Europa

A Bela Liubliana: Passeios, Atrações, Melhor Época, Documentação e Dicas de Viagem

Liubliana

A cidade de Liubliana é a capital e maior cidade da Eslovênia, um pequeno país da Europa Central.

Geograficamente localizada na parte central do país europeu, ela serve como centro político, cultural, econômico e administrativo da Eslovênia.

Se você vai viajar para Europa, aproveite para se encantar por Liubliana e descobrir tudo sobre a capital.

História e Cultura de Liubliana

A capital da Eslovênia tem suas origens no período romano. Aliás, a área onde hoje fica Liubliana foi colonizada pela primeira vez pelos romanos por volta do século I dC, e a cidade era conhecida como Emona.

Contudo, a história de Liubliana durante a Idade Média foi marcada por vários poderes governantes, incluindo o Sacro Império Romano e a Monarquia dos Habsburgos.

Sendo assim, com sua localização estratégica ao longo das rotas comerciais, houve um desenvolvimento e prosperidade. Porém, no século XVI, Liubliana ficou sob o domínio dos Habsburgos e permaneceu como parte do Império Austríaco até o final da Primeira Guerra Mundial. Este período deixou uma marca significativa na arquitetura e cultura da cidade.

Depois do fim da Primeira Guerra Mundial, Liubliana passou a fazer parte do Reino da Iugoslávia. Durante o século XX, desempenhou um papel no contexto mais amplo da federação iugoslava. Contudo, a Eslovênia declarou independência da Iugoslávia em 1991 e Liubliana se tornou a capital da nação recém-formada. Isto marcou o início da era moderna da Eslovênia como país independente.

Em termos de cultura, o idioma oficial de Liubliana e da Eslovênia é o esloveno. No entanto, por conta da sua história e do fato de fazer parte da antiga Iugoslávia, também se podem ouvir outras línguas, incluindo sérvio, croata e inglês. A cidade também é o lar de vários teatros, galerias e instituições culturais.

Além disso, em Liubliana acontece uma variedade de festivais e eventos de música, incluindo concertos de música clássica, festivais de jazz e apresentações de música contemporânea. A cidade também tem uma forte tradição de teatro e dança.

Tour pela Europa: Os 20 Melhores Roteiros [Guia Definitivo]

A cidade mais verde da Europa

Um fato interessante é que Liubliana ganhou a reputação de ser uma das cidades mais verdes da Europa e recebeu vários prêmios e reconhecimentos pelos seus esforços ambientais e iniciativas de sustentabilidade.

Por exemplo, o centro da cidade é praticamente livre de carros, porém é facilmente acessível a pé ou de bicicleta e o transporte público está bem integrado.

Sem contar que Liubliana conta com vários parques e espaços verdes, como o Parque Tivoli (Tivoli Park), a Colina Rožnik e as barragens do Rio Liublianca, onde residentes e visitantes podem desfrutar da natureza e relaxar. A capital também tem uma rede bem desenvolvida de ciclovias e a cidade incentiva o ciclismo como meio de transporte sustentável.

Saiba onde fica a Liubliana

Liubliana é a capital e também a maior cidade da Eslovênia, um país que fica na Europa Central. A cidade fica na parte central da Eslovênia, próximo ao centro geográfico do país.

Esta também está situada numa bacia entre a região cárstica a sudoeste e os Alpes a norte, o que a torna um local pitoresco com uma paisagem natural diversificada. Contudo, por ser o mais importante centro político, cultural e econômico do país, Liubliana tem boas ligações rodoviárias e ferroviárias.

America Chip: Conexão Até 5G em Liubliana

America Chip Conexao 5G na Carolina do Norte

Por ser um país da União Europeia, quando você viaja para a Eslovênia, pode contar com um chip da America Chip. Com isso, você desfruta de conexão de alta velocidade até (5G) e pode passear conectado do começo ao fim da sua viagem sem se preocupar com o valor que vai pagar no fim da sua trip.

