23 de novembro de 2023
Estados Unidos
Conhecer roteiros diferentes em sua viagem a América do Norte pode ser surpreendente, por isso não deixe de visitar a Ponte Golden Gate!
Se você já pensou em visitar São Francisco, no estado da Califórnia, Estados Unidos da América, com certeza, já ouviu falar da Ponte Golden Gate. Ela é o principal cartão-postal da cidade, sendo um grande marco para o turismo e, claro, para o transporte dessa localidade.
Quer saber mais sobre a Ponte Golden Gate? Então, descubra tudo nesse post!
Curiosidades e história da Ponte Golden Gate
A Ponte Golden Gate é uma construção repleta de história e curiosidades. Sua importância não ocorreu por acaso, e a sua história revela esse fato e aponta os motivos para isso.
Porque foi construída
Desde 1916, a ideia de construir uma ponte que ligasse a cidade de São Francisco às regiões vizinhas começou a surgir. Isso porque, a partir de 1906, após um terremoto, a cidade passou por uma grande ascensão econômica. Assim, surgiu a necessidade de conectá-la ao resto das cidades da Baía de São Francisco, para aumentar a sua própria economia e melhorar esse aspecto das outras regiões também.
Porém, a ideia de construir uma ponte era muito desafiadora, já que o estreito de Golden Gate, onde a ponte ficaria, era conhecido por seus ventos e correntezas fortes. Por esse motivo, foi feita uma pesquisa de viabilidade, para ver se esse projeto poderia ser colocado em prática.
Chip Virtual eSIM: Planos, Vantagens, Como Ativar e Aparelhos Compatíveis
Quando foi erguida
Vários engenheiros disseram que a ponte era uma ideia inviável, pois chegaria a custar 100 milhões de dólares. Mas, o engenheiro alemão Joseph Strauss foi contra todas essas opiniões e disse que o projeto era viável, custando cerca de 30 milhões para a construção. Com isso, ele ficou responsável por essa execução, começou a obra da Golden Gate Bridge em 1933 e terminou em 1937.
Ela possui quase 3km de comprimento e conta com 6 faixas de tráfego de veículos. Isso representa a sua magnitude e mostra a importância dessa construção para o trânsito da região.
Curiosidades
A Ponte Golden Gate é um ponto turístico que possui diversas curiosidades, confira quais são as principais:
- A Golden Gate Bridge foi a maior ponte suspensa do mundo até 1964
- Filmes como Godzilla, Planeta dos Macacos: A Origem, Jornada nas Estrelas e X-Men: O Confronto Final, tiveram a Golden Gate Bridge como cenário
- A quantidade de cabos de aço usados na ponte é suficiente para dar três voltas ao redor da Terra
- Infelizmente, a Ponte Golden Gate é o lugar que registra mais suicídios no mundo
- Apesar de estar sobre o Estreito Golden Gate e ter o nome de Golden Gate (Portão Dourado, em português), a ponte é vermelha, e não dourada
- A Ponte Golden Gate é considerada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis
- A tinta cor carmesim foi feita para proteger a ponte da umidade do nevoeiro e do enferrujamento provocado pela água salgada do oceano
- No intuito de facilitar a visibilidade para a passagem de navios, o projeto inicial previa que a ponte fosse pintada de preto e amarelo
Afinal, onde exatamente fica Ponte Golden Gate
A Ponte Golden Gate fica situada sobre o Estreito Golden Gate, que separa a Baía de São Francisco do Oceano Pacífico. Ela está na cidade de São Francisco, no estado da Califórnia, e liga essa localidade à cidade de Sausalito, que fica na região metropolitana de São Francisco.
Descubra porque a Ponte Golden Gate é vermelha
Inicialmente, a Ponte Golden Gate não seria vermelha. Duas outras opções foram consideradas pelos idealizadores: preta e cinza ou preta com listras amarelas. Porém, quando o aço que iria compor a ponte chegou a São Francisco, o arquiteto responsável pela obra, Irving Morrow, achou que a sua cor “laranja queimado” e o vermelho do primer combinariam mais que as outras alternativas.
