Trabalhar nos Estados Unidos: Como Fazer do Sonho uma Realidade

trabalhar nos estados unidos

Trabalhar nos Estados Unidos pode ser o passo inicial para sua mudança de vida, já pensou nisso? O sonho de vida americano nunca esteve tão perto, veja só!

Ter sucesso na vida é o desejo de quase todo o brasileiro e trabalhar nos Estados Unidos pode fazer toda a diferença neste processo. Ter certeza de um emprego seguro, com ótimo salário e qualidade de vida parece até um conto de fadas, porém é totalmente possível.

E nesse post você vai ter as melhores dicas de como ingressar no mercado de trabalho americano de forma prática e fácil. Confira!

Trabalhar nos Estados Unidos: mercado de trabalho

Quem nunca já se imaginou em outro país, vivendo experiências incríveis. E na lista dos desejos os Estados Unidos, com certeza é o foco de muita gente, afinal todos os anos milhares de brasileiros começam uma nova vida nesse país.

Mas antes de amadurecer a ideia é importante saber como funciona também o mercado de trabalho e todas as variáveis para os estrangeiros.  Se tratando de empregabilidade os EUA dá um show mundial, batendo vários recordes com taxas baixíssimas de desemprego, em torno de 3,6% anualmente.

Isso significa que vaga é realmente algo que não falta, pelo departamento do trabalho americano, no início de 2022, somente em março foram mais de 400 mil oportunidades. A estabilidade de encontrar um trabalho é quase que garantida para aqueles que atendem os requisitos. 

E quando se é um imigrante nesse país não é diferente. É claro que desafios são encontrados em todos os lugares, mas a probabilidade de ficar desempregado é quase que nula, porém lembre-se que as vagas são de todos os tipos, então talvez nos seus primeiros contratos não sejam na área que você mais goste, será necessário ter muita disposição para colocar a mão na massa. 

Dicas para encontrar um trabalho nos EUA

como trabalhar de faxineira nos estados unidos

Há alguns elementos que podem facilitar muito quando você decidir trabalhar nos Estados Unidos. Isso porque a maioria das vagas pedem alguns requisitos básicos para ingressar no novo emprego. Assim, é ideial garantir essa preparação para conseguir as melhores oportunidades, de forma muito mais rápida e assertiva. veja só:

Fluência em inglês

Falar a língua nativa do país que deseja iniciar uma carreira é primordial, por isso ser fluente em inglês pode ser um diferencial e tanto na hora de trabalhar nos Estados Unidos. Principalmente para evitar maiores dificuldades, afinal uma comunicação clara e direta é a única forma de ser bem entendido e entender as pessoas.

Sendo assim, é extremamente recomendável que o imigrante tenha no mínimo um domínio básico no inglês. Até mesmo porque essa é uma das condições para se conseguir o visto de trabalho. Então, já comece a estudar e treinar o inglês para já chegar em sua vaga nos EUA afiadíssimo e conseguindo ainda mais chances de crescer no seu novo serviço. 

Siga as regras dos EUA

Outro pilar que é extremamente necessário é cumprir as regras de permanência no país para conseguir trabalhar nos Estado Unidos. Ser um trabalhador legal trará diversas vantagens e irá assegurar diversos direitos. Ninguém gostaria de viver em outro país como constante risco de ser deportado, sendo assim indispensável respeitar essas políticas.

Para os imigrantes legais no país é possível ter o SSN (Social Security Number) que serve como uma carteira de identificação, podendo assim encontrar as melhores oportunidades de trabalho, recebendo um salário justo e sendo considerado um legítimo cidadão. 

E seguir essas condutas diante das regras dos EUA, podem até ser mais burocráticas, mas com certeza, é a garantia do sucesso. Sem a clandestinidade você fica muito mais livre para viver toda essa experiência. 

Currículo adaptado ao mercado americano

Como seus planos são trabalhar nos Estados Unidos, você precisa adaptar também seu currículo de acordo com o país. Pois você conseguirá oferecer seu trabalho de forma mais direcionada e específica, então um próximo passo é adaptar sua ficha de trabalho de acordo com os moldes estadunidenses. Há alguns detalhes que nesse novo currículo são indispensáveis,são eles:

  • Certificado básico de idioma e informática;
  • Sua experiência profissional;
  • Pelo menos duas recomendações de antigos contratantes;
  • Sua formação profissional (cursos e escolaridade);
  • Lembre-se de que o documento precisa estar em inglês.

Perfil no Linkedin em inglês

O Linkedin é a maior plataforma de trabalho do mundo, e os norte-americanos a utilizam muito para encontrar seus funcionários e parceiros. Então se você quer trabalhar nos Estados Unidos não deixe de criar e manter atualizado seu perfil nessa rede social. 

Por ela você consegue se candidatar à sua vaga, possui também um currículo digital totalmente personalizado e o mais legal é que você pode ter um perfil direcionado para outro país ainda estando no Brasil. Se alguma empresa americana se recrutar e você não estiver com tudo pronto, ela pode te ajudar com todos os trâmites legais. 

Salário ofertados nos Estados Unidos

trabalho nos estados unidos para brasileiros

E com certeza você deve estar se perguntando se o salário nos Estado Unidos valem a pena. E de imediato a resposta é sim, atualmente a maior potência mundial possui os melhores pisos salariais em diversas áreas. 

Isso porque normalmente os salários são compatíveis com o custo médio de vida, por exemplo, o salário mínimo dos estados unidos consegue cobrir perfeitamente todas as necessidades básicas de sobrevivência de uma pessoa.

Um diferencial é que as ofertas de paramento são estabelecidas por horas e não mensalmente como é no Brasil. O valor mínimo é US$7,25 por hora, o que pode ser também varia de acordo com cada estado, chegando até o valor mínimo de US$15 por hora, como é no caso de São Francisco e Los Angeles.

Visto de trabalho nos Estados Unidos

Como você já deve ter percebido, a única forma de um imigrante conseguir trabalhar nos Estado Unidos é por meio do visto de trabalho. Entretanto, é importante saber quais são eles e as exigências para consegui-los.

 A seguir vamos te mostrar como cada um funciona e o que você precisa para ter sua entrada garantida no mercado de trabalho americano. Saiba mais informações no consulado americano no Brasil.

Visto H-1B (ocupação de especialista)

O visto H-1B é ideal para aquelas pessoas que pretendem trabalhar em uma função pré-contratada. Isso quer dizer que o prestador de serviço precisa conter uma solicitação ou chamada da empresa contratante. É necessário também apresentar uma formação acadêmica ou então um certificado profissional de habilidades específicas. 

O empregador deve solicitar um pedido de contratação ao Departamento do Trabalho nos Estados Unidos e nessa solicitação precisa estar estabelecido todos os requisitos contratuais. Esse visto tem validade de até 3 anos, podendo ser entendido por no máximo mais 3 anos e dá direto todos os direitos trabalhistas ao contratado.

Algo que os imigrantes devem se atentar é que há um limite anual desse tipo de contratação no país, que é de 65.000 vagas, por isso é importante que haja um planejamento prévio. E no caso do empregador precisar levar sua família é totalmente permitido, desde que sejam cônjuges e filhos, não casos até 21 anos, os quais terão o visto H-4. 

Visto H-2B (trabalho qualificado e não qualificado)

empresas americanas que contratam brasileiros para trabalhar nos eua

 O tipo de visto H-2B são para os serviços qualificados não qualificados. Ele atende a demanda de cidadãos que querem trabalhar nos Estado Unidos principalmente nas áreas que não possuem o tipo de trabalho oferecido por eles.

Seja para uma vaga de natureza sazonal ou temporária, é necessário provar ao Departamento do Trabalho um certificado que alegue a falta de mão de obra específica de pessoas residentes deste local, tornando imprescindível a contratação do estrangeijo para a função. O empregador deve também fazer uma petição ao USCIS para a garantia do visto legal.

O visto H-2B tem validade de até um ano, com limite máximo de extensão de 3 anos, sendo que pode ser trocado por outro tipo de visto de trabalho dependendo das demandas dos servidores.

Conclusão

Quando o assunto é sobre trabalhar nos Estado Unidos, muitas coisas passam pela cabeça, todo mix de sensações pode deixar qualquer um com borboletas no estômago. E foi pensando nisso que esse post teve como objetivo esclarecer todas as suas dúvidas sobre ingressar na carreira em um novo país.

Para mais conteúdos assim, continue nos acompanhando nas redes sociais e nos marque nas postagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.