10 de janeiro de 2024
América do Sul, Central e Caribe
Conheça o Salar de Uyuni (o maior deserto de sal do mundo) e veja de pertinho paisagens bolivianas capazes de tirar o fôlego de qualquer um!
O Salar de Uyuni, que fica no sudoeste da Bolívia, é o maior deserto de sal do mundo, cobrindo mais de 10.000 quilômetros quadrados. As duas cidades mais comuns usadas como ponto de partida para visitar o Salar de Uyuni e Tupiza.
Voos internacionais chegam a La Paz ou Santa Cruz e, de alguma destas duas cidades, você pode pegar um voo doméstico para Uyuni. Tupiza é outra opção de partida para visitar o Salar — especialmente para quem viaja da Argentina ou prefere um tour mais longo e menos tradicional.
Saiba mais sobre a história do Salar, de Uyuni, conheça suas curiosidades, onde fica, a melhor época para visitar, algumas das atrações turísticas que não podem ficar de fora do seu roteiro e muito mais!
Conheça o Salar de Uyuni
O Salar de Uyuni é uma das maiores maravilhas naturais da Bolívia (e do mundo) e um dos mais espetaculares destinos turísticos. É, nada mais nada menos, do que o maior deserto de sal do planeta!
A paisagem do Salar surpreende os turistas com um grande mar de sal branco que se transforma em um espelho gigante durante épocas de chuva.
Além de sua beleza natural, o Salar também é conhecido por render fotos com as melhores ilusões de ótica e por ser um excelente local para observação de estrelas — por conta de sua altitude elevada e céu limpo.
Curiosidades e história
O Salar de Uyuni tem uma história geológica fascinante. Originou-se de lagos pré-históricos e, hoje, é uma grande planície de sal — rica em minerais como o lítio, por exemplo.
Uma das curiosidades mais impressionantes do Salar é sua capacidade de refletir o céu de forma tão perfeita que fica difícil distinguir onde termina o salar e onde começa o céu. Ao visitá-lo, você também conhecerá a Ilha Incahuasi, com cactos gigantescos – contrastando de forma única com a paisagem ao redor!
Historicamente, o Salar tem sido um importante ponto de comércio e transporte na região, e atualmente desempenha um papel super importante na economia local e na indústria de mineração de lítio.
Onde fica
O Salar de Uyuni fica no sudoeste da Bolívia, na província de Daniel Campos e no departamento de Potosí. Ele fica bem próximo à fronteira com o Chile e você pode acessá-lo a partir de várias cidades bolivianas (sendo Uyuni a mais próxima e comum para iniciar a exploração do Salar).
Uma sugestão: ao decidir visitar o Salar, ou claro, visitar a Bolívia e, em um dos dias durante sua viagem, visitá-lo, compre suas passagens aéreas quanto antes para evitar gastos desnecessários! Caso queira, fazer viagens low cost pela América do Sul pode ser mais fácil do que você imagina.
Melhor época para visitar
Já que o Salar tem duas estações, a melhor época para visitá-lo depende do tipo de experiência que você deseja ter:
Estação seca (de maio a outubro): Durante este período, o Salar é um enorme deserto de sal seco e o clima é mais frio (principalmente à noite), mas os dias costumam ser claros e ensolarados. Todas as áreas do Salar ficam acessíveis, incluindo a Ilha Incahuasi.
Estação chuvosa (de novembro a abril): Essa é a época do famoso “espelho do céu”, onde a água sob a superfície do salar cria reflexos espetaculares. O clima durante o dia é mais quente, mas as chuvas podem ser (e provavelmente serão) imprevisíveis.
É a época perfeita para fotos de reflexos e paisagens que parecem fundir o céu e terra. Algumas áreas podem ficar inacessíveis por conta da água e, por isso, verificar as condições locais é sempre muito importante.
America Chip: Conexão 5G em Salar de Uyuni
Ao planejar sua viagem para conhecer o Salar de Uyuni, uma das preocupações que pode surgir é: como manter-se conectado em um local tão isolado? O chip internacional da America Chip pode te ajudar.
Com sua promessa de conexão confiável e acesso à rede 5G, essa é a escolha perfeita para qualquer tipo de viajante! Uma das maiores vantagens do 5G é sua velocidade rápida de internet, maior velocidade de dados, menor latência, e, claro, melhor confiabilidade.
Basta adquirir o seu chip em nosso site, personalizar o seu plano com a data de ativação desejada e a quantidade de dias da sua viagem e esperar a entrega em sua casa! Após inserir o chip em seu dispositivo móvel, você está pronto para começar. Acesse o Plano Chip América do Sul no site da America Chip!
Atrações turísticas e passeios no Salar de Uyuni
Confira algumas das melhores atrações turísticas e passeios que você pode conhecer e realizar durante a sua visita ao Salar:
Laguna Colorada
A Laguna Colorada é uma lagoa rasa de água salgada, conhecida por sua cor vermelha intensa causada por sedimentos e algas na água. Este local é o lar de flamingos andinos, incluindo a rara espécie de flamingo James.
A entrada na reserva nacional onde fica a Laguna Colorada pode exigir uma taxa, mas os tours geralmente incluem este custo no preço total.
Isla Incahuasi
A Isla Incahuasi é uma ilha de calcário coberta de gigantescos cactos, no meio do Salar de Uyuni. É um oásis em meio a um enorme deserto de sal.
Você sabia que os cactos nesta ilha podem crescer até 12 metros de altura e alguns têm mais de 100 anos? Imagine que demais poder ver isso de pertinho! Ah, vale dizer que existe uma taxa de entrada para a ilha, que ajuda na manutenção e preservação do local.
Geiser Sol de la Mañana
Este é um campo geotérmico a uma altitude de aproximadamente 4.800 metros, famoso por seus gêiseres e fontes termais borbulhantes.
As temperaturas das emissões podem atingir até 90 graus Celsius, criando um espetáculo de vapor e água fervente. Normalmente, o custo para visitar os gêiseres também está incluído no preço do tour.
Aguas Termales de Polques
Após um dia explorando o Salar, garanto não haver nada melhor do que relaxar nas águas termais de Polques. A maioria dos tours que passam por esta área (como os de 3 dias pelo Salar de Uyuni) incluem uma parada por lá.
Lembre-se de levar a sua própria toalha e roupas quentes para se trocar após o banho, já que as temperaturas externas podem ser bastante baixas, principalmente durante a manhã ou à noite.
Laguna Hedionda
A Laguna Hedionda é uma lagoa salgada conhecida por ser um ponto de parada para centenas de flamingos. O nome “Hedionda” vem do cheiro forte causado pelo alto teor de enxofre na água.
Esta visita também pode estar incluída no tour. Existem várias agências de turismo que oferecem passeios pelo Salar de Uyuni, e eu recomendo que você reserve o tour de sua preferência sempre com antecedência – principalmente durante a alta temporada.
Conclusão
Você com certeza não pode perder a chance de conhecer o maior deserto de sal do mundo, que fica há poucas horas de avião partindo do Brasil! O Salar, além de tudo, ainda oferece alguns dos amanheceres e entardeceres mais espetaculares de todos.
A região também tem focado cada vez mais em práticas de turismo sustentável, proporcionando uma experiência que respeita a natureza e a comunidade local. Com um chip internacional da America Chip em um lugar tão incrível como o Salar de Uyuni, te garanto que você não precisa de mais nada! Boa viagem!
Comentários: