Roteiros

O Melhor do Cazaquistão: Cultura, História e Atrações Turísticas

Cazaquistao

Conheça o Cazaquistão, o país da Ásia Central com um pezinho na Europa e possui um mar que não está ligado ao oceano.

A República do Cazaquistão ou, simplesmente, Cazaquistão, é o maior país do mundo que não possui uma costa marítima — apesar de grande parte do seu território ser banhado pelo Mar Cáspio, que não possui saída para o oceano.

Sua capital, Astana (ou Nursultan), possui apenas 25 anos de existência e já é a cidade mais moderna do país com mais de um milhão de habitantes e muitos pontos turísticos a serem visitados.

Venha conhecer o Cazaquistão e tudo que o país transcontinental pode oferecer:

Cazaquistão: história e cultura

Situado na Ásia Central e com uma pequena parte do seu território no Oeste Europeu, o Cazaquistão possui uma história milenar, mitos e uma disputa entre nômades, ramos ancestrais (Jüz) e até os Russos durante a União Soviética.

O Cazaquistão possui uma população de 18 milhões de habitantes e mais de 100 etnias, dentre elas os cazaques, russos, alemães e ucranianos. E, apesar de ser pouco aberto ao ocidente, possui liberdade religiosa e incentivo ao turismo como qualquer outro país.

Curiosidades sobre o Cazaquistão

Sua história milenar desenvolveu ao longo das eras diversos mitos e curiosidades. Dentre elas está o próprio nome do país, onde, Cazaquistão, quer dizer: Terra de Nômades. 

Já se olharmos para seu passado, veremos que o país possui a primeira base de lançamentos de foguetes da história, mostrando o que restou do período soviético e a corrida espacial.

Mas nem de incríveis acontecimentos é formado este país. O Cazaquistão abriga um dos piores desastres ambientais do planeta. O Mar de Aral, que já foi um dos maiores lagos do mundo, está em processo de desertificação, após a exploração desenfreada no período soviético — restando apenas 10% de sua extensão.

Você também vai gostar: Checklist de Viagem: Guia Para Uma Viagem Perfeita

Política e Religião no Cazaquistão

A cultura dos países orientais é rica e com histórias milenares. Quem sai do Ocidente e viaja para os países dessa região percebe o choque entre essas culturas e como tudo é bem diferente. Ainda mais quando alguns dos países não são tão abertos ao Ocidente.

O Cazaquistão é exemplo de país que no passado fora mais restrito ao Ocidente mas hoje em dia incentiva o turismo entre as regiões separadas pelo Meridiano de Greenwich. 

Mas bem antes disso, o país já considerava as diretrizes da liberdade religiosa, onde 60% seguem o Islamismo e 20% o Cristianismo.

Já na política, o país, assim como o Brasil, é uma nação constitucional e com um presidente como chefe de estado. Possui também o Senado Federal e Câmara de Deputados. 

Como faz parte também da Europa, o país possui status de observador na Assembleia Parlamentar do continente e, nos últimos 20 anos, tem tentado melhorar seus índices democráticos para conseguir um status de atuação neste conselho.

Leia também: Documentos Para Passaporte: Etapas e Quem Pode Solicitar

America Chip: Conexão 5G no Cazaquistão

Além de uma cultura incrível, o Cazaquistão possui um  turismo vasto e surpreendente. Certamente que você vai querer registrar e compartilhar com o mundo sua experiência.  

Nesta hora, ter acesso a uma internet 5G ILIMITADA fará toda a diferença. Você poderá subir vídeos e imagens com facilidade nas redes sociais e realizar lives com uma qualidade superior. Aproveite e compre aqui o seu chip Europa

Economia do Cazaquistão: importante setor agrícola

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um cálculo feito a partir de dados relacionados à renda, à saúde e à educação. Esses fatores estão diretamente relacionados à economia de um país, já que, quanto mais dinheiro bem investido tem um país, melhor é seu IDH. Consequentemente, quando o IDH de um país é bom, sua economia também.

