11 de outubro de 2023
A cidade de Bordeaux, na França, ficou mundialmente famosa por conta dos seus deliciosos vinhos. Aliás, Bordeaux é sinônimo de vinhos excelentes, pois a cidade está em uma das regiões vinícolas mais importantes do mundo.
Contudo, Bordeaux é muito mais do que vinhos e hoje nós vamos falar dos melhores pontos turísticos, história, curiosidades e dicas de viagem pela França!
Bordeaux: História e Curiosidades
A história da cidade francesa de Bordeaux é muito interessante. Ela remonta à época romana onde era conhecida como “Burdigala” e foi um próspero e importante centro comercial do Império Romano. Porém, no século XII, Bordeaux passou a fazer parte do Império Angevino, que era governado pelos reis ingleses.
Todavia, a reputação de Bordeaux como uma importante região produtora de vinho remonta ao século XVIII. Foi nesse período que a cidade começou a exportar seus famosos vinhos para todo o mundo. Ela também desempenhou um papel significativo no movimento iluminista, com vários filósofos e escritores da região contribuindo para o desenvolvimento intelectual da época.
Uma das curiosidades é que o centro histórico da cidade, conhecido como “Porto da Lua”, ganhou esse apelido devido ao seu formato crescente ao longo do rio Garonne. A arquitetura da região central se caracteriza pelo estilo neoclássico, com edifícios e praças deslumbrantes. Não sem motivo que o centro histórico se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO em 2007.
Voltando aos vinhos, os de Bordeaux são muito procurados há muito tempo. No século XVIII, Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos, era um conhecedor de vinhos e visitou a cidade, destacando o seu apreço pelos seus vinhos. Mais tarde, ele importou vinhos de Bordeaux para os Estados Unidos.
Outra curiosidade é sobre Napoleão Bonaparte. Apesar de ter nascido na Córsega, o ex-imperador da França frequentou a escola militar de Bordeaux no final do século XVIII. O Miroir d’eau (Espelho de Água) que fica em frente à Place de la Bourse, é o maior espelho d’água do mundo. Ele cria efeitos impressionantes de espelho, e crianças e visitantes costumam brincar em suas águas rasas.
Fundada em 1441, a Universidade de Bordeaux é uma das mais antigas da França, com uma história acadêmica relevante e um grande foco em pesquisa e educação. Sem contar que Bordeaux tem uma indústria aeroespacial em crescimento, com grandes empresas como Dassault Aviation e Thales operando na região, é onde ficam alguns dos vinhedos mais famosos do mundo, incluindo os de Médoc, Saint-Émilion e Pessac-Léognan.
Dicas de Viagem Para Uma Viagem Perfeita
America Chip: Conexão 5G em Bordeaux
Viajar para Bordeaux é uma experiência única. A cidade realmente surpreende, porém, poder visitá-la estando conectado com internet de alta velocidade é um diferencial. Se você gosta de fotografar e postar nas redes sociais, com um chip da America Chip, isso fica muito mais tranquilo e rápido. Sem falar na facilidade de utilizar mapas e se comunicar com os amigos e familiares. Vale muito a pena estar sempre conectado, confira os planos para Europa.
Saiba a melhor época para ir a Bordeaux
Visitar Bordeaux é uma excelente opção, especialmente se você gosta de experimentar um bom vinho. E a primavera é uma época deliciosa para conhecer a cidade francesa, pois o clima é geralmente ameno. Sem contar que as videiras começam a ganhar vida e você consegue escapar das multidões de turistas que estão por lá nos meses de verão (junho, julho e agosto).
Caso você pretenda viajar para Bordeaux no verão, saiba que é a alta temporada turística na Europa. Porém, apesar da abundância de turistas e dos preços mais altos, é o momento em que mais acontecem atividades ao ar livre e eventos culturais. As temperaturas aumentam durante o dia e chegam aos 30 °C, porém durante a noite baixam para os 20 °C.
Já no começo do outono, especialmente durante o mês de setembro, é considerado uma das melhores épocas para visitar Bordeaux. O tempo continua quente e as videiras estão carregadas de uvas. Aliás, a vindima, conhecida como “vendange”, ocorre normalmente em setembro e início de outubro, oferecendo oportunidades únicas para participar ou testemunhar desta tradição milenar.
No inverno a cidade fica menos movimentada e mais barata. As temperaturas variam dos 4 °C aos 15°C, porém algumas vinícolas podem ter horários de funcionamento limitados ou estar fechadas para passeios durante os meses mais frios.
