Estados Unidos

Hollywood: Atrações Imperdíveis, História e Curiosidades

onde fica hollywood

Saiba onde fica Hollywood e conheça o melhor do cinema e do turismo em Los Angeles. Desfrute da experiência de viver um verdadeiro filme de aventuras.

A magia do cinema acontece em um só lugar nos Estados Unidos: Hollywood. É possível experimentar toda a aventura deste lugar com os melhores pontos turísticos. 

Neste artigo você conhecerá todos os detalhes, onde fica Hollywood, seus costumes e curiosidades. Para passeios incríveis e noites badaladíssimas, confira este post!

Hollywood: a magia do cinema

É quase impossível falar de Hollywood e não pensar no mercado cinematográfico. Mas posso apostar que você não imagina como isso tudo começou. Esse distrito dos EUA, até hoje, é o palco e referência quando o assunto é cinema, porém, nem sempre foi assim. O começo de tudo se deu de forma inusitada e sem pretensões.

O início da história é no século XIX, onde os primeiros produtores de dramaturgias procuram um lugar perfeito para suas produções. Foi aí, então, que o clima e o ambiente de Hollywood chamou muito a atenção, pelo seu tempo agradável durante o ano e, ainda, com paisagens naturais belíssimas.  

Outro fator que fez Hollywood ser um bom lugar é a sua distância de Nova Iorque, que, para os cineastas da época, era ótimo, já que tentavam escapar das patentes de Thomas Edison, o criador do kinetoscópio que vivia nesse outro polo do país. Sendo que, ao longo dos anos, esse meio cresceu de forma estrondosa e se tornou a maior referência no meio cinematográfico. 

Atualmente essa região dos EUA é importantíssima no meio artístico e possui um grande papel na construção da cultura americana em cenário mundial. Chamada também de terra da magia, onde tudo e qualquer coisa é possível por meio das telas, Hollywood é o melhor lugar para explorar um mundo paralelo que só o cinema oferece.

IA em Hollywood: parceria entre OpenAI e estúdios

Não é novidade para ninguém que a Inteligência Artificial está tendo (e causando!), nos últimos anos, um grande “boom” tecnológico, né? E as produções cinematográficas de Hollywood são um alvo desse setor. 

A empresa OpenAI, criadora do famoso “ChatGPT”, está à procura de parcerias com os estúdios, na intenção de introduzir a utilização dessa tecnologia na indústria do cinema. Isso poderia causar diversas mudanças no ramo, como a substituição de atores e outros profissionais por IA. 

As negociações seguem em aberto, mas podem gerar acordos entre ambas partes envolvidas. E você, o que acha sobre essa inovação?

Melhor época para ir a Hollywood

Antes de ir a Hollywood, você deve analisar se a época escolhida é favorável para a viagem. Na realidade, o clima de Hollywood é bom o ano todo, então, dificilmente você escolherá uma data que apresente baixas temperaturas ou muitas chuvas.

Mas, de modo geral, os meses de abril a novembro são ótimos para a sua viagem. Vale lembrar que o período entre julho e outubro é o mais quente, sendo muito bom para passeios típicos de verão. 

AmericaChip: Conexão 5G em Hollywood

Chip de Celular AmericaChip

Já pensou você em Hollywood, na calçada da fama, visitando os estúdios, sem poder mostrar ao mundo essa emoção por falta de internet? Com a AmericaChip, isso não vai acontecer! Escolha agora o seu Plano EUA e tenha acesso à melhor conexão 5G do mercado. 

Utilize as redes sociais com tranquilidade e tenha acesso a ligações locais. Você ainda pode escolher o eSIM que garante as mesmas facilidades, porém, sem a necessidade de um chip físico. Isso é mais conexão e tranquilidade em sua viagem a Hollywood.

Curiosidades de Hollywood

Não basta apenas saber onde fica Hollywood, um apaixonado por cinema, como eu, quer descobrir cada detalhe e cada curiosidade deste universo mágico. E é isto que vou compartilhar com você. Hollywood tem várias peculiaridades e curiosidades, que deixam qualquer um bem espantado com alguns fatos.