O Cazaquistão possui um IDH de 0,825, sendo que o maior valor possível para o IDH de um país é 1. Portanto, o Cazaquistão possui um alto IDH e, logo, podemos dizer que ele possui uma economia bem favorável à população.

Mas, de onde vem esse dinheiro e em que se baseia a economia do Cazaquistão? É isso que você ficará sabendo agora!

Bom, a economia do Cazaquistão é baseada no setor primário de produção, tendo importância significativa no mundo. O país tem, como seus principais produtos, o petróleo e o gás natural. E não é desconhecimento de ninguém que países que possuem esses combustíveis fósseis em seus territórios costumam se dar bem no mercado internacional, não é mesmo?

Além desses recursos energéticos, o Cazaquistão também é um grande produtor de trigo e algodão e um explorador de minas de ferro, cobre, urânio e zinco.

Já os setores secundário e terciário não são bem desenvolvidos no país.

Portanto, com todos esses dados, podemos afirmar que o Cazaquistão é um país desenvolvido, que possui uma boa economia e que entrega boa qualidade de vida à população.

Clima e melhor época para visitar o Cazaquistão

O país transcontinental possui clima continental extremo. Os verões são quentes e invernos podem ser rigorosos, onde, Astana é a segunda capital mais fria do mundo.

A melhor época para visitar o país é entre Maio e Setembro com mínima registrada de 2ºC e máxima de 36ºC. Já nos outros meses os turistas podem experimentar temperaturas negativas com máxima de 22ºC.

As 10 Melhores atrações turísticas do Cazaquistão

Como podemos ver, o Cazaquistão é um país repleto de história e curiosidades e é claro, possui atrações turísticas incríveis para toda a família. Confira!

1 – Torre Bayterek

Torre Bayterek cazaquista

Para celebrar a nova capital do Cazaquistão, a Torre Bayterek foi construída em Astana. O monumento possui 105 metros onde, em seu 97º andar é possível ver o horizonte da cidade. Curiosamente, a cidade de Astana foi inaugurada em 1997.

A torre foi inspirada em um conto folclórico, onde o pássaro da felicidade (Samruk) botava um ovo entre as frestas de uma árvore petrificada, trazendo-a de volta à vida. Uma linda homenagem a uma cidade que promove a cultura do Cazaquistão.

2 – Museu de História

O Museu Nacional do Cazaquistão é parada obrigatória para conhecer um pouco sobre o país. O enorme acervo remonta as conquistas e disputas territoriais a partir do século XI. Há também uma grande menção ao período da União Soviética e o Império Russo.

O imponente edifício do Museu Nacional do Cazaquistão está situado na Capital de Astana. A área também é cercada por vários outros monumentos históricos, restaurantes e edifícios famosos como o Hazret Sultan Mosque.

Leia também: Roteiro de viagem: Dicas de Como Elaborar Um Roteiro Incrível e Completo

3 – Parque Nacional Ile-Alatau

Para quem busca fugir dos grandes centros urbanos, os parques do Cazaquistão são excelentes destinos. O Ile-Alatau é um parque ao sul da cidade de Almaty. Na região você vai encontrar pinheiros, pinos, geleiras e lagos.

Animais também estão presentes no parque como leopardos da neve, linces, ursos e veados.

4 – Palácio da Paz e Reconciliação

Cazaquistao Palacio da Paz e Reconciliacao

Em frente ao Palácio Presidencial está o edifício monumento do Palácio da Paz e Reconciliação que em 2003 reuniu líderes do mundo e religiões tradicionais. O que era para ser uma única reunião, se transformou em um evento a cada três anos.

O edifício em forma piramidal relembra a união entre esses povos a fim de trazer equidade às nações.

5 – Shopping Center Khan Shatyr

Localizado na capital, Astana, não é um shopping comum. Na verdade, a grande atração deste local é o fato de que o Shopping fica dentro da maior tenda do mundo. Posso dizer que a arquitetura do Center Khan me surpreendeu muito.