Assim, o primer que seria utilizado apenas para evitar a erosão do aço acabou servindo de inspiração para a cor oficial da Ponte Golden Gate, que é o “Laranja Internacional”. A cor foi perfeita para a obra, uma vez que é forte o suficiente para ser um sinal de alerta aos navios em períodos de nevoeiro, e ainda combina com o entorno natural!
Atravessando Ponte Golden Gate
Há várias formas de atravessar a Ponte Golden Gate. Você pode realizar a travessia por carro, moto, bicicleta ou, até mesmo, a pé. Porém, as duas últimas opções exigem uma preparação, pois faz muito frio na ponte, mesmo no verão.
O lado bom de atravessar a Ponte Golden Gate a pé ou de bicicleta é que não é necessário pagar nada. Já a travessia via carro ou moto exige o pagamento de pedágio.
Descubra quanto é pedágio na Ponte Golden Gate
O pedágio na Ponte Golden Gate tem valores a partir de $8,75. Todos os preços e as condições estão disponíveis no site da ponte. Vale ressaltar que os pagamentos em dinheiro não estão mais sendo feitos na ponte, para agilizar a travessia e não atrapalhar os outros veículos.
Então, antes de começar a sua visita à Ponte Golden Gate, confira todas as informações e esteja preparado para pagar o pedágio da maneira correta, para não ter perrengues ao longo da ponte.
Saiba o que fazer nas proximidades da Ponte Golden Gate
Uma ida a São Francisco não deve se resumir a visitar a Ponte Golden Gate. Há muitas outras atrações nas proximidades desse marco turístico. Inclusive, nesses pontos turísticos, você pode visualizar a Golden Gate Bridge de outros ângulos, o que é bem legal.
Então, confira o que mais você pode fazer por lá:
Crissy Field Marsh
Crissy Field Marsh é um parque que fica bem próximo da Ponte Golden Gate. Lá, o espaço é público e você poderá andar de bicicleta, patinar, caminhar, admirar a vista da ponte e muito mais. É um ótimo lugar para relaxar e fugir do movimento do centro da cidade.
O Melhor de Staten Island: Pontos Turisticos, Onde Ficar e Dicas de Viagem
Fort Point National Historic Site
O Fort Point National Historic Site é uma fortificação construída pelo Exército dos EUA, pouco antes da Guerra Civil Americana. Atualmente, ele é um marco histórico nacional e é uma localidade ótima para os turistas, pois proporciona uma bela vista da Ponte.
Para quem gosta de tirar fotos, esse local é ideal para tirar as típicas fotos desse ponto turístico. Então, vale muito a pena visitar o Fort Point National Historic Site e aproveitar a paisagem do lugar.
Saiba onde se hospedar próximo a Ponte Golden Gate
A Ponte Golden Gate é o cartão-postal de São Francisco, se constitui como uma das principais atrações turísticas da região e, consequentemente, acaba sendo a área mais procurada para hospedagem.
Se quer aproveitar a sua estadia perto desse majestoso ponto turístico norte-americano, confira algumas opções de onde se hospedar próximo a Ponte Golden Gate e analise qual é a melhor para a sua viagem!
- Cow Hollow Motor Inn;
- Greenwich Inn;
- HI SF Fisherman’s Wharf Hostel;
- Travelodge by Wyndham Presidio San Francisco;
- Lombard Plaza Motel;
- Lodge at the Presidio.
Conclusão
A Ponte Golden Gate é um ponto turístico que deve estar no seu roteiro de passeios em São Francisco. Ela é conhecida mundialmente e tem grande importância arquitetônica, turística e histórica.
Gostou dessa atração turística? Então, comece a sua preparação de viagem e embarque nessa grande aventura internacional!
Comentários: