Europa

Bolonha: Cultura, Pontos Turísticos, Curiosidades e Gastronomia

bologna

Conheça Bolonha, na Itália, e não tenha mais dúvidas em relação a qual deve ser o destino da sua próxima viagem internacional! 

Ao montar um roteiro de viagem pela Itália, fica difícil não querer visitar o país inteiro – de norte a sul. Na verdade, as cidades e regiões deste país tão querido pelos brasileiros são todas interessantíssimas – cada uma à seu próprio modo.

Na Itália, existem mais de oito mil cidades, e Bolonha é, sem dúvidas, um dos lugares que você precisa conhecer na sua próxima viagem ao país. La Rossa, La Grassa e La Dotta são alguns dos nomes pelos quais essa cidade, que fica no norte da Itália, é conhecida.

Saiba mais sobre o Roaming na União Europeia: Regras, Mudanças e Como Economizar 

A Rica História e Cultura de Bolonha

A cidade de Bolonha ganha cor através dos telhados terracotas de suas casas – daí o termo La Rossa. Mas não para por aí. A gastronomia é, indiscutivelmente, um dos pontos altos da cidade e, em italiano, La Grassa quer dizer “A Gorda”. Por fim, La Dotta, por sua vez, vem de “culto” e “erudito”. 

La Rossa (A Vermelha): Este apelido pode, sem dúvidas, ser atribuído às telhas vermelhas dos telhados de Bolonha e às históricas construções de tijolos vermelhos. Contudo, também é uma referência à política da cidade, que conta com uma longa história de tendências políticas de esquerda.

La Grassa (A Gorda): Refere-se à tradição culinária de Bolonha, conhecida por suas deliciosas comidas, como o ragù alla bolognese (chamado de “molho bolonhesa” fora da Itália), mortadela, tortellini, tagliatelle…

La Dotta (A Erudita): Significa “a erudita” e se refere à Universidade de Bolonha, a universidade mais antiga do mundo ocidental, e à vida acadêmica e intelectual da cidade.

Fundada pelos etruscos, Bolonha é uma das cidades mais antigas da Itália. Mas, o que, afinal, a difere das outras cidades italianas? Sua culinária, sua universidade, sua arte, sua cultura, sua arquitetura, sua história e seus pontos turísticos são apenas alguns desses fatores. É impossível não querer visitá-la!

Leia também: Cidadania Italiana: Como Funciona, Tipos de Vistos e Dicas para Adquirir

Melhor Época para visitar Bolonha

A época em que você faz uma viagem à Europa influencia grandemente na sua experiência de viagem pelo continente. O motivo é óbvio: as estações do ano.

  • Quando é verão no Brasil, é inverno na Itália (e vice e versa);
  • Quando é outono no Brasil, é primavera na Itália (e vice e versa).

Caso você prefira o meio termo entre o frio e o calor, visitar Bolonha na primavera ou no outono – fugindo da alta temporada e dos climas mais extremos – será sempre a melhor opção.

No verão, principalmente nos meses de julho e agosto, as temperaturas sobem muito, o que atrapalha a visita a alguns pontos turísticos de Bolonha (especialmente quando se planeja visitar mais de uma atração em um dia só ou o “bater perna” pela cidade).  

Além das condições climáticas, tenha a agenda cultural da cidade em mente, caso participar de festivais locais ou eventos especiais esteja em seus planos, claro. Neste caso, verifique o calendário de eventos antes de planejar a sua viagem!

America Chip: Conexão 5G em Bolonha

Bolonha 2024

Garantindo o chip internacional da America Chip antes da sua viagem, você aproveita tudo que há para aproveitar em Bolonha – e, assim como essa cidade é única na Itália, o chip da America Chip também é diferente de qualquer outro chip internacional.

O Chip Europa com o melhor preço do mercado e o melhor plano ilimitado de dados você só encontra aqui, na America Chip! Escolha qual dos planos disponíveis (dentro do Plano Europa) faz mais sentido para a sua viagem, personalize o seu plano de acordo com o número de dias em que você estará fora do Brasil, escolha uma data de ativação e, pronto. Viva a Bolonha com o melhor 5G disponível na Itália!

Conheça mais sobre a gastronomia de Bolonha

Que a gastronomia de Bolonha é cheia de histórias, sabores e tradições, você já sabe. Afinal, não é à toa que a cidade é conhecida como “La Grassa”. 

A culinária de Bolonha nada mais é do que um reflexo de sua história, cultura e tradição, oferecendo a cada um de seus turistas uma experiência gastronômica que vai muito além do prato, envolvendo histórias e práticas que têm sido passadas de geração em geração.

Ao contrário do que muitos imaginam, na Itália, o ragù alla bolognese raramente é servido com espaguete. O acompanhamento tradicional do ragù é o “tagliatelle”, uma massa mais larga (e que, consequentemente, segura melhor o molho).

A mortadela, por sua vez, é um dos embutidos mais famosos de Bolonha. Diferente da versão industrializada consumida no Brasil e em outros países, a mortadela bolonhesa é rica em sabor, com uma textura suave e alguns pedaços visíveis de gordura de porco, que lhe conferem um sabor único.

O tortellini, uma massa recheada em forma de anel, tem uma história curiosa. Diz a lenda que eles foram criados por um estalajadeiro que se inspirou no umbigo de Vênus, a deusa romana do amor, após espiá-la através da fechadura de sua porta.

