O que fazer na África do Sul: 16 roteiros imperdíveis

turismo na Africa do Sul

Quem ama viajar precisa incluir na lista o país mais meridional do continente africano.

Saiba o que fazer na África do Sul, a “nação arco-íris”, apelidada assim por conta das diversas etnias, tradições e culturas que por lá coabitam, encanta pelas paisagens, mas impressiona pela cultura.

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

PLANOS MUNDI: Viaje pelo mundo com internet 4G ILIMITADA em mais de 200 países

SEGURO VIAGEM: Utilize o cupom  AMERICACHIP10 e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem.

PASSAGENS AÉREAS: As melhores ofertas estão na Passagens Promo. Ganhe até 35% de desconto.  

HOSPEDAGEM: Acesse  El Quarto e encontre as melhores hospedagens a preços incríveis.

Conheça as três cidades mais procuradas na África do Sul

Se você quer saber o que fazer na África do Sul, nada melhor do que conhecer as cidades mais procuradas do país:

Johannesburgo

Provavelmente o seu voo chegará no Aeroporto Internacional Oliver Tambo, o maior do país e que fica também na maior cidade da África do Sul, Johannesburgo. 

Dessa maneira, é quase óbvio que na lista com o que fazer na África do Sul, conhecer Johannesburgo ocupa um posto. Porém, você deve estar se perguntando: quantos dias devo ficar em Johannesburgo?

A resposta é simples. Depende do seu tempo e disponibilidade financeira. Se você tem tempo e dinheiro, 5 dias na cidade são suficientes. Entretanto se a viagem é mais corrida, 3 dias já possibilitam bons passeios.

Agora, se você vai ter pouco tempo, mas não abre mão de visitar Johannesburgo, 1 ou 2 dias podem ser suficientes (corridos) para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Veja abaixo uma lista com os principais pontos turísticos de Johannesburgo:

  • Museu do Apartheid;
  • Mandela House Museum;
  • Gold Reef City;
  • Constituição Hill;
  • Hector Pieterson Memorial;
  • Zoo Lake;
  • James Hall Museum of Transport;
  • Arts On Main;
  • Market On Main – Food and Design Market;
  • Lion and Safari Park (para conhecer com calma).

Documentos para passaporte: saiba quais vai precisar e quanto custa.

Cape Town

africa do sul turismo safari

Cape Town ou Cidade do Cabo em português é a segunda maior cidade da África do Sul. Considerada uma das cidades mais inovadoras do mundo, Cape Town conta com paisagens lindíssimas e atrações imperdíveis.

Além disso, a Cape Town foi eleita como o melhor destino do mundo para eventos, conferências, exposições e festivais de acordo com o World Travel Awards 2018.

Confira abaixo os principais pontos turísticos de Capa Town e o que fazer na África do Sul:

  • Montanha da Mesa;
  • Cabo da Boa Esperança:
  • Ilha Robben (onde Nelson Mandela ficou preso por 28 anos);
  • Victoria & Alfred Waterfront;
  • Kirstenbosch National Botanical Garden;
  • Boulders Beach;
  • Cape Point;
  • Castelo da Boa Esperança;
  • Aquário Dois Oceanos;
  • Camps Bay Beach.

Porto Elizabeth

A cidade de Porto Elizabeth fica no centro sul do país e se você não sabe o que fazer na África do Sul, inclua a cidade no seu roteiro. Com zonas de vida selvagem praticamente intocadas, você vai se apaixonar pelas belezas de Porto Elizabeth.

Confira alguns locais que você deve conhecer:

  • Kragga Kamma Game Park;
  • Bayworld;
  • Donkin Reserve, Pyramid and Lighthouse;
  • South African Air Force Museum;
  • Parque Nacional dos Elefantes Addo;
  • Nelson Mandela Metropolitan Art;
  • Sardinia Bay Beach;
  • Cape Recife;
  • Seaview Predator Park;
  • Parkrun Hobie Beach.

