoa contaminada, através do espirro ou tosse. 

Dicas para viajar com segurança durante a quarentena

viajar seguranca coronavirus
viajar seguranca coronavirus

Veja nossas 15 dicas para viajar com segurança em tempos de coronavírus:

1 – Evite aglomerações

Para viajar com segurança em tempos de coronavírus você deve evitar aglomerações, filas e lugares com muitas pessoas. Opte por passeio em parques, jardins, praças, zoológicos, em calçadões, praias e espaços ao ar livre. 

Quando for pagar algum produto ou restaurante, prefira sempre o uso de cartão de débito ou crédito internacional, já autorizados para uso no exterior. Assim, você não tem contato  direto com notas de dinheiro, que podem estar contaminadas. 

2 – Faça higienização das mãos constantemente

Com o COVID-19 ainda sem uma vacina testada e aprovada, o cuidado será sempre individual, mas pensando no coletivo. 

Lave as mãos constantemente, use álcool em gel e evite tocar em superfícies ou produtos que não vai comprar. Evite ficar tocando nas coisas e tocar no seu rosto.

No Brasil, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) permite que os passageiros de voo nacionais (domésticos) transportem até 500 ml de álcool em gel. 

Já nos voos internacionais, o limite é de 100 ml de álcool em gel na sua bagagem de mão. 

Outra solução para ter na bolsa são os lenços umedecidos, que podem servir também para limpar objetos e o seu celular (que deve ser limpo diariamente).

Quando chegar no hotel ou apartamento, limpe todos os objetos que levou para a rua, como bolsa, mochila, celular, calçados, etc.  

3 – Saiba tudo sobre o local de destino

Antes de viajar sem ter problemas com o coronavírus, pesquise sobre como está a situação no local de destino. Acesse os sites oficiais, veja as datas das notícias (muito importante) e descubra quais os cuidados recomendados para viajar para cada país.

4 – Cuidados no aeroporto e terminal rodoviário

Os aeroportos e rodoviárias são locais que passam pessoas do mundo inteiro, por isso, utilize sempre a máscara, não toque no rosto (olhos, nariz e boca), use álcool em gel, evite ficar na fila, mantenha a distância de pelo menos 1,5 metro das pessoas e não toque em nada que não precise.

Você também deve ter cuidado para higienizar seu celular, óculos, sapatos assim que chegar no seu destino.  

5 – Utilização de máscaras para coronavírus no avião

Durante todo o voo utilize máscaras e não toque nela ou no seu rosto. As companhias aéreas estão viajando com lotação menor para que haja espaço seguro entre os passageiros. 

6 – Lembre-se de contratar um seguro viagem

Antes de fazer uma viagem internacional não esqueça de contratar um seguro de viagem. O seguro nunca foi tão importante como nesse momento. 

Dessa forma, você estará assegurado para utilizar os serviços médicos e hospitalares no exterior, caso seja necessário. 

O seguro de saúde cobre os gastos médicos de emergências, acidentes, ou doença no exterior e os preços atualmente são bem acessíveis e muito mais baratos do que pagar tudo de forma particular. 

7 – Cuide da sua alimentação e hidratação

transporte viajar durante coronavirus

Manter-se saudável e ativo é muito importante para ter uma imunidade alta. Coma alimentos diversificados, como legumes, frutas, vegetais, peixes, carnes, grãos, cereais, etc. Coma de 3 em 3 horas, tome bastante água e durma pelo menos 7 horas por noite. 

Consulte sempre seu médico e mantenha um peso adequado para o seu biotipo. 

Os médicos também recomendam que todo mundo deveria tomar sol por 30 minutos diariamente. Você pode fazer isso no seu jardim, na sacada ou durante uma caminhada ao ar livre. 

De acordo com um artigo publicado pelo Hospital Sírio-Libanês, a vitamina D é muito importante para o fortalecimento do sistema de defesa, ajudando na prevenção de doenças. 

Além da exposição solar, outra forma de ativar a vitamina D é através de peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. Porém a ação da luz solar na pele é ainda a forma mais eficaz. 

Um estudo da Universidade de Surrey, na Inglaterra, concluiu que pacientes que consumiam mais selênio, tiveram uma taxa de recuperação maior do Covid-19. 