Faça a experiência de viajar com conexão da America Chip e deixe o seu percurso muito mais seguro e tranquilo.

Viajar barato pela Europa: Guia Com As Melhores Dicas

Conheça os melhores restaurantes de Liubliana

Por ser a capital, em Liubliana você encontra um cenário culinário crescente e existem inúmeros restaurantes excelentes. Desde os pratos tradicionais eslovenos aos internacionais, as opções são muitas.

Confira alguns dos melhores restaurantes da capital da Eslovênia:

  • JB Restaurant: o local é administrado pelo aclamado chef Janez Bratovž e é conhecido pela sua cozinha eslovena moderna e inovadora. O menu degustação é um destaque.
  • Gostilna As: mesmo sendo um restaurante popular e conhecido pela sua abordagem contemporânea aos pratos tradicionais eslovenos, o Gostilna As, utiliza ingredientes de origem local para criar interpretações saborosas e modernas de pratos clássicos.
  • Hiša Franko: localizado nos arredores de Liubliana, na cidade de Kobarid, o Hiša Franko é um restaurante renomado dirigido pela chef Ana Roš, que apareceu na série “Chef’s Table” da Netflix. O restaurante oferece um menu degustação, único e criativo.
  • TaBar: o TaBar oferece uma fusão de diversas cozinhas internacionais e uma grande seleção de vinhos. As pequenas porções,  e os pratos que podem ser compartilhados fazem dele um local excelente para uma refeição descontraída.

Os 14 Melhores roteiros turísticos da Liubliana

Agora aproveite para conferir alguns locais em Liubliana que você precisa conhecer quando for visitar a cidade:

01 – Mercado Central de Liubliana

O Mercado Central de Liubliana desempenha um papel central na vida quotidiana e na cultura da cidade. Localizado no coração da cidade, perto da Ponte Tripla (Tromostovje) e do Castelo de Liubliana, ele ocupa uma área significativa no centro da cidade.

Além disso, sua história remonta ao século XVI, quando começou como um mercado para agricultores e comerciantes locais. Foi oficialmente estabelecido em sua localização atual no século XIX.

A parte ao ar livre do mercado é conhecida por seus toldos e barracas coloridas. Ali você pode encontrar uma grande variedade de produtos frescos e sazonais, como frutas, vegetais, ervas, flores, laticínios, mel e muito mais. Agricultores e vendedores locais vendem seus produtos, e a seleção muda conforme as estações.

02 – Praça de Prešeren

A Praça Prešeren é a praça central e mais icônica de Liubliana. Seu nome homenageia o maior poeta do país, France Prešeren, celebrado como um herói cultural nacional. A praça é o coração da cidade e é cercada por marcos históricos e culturais e no seu no centro fica o Monumento Prešeren, uma estátua do poeta.

03 – O rio Liublianaca e suas pontes

O rio Liublianaca atravessa o centro da cidade e uma das características notáveis dele são suas várias pontes. Fluindo por cerca de 41 quilômetros através do centro da Eslovênia, ele se funde com o rio Sava. Contudo, o rio é palco de diversas atividades, como passeios de barco, caiaque e stand-up paddle.

Os visitantes podem explorar a cidade de uma perspectiva única, fazendo passeios de barco que oferecem informações sobre a história e a arquitetura de Liubliana.

As pontes mais importantes são a Ponte Tripla (Tromostovje), a Ponte do Dragão (Zmajski Most), a Ponte do Açougueiro (Mesarski Most), a Ponte do Sapateiro (Čevljarski Most) e a Ponte Hradecky (Hradeckega Most).

04 – Jardim Botânico de Liubliana

liubliana em inglês

O Jardim Botânico de Liubliana é histórico e considerado um dos jardins botânicos mais antigos e importantes da Europa. Ele faz parte da Universidade de Liubliana e foi fundado em 1810. Localizado na região central da cidade, conta com uma área de aproximadamente 2 hectares.

Nele fica uma extensa coleção de plantas, com espécies nativas e exóticas. Existem mais de 4.500 espécies diferentes de plantas e árvores de várias partes do mundo. Além disso, conta com seções especializadas, como plantas alpinas, plantas medicinais, suculentas e uma variedade de jardins temáticos, apresentando diferentes ecossistemas.

Também serve como um centro de pesquisa botânica e esforços de conservação. Está associado à Universidade e desempenha um papel crucial nos estudos relacionados com plantas.

Sem contar que é utilizado como recurso educacional para estudantes, pesquisadores e público em geral. Os visitantes podem aprender sobre a diversidade e conservação das plantas.

05 – Castelo de Liubliana

O Castelo de Liubliana é um castelo histórico que fica em uma montanha com vista para a cidade. Ele fica na Colina do Castelo (Grajska gora), uma localização estratégica que oferece vistas impressionantes da cidade e seus arredores.

Suas origens remontam ao século XI, embora a estrutura atual tenha sofrido inúmeras remodelações e reconstruções ao longo dos séculos.

O local desempenhou um papel significativo na história da cidade, servindo para diversos fins como uma fortaleza defensiva, residência de nobres e símbolo de poder.

A arquitetura do castelo é uma mistura de estilos diferentes e apresenta elementos da arquitetura românica, gótica, renascentista e barroca. A característica mais reconhecível é a torre do relógio, que abriga o relógio astronômico mais antigo da cidade em funcionamento.

06 – Catedral de São Nicolau

A Catedral de São Nicolau tem uma história rica que remonta ao início do século XIII, quando foi construída no local de uma antiga igreja românica. É considerada uma das igrejas mais antigas de Liubliana. Com uma arquitetura principalmente gótica, apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos, incluindo elementos românicos, barrocos e renascentistas.

Sua torres gêmeas dominam o horizonte da cidade, porém seu interior é conhecido pela decoração ornamentada e obras de arte religiosas. O altar-mor barroco, dedicado a São Nicolau, padroeiro da igreja, é adornado com belas pinturas e esculturas. 

07 – Igreja Franciscana da Anunciação

A Igreja Franciscana da Anunciação é uma igreja de estilo barroco localizada no centro da capital eslovena. Construída no século XIII, passou por diversas reconstruções e remodelações ao longo dos séculos, sendo que o atual aspeto barroco data do século XVII. Por ter a fachada rosa, adornada com decorações e esculturas em estuque branco, seu apelido é “Igreja Rosa”.

08 — Cidade Velha de Liubliana

A Cidade Velha de Liubliana, capital da Eslovênia, é única — no país, na Europa e fora do continente europeu. Ela reflete a rica herança cultural e arquitetônica de diferentes épocas, da Idade Média ao modernismo do século XX, e precisa estar em seu roteiro de viagem pela cidade.

Conheça a Ponte do Dragão (Zmajski Most) com suas estátuas de dragões, e  os símbolos da cidade:  o Castelo de Liubliana (Ljubljanski Grad), que conta com exposições, um restaurante e concertos ocasionais, a Praça Preseren e a Igreja da Anunciação, o Mercado Central e faça um passeio pelo Rio Ljubljanica.

A história da Cidade Velha de Liubliana nos leva de volta à época romana, quando a área era conhecida como Emona. Ao longo dos séculos, Liubliana foi sendo influenciada por várias culturas e impérios (entre eles, o Império Romano e os Habsburgos), e sofreu várias reconstruções após terremotos, misturando diferentes arquiteturas.

09 — Union Experience

Participando da Union Experience de Liubliana você terá uma verdadeira aula (em formato de tour) sobre as cervejas locais da cidade. Passeie pela rica história e produção moderna da Cervejaria Pivovarna Union e finalize a sua experiência com uma bela caneca de cerveja fresca!