Bordeaux: 8 Melhores pontos turísticos
Aproveite agora para conhecer e descobrir os 8 melhores pontos turísticos para visitar na cidade de Bordeaux:
01 – Place de la Bourse
A Place de la Bourse é uma das praças mais importantes de Bordeaux. Localizada às margens do rio Garonne, a praça é conhecida por ter uma arquitetura deslumbrante e pelo famoso Miroir d’eau (Espelho de Água). É conhecida por sua arquitetura neoclássica, projetada pelo arquiteto real Ange-Jacques Gabriel no século XVIII.
O Miroir d’eau que fica no local é uma das principais atrações da praça. É o maior espelho d’água do mundo, cobrindo uma área de 3.450 metros quadrados. O Espelho d’Água é raso e uma fina camada de água recircula continuamente, criando reflexos hipnotizantes da arquitetura no entorno. É lindo no pôr do sol, quando os edifícios iluminados se espelham nas águas calmas.
Porém, a Place de la Bourse faz parte de um conjunto maior que inclui a Place Royale e tem um significado histórico para Bordeaux. A praça é frequentemente usada para eventos públicos, concertos, shows e celebrações culturais. É um local popular para moradores e turistas se reunirem e apreciarem as vistas panorâmicas.
02 – Port de la Lune
O Port de la Lune é uma área histórica de Bordeaux. O nome se dá por conta forma de meia-lua do rio Garonne que atravessa o centro da cidade. Além disso, a área tem sido uma parte vital da história durante séculos. A localização estratégica da cidade ao longo do rio Garonne fez dela um importante porto comercial durante a Idade Média e a Era das Explorações.
Em 2007, o Port de la Lune e o centro histórico se tornaram Patrimônio Mundial da UNESCO. O reconhecimento ocorreu por conta do excepcional conjunto urbano e arquitetônico que evoluiu ao longo dos séculos.
03 – Grand Théâtre
O Grand Théâtre é um marco cultural da cidade e foi construído entre 1773 e 1780 durante o reinado do rei Luís XVI. Foi projetado pelo arquiteto Victor Louis, que se inspirou na arquitetura romana e grega antiga. O teatro foi inaugurado em 1780 e desde então permanece um símbolo da riqueza cultural de Bordeaux.
Ele é reconhecido por ter uma impressionante fachada neoclássica e interiores ornamentados. Porém, além de lindo, ele também é um local para apresentações de ópera, balé, música clássica e outros eventos culturais. Tem capacidade para aproximadamente 1.100 lugares e é conhecido por sua acústica notável.
04 – Cathédrale Saint-André
A Cathédrale Saint-André é uma magnífica catedral gótica que fica na região central da cidade. Sua construção iniciou no século XII, porém demorou vários séculos para ser concluída. Ela é um excelente exemplo da arquitetura gótica francesa e sua fachada é adornada com esculturas complexas que retratam cenas da Bíblia e várias figuras religiosas.
Adjacente à catedral está a Torre Pey-Berland, uma torre sineira separada que oferece vistas panorâmicas de Bordeaux. É possível subir e visitar a torre para desfrutar de vistas impressionantes. Sem contar que na fachada oeste da catedral está o Portal de São Tiago, uma obra-prima da escultura gótica.
05 – Basílica de Saint-Michael
A Basílica de Saint-Michael é conhecida por sua arquitetura distinta e serve como um marco religioso e cultural significativo na cidade. A construção começou no século XIV e continuou ao longo de muitos séculos e seu estilo arquitetônico gótico foi influenciado por elementos de design gótico, francês e espanhol.
Com uma torre de aproximadamente 114 metros de altura, é uma característica distintiva do horizonte de Bordeaux. Ela é decorada com uma estátua ornamentada do arcanjo São Miguel no topo, porém o interior da basílica é igualmente impressionante, apresentando elementos arquitetônicos góticos clássicos, várias capelas, cada uma contendo obras de arte religiosa e altares.
06 – Região de vinhos Medoc
A Médoc é uma das regiões vinícolas mais famosas e importantes da região produtora de vinho de Bordeaux. Conhecida por seus vinhos tintos excepcionais, especialmente blends à base de Cabernet Sauvignon, tem uma história importante e um terroir distinto. Ela é caracterizada por solos pedregosos e bem drenados, ideais para o cultivo da uva.
Esses cascalhos são conhecidos como “galets” e ajudam a regular a temperatura e a drenagem do solo, o que é particularmente benéfico para o Cabernet Sauvignon. A influência marítima do Oceano Atlântico também desempenha um papel no clima moderado da região. Ela é conhecida principalmente por seus vinhos tintos, que são tipicamente blends dominados por Cabernet Sauvignon, com proporções menores de Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec.
