Tecnologia e Inovação

Realidade Virtual e Aumentada: Novidades Tecnológicas

Realidade Virtual e Aumentada

Entenda como a Realidade Virtual e a Aumentada está causando uma revolução e tanto na tecnologia e na comunicação.

A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) fazem parte do time das inovações tecnológicas que estão transformando a maneira como interagimos com o mundo digital. Ambas oferecem experiências imersivas, mas de formas diferentes. 

Mas, como assim? É simples: A RV nos insere em ambientes 100% virtuais, enquanto a RA sobrepõe informações digitais ao mundo real. Neste artigo, a America Chip te explica mais sobre essas duas realidades:

Saiba o que é a realidade virtual e aumentada

  • Realidade Virtual (RV): Utiliza dispositivos específicos – como óculos de RV, por exemplo, para criar um ambiente digital totalmente imersivo. O usuário tem a sensação de estar fisicamente presente neste ambiente virtual, podendo interagir com elementos ou realizar ações dentro desse espaço;
  • Realidade Aumentada (RA): A RA, por sua vez, é sobre elementos virtuais dentro de um ambiente real. Através de smartphones, tablets ou até mesmo óculos especiais, a RA projeta imagens, informações ou objetos digitais no mundo real, enriquecendo a percepção e interação do usuário com o que está ao seu redor.

Leia também: SMS do Espaço: Tudo Sobre essa Nova Tecnologia e Dicas Especiais

Os benefícios da realidade virtual e aumentada

A realidade virtual e aumentada oferece métodos revolucionários para o aprendizado e treinamento, permitindo simulações realistas e interativas em diversos campos, como medicina, engenharia e educação.

  • Proporcionam experiências de entretenimento imersivas e inovadoras, desde jogos até visitas virtuais a museus e locais históricos;
  • Empresas utilizam a RA para oferecer experiências de compra únicas, permitindo aos clientes visualizar produtos em 3D no ambiente real antes da compra. Além disso, a RV e RA são poderosas ferramentas de marketing, criando campanhas publicitárias envolventes;
  • Facilitam o design e a prototipagem para que designers e engenheiros possam visualizar e testar produtos em ambientes virtuais antes de sua produção física;
  • São utilizadas para tratamentos de saúde, terapias e reabilitação, oferecendo simulações e exercícios controlados que auxiliam na recuperação de pacientes.

Como a realidade virtual e aumentada pode influenciar na comunicação

realidade aumentada

A realidade virtual e aumentada está revolucionando não apenas o entretenimento e a educação, mas a maneira como nos comunicamos também. 

Essas tecnologias têm o potencial de transformar radicalmente as interações humanas, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal, ao proporcionar maneiras imersivas (e expressivas) de compartilhar informações e experiências.

Com a realidade virtual e aumentada, ambientes virtuais (e que oferecem novos contextos para a comunicação) são criados. Por exemplo, em um ambiente de RV, usuários de diferentes partes do mundo podem se reunir em um espaço virtual comum, como se estivessem no mesmo local físico.

Chamadas de hologramas

Uma das aplicações mais fascinantes da RA na comunicação são as chamadas de hologramas, que fazem com que representações tridimensionais de pessoas sejam projetadas em um ambiente real, criando a ilusão de suas presenças físicas. 

Parece coisa de desenho animado ou filme futurista/distópico – mas não é! Imagine como seria conversar com um colega de trabalho, um amigo ou um familiar que aparece em forma de holograma em sua sala de estar ou escritório?

As chamadas de hologramas transformam as interações à distância – afinal, gestos, expressões faciais e a própria linguagem corporal passam a fazer parte dessa comunicação – algo que as chamadas de vídeo tradicionais não podem replicar de maneira total.

Conheça as principais tecnologias da realidade virtual e aumentada

A realidade virtual e aumentada está redefinindo o futuro – com tecnologias que focam em diferentes áreas, como entretenimento, educação, saúde – e muito mais.

Óculos de inteligência artificial

Os óculos de inteligência artificial são uma collab da RA com a inteligência artificial (IA). Eles podem reconhecer e analisar o ambiente, sobrepondo informações úteis no campo de visão do usuário.

Utilizados em diversas áreas – de navegação e assistência técnica até jogos, esses dispositivos estão fazendo toda a diferença na forma como recebemos informações – e, consequentemente, interagimos com elas.

Aplicativos

Aplicativos de RA são projetados para smartphones e tablets, e, com eles, os usuários veem o mundo ao seu redor com uma camada extra de informação digital. 

Desde testar como um móvel ficaria na sua sala até aprender sobre constelações ao apontar o telefone para o céu, os aplicativos de RA transformam o aprendizado e a descoberta, deixando-os muito mais interativos e acessíveis.

Jogos

realidade aumentada exemplos

Jogos de RV e RA oferecem uma imersão completa em mundos virtuais – ou incorporam elementos virtuais ao mundo real, respectivamente. 

Esses jogos, além de proporcionar um entretenimento inovador, também estimulam a atividade física e a interação social (como pode ser visto no sucesso de jogos que incentivam os jogadores a explorar ambientes reais enquanto interagem com elementos virtuais).