Informações importantes sobre a África do Sul

Além de saber o que fazer na África do Sul, vale contar algumas coisas que você precisa saber antes de visitar o país. Primeira coisa é: não, os leões não correm atrás das girafas pelas ruas das cidades.

Estamos falando de um país com 57,8 milhões de habitantes (censo de 2018), de cidades com regiões metropolitanas onde vivem milhões de pessoas. Ou seja, os leões e as girafas só serão vistos nos parques.

Além disso, uma das preocupações e quem está planejando uma viagem para a África do Sul é em relação à segurança. Afinal de contas, as estatísticas relativas a quantidade de crimes no país impressionam.

Aliás, a preocupação pode ser ainda maior para as mulheres, pois os índices de violência sexual figuram entre os mais altos do mundo. Contudo, viajar para a África do Sul é seguro, inclusive para mulheres.

Importante dizer que os crimes praticados contra os turistas são bastante raros e, quando ocorrem, são furtos simples e sem violência.

Saiba o que fazer na África do Sul – 16 Pontos turísticos

Confira algumas dicas com o que fazer na África do Sul no roteiro que pensamos para você:

01 –Oceano Índico

Uma das coisas para se fazer estando na África do Sul é conhecer, e até tomar um banho, no Oceano Índico. Para isso, você pode aproveitar as praias já listadas em Porto Elizabeth.

Contudo, você pode incluir a cidade de Durban no seu roteiro e ficar cara a cara com o Índico. Aliás, aproveite para visitar o uShaka Marine World em Durban e saber tudo sobre a vida marinha do Oceano Índico.

02 – Vinícolas nos arredores de Cape

O vinho é um dos principais produtos de exportação da África do Sul. Por isso, quando estiver em Cape Town, aproveite para conhecer uma das inúmeras vinícolas da região de Cape Winelands.

03 – Safári no Kruger Park

africa do sul safari

O Kruger Park tem 20 mil quilômetros quadrados e fica no nordeste do país. Com absoluta certeza estará na sua lista com o que fazer na África do Sul, pois o parque é lindo e o safári vale muito a pena. Um experiência inesquecível! 

04 – Addo Elephant Park

O Parque Nacional dos Elefantes de Addo fica próximo Port Elizabeth (uma hora de carro) e é um local único. Nele está a maior concentração de elefantes do mundo.

05 – Blue Train

Imagine fazer uma viagem de 27 horas num trem de luxo entre Cape Town e Pretoria? Pois é, o Blue Train é um trem com serviço cinco estrelas, talheres de prata, banheira para o banho e até um mordomo por vagão.

06 – Winelands

A região com maior produção de vinhos da África do Sul é conhecida por Cape Winelands. Ela fica a 45 minutos de carro de Cape Town e a Cape Wine Route possibilita paisagens espetaculares da África do Sul.

07 – Percorra a Road trip pela costa

Se você tiver tempo e disponibilidade financeira, alugue um carro e faça a rota: Cape Town, Garden Route, Port Elizabeth, Durban e Johannesburgo. Sim, ainda que sejam milhares de quilômetros, você nunca mais vai esquecer.

Porém, você poderá ir de Cape Town até Port Elizabeth que as passagens deslumbrantes da Garden Route irão ficar gravadas para sempre na sua memória.

08 – Neighbourgoods Market

Se você deseja conhecer o que há de melhor na gastronomia africana, precisa conhecer o mercado Neighbourgoods. 

O lugar é super divertido com atrações musicais, ferinhas e delícias gastronômicas como as ostras da Namíbia, cerveja artesanal da África do Sul, paella e gelato. O lugar é divertidíssimo e fica aberto aos sábados, ideal para quem busca uma boa opção de turismo na África do Sul

09 – Table Mountain

A Montanha da Mesa ou Table Mountain como é conhecida é com certeza um dos pontos mais marcantes no turismo na África do Sul. Por sua beleza e esplendor Table Mountain é muitas vezes comparado ao Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, no entanto ela é bem maior. 

A montanha possui mais de 1.000m de altura e cerca de 3km de extensão, sendo considerada uma das sete maravilhas do mundo. Para subir a montanha você pode utilizar trilhas, sendo que o trajeto dura em torno de 50 minutos a 4 horas. Você também pode utilizar o bondinho que transporta ao todo 65 pessoas por vez.

10 – Bairro Bo-kaap

Bo-Kaap é um dos bairros mais antigos da cidade do Cabo e oferece a você um mergulho ao passado. O bairro oferece construções do século 18. O que mais chama a atenção no Bo-Kaap é justamente as cores marcantes em todas as casas. 

E as cores não estão ali por acaso, elas representam o fim do apartheid, sendo um símbolo da diversidade racial.

11 – V&A Waterfront

O V&A Waterfront possui um charme antigo capaz de oferecer a você uma  experiência de compras genuína. No local você encontra restaurantes, feiras, museus e atividades de lazer para a família inteira. Dentro do turismo na África do Sul, trata-se de um ponto comercial de extrema relevância. 

As lojas são maravilhosas e oferecem marcas internacionais, além de boutiques locais exclusivas. O local atrai mais visitantes que qualquer outro lugar do continente africano.

E quando o assunto é comida, V&A Waterfront tem muito a oferecer, são mais de 80 restaurantes e lanchonetes com refeições para todo o tipo de paladar. É possível encontrar refeições rápidas, cafés ou até mesmo uma rica experiência gastronômica.

12 – Boulders Beach

Nem só de savana e leões vive a África, é possível encontrar lugares como Boulders Beach, uma praia maravilhosa que abriga os pinguins na África do Sul. O local fica na cidade do Cabo, sendo uma das praias mais visitadas da região.

Boulders Beach, abriga os pinguins africanos uma espécie ameaçada de extinção. A colônia possui entre 2000 e 3000 pinguins. Para a proteção dos pinguins, o acesso aos animais é bem controlado. 

Foram construídas plataformas suspensas para que os mais de 60 mil visitantes anuais possam visitar Boulders Beach sem atrapalhar a vida dos pinguins. Lembrando que a visita é paga.

13 – Jardim Botânico Kirstenbosch

O Jardim Botânico Nacional Kirstenbosch é extremamente importante para o turismo na África do Sul. Trata-se de um dos maiores jardins botânicos do mundo. Poucos jardins podem se comparar à sua grandiosidade. Passear pelo Jardim Botânico Nacional Kirstenbosch é uma excelente atividade para toda a família. O jardim é incrivelmente lindo e possui uma flora extremamente diversa. Trata-se de um espaço recreativo que conta com exibições artísticas e botânicas. 

Entre as atrações mais famosas estão os concertos ao pôr do sol realizados no verão, nas tardes de domingo. Música e pôr do sol, uma combinação perfeita!

14 –  Rosebank Sunday Market

Em 2021 o Rosebank Sunday Market foi eleito o melhor mercado de artesanato de Joburg. Trata-se de uma verdadeira expressão do dinamismo africano. A diversidade da população está presente nas barracas de artesanato, na música ao vivo, na comida gourmet e nos demais entretenimentos oferecidos. 

É o local ideal para a compra de lembrancinhas, para amigos e familiares com a cara África do Sul. E o preço das mercadorias são realmente baixos.

15 – Museu do Apartheid

africa do sul Mandela

História e cultura também fazem parte do turismo na África do Sul. É exatamente isso que  o Museu do Apartheid vai proporcionar a você. Inaugurado em 2001, o museu retrata história do apartheid na Africa do Sul. Em sua arquitetura encontramos um excelente exemplo de design, espaço e paisagem, oferecendo à comunidade internacional uma experiência sul-africana única.

Entre as obras encontradas no museu destacamos a exposição Mandela que retrata toda a trajetória do líder afriano. Incluindo os atos o levou a ser o primeiro presidente de uma África do Sul democrática. Entre as exposições do museu destacamos também:

  • Exposição permanente: trata-se de uma viagem no tempo que retrata a luta pela libertação da África do Sul. A liberdade trouxe paz em 1994, após séculos de colonialismo e mais de 40 anos de vida sob o apartheid.
  • Exposição temporária: a exposição apresenta narrativas visuais provocativas que cativaram o público, com apresentações temáticas que relatam a história da África do Sul. Além disso, a exposição explora questões contemporâneas com o objetivo de iniciar novas conversas.

16 – Tour pelo bairro Soweto

Soweto é simplesmente o maior bairro do mundo com cerca de 5 milhões de habitantes. O lugar é ideal para você que busca praticar um turismo na África do Sul que possa retratar a história, os costumes e as tradições da população africana. 

Com o auxílio de um guia, é possível conhecer o bairro em um passeio de bicicleta. Embora o bairro tenha progredido muito com o fim do apartheíd, ainda observamos muita miséria e carência na população.

Dicas de roupas para usar na África do Sul

Além de saber o que fazer na África do Sul, é importante ter conhecimento sobre as roupas ideais para levar na viagem e conhecer o país. Lembre-se que você terá diversas ocasiões, por isso preparamos algumas dicas:

  • Leve casaco impermeável para um safari, mas também porque as noites podem ser mais frescas;
  • Chapéu para safari, mas também para os dias ensolarados e quentes;
  • Pense no conforto e adeque sua mala para os roteiros que está prevendo. Por exemplo, se for passar mais tempo na praia, leve roupas leves e adequadas para isso;
  • -Spatos: sempre opte por sapatos confortáveis e leve um somente para as caminhadas. Também leve um para sair a noite e ir para restaurantes e outro para locais mais chiques como um cassino, por exemplo;
  • Dependendo da estação do ano, leve roupas adequadas. Ainda que os meses de verão as temperaturas sejam altas, nos meses de inverno as baixas temperaturas pedem touca, luva e até um casaco mais grosso;
  • Para finalizar, não esqueça de colocar na mala o adaptador de tomada, o carregador para celular e claro, óculos de sol e protetor solar.

Veja o que não esquecer em uma viagem internacional: um checklist completo.

Melhor época para viajar para África do Sul

Nem oito, nem oitenta. Por isso, a melhor época para viajar para a África do Sul em termos de clima é na primavera e no outono. Apesar de a sensação ser de que no país só existe inverno e verão, as estações intermediárias podem ser uma boa opção.

Não só pelos preços das passagens, mas também por conta do clima mais ameno (nem tão quente, nem tão frio). Agora que você já sabe o que fazer na África do Sul, lembre-se: faz muito frio no inverno e muito calor no verão por lá.

As estações do ano na África do Sul são iguais do Brasil. Sendo o Verão de dezembro a março e o Inverno de junho a setembro. 

Melhores hotéis na África do Sul

Das vantagens de viajar para a África do Sul está, com certeza, o preço super acessível e a qualidade dos hotéis. Sim, você encontra hospedagens maravilhosas por preços módicos e que valem muito a pena.

Confira os melhores hotéis da África do Sul separados por cidades:

Johannesburgo

De acordo com o site TripAdvisor, os melhores hotéis em Johannesburgo são:

  • Home Suite Hotels Bristol;
  • Clico Boutique Hotel;
  • The Winston Hotel;
  • Riboville Boutique Hotel & Restaurant;
  • Gold Reef City Theme Park Hotel.

Cape Town

Já em Cape Town as opções são inúmeras, porém para o TripAdvisor (levando em consideração a classificação dos viajantes) os melhores hotéis são:

  • Derwent House Boutique Hotel;
  • Blackheath Lodge;
  • The Tree House Boutique Hotel;
  • The Westin Cape Town;
  • Taj Cape Town.

Port Elizabeth

  • Na cidade de Port Elizabeth os melhores hotéis são:
  • Radisson Blu Hotel;
  • Thunzi Bush Lodge;
  • The Beach Hotel;
  • Paxton Hotel;
  • Garden Court Kings Beach.

Passaporte e visto para África do Sul

Uma boa notícia para os cidadãos brasileiros é que não é necessário visto para a África do Sul. Se a visita for de até 90 dias (turismo e/ou negócios), basta apenas apresentar o passaporte com validade de até 1 (um) mês (da data de retorno ao Brasil).

Além disso, é necessário uma página em branco e apresentar o CIV (Certificado Internacional da Vacina) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque para a África do Sul.

Saiba como se manter em segurança na África do Sul

É bem verdade que não podemos incluir a África do Sul no hall dos países mais seguros do mundo. Além disso, no portal do Itamaraty é recomendado viajar com alto grau de cautela em relação a segurança.

Porém, é importante ter atenção nas cidades grandes e evitar bairros periféricos no período noturno. Contudo, evitar aglomerações e cuidado com os pertences, especialmente o passaporte e carteira, são essenciais e até primordiais.

Mantenha-se sempre conectado

Viaje para África do Sul com a melhor internet de alta velocidade. Você já sai do Brasil conectado e chega no destino com seu chip internacional, sem limite de dados. Receba na sua casa e parcele em até seis vezes. Uma praticidade que vale muito a pena! 

O Chip com a melhor conexão para a América do Sul está na América Chip. Compre aqui seu chip internacional!

Conclusão

Com certeza visitar a África do Sul é uma experiência maravilhosa. Um país que, apesar de todos os problemas (principalmente com a violência), é uma aula de história e de cultura.

Se você está pensando em conhecer o país, saiba que em relação a outros países do continente africano, você estará entrando nos Estados Unidos da África.

As pessoas são amáveis e as experiências gastronômicas sensacionais. Porém, depois que você fizer um safári e ficar “cara a cara” com um dos Big Five (leão, elefante africano, búfalo-africano, leopardo e rinoceronte) sua vida vai mudar.

É, sobretudo, uma visita ao desconhecido. Nossa ignorância em relação ao continente africano é grande, mas será facilmente revertida depois de saber o que fazer na África do Sul.

Tomara que o país mais ao sul do continente seja apenas o primeiro de muitos que você queira visitar. Se puder e tiver tempo e disponibilidade financeira, vá até a capital de Moçambique, Maputo.

Aí em apenas uma viagem você conhece dois países africanos e consegue criar alguma comparação. Esperamos que as dicas sejam úteis, tenha uma boa viagem!

Turismo pós-pandemia: veja os impactos e as tendências no novo normal.

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

PLANOS MUNDI: Viaje pelo mundo com internet 4G ILIMITADA em mais de 200 países

SEGURO VIAGEM: Utilize o cupom  AMERICACHIP10 e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem.

PASSAGENS AÉREAS: As melhores ofertas estão na Passagens Promo. Ganhe até 35% de desconto.  

HOSPEDAGEM: Acesse  El Quarto e encontre as melhores hospedagens a preços incríveis.

8 thoughts on “O que fazer na África do Sul: 16 roteiros imperdíveis

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Marluce, tudo bem?
      Quando se trata de uma viagem internacional alguns cuidados devem ser observados principalmente no que diz respeito à cultura local. Alguns países são rigorosos quanto às vestes, por exemplo e comportamento em locais públicos. Faça uma pesquisa rigorosa sobre a cultura local do país de destino, para não ser pega de surpresa. Grande Abraço,

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi Marina, que bom que gostou do nosso conteúdo. É feito com todo cuidado para você. Toda semana temos conteúdos novos. Continue nos acompanhando. Abraços!

    • Rodrigo Magalhães says:

      Oi, Mateus, como vai? Que bom que gostou. O conteúdo é feito com muito cuidado e carinho. É bom ter você por aqui! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.