6 – Teatro da Ópera

Se tem uma coisa da qual falamos muito, aqui nesse texto, é a Arquitetura. O Cazaquistão tem uma arquitetura surpreendente e o Teatro da Ópera surpreende pela grandiosidade de detalhes, tanto externa, quanto internamente.

Outro fator é que, lá, você poderá assistir a apresentações maravilhosas, que possuem ótimos preços, em decorrência do grande incentivo governamental!

7 – Arquivo Nacional do Cazaquistão

Além de te permitir conhecer mais sobre a história do país, esse ponto turístico é um marco arquitetônico de grande valor para o país.

8 – Central Concert Hall

Mais um espaço cultural surpreendente, tanto pela beleza das apresentações, quanto pela beleza do local. A arquitetura é futurista, angular e de tirar o fôlego. Mesmo que você não passe por perto na hora certa para assistir a uma apresentação, a imponente arquitetura do Central Concert Hall já fará valer a visita.

9 – Shymbulak

Hotel em meio a neve, no Cazaquistão. Esse ponto turístico te proporcionará boa comida, boas acomodações e diversão no ski na neve. O hotel fica numa montanha, o que te proporcionará uma experiência única!

Para conhecer mais sobre as atrações do local, você pode acessar o site oficial do Hotel Shymbulak!

10 – Nur Astana Mosque

É uma catedral que, além de seus fins religiosos, também é muito visitada por turistas. Pode acontecer de chegar lá quando estiver havendo alguma celebração religiosa e, neste caso, não poderá entrar para turistar. De qualquer forma, a linda área externa já vale a visita.

Cazaquistão: arquitetura diferenciada

O Cazaquistão possui uma arquitetura bem imponente, com grandes prédios e construções que se destacam. Um bom exemplo dessa arquitetura diferenciada é a elaboração e a construção da nova capital do país: Asatana. 

Na capital, é frequente avistar prédios luxuosos, com muitos espelhos, várias cores e variados detalhes que chamam a atenção, Astana é um exemplo recente do que a Arquitetura do Cazaquistão representa: inovação e imponência.

Além disso, a arquitetura, nesse país, traz muitos contrastes. Isso porque, há 24 anos atrás, o Cazaquistão ainda era propriedade da União Soviética, tendo aberto suas fronteiras, para visitação, somente após sua independência. Por isso, foi somente após esse período que o Cazaquistão começou a investir em uma arquitetura mais moderna. Assim, é comum se ver, de um lado, construções com arquiteturas que remetem mais ao passado e, de outro lado, uma arquitetura moderna, a qual é a que, de fato, chama atenção dos amantes da arquitetura do Cazaquistão.

Melhores cidades para ficar no Cazaquistão

Astana

Já citada aqui, anteriormente, Astana é a nova capital do Cazaquistão. Ela é uma cidade projetada e construída com inspirações muito parecidas a uma mistura de Brasília e Dubai, formando algo totalmente inovador e futurista.

A cidade é bem moderna e a mudança da capital para Astana foi idealizada por Nursultan Nazarbayev, que queria colocar a capital do país em um ponto mais seguro de terremotos do que a antiga capital, Almaty, que sofria abalos sísmicos recorrentemente.

Turistar por Astana é incrível, pois, além de você turistar pela capital do país, você ainda poderá ter a chance de visitar e conhecer uma cidade que existe há bem menos de 30 anos!

Almaty

Almaty é a maior cidade do Cazaquistão e é a antiga capital do país. Embora não seja mais o centro administrativo e financeiro, ela ainda é muito agitada e importante.

Além disso, quando se pensa sobre fazer muitas compras, de coisas variadas, é até Almaty que os turistas e moradores vão. 

A ex-capital do Cazaquistão tem a maior população do país e é cosmopolita, recebendo pessoas de várias partes do mundo. Características bem parecidas com Nova York, né? Só que em proporções bem menores.De qualquer maneira, a cidade é um local de grande influência e possui muitos pontos turísticos interessantes.