Nessa experiência, um guia o leva (em inglês) por mais de 150 anos de história da fabricação de cerveja em Liubliana e o desenvolvimento da marca Union. Você participa de um tour exclusivo pela linha de produção moderna da Cervejaria Pivovarna Union e degusta uma cerveja indubitavelmente inesquecível.

O ingresso custa € 15,50 para adultos, € 12,40 para aposentados e estudantes e € 8,00 para crianças de 8-16 anos. Crianças menores de 6 anos não pagam!

10 — Ponte Tripla

capital eslovênia

A Ponte Tripla (Tromostovje) em Liubliana é composta por três pontes que atravessam o rio Ljubljanica, e conecta a Praça Prešeren, no centro da cidade, com a Cidade Velha e o Mercado Central.

Caminhe pelas pontes e admire a vista do rio Ljubljanica, dos edifícios históricos e das ruas movimentadas de ambos os lados. A partir da ponte tripla, você poderá visitar a Cidade Velha, o Mercado Central e outros pontos de interesse próximos um do outro.

Originalmente, havia apenas uma ponte no local, construída em madeira no século XIX. No início do século XX, o arquiteto esloveno Jože Plečnik projetou as duas pontes adicionais para aliviar o tráfego e melhorar o acesso entre as partes da cidade. As pontes laterais foram destinadas aos pedestres, enquanto a ponte central continuou acomodando veículos.

A ideia de Plečnik (de expandir uma única ponte para três) foi revolucionária na época, e nos mostra um pouco de sua visão de querer transformar Liubliana em uma “Atenas eslovena”.

11 — Parque Tivoli

O Parque Tivoli é o maior e mais bonito parque de Liubliana. Por aqui, você pode passear por seus jardins e bosques, conhecer o Centro de Exposições Tivoli e o Castelo Tivoli (Tivolski Grad) e, caso queira, praticar esportes — basquete, tênis, caminhada, corrida…

O parque ainda conta com uma área especialmente para os pequenos, e abriga a Galeria Internacional de Arte Gráfica, o Museu de Arte Contemporânea Metelkova (MSUM), e uma estufa.

O Parque Tivoli foi construído no início do século XIX, em 1813, após a união de parques existentes ao redor das mansões de Cekin e Podturn. O parque também abriga várias estátuas e monumentos, incluindo uma escultura de Napoleão, que comemora o breve período de domínio francês sobre a Eslovênia.

12 — Ponte do Dragão

A Ponte do Dragão (Zmajski Most) de Liubliana é uma das estruturas mais fotogênicas da cidade (e suas famosas estátuas de dragão em cada extremidade ajudam a dar esse título a ela).

Construída entre 1900 e 1901, a Ponte do Dragão foi chamada de Ponte do Jubileu, em homenagem ao 40º aniversário do reinado do Imperador Francisco José I da Áustria-Hungria. Ela substituiu uma antiga ponte de madeira que ligava as margens leste e oeste do rio Ljubljanica e foi uma das primeiras estruturas de concreto armado da cidade. 

A Ponte do Dragão fica perto do Mercado Central e da Praça Vodnik, e muitos passeios guiados pela cidade a incluem em seus itinerários. Ela foi uma das primeiras estruturas em Liubliana projetadas especificamente para resistir a terremotos!

13 — Casa das Ilusões

Na Casa das Ilusões e Liubliana você pode passear pelas diversas salas temáticas que desafiam a sua percepção da realidade com ilusões ópticas, hologramas e instalações interativas, conhecer a sala da gravidade e aprender mais sobre a ciência por trás das percepções e como nosso cérebro interpreta informações sensoriais.

Visitar a Casa das Ilusões é o passeio ideal para turistas de todas as idades que procuram uma atividade que fuja do óbvio! É uma excelente maneira de passar algumas horas, especialmente em dias chuvosos ou para fazer uma pausa no dia a dia corrido de quem turista por Liubliana.  

