Europa

Apaixone-se por Granada: História, Curiosidades, Pratos Típicos e Melhores Pontos Turísticos

19 de janeiro de 2023

O lugar dos palácios, Granada, vai te extasiar com tanta beleza e pontos turísticos. Viva essa experiência única na sua próxima viagem. Veja aqui!  

A cidade de Granada na Espanha é uma das joias do país europeu, e é um lugar cheio de histórias, com mais de 2.100 anos. Se você está planejando uma viagem para Europa, descubra o que fazer em Granada, os pontos turísticos, os melhores hotéis, a melhor época para visitar e dicas de como chegar! Confira tudo a seguir. 

Granada: história e curiosidades

A cidade de Granada na Espanha está localizada no Sul da Espanha e é um dos destinos mais visitados do país. A Espanha possui destinos muito charmosos para visitar tanto no inverno, quanto no verão. 

Granada se destacou historicamente como capital dos reinos muçulmanos Zirida (século XI) e Nacérida (séculos XIII a XV). Depois da conquista dos Reis Católicos em 1492, a cidade se manteve como capital do reino castelhano de Granada. A jurisdição do território se estendeu até o ano de 1833. 

O escudo de Granada guarda os títulos de “Cidade muito nobre, muito leal, nomeada, grande, famosa e heróica de Granada”. Além disso, Granada é sede da arquidiocese com o mesmo nome, do “Tribunal Superior de Justiça da Andaluzia, Ceuta e Melilla” e também é sede do “Conselho Consultivo da Andaluzia”. Que são órgãos autônomos da comunidade da Andaluzia, apesar da capital oficial ser Sevilha.

Nos dias atuais, Granada é um centro turístico espanhol muito importante, devido aos seus monumentos e à proximidade com a Estação de Esqui (Sierra Nevada), além da região histórica das Alpujarras e também da região de praia do Mar Mediterrâneo que é conhecido como a Costa Tropical da Espanha.

Visitar o Sul da Espanha no Verão é uma das melhores coisas para se fazer na Europa.  

Apaixone-se Pela Espanha: Cultura e Atrações Turísticas

Saiba onde fica Granada e como chegar

Granada fica no sul da Espanha, na região da Andaluzia, bem nos pés da Sierra Nevada, uma região linda com bastante neve no inverno europeu e perfeita para esquiar (principalmente nos meses de janeiro e fevereiro).

Para chegar na cidade de Granada você pode ir de avião, trem, ônibus ou carro, fazendo uma viagem pela Espanha de carro. O Aeroporto de Granada, que tem o nome oficial de Aeroporto Federico García Lorca Granada-Jaén fina a cerca de 17 quilómetros do centro da cidade de Granada, sendo bem fácil o acesso. 

Se você viajar de Madrid para Granada, também tem a opção de viajar de trem. A distância entre Granada e Madri é de 420 quilômetros e o tempo de viagem de trem é de 5 horas. 

Já a distância entre Granada e Valência é de 497 quilômetros, outra cidade charmosa para visitar. 

Depois de conhecer Granada na Espanha, aproveite para descer até a cidade Málaga, mais ao Sul e com praias. Se viajar no verão, poderá aproveitar as belas praias do Sul da Espanha, com água do mar quentinha. 

EuroTrip: Dicas de Como Fazer Uma Viagem Pela Europa

Clima e melhor época para ir a Granada

granada espanha

Granada conta com um clima mediterrânico, bem quente no verão e frio no inverno. As temperaturas podem passar dos 40ºC no verão, especialmente em agosto e chegam a 0ºC ou menos no inverno, especialmente em janeiro, o mês mais frio do ano na Espanha. 

Você pode viajar para Granada todos os meses do ano, mas a melhor época é na primavera e no início do verão. Você pode viajar entre maio e junho, ou então no outono (de setembro a novembro).

No verão, as temperaturas são bem altas, o que pode atrapalhar os idosos e crianças, por exemplo. Se viajar no verão, entre junho e setembro, lembre-se de levar um bom chapéu para se proteger do sol, protetor solar, roupas leves e óculos de sol. 

Pratos típicos e sabores inusitados

Granada possui muitas opções de restaurantes e bares para apreciar a culinária local, bastante influenciada pela culinária árabe. Conheça os principais pratos típicos de Granada:

Tortilha do Sacromonte: Esta tortilha é muito comum na cidade de Granada, mais precisamente do bairro que lhe dá nome (Sacromonte) e é feita de cérebro de carneiro (acredita?), chouriço, nozes e farelo de pão. Essa tortilha é um prato exclusivo da culinária de Granada, por isso você precisa experimentar!  

Feijão verde com presunto: 

Esse prato é chamado em Granada de habas con jamón, e ele é super tradicional e um prato típico de Granada. Ele é feito de feijão verde com pedacinhos de jamón serrano (um presunto típico da Espanha). O prato é servido acompanhado de um refogado espanhol em praticamente todos os restaurantes de Granada! 

Berinjela com mel

Esse prato é tradicional da culinária de Córdoba. Ele é feito com tiras de berinjela fritas em azeite de oliva e servido com mel por cima. Uma combinação inusitada.

Remojón granadino

A influência árabe de Granada ganha espaço nesse prato que é elaborado com base de laranja, bacalhau, azeitonas, ovo cozido, cebola e tomate. Sensacional o sabor. 

Salada zalamandroña

Uma salada ideal para consumir nos meses de verão. Ela é feita com pimentão assado, abobrinha, bacalhau, tomate seco, azeitonas e azeite de oliva. 

Soplillos alpujarreño 

granada turismo

Na parte das sobremesas, estes doces parecem suspiros e são típicos da Alpujarra Granadina, mas você consegue encontrar em toda a cidade. Ele tem origem árabe e leva ovos, açúcar, amêndoas e limão. Bem gostoso e diferentes, vale a pena provar na sua viagem. 

Bolinhos pionono

O bolinho pionono é o principal doce típico de Granada. Ele é feito em Santa Fe, na região de Granada e é elaborado como um bolo com recheio doce e coberto de creme. Bem tradicionais.  

Veja aqui: Lua de Mel na Europa: Preço e Dicas Destinos Românticos

Fantásticos pontos turísticos em Granada

Conheça agora os principais pontos turísticos de Granada na Espanha e monte seu roteiro de viagem. 

Alhambra

Uma fortaleza histórica do século IX, que foi sede dos emites Nacéridas, que foram os últimos governantes mouros de Granada. É um dos locais mais turísticos de Granada e que precisa entrar no seu roteiro. 

A visitação leva cerca de 3 horas e você pode chegar cedo para evitar as multidões, principalmente no verão. O local conta com um conjunto de palácios, jardins e edifícios militares cheios de história da época islâmica da Espanha. 

O local é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1994 e um dos locais mais visitados da região da Andaluzia. 

Palácios Nazaries

Os Palácios Nazaries são o complexo palaciano da Alhambra, composto pelos três palácios: Comares, Mexuar e dos Leões. Conhecer os palácios é uma experiência incrível na cidade. 

No local existem três áreas independentes: o Mexuar, que corresponde à parte semipública do palácio ou selamlik, para administração da justiça e assuntos de Estado. O Palácio de Comares, que era a residência oficial do rei e também o Palácio dos Leões (Palácio de los Leones), que correspondia à área privada do palácio. 

Cada área era bem diferente não só pela sua função, mas também pelas suas características artísticas.

Colina La Sabika

A Colina La Sabika oferece uma vista panorâmica da cidade e é um dos locais mais emblemáticos de Granada. A rota da colina oferece uma caminhada de fácil acesso, em um espaço aberto, protegido, com florestas, rios, mirantes e trilhas dentro e ao redor da cidade de Granada.

Foi na colina onde os sultões Nasrid construíram a majestosa Alhambra e onde Carlos V também mandou construir o seu palácio renascentista, com muitas história. Visitar o local com um guia turístico pode ser uma ótima opção para conhecer mais sobre a história.

Palácio Carlos V

granada capital

O Palácio Carlos V fica na colina de Alhambra, e é uma construção renascentista belíssima do ano 1526. Uma curiosidade sobre o Palácio é que as obras de construção foram abandonadas no ano de 1633, pois faltou dinheiro pago pelos mouros. 

Alcazaba de Granada

Já a Alcazaba de Granada é uma fortaleza da Alhambra. O local foi construído por Muhammad I Ibn al-Ahmar, que foi o fundador da dinastia Nasrida, depois do ano de 1238. A fortaleza teve um papel fundamental na história de defesa da cidade. 

Catedral de Granada

A Catedral de Granada fica no centro da cidade, na parte mais antiga da cidade. A construção é do ano de 1526, quando começou a ser construída. O templo católico é uma das obras mais importantes do renascimento espanhol, com estilo barroco, plateresco e do renascimento. No local estão sepultados vários reis católicos. A entrada é paga, estudantes tem desconto e jovens até 12 anos não pagam. 

Veja também: O que fazer em Madrid: Dicas Imperdíveis para 2023.

Basílica de São João de Deus

Já a Basílica de São João de Deus é uma igreja barroca maravilhosa. O interior da igreja é belíssimo e uma das relíquias entre as igrejas barrocas da Europa. Há vários detalhes em talha dourada, bem como vários lugares com ouro. 

Uma curiosidade interessante, é que no local estão os restos mortais de São João de Deus. Vale a pena a visita. 

Praça de Santa Ana

A Praça de Santa Ana é a principal praça de Granada. O local é bastante amplo,  com vista incrível para vários edifícios históricos. No local existem vários cafés, restaurantes e bares para almoçar, jantar, tomar café ou então, ou curtir o happy hour. 