O Oscar é o maior prêmio do cinema mundial, sua cerimônia sempre acontece nesse distrito do EUA, mas o curioso é que seu nome não foi planejado e bem pensado. Foi simplesmente porque a Diretora Executiva achava a estatueta muito parecida com um tio que tinha o nome de Oscar, então todos começaram a chamar assim o símbolo do prêmio. 

O famoso letreiro escrito Hollywood era primeiramente para ser apenas um tipo de propaganda temporária, mas depois do engajamento e sucesso acabou se tornando definitivo em 1949. Nos anos 40, havia mais cinemas em Hollywood do que bancos, e mais da metade da população da época ia assistir aos filmes toda semana. 

Uma coisa bem inusitada é que nem tudo eram flores para os atores nas gravações, principalmente quando eram crianças. Há relatos que os diretores usavam de manobras de manipulação e punição aos atores mirins que não faziam o que era necessário, como chorarem em alguma cena específica ou falar o script certo.

Os primeiros filmes produzidos eram feitos em curta metragem, com tempos de duração bem menores do que estamos acostumados atualmente, e todos em preto e branco. Somente na década de 60 que o cinema hollywoodiano teve seu primeiro ator negro, Sidney Poitier, que é considerado um grande representante para o povo negro americano no meio cinematografico.

Saiba onde fica Hollywood e como chegar

hollywood e uma cidade

Hollywood é um distrito da cidade de Los Andes, na Califórnia, mais ao sul dos Estados Unidos. Sua localização é bem estratégica e de fácil acesso se comparada a outras regiões do país, principalmente por ser um lugar extremamente turístico, contando com uma boa infraestrutura.

Se você está indo para a Califórnia do Brasil, a melhor forma é ir por voos diretos, até mesmo porque o sistema de aeroportos de Los Angeles é ótimo e as companhias atendem às principais capitais do Brasil. 

As vias e estradas para chegar até Hollywood são ótimas para quem está vindo de outras regiões dos EUA, por isso, opções de carro e ônibus são muito viáveis nesses casos. 

Agora que sabe onde fica Hollywood, elabore o seu planejamento e roteiro de viagem com as principais atrações da cidade que iremos te mostrar a seguir.

Os melhores eventos em Hollywood Hills, Los Angeles

Se você quer aproveitar tudo que Los Angeles tem a oferecer, não pode deixar os eventos que ocorrem próximos a Hollywood Hills de fora do seu roteiro!

Esse bairro abriga o icônico letreiro de Hollywood, proporciona uma vista maravilhosa da cidade e permite que os turistas que se hospedam por lá desfrutem de eventos incríveis nas localidades ao seu redor. 

Confira os melhores entre eles:

  • Hollywood & Mind Summit;
  • The Ultimate LA & Hollywood Photo Tour;
  • Hollywood IT Summit;
  • Hollywood Carnival;
  • Jeff Hodge & Friends Comedy Explosion.

Conheça os principais estúdios de Hollywood

Como Hollywood é conhecida por ser a cidade das grandes produções cinematográficas, não poderia faltar, nesse post, os principais estúdios do município. Há cinco estúdios que se destacam entre todos os outros. Eles são chamados de “Big Five”, que, em português, significa “Cinco Grandes”. São eles: Universal Pictures, Columbia Pictures, Paramount Pictures, Walt Disney Pictures e Warner Bros. Pictures. 

Além desses cinco maiores, também não tem como esquecer do 20th Century Fox, do Lionsgate e da MGM. Eles foram responsáveis por produções memoráveis e icônicas do cinema, como Planeta dos Macacos, Titanic, Avatar, Jogos Vorazes, La La Land, Creed e O Hobbit.

08 Atrações turísticas imperdíveis em Hollywood

Um lugar incrível como Hollywood só poderia ter atrações turísticas fantásticas, que são impossíveis de encontrar em outro lugar. Você vai explorar uma américa nunca vista antes, com experiências únicas e marcantes. Confira!

Leita também: Calçada da Fama: Tudo Sobre o Glamour e História.

1 – TCL Chinese Theatre

No ano de 1927, um grande empresário, Sid Grauman, inaugurou esse palácio do cinema, decorado com um dragão chines, sua principal intenção era deixar gravada as mãos e pés de atores famosos em cimento para um registo permanente.

Chinese Theatre, é um enorme prédio que simboliza muito o que é Hollywood. Turistas de todo o mundo visitam o TCL Chinese Theatre, palco de muitos espetáculos e entretenimento, para conhecer as marcas registradas dos famosos. 

2 – Placa de Hollywood

A maior característica de Los Angeles, com certeza, está no Mount Lee. O enorme letreiro H-O-L-L-Y-W-O-O-D é o cartão postal da cidade, sendo indispensável ter aquela fotinha com esse fundo. O melhor ponto para conseguir ter uma vista panorâmica do letreiro é na esquina da Hollywood Boulevard com a Highland Avenue.

Não deixe de aproveitar para conhecer o enorme shopping center a céu aberto na região central de Hollywood e também para conhecer o Observatório Griffith. 

3 – Musso & Frank Grill

Um lugar super aconchegante e indispensável de se conhecer em Hollywood é o Musso & Frank Grill. O restaurante preserva muito a ambiência remetendo à uma viagem no tempo, já que foi o cenário de um grande filme ‘ Once Upon a Time in Hollywood’. No Musso & Frank Grill, com certeza você vai conhecer um pouco mais sobre a história do cinema.

Além disso, no restaurante, você irá desfrutar de deliciosos pratos com um atendimento de excelência, experimentando tudo de mais fantástico no estilo culinário americano.

4 – Hollywood Walk of Fame

onde fica hollywood florida

A Walk Of Fame, mais conhecida por calçada da fama, é um enorme calçadão com os principais nomes do cinema, artes e música do mundo. É uma parada obrigatória quando se vai a Hollywood, e você não pode perder!

Localizado em Hollywood Boulevard, cada nome carrega uma estrela que decora mais de 15 quarteirões, sendo mais de 2500 nomes. Mas personagens fictícios, como Godzilla e Mickey Mouse, também tiveram a honra de terem seus nomes registrados. 

Carmen Miranda é a única representante do Brasil que tem gravado seu nome na Walk Of Fame. No site oficial das atrações, você consegue pesquisar as estrelas das suas celebridades favoritas. 

5 – El Capitan Theatre

El Capitan Theatre é uma das casas de teatro e cinema mais famosas de Hollywood. Com mais de 100 anos de história recebe turistas do mundo inteiro para assistir filmes e peças. No estilo Neoclássico, conta com uma infraestrutura belíssima. 

E se você é um dos amantes da Disney, se prepare, porque o teatro está sob a responsabilidade da Walt Disney Studios Motion Pictures, e a maioria das estreias pertencem a este estúdio.

6 – Sunset Strip

Para tornar a viagem com os amigos ainda mais divertida, você precisa conhecer esse pedacinho de Los Angeles, California. 

Sunset Strip é uma das zonas mais famosas de Hollywood e West Hollywood. Possui vários restaurantes, lojas e cafés, sendo simplesmente imperdível. As tarde são mais especiais nessa rua, e as noites são as mais badaladas de toda a cidade, com casas de shows e muitos bares animados. 

7 – Concerto no Hollywood Bowl

Desde 1922, o Hollywood Bowl, arranca arrepios e muitas emoções dos visitantes. Neste concerto, você vai experienciar tudo de mais belo da música, em um palco que esbanja tradição, cultura e muito amor em cada nota.

Esse anfiteatro ao ar livre tem sua temporada de junho a setembro, e você conhecerá artistas conhecidos nacionalmente e internacionalmente. Um dos lugares incríveis da Califórnia, que deixa uma noite maravilhosa registrada em sua memória. 

8 – Passeios pelos estúdios

Quando alguém se pergunta onde fica Hollywood, é fácil lembrar que é no lugar onde tem os maiores estúdios de cinema dos EUA. E os passeios para conhecer tudo por detrás das câmeras é uma das atrações turísticas que não podem faltar em seu roteiro de viagem.

Os principais estúdios e parques temáticos, nos quais você verá elementos das obras principais, brinquedos e muita interação com esse mundo do cinema, são: 

  • Universal Studios / Estudio;
  • Parque de diversões da Universal;
  • Estúdios da Paramount;
  • Estúdio da Warner Bros;
  • Estúdio da Sony.

Saiba como é a vida em Hollywood

Viver em Hollywood é uma experiência um tanto quanto interessante. Assim como em todos os lugares, há pontos positivos e negativos de morar nessa cidade. Ao viver em Hollywood, você estará imerso no centro da indústria do entretenimento, terá muitas oportunidades de lazer e poderá conhecer grandes celebridades. 

Hollywood é um lugar onde a cultura e as atividades de lazer são diversas, atendendo todos os gostos e todas as faixas etárias. O clima do município também é agradável, o que o deixa ainda mais atrativo. Sem dúvidas, essa é uma região encantadora e com diversos pontos positivos.

Porém, como a cidade é muito visada pelos turistas e pelos famosos, ela acaba se tornando um lugar bem caro para morar. Além disso, a demanda de pessoas que querem viver por lá é bastante alta, o que faz com que o emprego e a moradia se tornem fatores de concorrência. Fora isso, o trânsito também costuma ser intenso, sendo mais um aspecto negativo. 

É preciso colocar os prós e os contras na balança e ver qual lado prevalece. Assim, é possível entender se Hollywood é, de fato, a cidade dos sonhos para você e sua família.

Entenda se Hollywood é um lugar seguro de visitar

pontos turísticos las vegas

Hollywood, assim como Los Angeles em geral, é um local seguro para se visitar. Porém, é preciso ter cuidado ao longo de toda a viagem, pois sempre há a possibilidade de ser surpreendido negativamente. 

O furto de carteira é o crime mais comum, já que os batedores de carteira se aproveitam das localidades turísticas. Também é importante ficar atento às bolsas, uma vez que elas são alvos fáceis para os criminosos. 

No geral, você provavelmente não terá problemas de segurança em Hollywood. Mas, atenção nunca é demais e pode evitar perrengues, não é mesmo? Então, aproveite a sua estadia nesse destino fantástico e tenha cuidados básicos durante os passeios!

Vida noturna e restaurantes em Hollywood

Hollywood, que, não à toa, é um dos destinos mais visitados de Los Angeles, é conhecido por sua animadíssima vida noturna e cena gastronômica variada.

Quando o sol se põe, esse distrito ganha ainda mais vida (se é que isso é possível) com opções para todos os gostos e idades. Os bares e clubes noturnos da Sunset Strip e da Hollywood Boulevard, por exemplo, chamam a atenção de quem, assim como você, visita Hollywood.

Visite o Whisky a Go Go e o Roxy Theatre para assistir a shows ao vivo e, para uma experiência mais sofisticada, o Avalon, o Warwick e o Hyde Sunset cumprem a responsabilidade perfeitamente – e, fica o adendo: não se assuste ao encontrar celebridades por aqui.

Os rooftops também são uma opção imperdível para as noites californianas de Hollywood. O Mama Shelter e o Skybar no Mondrian Hotel te oferecem a oportunidade perfeita para assistir ao pôr do sol, tomar um drink (caso queira, claro), e chegar cedo no seu hotel ou Airbnb. Por sinal, essa opção costuma brilhar os olhos dos turistas mais tranquilos.

A culinária de Hollywood, por sua vez, é tão diversificada quanto sua população. Entre os destaques, temos o Musso & Frank Grill, um dos restaurantes mais antigos de Hollywood, o Providence, premiado com duas estrelas Michelin, o Gwen, conhecido por suas carnes impecáveis, o Katsuya Hollywood, que conta com o melhor sushi e os melhores pratos japoneses modernos e, por fim, o Roscoe’s House of Chicken ‘n Waffles para algo mais casual – e que, sem dúvidas, não deixa de ser uma parada obrigatória.

Saiba o que fazer em um dia em Hollywood

Se você tem apenas um dia dedicado a Hollywood no seu roteiro de viagem por Los Angeles, pela Califórnia ou pelos Estados Unidos, não deixe de conferir as dicas que separamos para que o seu tempo possa ser aproveitado ao máximo. 

Hollywood merece um bom planejamento prévio, e, acredite: chegar lá sem saber o que fazer não é a melhor decisão a se tomar.