14 — Odprta Kuhna

A Odprta Kuhna é um evento culinário ao ar livre que acontece na Praça Pogačarjev trg, em Liubliana, durante os meses mais quentes da cidade. Ela nada mais é do que uma feira (de comida) que reúne fornecedores locais e internacionais, chefs e restaurantes.

A Odprta Kuhna começou em 2013 e rapidamente se tornou uma instituição em Liubliana, aguardada ansiosamente tanto por locais quanto por visitantes. Não perca a chance de experimentar o melhor da culinária eslovena num evento que valoriza os ingredientes locais e prioriza a sustentabilidade!

Saiba quanto tempo ficar em Liubliana

Qual será a duração ideal de uma viagem à Liubliana?

1-2 dias. Se você estiver em uma viagem rápida, 1 a 2 dias são o suficiente para explorar as principais atrações de Liubliana. Viva e sinta a cidade sem pressa! Basta se planejar.

3-4 dias. Com 3 a 4 dias, você pode explorar Liubliana melhor, visitar museus, cafés e bares, e, quem sabe, fazer uma ou duas viagens de um dia para locais próximos, como o Lago Bled ou a caverna de Postojna.

5+ dias. Se você tiver mais tempo, mergulhe 100% na cultura local. Aproveite para conhecer trilhas nos arredores de Liubliana e visitar vinícolas locais ou outras cidades eslovenas também.

Dicas para se locomover em Liubliana

Liubliana é uma cidade relativamente pequena e, por isso, caminhar é muitas vezes a melhor maneira de apreciá-la. Muitas de suas atrações estão concentradas no centro da cidade, que é, na maior parte, apropriada para pedestres.

A cidade também é super bike friendly —  conta com várias ciclovias e um sistema de compartilhamento de bicicletas chamado BicikeLJ. É uma maneira rápida e ecológica de se deslocar!

O sistema de ônibus urbano de Liubliana é super eficiente e cobre a maior parte da cidade. Você precisará de um cartão Urbano, que pode ser adquirido e recarregado em vários locais da cidade.

É claro que, aos que não dispensam os táxis, também é possível pegá-los em Liubliana – mas priorize as outras opções, se possível! Você viverá a cidade de um jeito diferente.

Documentos principais para visitar Liubliana

Você sabia que brasileiros não precisam de um visto para entrar na Eslovênia para estadias de até 90 dias em um período de 180 dias para turismo, visita a familiares, ou negócios? Para estadias mais longas ou para fins de estudo, trabalho, ou residência, é necessário solicitar um visto específico ou uma permissão de residência antes da viagem.

Para garantir uma entrada tranquila na Eslovênia, os brasileiros devem estar preparados para apresentar os seguintes documentos na fronteira:

Passaporte válido: O passaporte deve ser válido por pelo menos três meses após a data prevista de saída do espaço Schengen e ter, pelo menos, duas páginas em branco.

Seguro de viagem: Um seguro de viagem com cobertura mínima de 30.000 euros para despesas médicas e repatriação. O seguro deve ser válido em toda a área Schengen pelo período total da estadia.

Tenha consigo também comprovantes de meios financeiros, de hospedagem e a sua passagem de volta para o Brasil (ou para o próximo destino da viagem).

Saiba como se locomover na Liubliana

liubliana, o que fazer

Se locomover pela cidade de Liubliana é relativamente fácil. Como o centro é compacto, a maioria das principais atrações, lojas, restaurantes e cafés ficam próximos uns dos outros.

Além disso, Liubliana é uma cidade amiga do ciclismo, com ciclovias exclusivas e inúmeras estações de compartilhamento de bicicletas.

Sendo assim, você pode alugar uma bicicleta para viagens curtas ou usar um dos programas públicos de compartilhamento de bicicletas da cidade. Entretanto, Liubliana conta com um sistema de transporte público bem organizado e eficiente, que inclui ônibus.