Um bom exemplo de jogo de RA é o Pokémon GO.

Tours virtuais

Com os tours virtuais em RV, usuários podem explorar museus, locais históricos e propriedades imobiliárias sem sair de casa. 

Esta tecnologia está se tornando uma ferramenta valiosíssima para o turismo, a educação e o mercado imobiliário, oferecendo uma maneira segura de visitar e aprender sobre novos lugares.

Reabilitação de pacientes

Você sabia que a RV está sendo usada na reabilitação de pacientes? Oferecendo simulações que ajudam na recuperação de condições neurológicas e físicas, os pacientes podem realizar exercícios em ambientes virtuais controlados.

Educação interativa

A educação está sendo transformada pela RV e RA, que tornam o aprendizado mais interativo e envolvente. Alunos podem realizar viagens virtuais ao espaço, explorar estruturas anatômicas em 3D ou até mesmo simular experimentos químicos.

A compreensão dos conteúdos estudados, dessa maneira, é ainda mais profunda, e ainda estimula o interesse pelo aprendizado.

Entenda a diferença entre realidade virtual, aumentada e metaverso

realidade virtual exemplos

A Realidade Virtual (RV), a Realidade Aumentada (RA) e o Metaverso são conceitos que, embora distintos, se entrelaçam.

A Realidade Virtual cria um ambiente completamente digital, imergindo o usuário num mundo virtual isolado do físico. A RV é utilizada em jogos, treinamentos e simulações, onde o físico e o digital se encontram nela: a percepção do usuário.

A Realidade Aumentada, por outro lado, mescla elementos digitais com o mundo real. Esta tecnologia tem aplicações variadas, desde jogos e entretenimento até usos práticos em educação, design, e varejo, permitindo uma interação intuitiva e informativa com o espaço ao redor.

Quando falamos de Metaverso, falamos de um universo digital onde os usuários podem interagir entre si em ambientes virtuais (de uma maneira semelhante a como isso acontece no mundo real). 

Diferente da RV e RA, que são tecnologias de interface, o Metaverso é um espaço virtual coletivo – e inclui realidades virtuais e aumentadas como partes de sua estrutura. 

O Metaverso é um ecossistema de mundos digitais que se conectam entre si, oferecendo experiências sociais, econômicas e de entretenimento que, ao mesmo tempo que são inovadoras, dão o que falar – e dividem opiniões.

Conclusão

Ambas as realidades (virtual e aumentada) que, embora sejam termos distintos em aplicação e experiência, compartilham o objetivo de ampliar nossas capacidades humanas através da tecnologia

A RV imerge os usuários em experiências virtuais profundas, enquanto a RA traz um novo nível de interatividade ao mundo real. Juntas, essas tecnologias abrem novos caminhos para a inovação em uma quantidade de campos/áreas que, com o tempo, só aumenta.

Em suma: quando utilizada da maneira correta, a realidade virtual e aumentada só tem a somar. Acessando o blog da America Chip você encontra mais artigos como esse. Não deixe de conferir!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

A Importância da Conexão Digital: Desafios e Como Melhorar

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Conheça o Relógio Inteligente: O que é, Funções e Melhores Opções

Streamer: O que é, Como Começar, Equipamentos Necessários e Dicas

Leia mais

O Japão é um dos países mais atrativos do mundo, tendo cultura, história, gastronomia e atrações turísticas extremamente singulares e interessantes. Essa nação tem muito a oferecer aos seus visit(...)

Leia mais

O Alabama é um estado dos Estados Unidos que fica localizado na região sudeste do país e possui lindas construções arquitetônicas e paisagens naturais. Esse destino engloba tudo que um bom turist(...)

Leia mais

Descubra a praticidade do eSIM na Alemanha com a AmericaChip. Esqueça os cartões físicos tradicionais e aproveite a liberdade de trocar de operadora ou configurar novos planos diretamente pelo se(...)

Leia mais

Você está planejando uma viagem para a Itália e quer garantir que tudo saia perfeito? Com o eSIM Itália da AmericaChip, você pode ter mais segurança e liberdade durante sua viagem, sem complicaçõ(...)

Leia mais

A Carolina do Norte é um dos 50 estados dos Estados Unidos e possui belezas naturais fenomenais. Além disso, os pontos turísticos desse destino também são lindos e bastante variados, o que torna (...)

Leia mais

Seul é uma cidade sul-coreana repleta de atratividades para os turistas, possibilitando os mais variados tipos de experiências culturais, históricas e turísticas.  E, como toda viagem pode se tor(...)

Leia mais

Connecticut é um belíssimo estado dos Estados Unidos, oferecendo aos seus visitantes muitas paisagens de tirar o fôlego, pontos turísticos, cultura e história. Uma viagem para esse destino é sens(...)

Leia mais

Viaje tranquilo com o eSIM Grécia: internet ilimitada, suporte 24 horas e ativação instantânea! Não é da noite para o dia que se planeja uma viagem à Grécia, mas é em segundos que se adquire um e(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h