O selênio está presente em peixes, carnes e cereais e pode ser o combate para a progressão de várias doenças. 

8 – Evite viagens para regiões críticas

Evite viajar para as regiões mais críticas do coronavírus como China, norte da Itália, o estado de Nova York, nos Estados Unidos, etc.

Pesquise os destinos mais seguros, os dados do coronavírus e opte por destinos menos afetados, com menor número de casos e já fase de desconfinamento. 

9 – Evite viajar com toda a família

Se você tem filhos pequenos ou pais idosos evite viajar com toda a família. Prefira, nesta fase, viajar sozinho ou em casal, porque é mais fácil de controlar a situação.

As crianças pequenas gostam de fazer amizade, ir em parquinhos, tocar nas superfícies e manter a higienização durante toda a viagem pode ser mais difícil. 

10 – Mantenha-se conectado durante toda a sua viagem

Antes de viajar, não esqueça de comprar um chip internacional aqui no site da America Chip e receber na sua casa com toda a segurança. 

Ter a sua própria internet durante a viagem e ficar conectado o tempo todo é fundamental. Você pode utilizar o WhatsApp para falar com familiares e amigos, sem limites de dados, com uma internet de alta velocidade. 

E ainda, pode continuar usando todos seus aplicativos, fazer ligações de vídeo e ter contato diário com seus amigos.

Chip Internacional: qual o melhor, onde comprar, quanto custa.

11 – Descubra as regras de quarentena do país de destino

Para viajar com segurança em tempos de coronavírus, acesse os sites oficiais dos países de destino e leia como está sendo a quarentena ou se já há um desconfinamento acontecendo. 

12 – Quarenta em países estrangeiros – o que fazer para voltar?

Se você está no exterior e não está conseguindo voltar para o Brasil, o primeiro passo é entrar em contato com o Consulado do Brasil do país em que você está e informar seu nome, passaporte, endereço em que está, telefone e qual o número do voo que foi cancelado. 

Envie todos os dados por e-mail para o Consulado do Brasil e ao mesmo tempo, já tentando a remarcação da viagem de volta com a sua companhia aérea. 

13 – Faça um check-up médico: garanta que está saudável

viajar seguranca quarentena

Faça um check-up médico antes de viajar e sempre vá ao médico uma vez por ano. Garantir que está saudável é fundamental em tempos de coronavírus e para poder fazer uma viagem internacional. 

14 – Viagens canceladas – como negociar pacotes de viagens

Se você teve a sua viagem cancelada por causa do coronavírus, você deve tentar renegociar as datas e jogá-las para os próximos meses, quando tudo deve estar mais tranquilo e controlado.

A maioria das agências de turismo, companhias aéreas e hotéis têm remarcado sem custo ou deixado as datas em aberto para escolha do cliente. 

Como é um momento delicado para o setor do turismo, tente entender os dois lados: a do turista e de quem recebe o turista. Com educação e compreensão, é possível conseguir remarcar a sua viagem para os próximos meses. 

Se não houver negociação, você pode fazer uma denúncia para o Procon da sua cidade, o órgão de defesa do consumidor. Se ainda não houver acordo, um advogado especializado pode ser a melhor solução. 

15 – Conheça os países com fechamento de fronteiras e planeje-se

Alguns países ainda estão com restrição de fronteira até o mês de setembro (podendo ser ampliado), por isso é importante pesquisar a cidade e o país de destino antes de comprar uma passagem aérea ou de marcar a sua viagem. 

Antes de viajar com segurança em tempos de coronavírus, compre seu chip internacional com antecedência, garanta os melhores preços e receba na sua casa.

Conclusão

Viajar com segurança em tempos de coronavírus pode ser preocupante, mas há sempre um destino menos conhecido e menos badalado, um lugar mais remoto onde é possível tirar férias e descansar ou conhecer lugares novos. 

Ao fazer uma viagem internacional você também pode optar por resorts, com bangalows e piscinas individuais, ou então você pode optar pela hospedagem em Airbnb, reservando o espaço inteiro e tendo mais privacidade e menos contato com outras pessoas. 

Siga as nossas dicas de cuidados para viajar tranquilo, proteja-se e tenha uma boa viagem!

Também pode te interessar as nossas dicas de como usar o WhatsApp no exterior com mesmo número.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.