Já para chegar ao Castelo de Liubliana, você pode pegar o funicular no centro histórico. O funicular oferece um passeio panorâmico e leva você até a colina do castelo. Contudo, existem também os táxis e você pode facilmente chamar um na rua ou usar um aplicativo. Outra opção é alugar um carro.

Embora não seja necessário para se locomover pelo centro da cidade, se você planeja explorar os arredores ou se aventurar no campo, você pode alugar um carro em várias locadoras de veículos em Liubliana. Você também pode fazer um passeio de barco no rio Liubliana.

Conclusão

Com certeza vale a pena visitar Liubliana, pois a cidade é encantadora e oferece uma mistura única de história, cultura e belezas naturais. Entre os motivos destaca-se o tamanho do lugar,  o centro da cidade é pequeno e adequado para pedestres, facilitando a exploração a pé. Você pode passear pelo centro histórico, apreciar as margens do rio e descobrir a arquitetura e os pontos de referência da cidade.

Além disso, a cena cultural é interessante e a capital conta com vários museus, galerias, teatros e espaços para apresentações. É uma cidade que abraça as artes e acolhe uma variedade de eventos culturais e festivais ao longo do ano.

Entretanto, Liubliana é conhecida por sua segurança, limpeza e qualidade de vida em geral, o que a torna um destino agradável e acolhedor para os viajantes.

Sem contar que as pessoas da cidade são conhecidas por sua simpatia e hospitalidade. Você encontra moradores ansiosos para ajudar e compartilhar seu amor pela cidade.

Por fim, a capital da Eslovênia ainda não está entre os principais destinos turísticos da Europa, ou seja, você pode passear pelas ruas com tranquilidade.

Leia também: Conheça os Melhores Destinos Internacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Chip de Celular Croácia: Planos, Conexão 5G, Como Adquirir e Vantagens

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Conheça o melhor Chip de Celular Escócia: Planos e 5G Ilimitado

Sobrenomes Franceses: Origens, Significados e Curiosidades

Leia mais

Conheça Portland, a peculiar cidade do Oregon que une paisagens naturais únicas e uma cidade cheia de vida.  Uma cidade onde rios se entrelaçam por toda sua extensão não poderia criar um cen(...)

Leia mais

Conheça o melhor da Croácia conectado com o melhor 5G da Europa, proporcionado pelo Chip de Celular Croácia da America Chip.  A Croácia é o destino dos sonhos de milhares de viajantes ao red(...)

Leia mais

Mergulhe no universo dos sobrenomes italianos, desvendando suas origens, significados e entendendo como eles podem ser a chave para a solicitação da cidadania italiana. A Itália carrega sobrenome(...)

Leia mais

Conheça o Chip de Celular Bélgica da America Chip e garanta que a sua próxima viagem internacional seja ainda mais inesquecível. É fácil fazer com que uma viagem internacional e, principalmente, (...)

Leia mais

Imagine só: visitar a Alemanha conectado com o melhor 5G do país, acesso ilimitado à internet e um plano personalizado feito especialmente para você? Descubra como através do Chip de Celular Alem(...)

Leia mais

O Chip de Celular Escócia fará toda a diferença na sua próxima viagem ao Reino Unido – mas, para que isso aconteça, você precisa conhecer a America Chip. O Reino Unido é um destino imperdív(...)

Leia mais

Trabalhar em Portugal é o sonho de muitos brasileiros. Porém, com o aumento do custo de vida, será que ainda vale a pena? Desde o dia 1º de janeiro de 2024, o salário mínimo em Portugal é de € 82(...)

Leia mais

Salt Lake City é a capital de Utah, estado dos Estados Unidos, sendo a cidade mais populosa dessa unidade federativa.  Se está planejando fazer uma viagem, provavelmente já considerou visita(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h