07 – Jardin Public
O Jardin Public foi criado no início do século XVIII, durante o reinado de Luís XV. Inicialmente ele surge como um jardim botânico, apresentando uma grande variedade de espécies vegetais, incluindo plantas raras e exóticas, cuidadosamente dispostas em canteiros bem cuidados. A parte do jardim botânico continua a ser a mais significativa do parque.
Vale ressaltar que o desenho do parque é caracterizado por caminhos simétricos, gramados bem cuidados e canteiros de flores formais. Um lago central com cisnes e patos acrescenta charme ao parque. Há também uma estufa que abriga plantas tropicais e um monumento dedicado a Michel de Montaigne, um renomado filósofo e ensaísta francês.
Sem contar que o parque oferece instalações recreativas para visitantes de todas as idades. Existem parques infantis para as crianças e por lá você sempre encontra famílias. Lá você também encontra bancos, caminhos para pedestres e zonas de sombra, o que faz dele um local agradável para relaxar e desfrutar ao ar livre.
08 – La Cité du Vin
La Cité du Vin (Cidade do Vinho) fica às margens do rio Garonne. Com seu projeto arquitetônico distinto e moderno, ela se destaca ao longo da orla de Bordeaux. Aliás, o edifício em si é uma maravilha arquitetônica, projetado para se assemelhar a uma taça de vinho girando, com uma fachada de vidro que reflete o rio e a cidade. A estrutura de 10 andares oferece vistas panorâmicas da cidade e do rio.
E o local é mais do que apenas um museu, pois é um centro cultural dedicado à história, cultura e arte do vinho. Ele apresenta uma variedade de exposições multimídia, exibições interativas, loja de souvenir, restaurantes, adega e muitos recursos educacionais. Por lá os visitantes podem explorar a história e a cultura do vinho, desde antigas técnicas de vinificação até o comércio global de vinho.
Saiba onde se hospedar em Bordeaux
Bordeaux é um importante destino turístico na França. Por isso, opções para se hospedar na cidade não faltam e existe um hotel para cada bolso por lá. Veja algumas recomendações de hotéis em Bordeaux:
- Les Sources de Caudalie: ele fica nos vinhedos do Château Smith Haut Lafitte e é um luxuoso hotel e spa. É conhecido por suas experiências temáticas de vinho e restaurantes requintados.
- Yndo Hotel: este é um hotel butique no centro da cidade e combina arquitetura elegante do século XIX com design moderno.
- Mama Shelter Bordeaux: é conhecido por seu design moderno e lúdico e oferece quartos confortáveis no centro da cidade. O bar da cobertura é um local popular para os visitantes.
- Best Western Premier Bordeaux “Bayonne Etche-Ona”: o hotel de 4 estrelas está localizado em um edifício histórico na região central de Bordeaux. Oferece um ambiente clássico e fácil acesso aos pontos turísticos da cidade.
- Bordeaux Tivoli: é um hotel mais econômico, porém oferece quartos limpos e confortáveis no centro da cidade. Por isso, é uma ótima opção para viajantes com orçamento limitado.
Porém, importante ressaltar que a cidade francesa conta com outras centenas de opções e as redes mais populares da Europa estão por lá (rede Accor, por exemplo). Uma dica essencial é: faça uma reserva antecipada, pois a cidade recebe milhões de visitantes todos os anos e está sempre cheia.
O que fazer em Paris: Os 21 melhores pontos turísticos
Conclusão
Visitar Bordeaux vale muito a pena. A cidade surpreende, pois além de ser bastante limpa, segura e organizada, conta com um excelente sistema de transporte público. O trem que parte do aeroporto para o centro é novo e uma opção barata e rápida para se deslocar por Bordeaux.
Além disso, você estará em uma das regiões vinícolas mais famosas do mundo, sendo uma visita obrigatória para os entusiastas do vinho. Sendo assim, a cidade oferece inúmeras oportunidades para degustação de vinhos e passeios pelas vinhas, com uma história importante, assim como sua impressionante arquitetura histórica.
Por fim, Bordeaux oferece um cenário gastronômico excepcional com sua deliciosa culinária local, incluindo frutos-do-mar frescos e especialidades regionais. Também conta com diversas instituições culturais garantindo várias diferentes experiências aos visitantes.
Roma: História, Curiosidades, Vida Noturna e Dicas de Viagem
Comentários: