Atrações

Snorkeling: Melhores Destinos, Técnicas para Iniciantes e Benefícios

snorkeling

O snorkeling atrai fãs da vida marinha e fluvial em cada destino visitado. Entenda por quê essa atividade aquática, que é a versão mais “light” do mergulho (scuba diving), pode te surpreender na sua próxima viagem internacional.

Você certamente já ouviu falar do snorkeling, uma atividade aquática por meio da qual a vida subaquática pode ser observada em águas rasas. 

Seus principais diferenciais são três: ele, além de ser praticável por todas as idades, não exige treinamento extensivo ou equipamentos complicados. Neste texto, vamos explorar as diferenças entre snorkeling e mergulho, os melhores destinos para a prática dessa atividade, dicas para iniciantes e muito mais.

Volta ao Mundo: é Possível Fazer só Falando Inglês?

Entenda o que é Snorkeling

O snorkeling é uma atividade de natação praticada na superfície da água. Quem o realiza usa equipamentos simples, que consistem em uma máscara, um snorkel e nadadeiras. 

A máscara viabiliza a visualização subaquática, o snorkel facilita a respiração enquanto se mantém o rosto submerso e as nadadeiras ajudam na propulsão. 

Explorar ambientes marinhos e fluviais nunca foi tão simples!

Equipamentos necessários na prática do Snorkeling

Para praticar snorkeling, você precisa apenas dos três itens principais citados no tópico anterior: uma máscara, um snorkel e um par de nadadeiras. 

A máscara cria uma vedação ao redor dos olhos e nariz, proporcionando uma visão clara debaixo d’água. O snorkel nada mais é do que um tubo que faz com que os praticantes, que flutuam de bruços na superfície, possam respirar pela boca. As nadadeiras, como o próprio nome já revela, ajudam no nado, fazendo com que você (ou quem mais pratica a atividade) possa alcançar maiores distâncias com menos esforço.

É importante que os equipamentos sejam confortáveis e estejam sempre bem ajustados. Essa dica pode parecer boba mas, na hora da prática efetiva dessa atividade, cada pequeno detalhe pode acabar interferindo na experiência final. 

Entre os problemas que podem surgir se os equipamentos de snorkeling não estiverem confortáveis e bem ajustados estão a infiltração de água na máscara, entrada de água no snorkel, desconforto na boca e mandíbula, atrito e assaduras nos pés e tornozelos, fadiga e perda de equipamentos.

Diferença entre Snorkeling e Mergulho

A principal diferença entre snorkeling e mergulho (scuba diving) está na profundidade e no equipamento utilizado. O snorkeling, como você já sabe, é realizado na superfície da água e requer apenas máscara, snorkel e nadadeiras. 

Já o mergulho, por outro lado, envolve a exploração de profundidades maiores, exigindo cilindro de ar, regulador, colete equilibrador e outros equipamentos especializados. O mergulho também requer treinamento e certificação para garantir a segurança de cada praticante, enquanto o snorkeling, que é mais acessível e fácil de aprender, não exige nenhuma certificação.

Conheça os 5 melhores destinos para praticar Snorkeling

Snorkeling Máscara

É claro que, como tudo na vida, existem destinos melhores do que outros quando se trata da prática do snorkeling. Por isso, a AmericaChip separou cinco dos melhores – e aqui vão eles:

01 – Grande Barreira de Corais na Austrália

A Grande Barreira de Corais na Austrália é o maior sistema de recifes de corais do mundo, estendendo-se por mais de 2.300 km. Classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO, não é à toa que o filme Procurando Nemo, da Pixar, se passa aqui. Ela abriga mais de 1.500 espécies de peixes, 400 tipos de corais e diversas espécies de moluscos e esponjas.

Por aqui, não há do que reclamar em relação à visibilidade subaquática. Visite Cairns ou Port Douglas para obter fácil acesso a várias áreas propícias para a prática do snorkeling e, além de uma infinidade de peixes coloridos, prepare-se para avistar tartarugas marinhas, raias manta e pequenos tubarões de recife também.