Não deixe o Mercato di Mezzo e o Mercato delle Erbe de fora do seu roteiro de viagem pela cidade para saborear queijos locais, embutidos, pães e outros produtos frescos da Bolonha. A região é conhecida por seus ingredientes de alta qualidade, que são a base de muitos de seus pratos tradicionais.

Incríveis Pontos Turísticos de Bolonha

Agora que você já conhece tudo sobre Bolonha, seus pontos turísticos mais imperdíveis não poderiam ficar de fora deste guia. Conheça-os abaixo:

Piazza Maggiore

A Piazza Maggiore é uma das principais praças de Bolonha, e, ao seu redor, ficam alguns dos mais importantes edifícios históricos da cidade, como a Basílica de São Petrônio, o Palazzo d’Accursio, o Palazzo del Podestà e o Palazzo dei Banchi.

A arquitetura desta praça leva quem a visita de volta ao final do século XII e início do XIII, e, à noite, ela não perde seu charme. Fique a vontade para usar a Piazza Maggiore como ponto de partida para os pontos turísticos mais importantes da cidade. Na Piazza também fica o Bologna Welcome – o posto de turismo oficial de Bolonha.

As Due Torri (Torres de Bolonha)

As Due Torri, que compreendem as torres Garisenda e Asinelli, são verdadeiros símbolos de Bolonha. Elas representam o poder das famílias aristocráticas medievais – e quem estiver disposto a subir a torre Asinelli é sempre recompensado por uma vista inesquecível.

A Torre Garisenda, que, assim como a Torre de Pisa, também é inclinada, serviu de inspiração para Dante Alighieri em sua Divina Comédia.

Basílica de São Petrônio

turismo em Bolonha

A Basílica de São Petrônio, dedicada ao patrono da cidade, é uma das maiores igrejas da Europa, cuja construção começou no século XIV. 

A basílica é conhecida por seu interior gótico e por abrigar uma linha meridiana, a segunda mais longa do mundo, usada para determinar a posição dos astros e a precisão do calendário juliano.

Quadrilatero

Dedicar algumas horas do seu tempo no Quadrilatero de Bolonha durante a sua visita à cidade é, no mínimo, obrigatório. Ele é composto por diversas ruas dentro do centro histórico e, por aqui, você encontrará lojas que vendem flores, frutas, vinhos, queijos, massas, charcutaria, cafés, restaurantes… de tudo um pouco no quesito “beber e comer”.

O Quadrilatero é uma área comercial antiga e, por isso, cheia de tradições. E, quando digo antiga, é antiga mesmo, já que, desde a Idade Média, ele tem sido o centro comercial de Bolonha.

Palazzo Comunale e Fontana del Nettuno

O Palazzo Comunale (Prefeitura) nada mais é do que um complexo de edifícios históricos que funciona como o centro do governo municipal. 

Próximo a ele, fica a Fontana del Nettuno, uma fonte renascentista dedicada ao deus Netuno, deus romano do mar e das fontes de água, filho de Saturno e de Ops, irmão de Júpiter e de Plutão. 

A escultura é famosa por sua ilusão de ótica em que, de um certo ângulo, Netuno parece segurar a torre da igreja ao fundo – uma brincadeira visual (e intencional) dos artistas.

Conclusão

Além das cidades mais visitadas da Itália, como Roma, Veneza, Florença e Milão, por exemplo, inclua Bolonha – que, apesar de não tão visitada, é um destino dos sonhos – em seu roteiro de viagem pela Itália ou pela Europa.

Viva o melhor da Itália em Bolonha que, assim como a America Chip, espera por você!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Saiba mais de Marselha: Atrações, Cultura, Curiosidades e Vida Noturna

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Olimpíadas de Paris 2024: Cerimônia de Abertura, Ingressos e Jogos

A Encantadora Lille: Conheça sua História e Pontos Turísticos

Leia mais

A cidade de Marselha fica no sul da França, na costa do Mar Mediterrâneo. Ela é uma cidade portuária e a segunda maior do país europeu, ficando atrás somente da capital, Paris.  Hoje vamos c(...)

Leia mais

O planner online é uma ferramenta que permite uma organização dinâmica e diferenciada para diferentes situações. Uma viagem começa bem antes do avião decolar ou do ônibus pegar a estrada. Seja em(...)

Leia mais

Conheça Bolonha, na Itália, e não tenha mais dúvidas em relação a qual deve ser o destino da sua próxima viagem internacional!  Ao montar um roteiro de viagem pela Itália, fica difícil não q(...)

Leia mais

Saiba quais são as atualizações recentes e caminhos pelos quais você pode (ou não) adquirir a cidadania espanhola, com detalhes sobre a documentação e os requisitos essenciais para essa obtenção.(...)

Leia mais

Localizada ao sul da França, Cassis é uma cidade litorânea caracterizada pelos seus bons vinhos, falésias coloridas e calanques surpreendentes.  A França é um país que sempre tem mais a ofer(...)

Leia mais

A catedral de Milão é mundialmente famosa, por possuir história, arquitetura e curiosidades que atraem milhões de turistas. Uma visita a catedral de Milão, impressiona até os mais céticos, pela b(...)

Leia mais

O Trilho dos Apalaches é ideal para você que busca aventura e mistério em uma natureza, realmente, exuberante.   São mais de 3.000 km que se estendem por 14 estados americanos e traz consigo uma (...)

Leia mais

As Olimpíadas consistem em um evento de competição multiesportiva internacional, reunindo países de todo o mundo e ocorrendo a cada quatro anos. As Olimpíadas de Paris 2024 acontecerão entre os d(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h