Um fator positivo é que, por ser cosmopolita, recebe bem os turistas, com bem menos chances de xenofobia, já que todos já estão acostumados com as diversas culturas convivendo.

Aksu-Zhabagly

cazaquistao europa

Se a natureza te encanta e se você gosta de conhecer as maravilhas naturais de outros países, você amará Aksu-Z Habagly. A cidade é uma reserva natural e te oferecerá experiências maravilhosas em meio à natureza.

Visitando lugares tão incríveis assim, você, com certeza, irá querer postar tudo nas suas redes sociais, não é mesmo?  Então, se prepare, pois, nenhum chip brasileiro funciona internacionalmente sem cobrar horrores em roaming. Por isso, antes de sair do Brasil, providencie um chip que vai te permitir ter acesso às suas redes sociais sem lentidão e com garantia de conexão. Quer um chip assim? Conheça os planos da América Chip!

Com um chip de boa conexão e ficando em um lugar maravilhoso, como Aksu-Zhabagly , tudo que te resta agora é curtir tudo de bom que a sua estadia no Cazaquistão te oferecerá!

Charyn Canyon

Localizado perto da fronteira do Cazaquistão com a China, o Canyon tem oitenta quilômetros de extensão. Como é uma área mais afastada, em relação a Astana e Almaty, pode ser que ficar nesse local traga alguns desafios a mais, porém, ainda assim, garantimos que você terá ótimos momentos!

Conclusão

O Cazaquistão é o destino para quem aprecia boa arquitetura e busca um bom país para se visitar no Oriente. A capital Astana é perfeita para visitar grandes monumentos históricos, museus e restaurantes locais.

Conheça mais sobre o Cazaquistão.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Teatro Colón: História, Arquitetura, Visitação e Programação

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

O Melhor do Caribe: Praias, Vida Noturna e 24 Melhores Destinos [Guia]

Apaixone-se por Versalhes: Cultura, Melhores Pontos Turísticos, Vida Noturna e Guia Completo

Leia mais

Seja você um apaixonado por esportes em locais de belezas naturais ou um adepto de descanso junto a natureza, Altai pode te surpreender! Descubra agora como!  Altai, uma das regiões mais int(...)

Leia mais

A cidade de Strasbourg é linda e encantadora e fica na fronteira entre a França e a Alemanha. Aliás, por conta de sua localização geográfica, sua história é muito interessante, assim como sua cul(...)

Leia mais

A Baviera é um estado que fica no sudeste da Alemanha e é uma região encantadora e cheia de história para fazer turismo.  Além disso, conta com uma grande importância cultural, paisagens de tirar(...)

Leia mais

Saiba como encontrar a mala ideal para cada tipo de viagem e transforme as suas próximas experiências pelo Brasil e fora dele. Escolher a mala ideal pode te ajudar a ressignificar as suas próxima(...)

Leia mais

Sem pesadelos nas férias! É isso que um bom planejamento oferece, acompanhe agora dicas importantes e tenha férias inesquecíveis.  Planejar férias perfeitas é um grande desafio, mas pode se (...)

Leia mais

Conheça Alexandria, uma cidade que, sem deixar sua história (e a do país) de lado, oferece a cada um de seus visitantes uma experiência de viagem única no Egito. A cidade de Alexandria, que se es(...)

Leia mais

A cidade de Marselha fica no sul da França, na costa do Mar Mediterrâneo. Ela é uma cidade portuária e a segunda maior do país europeu, ficando atrás somente da capital, Paris.  Hoje vamos c(...)

Leia mais

Assistentes virtuais, sejam baseados em inteligência artificial ou humanos remotos, estão revolucionando a forma como empresas e profissionais gerenciam suas rotinas. Saiba como essa tecnologia p(...)

Leia mais
Compre agora pelo WhatsApp