02 – Ilhas Maldivas

As águas azul-turquesa e rica biodiversidade marinha das Ilhas Maldivas são inconfundíveis. Com mais de mil ilhas de coral, este arquipélago no Oceano Índico oferece muito mais que as condições ideais para snorkeling. 

Os recifes de corais próximos à costa são habitados por uma grande variedade de peixes tropicais, como peixes-palhaço, peixes-papagaio e moreias. Resorts em atol, como o Ari e o Baa, por exemplo, oferecem acesso direto a recifes, onde é comum encontrar raias, tubarões de recife e até mesmo tubarões-baleia nas águas ao redor. 

Quem sabe você não dá essa sorte?

03 – Caribe: Destinos Imperdíveis

Os destinos excepcionais para snorkeling certamente não estão em falta no Caribe. As Ilhas Cayman, por exemplo, são conhecidas pelo Stingray City, onde é possível interagir com arraias em águas rasas. 

Bonaire, por outro lado, que faz parte das Antilhas Neerlandesas, é conhecida por suas práticas de conservação marinha. Entre suas atrações, está o Parque Nacional Marinho de Bonaire, com recifes protegidos e uma riquíssima vida marinha. 

Por fim, as Ilhas Virgens Britânicas, como Virgin Gorda e Jost Van Dyke, contam com águas claras e tranquilas, perfeitas para a exploração de recifes de corais e observação de tartarugas marinhas e cardumes de peixes tropicais.

04 – Egito

Não é por acaso que o Mar Vermelho, no Egito, é o destino ideal para a prática do snorkeling – especialmente em áreas como Sharm El Sheikh, Hurghada e Marsa Alam. 

Por aqui, você encontra águas claras e mornas, com recifes de corais que abrigam uma diversidade imensa de vida marinha. Peixes-anjo, peixes-leão, moreias e polvos são apenas alguns exemplos dessas espécies. Não tenha dúvidas de que, no Egito, há muito o que se ver e descobrir. 

Os jardins de corais e as formações de recifes impressionam, contando com uma visibilidade que, com frequência, excede os 30 metros (o que significa que a água é extremamente clara, fazendo com que os praticantes de snorkeling possam enxergar peixes, corais e outras formas de vida marinha com muita nitidez a grandes distâncias).

A acessibilidade a partir de resorts costeiros torna o snorkeling ainda mais prático para visitantes de todas as idades – e ter isso em mente ao reservar a sua hospedagem no Egito pode fazer toda a diferença na sua experiência de viagem. Lembre-se de, independente do destino escolhido, planejar a sua viagem internacional com máxima calma e antecedência.

05 – Galápagos

A biodiversidade das Ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico, é tão única quanto o destino do qual ela faz parte.

As águas ao redor das ilhas, por exemplo, são ricas em vida marinha. Não tenha dúvidas de que as oportunidades de snorkeling na Ilha de Santa Cruz, Ilha Isabela ou Ilha de San Cristóbal podem transformar a sua viagem. Vá preparado para encontrar leões-marinhos brincalhões, tartarugas marinhas, tubarões-de-galápagos e uma variedade gigantesca de peixes tropicais.

As águas das Galápagos também abrigam iguanas marinhas, únicas na sua capacidade de se alimentar de algas subaquáticas. A experiência de snorkeling por aqui é enriquecida pela interação com a vida selvagem das Ilhas Galápagos, que, além de curiosa, muitas vezes se aproxima dos snorkelers.

América do Sul: As Mais lindas Cidades e 10 Pontos Turísticos Imperdíveis

Dicas para Iniciantes no Snorkeling

snorkeling hurghada

Apesar de não ser tão complicado ou complexo quanto o mergulho (scuba diving) ou outras atividades, o snorkeling segue sendo uma atividade aquática que exige técnicas (mesmo que básicas), seguranças e cuidados.