  • Hollywood Walk of Fame: Comece seu dia caminhando pela famosa calçada das estrelas na Hollywood Boulevard. É uma ótima oportunidade para tirar fotos com as estrelas de seus artistas favoritos!
  • Chinese Theatre: Lembra deste teatro, mencionado há alguns tópicos acima? Próximo a Walk of Fame, fica o TCL Chinese Theatre, conhecido por suas exibições de filmes e as pegadas e marcas de mãos de celebridades em seu pátio.
  • Observatório Griffith: Siga para o Griffith Observatory para conhecer Los Angeles e o icônico letreiro de Hollywood a partir de um ângulo especial (de cima). As exposições sobre astronomia do observatório também valem a visita (mesmo que rápida)!
  • Academy Museum of Motion Pictures: Aos fãs da sétima arte, o Academy Museum of Motion Pictures é uma parada obrigatória em Hollywood – e suas exposições sobre a história do cinema certamente irão prender a sua atenção por um bom tempo.
  • Sunset Boulevard: Finalize seu dia conhecendo um dos bares ou restaurantes da Sunset Boulevard. Escolha um dos rooftops mencionados anteriormente para um jantar e coquetéis com vista para a cidade – e, claro: viva o melhor de Hollywood em apenas um dia.

Confira passeios diferentes para aproveitar Hollywood

Fuja do óbvio em Hollywood (e, durante a alta temporada turística no país, fuja das multidões). Como? Confira alguns passeios diferentes para incluir em seu roteiro de viagem:

  • Tour de grafite em Melrose Avenue – conheça a arte de rua de Melrose Avenue mais a fundo. Não é à toa que seus murais coloridos e grafites de artistas renomados chamam atenção;
  • Trilha até o letreiro de Hollywood – faça uma trilha até o letreiro de Hollywood para viver uma experiência ao ar livre como nenhuma outra;
  • Magic Castle – visite o exclusivo clube de mágica Magic Castle (Castelo Mágico) e assista a shows de mágica que te levarão em uma viagem através do tempo;
  • Tour pelos estúdios da Paramount – faça um tour pelos estúdios da Paramount para ver de perto os bastidores de produções cinematográficas e televisivas;
  • Exploração noturna no Griffith Observatory – participe de uma sessão de observação das estrelas no Griffith Observatory;
  • Street Food Cinema – desfrute de uma experiência única de cinema ao ar livre com exibições de filmes clássicos e contemporâneos acompanhados por food trucks;
  • Museu da Morte – visite o Museu da Morte para viver uma experiência única (e um pouco macabra).

O que conhecer próximo a Hollywood e se divertir?

beverly hillspontos turísticos

Além das muitas atrações turísticas hollywoodianas espalhadas pelo distrito, as atividades e locais próximos que também valem a visita não são nada limitados. Se divertir próximo a Hollywood não é difícil – basta seguir as dicas da AmericaChip.

Hollywood Boulevard

A Hollywood Boulevard concentra muitas atrações turísticas em um lugar só – e visitar Hollywood sem visitá-la não representa uma escolha a ser tomada pelos turistas. É impossível!

A Calçada da Fama e O TCL Chinese Theatre ficam na avenida, e nem é preciso dizer que sua ligação com a história do cinema é gigantesca. Compre souvenirs nas lojinhas, almoce, lanche ou jante por aqui e, caso tenha tempo, visite um dos museus da Hollywood Boulevard – onde você sempre terá algo para ver ou fazer.

Hard Rock Cafe

O Hard Rock Cafe em Hollywood nada mais é do que um restaurante temático que une a paixão pela música com uma experiência culinária única (e do rock). 

Decorado com memorabília autêntica de lendas do rock, o ambiente é eletrizante. Além de desfrutar de pratos clássicos da culinária americana, você também poderá explorar itens históricos de músicos famosos, transformando cada refeição em uma verdadeira viagem através da história da música.

Jimmy Kimmel Live

Assistir a uma gravação do Jimmy Kimmel Live é uma experiência exclusiva em Hollywood. Este talk show noturno é gravado no El Capitan Entertainment Centre, e oferece aos visitantes a oportunidade de ver celebridades e performances ao vivo.

Visite o site oficial de ingressos do Jimmy Kimmel Live para verificar a disponibilidade de ingressos. A reserva, por sua vez, é gratuita, mas a demanda é alta e, por isso, é importante solicitar com antecedência. Não bobeie!

