Dicas de Viagem

Convênios com faculdades estrangeiras podem ajudar aluno a estudar no exterior

programas de intercâmbio

Os programas de intercâmbio têm ajudado alunos em todo mundo a adquirem experiências internacionais, permitindo o contato com outras culturas, ampliando o conhecimento e oportunizando o aprendizado de idiomas.

Ter a oportunidade de estudar em outro país é o desejo de muitos estudantes. Experiências no exterior podem ser enriquecedoras, já que permitem o contato com outras culturas, ampliam o conhecimento e aprofundam o aprendizado de idiomas. Para ter esta vivência, é preciso estar bem informado sobre as possibilidades.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), a maioria dos estudantes brasileiros (75%) deseja estudar fora do país. O levantamento mostra, ainda, que 28,6% dos alunos planejam viajar para o exterior no primeiro semestre de 2024 e 21% querem ter a experiência a partir de 2025. 

Os programas de intercâmbio são uma alternativa para conhecer sistemas educacionais de outros países e ganhar uma perspectiva global sobre questões acadêmicas e profissionais. Estudar em uma instituição de ensino estrangeira ajuda a criar uma rede de contatos internacionais que pode ser importante para futuras oportunidades no mercado de trabalho.

Conforme informações divulgadas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a experiência internacional é um diferencial importante ao currículo do estudante. Aqueles que têm vivência no exterior, seja por meio de ações de internacionalização ou programas de intercâmbio, tornam-se profissionais com visão global.

Leia também: As 20 Melhores Universidades de Portugal: Bolsas e Como se Candidatar

Instituições brasileiras têm parcerias internacionais

programas de intercâmbio gratuito 2024

A carreira de um veterinário pode ser impulsionada a partir de uma especialização fora do país. O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal nos Trópicos (PPGCAT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma opção reconhecida internacionalmente. Os professores estabelecem colaborações científicas com universidades de diferentes países europeus, americanos, asiáticos e africanos.

Os estudantes são incentivados a fazerem estágio sanduíche, e os docentes a realizarem o pós-doutorado no exterior. Além disso, há vagas para o ingresso de alunos de outros países no curso de mestrado.

Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), ao longo da graduação, os estudantes podem optar por atividades extracurriculares de pesquisa e extensão, incluindo o intercâmbio. Para isso, também são realizados convênios com instituições estrangeiras de renome na área.

Mas não são apenas os cursos de veterinária que oferecem a possibilidade de estudar em outro país. Quem almeja uma vaga em Psicologia também pode se organizar para participar de um intercâmbio. 

O setor de Internacionalização da União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (UNIESP) mantém contato com universidades de outros países e estabelece parcerias com atividades voltadas aos alunos, professores e à comunidade em geral. Além de intercâmbios, o setor promove workshops, palestras, e outras dinâmicas que envolvem diferentes culturas. 

Para os interessados em seguir carreira jurídica, as matrículas em Direito também podem abrir portas para oportunidades de intercâmbio acadêmico e cultural. Diferentes instituições, como a USP e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), oferecem programas de intercâmbio, o que proporciona aos graduandos a chance de aprofundarem seu conhecimento em áreas específicas e conhecerem diferentes sistemas jurídicos. 

Você vai gostar: Trabalhar nos Estados Unidos: Faça do Sonho uma Realidade

Programas de intercâmbio: oportunidades para estudar fora

programas de intercâmbio com bolsa

De acordo com a Fundação Estudar, quase todas as faculdades públicas e privadas contam com programas de intercâmbio. Para ficar por dentro das informações, o aluno deve entrar em contato com a coordenação de intercâmbio da instituição de ensino e conferir quais são os convênios e as parcerias existentes.

Caso o estudante queira estudar fora do país por conta própria ou se a instituição não oferecer a alternativa, é possível recorrer a outras possibilidades. Elas incluem programas de intercâmbio independente, no qual o aluno negocia a atividade diretamente com a universidade internacional; consultorias especializadas, que auxiliam o interessado a planejar a viagem; e agências que atuam na área.

Os programas de intercâmbio variam com relação à duração e aos objetivos. Por meio deles, é possível estudar outro idioma, fazer estágio, participar de ações de voluntariado, cursar disciplinas do currículo universitário, entre outras atividades. 

Os programas organizados pelas faculdades são conhecidos como intercâmbio acadêmico e têm durações diferentes, conforme cada proposta. A programação pode ser de curto prazo, durante um mês, por exemplo, como no período das férias, ou mais tempo, com atividades ao longo de um semestre ou um ano.

A principal vantagem dos programas das próprias universidades é que os alunos que participam podem contar com o suporte da instituição brasileira durante a viagem para fora do país. As etapas dos processos seletivos variam de acordo com cada faculdade. Algumas oferecem bolsas e ajuda de custo para os primeiros colocados.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Onde fazer compras em Nova York? Guia para aproveitar os melhores lugares!

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Como tirar passaporte brasileiro? Principais dúvidas respondidas, + dicas!

Como usar internet no exterior: tipos, média de valores e como escolher

Leia mais

Imagine você aterrissando em Nova York numa manhã de outono. O frio leve toca o rosto enquanto os táxis amarelos cruzam a Quinta Avenida. Ou talvez esteja prestes a viver dias de adrenalina em Or(...)

Leia mais

Você já se pegou imaginando vendo a neve cair em Nova York, explorando o Grand Canyon, fazendo uma maratona de compras na Black Friday norte-americana ou vivendo dias mágicos nos parques da Disne(...)

Leia mais

Nova York não é só sobre turismo e pontos famosos. A cidade também é, sem dúvida, um dos melhores destinos do mundo para quem ama fazer compras.  E se você já se imaginou caminhando pela 5th(...)

Leia mais

Quem nunca se imaginou caminhando pelas ruas vibrantes de Barcelona, explorando a cultura de Madri ou saboreando uma paella à beira-mar em Valência? E é exatamente nessa fase, entre o sonho e o p(...)

Leia mais

Você sonha em conhecer a terra das massas, dos vinhos e das paisagens que parecem saídas de um filme, mas ainda não tirou esse plano do papel e vive se perguntando: “O que precisa para viajar par(...)

Leia mais

Imagine caminhar pelas ruas históricas de Lisboa, se perder nos mirantes de Porto ou brindar nas vinícolas do Douro enquanto o pôr do sol colore o céu. Ou, quem sabe, relaxar nas praias do Algarv(...)

Leia mais

Está buscando ideias para montar um roteiro de viagem para a Europa? Imagine você caminhando pelas charmosas ruas de Paris, navegando pelos canais de Amsterdã ou saboreando uma autêntica pizza em(...)

Leia mais

Viajar para a Europa é como abrir um novo capítulo da sua história. Já se imaginou passeando pelas ruas cheias de história de Paris, tomando um café naquelas esquinas charmosas de Roma ou se desl(...)

Leia mais
Compre agora pelo WhatsApp