Técnicas básicas

Siga as seguintes técnicas antes e durante a prática do snorkeling: 

  • Certifique-se de que a máscara, o snorkel e as nadadeiras estejam bem ajustados e confortáveis. Teste o equipamento antes de entrar na água;
  • Pratique a respiração através do snorkel antes de entrar na água. Inspire e expire calmamente para se acostumar com a sensação;
  • Mantenha o corpo relaxado e horizontal na superfície da água. Utilize um colete salva-vidas ou uma boia de flutuação, se necessário;
  • Use as nadadeiras para impulsionar-se lentamente, evitando movimentos bruscos que possam perturbar a vida marinha ou levantar sedimentos.

Segurança e cuidados

Seguir as dicas de segurança e os cuidados certos certamente fará diferença na sua experiência. Confira-as a seguir: 

  • Sempre pratique snorkeling com um parceiro. Nunca nade sozinho em águas desconhecidas;
  • Informe-se sobre as condições locais, como correntes, marés e possíveis perigos, antes de entrar na água;
  • Beba bastante água antes e depois da atividade e use protetor solar resistente à água para evitar queimaduras solares;
  • Não toque nos corais ou nos animais marinhos. Mantenha uma distância segura para não perturbá-los e preservar o ecossistema;
  • Conheça os sinais de emergência e saiba como pedir ajuda se necessário. Tenha um plano de ação em caso de problemas, como entrada de água na máscara ou cãibras.

Conclusão

Explorar a vida subaquática de maneira simples, acessível e segura é uma atividade que, ao meu ver, não se dispensa. Com destinos incríveis, o snorkeling reúne opções para todos os gostos e níveis de experiência. 

Ao entender as técnicas básicas, escolher o equipamento adequado e seguir as práticas de segurança, qualquer um pode desfrutar dessa atividade e apreciar a beleza (que, por sinal, não é pouca) dos ecossistemas marinhos – inclusive você.

Além do privilégio de poder observar o melhor da vida subaquática de cada destino, a prática do snorkeling também envolve a conscientização sobre a importância da conservação dos nossos oceanos e rios. 

Prepare seu equipamento e mergulhe nessa aventura subaquática inesquecível!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Festival das Lanternas: O que é, Curiosidades, Onde Acontece e Eventos Fechados

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Times Square: Melhores Lojas, Curiosidades, Atrações, Restaurantes e Lugares para Visitar

O Melhor de Verona: Curiosidades, 18 Melhores Atrações, Roteiro de Viagem e Dicas

Leia mais

O Japão é um dos países mais atrativos do mundo, tendo cultura, história, gastronomia e atrações turísticas extremamente singulares e interessantes. Essa nação tem muito a oferecer aos seus visit(...)

Leia mais

O Alabama é um estado dos Estados Unidos que fica localizado na região sudeste do país e possui lindas construções arquitetônicas e paisagens naturais. Esse destino engloba tudo que um bom turist(...)

Leia mais

Descubra a praticidade do eSIM na Alemanha com a AmericaChip. Esqueça os cartões físicos tradicionais e aproveite a liberdade de trocar de operadora ou configurar novos planos diretamente pelo se(...)

Leia mais

Você está planejando uma viagem para a Itália e quer garantir que tudo saia perfeito? Com o eSIM Itália da AmericaChip, você pode ter mais segurança e liberdade durante sua viagem, sem complicaçõ(...)

Leia mais

A Carolina do Norte é um dos 50 estados dos Estados Unidos e possui belezas naturais fenomenais. Além disso, os pontos turísticos desse destino também são lindos e bastante variados, o que torna (...)

Leia mais

Seul é uma cidade sul-coreana repleta de atratividades para os turistas, possibilitando os mais variados tipos de experiências culturais, históricas e turísticas.  E, como toda viagem pode se tor(...)

Leia mais

Connecticut é um belíssimo estado dos Estados Unidos, oferecendo aos seus visitantes muitas paisagens de tirar o fôlego, pontos turísticos, cultura e história. Uma viagem para esse destino é sens(...)

Leia mais

Viaje tranquilo com o eSIM Grécia: internet ilimitada, suporte 24 horas e ativação instantânea! Não é da noite para o dia que se planeja uma viagem à Grécia, mas é em segundos que se adquire um e(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h