Los Angeles Urban Adventures

A Los Angeles Urban Adventures oferece diferentes opções de tours guiados a seus turistas, que exploram aspectos únicos e pouco conhecidos da cidade. Com guias experientes, você pode descobrir os segredos culinários de bairros específicos ou, quem sabe, histórias curiosas sobre a cultura local. Vá além dos pontos turísticos tradicionais!

American Riviera Private Tours

A American Riviera Private Tours é conhecida por seus tours privados, que podem ser adaptados aos interesses específicos de cada visitante – oferecendo a personalização em sua melhor forma. Descubra o melhor de Los Angeles em seu próprio ritmo e de acordo com suas preferências!

Madame Tussauds Hollywood

Você já deve ter ouvido falar do Madame Tussauds, um museu de cera com figuras incrivelmente (e assustadoramente) realistas de celebridades, personagens de filmes, e figuras históricas. 

Aqui, cada estátua de cera é meticulosamente esculpida para capturar a essência do indivíduo representado, proporcionando uma experiência interativa onde cada visitante pode tirar fotos e se sentir mais “próximo”, de certa forma, de suas estrelas favoritas.

Dolby Theatre

O Dolby Theatre, que fica no Hollywood & Highland Center, é conhecido por ser o local da cerimônia do Oscar. Além de assistir a eventos e shows por aqui, você também pode fazer um tour guiado pelo teatro para aprender mais sobre sua arquitetura, história e, claro, as inúmeras produções que já foram realizadas aqui. 

A grandiosidade e a elegância do teatro transformam qualquer visita em uma experiência ainda mais inesquecível.

Conclusão

Agora que você já sabe onde fica Hollywood, suas curiosidades e principais atrações, faça o seu plano de viagem e aproveite ao máximo esta viagem mágica pelo cinema, cultura e história hollywoodiana.

Hollywood é um lugar que vai além do cinema, mas as experiências que ela te proporcionará farão da sua viagem um verdadeiro filme na sua história. E você não pode deixar a AmericaChip fora disso, porque uma internet 5G ilimitada é só aqui; confira os planos.

Comentários:

2 thoughts on “Hollywood: Atrações Imperdíveis, História e Curiosidades

  1. Pingback: Experimente a excitação no Pin Up Cassino: o melhor hub de jogos - Radio Caiçara

  2. Pingback: A magia de Hollywood – Blog da Adilene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

eSIM Alabama: Saiba Se Vale a Pena, Benefícios e Ativação

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

As Maravilhas de Las Vegas: Vida Noturna, Restaurantes e Atrações Turísticas

Denver, Colorado: História, Restaurantes e os Melhores Pontos Turísticos

Leia mais

O Japão é um dos países mais atrativos do mundo, tendo cultura, história, gastronomia e atrações turísticas extremamente singulares e interessantes. Essa nação tem muito a oferecer aos seus visit(...)

Leia mais

O Alabama é um estado dos Estados Unidos que fica localizado na região sudeste do país e possui lindas construções arquitetônicas e paisagens naturais. Esse destino engloba tudo que um bom turist(...)

Leia mais

Descubra a praticidade do eSIM na Alemanha com a AmericaChip. Esqueça os cartões físicos tradicionais e aproveite a liberdade de trocar de operadora ou configurar novos planos diretamente pelo se(...)

Leia mais

Você está planejando uma viagem para a Itália e quer garantir que tudo saia perfeito? Com o eSIM Itália da AmericaChip, você pode ter mais segurança e liberdade durante sua viagem, sem complicaçõ(...)

Leia mais

A Carolina do Norte é um dos 50 estados dos Estados Unidos e possui belezas naturais fenomenais. Além disso, os pontos turísticos desse destino também são lindos e bastante variados, o que torna (...)

Leia mais

Seul é uma cidade sul-coreana repleta de atratividades para os turistas, possibilitando os mais variados tipos de experiências culturais, históricas e turísticas.  E, como toda viagem pode se tor(...)

Leia mais

Connecticut é um belíssimo estado dos Estados Unidos, oferecendo aos seus visitantes muitas paisagens de tirar o fôlego, pontos turísticos, cultura e história. Uma viagem para esse destino é sens(...)

Leia mais

Viaje tranquilo com o eSIM Grécia: internet ilimitada, suporte 24 horas e ativação instantânea! Não é da noite para o dia que se planeja uma viagem à Grécia, mas é em segundos que se adquire um e(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h