Como se locomover em Granada

Para andar em Granada existem as opções de ônibus e táxi. Pelo centro histórico, você pode fazer tudo a pé. Já para ir a pontos mais afastados, usar o ônibus pode ser uma boa opção. A cidade não é grande, por isso, é fácil se locomover entre os pontos turísticos e conhecer tudo em praticamente um dia. 

Melhores hotéis para ficar na Granada

granada espanha mapa

Entre os melhores hotéis dessa cidade da Espanha para se hospedar estão:

  • Áurea Washington Irving by Eurostars Hotel Company (hotel 5 estrelas em Granada)
  • Vincci Albayzin (hotel 4 estrelas)
  • Hotel Granada Center (hotel 4 estrelas)
  • Gran Hotel Luna de Granada (hotel 4 estrelas)
  • Hotel Macià Real De La Alhambra (hotel 4 estrelas)
  • Room Mate Leo (hotel 4 estrelas)
  • Occidental Granada (hotel 4 estrelas)
  • Hotel Tent Granada (hotel 4 estrelas)
  • Hotel Saray (hotel 4 estrelas)
  • Granada Five Senses Rooms & Suites (hotel 3 estrelas)
  • Maciá Monasterio de los Basilios (hotel 3 estrelas)
  • Hotel Inglaterra (hotel 3 estrelas)
  • Hotel Casa 1800 Granada (hotel 3 estrelas)
  • Casa del Capitel Nazarí (hotel 3 estrelas)
  • Shine Albayzín (hotel 3 estrelas)
  • Palacio de Santa Inés (hotel 3 estrelas)

Os preços das diárias dos hotéis em Granada variam de acordo com a época do ano, mas ficam entre € 50 a € 90 euros por noite para duas pessoas. Antes da sua viagem, reserve tudo com antecedência para garantir os melhores quartos e os melhores preços de hospedagem na Espanha.

Viagens Internacionais Baratas e Luxuosas: veja a lista para viajar.

Conclusão

Viajar para lugar é mergulhar em muita história, com paisagens lindíssimas. A região espanhola é muito bem preservada e vale a pena incluir no seu roteiro de viagem pela Espanha e nas suas férias na Europa. 

No seu roteiro de viagem, você  pode incluir Sevilha, Málaga, Córdoba e Huelva, esses são também, lugares lindos para visitar e você com certeza ficará encantado. 

A Espanha possui ótima gastronomia, bons vinhos e muitos destinos históricos, que valem a pena conhecer. Além disso, possui ótimos hotéis para se hospedar e ter bastante conforto.

Antes da sua viagem para Europa, não esqueça de comprar o seu chip internacional com a América Chip. Você compra pelo site, recebe em casa e tem internet ilimitada e de alta velocidade durante todos os dias das suas férias ou da sua viagem de negócios. Veja as opções de planos Europa da América Chip e tenha uma boa viagem!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

A Bulgária irá te surpreender, um lugar na Europa como nenhum outro perfeito para quem está procurando fazer uma viagem inesquecível. A Bulgária é um país europeu incrível com muitos pontos turís(...)

Leia mais

Surpreenda-se ao conhecer os Países Baixos. Toda diversidade cultural e as riquezas históricas, tornarão sua experiência incrível. Saiba mais aqui!  Os Países Baixos (ou Holanda como antes e(...)

Leia mais

Inclua na tour europeia: Moldávia, o pequeno e barato país da Europa Ocidental que pode ser visitado de trem e ônibus. De um lado a Romênia e do outro a Ucrânia, a Moldávia é um dos países da Eur(...)

Leia mais

Virgínia, Estados Unidos será o seu, mais novo, lugar favorito no mundo. Leia e comprove! Uma viagem apaixonante, com um toque de aventura, beleza e história é tudo que você está precisando, não (...)

Leia mais

Montenegro é o lugar das mais belas obras da natureza. Desfrute disso tudo na sua próxima viagem internacional, o destino perfeito para toda família! Montenegro é um pequeno país europeu, que tem(...)

Leia mais

Descubra o que visitar em Santiago de Compostela na Espanha e planeje o caminho de Santiago! Fazer o Caminho de Santiago de Compostela é o sonho de muitos brasileiros. A cidade é um dos locais ma(...)

Leia mais

Descubra o que fazer em Paris na França e como aproveitar sua viagem para Europa em 2023. Paris é a cidade mais visitada da Europa e a segunda mais visitada do mundo. De acordo com o Relatório An(...)

Leia mais

Conheça Vermont (EUA), o estado famoso por seu Outono bem definido e que está a poucas horas do Canadá. Vizinho muito próximo do Quebeque no Canadá, Vermont é o 6º menor estado dos EUA e o segund(...)

Leia mais