Europa

Costa Amalfitana: História, Curiosidades, Praias e Atrações Turísticas

Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana fica na região da Campânia, na Itália. Ela é um trecho de costa de somente 50 quilômetros e sua beleza impressiona. 

Aliás, é uma região mundialmente famosa por sua beleza cênica composta por falésias, uma costa acidentada que conta com pequenas praias e vilas. 

Além disso, a Costa Amalfitana é também Patrimônio Mundial da UNESCO e hoje vamos falar das melhores praias e dicas de viagem para Europa.

America Chip: Conexão 5G Ilimitada na Costa Amalfitana

Antes de viajar para Itália, conheça o plano Europa da America Chip que oferece ligações e internet 5G ILIMITADA durante toda a sua viagem.

Viajar conectado nas suas férias te traz muitas facilidades para ver mapas, encontrar restaurantes, postar nas suas redes sociais e utilizar todos os seus aplicativos. Aproveite os melhores preços!

Costa Amalfitana: uma das regiões mais lindas da Itália

A Costa Amalfitana encanta e atrai milhões de turistas todos os anos. Com um litoral caracterizado por falésias íngremes, as vistas da costa são impressionantes e, por conta da geografia acidentada, oferece para os visitantes uma variedade de pequenas praias e enseadas.

Para chegar e partir, existem muitas estradinhas sinuosas que rasgam a costa e proporcionam uma vista do Mar Tirreno e das pequenas aldeias coloridas que parecem se agarrar às montanhas formando um cenário lindo. 

Entre as cidades mais famosas estão Amalfi, Positano, Ravello, Praiano, Minori e Maiori.

Também é importante dizer que a Costa Amalfitana conta também com muitos locais históricos, incluindo igrejas medievais, antigas torres de vigia e vestígios de vilas romanas. 

Sendo assim, por conta de sua paisagem mediterrânica, riqueza cultural e importância histórica, a Costa Amalfitana foi designada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997.

Localização e como chegar na Costa Amalfitana

Localizada na Região da Campânia, a Costa Amalfitana fica no sul da Itália. Ela se estende pela extremidade sul da Península Sorrentina, com o Mar Tirreno a oeste e a sul. 

A costa fica a sudeste de Nápoles e a oeste de Salerno, abrangendo várias cidades e vilarejos como Amalfi, Positano e Ravello.

Para chegar à Costa Amalfitana, você pode ir voando para o Aeroporto Internacional de Nápoles, que fica a 60 quilômetros e é o aeroporto mais próximo. Também é possível voar para o Aeroporto Fiumicino de Roma, porém ele está a cerca de 300 quilômetros de distância.

Também é possível ir de carro e, de Nápoles por exemplo, a viagem leva cerca de 2 horas. 

Contudo, tenha atenção porque as estradas são estreitas e bastante sinuosas e isso pode fazer os motoristas menos experientes encontrarem dificuldade, principalmente durante a alta temporada turística.

Costa Amalfitana: conheça um pouco de sua história 

costa amalfitana roteiro

A Costa Amalfitana remonta a milhares de anos. Por isso, na era Pré-Romana, a Costa Amalfitana era habitada por tribos indígenas itálicas e evidências arqueológicas mostram que eles foram os primeiros colonizadores e se dedicavam à agricultura, pesca e comércio.

Já no período romano, a região foi valorizada justamente por conta de sua beleza e também localização estratégica. Foi nesta época que os romanos construíram muitas vilas, estradas e também pequenos povoados. 

A antiga cidade romana de Pompéia, que fica nas proximidades da Costa Amalfitana, indica a importância da região na época romana.

Durante o período medieval nasceu a cidade de Amalfi fundada no século IV d.C, provavelmente por refugiados romanos que fugiam da queda do Império Romano Ocidental. 

Aliás, ela se tornou uma das primeiras repúblicas marítimas da Itália, juntamente com Veneza, Gênova e Pisa.

Mais recentemente, em 1997, a Costa Amalfitana é designada como Patrimônio Mundial da UNESCO, principalmente por sua extraordinária beleza natural, significado histórico e paisagem cultural. 

Hoje, a Costa Amalfitana é um importante destino turístico e atrai milhões de visitantes todos os anos que contribuem de maneira significativa para a economia local.

Curiosidade e cultura da Costa Amalfitana

Além de ser um Patrimônio Mundial da UNESCO, a Costa Amalfitana é uma região famosa pelos seus limões, especificamente pela variedade Sfusato Amalfitano. 

Eles são limões grandes e doces e utilizados ​​para fazer o famoso licor local Limoncello. Também, por conta das falésias íngremes que contam com parreiras que produzem uvas utilizadas nos vinhos locais, como Furore e Tramonti.

Outra curiosidade é sobre o papel artesanal Amalfi que é produzido na cidade de Amalfi e é conhecido por ‘bambagina’. Aliás, ele é produzido por lá desde a Idade Média, sendo um tipo de papel muito valorizado em toda a Europa pela sua qualidade. 

Além disso, você já ouviu falar das ‘Tabelas de Amalf’? Pois é, ele é o Código Marítimo de Amalfi (Tavole Amalfitane) e foi uma das primeiras leis marítimas, influenciando o direito náutico em todo o Mediterrâneo.

Na Costa Amalfitana está a ‘Sentiero degli Dei’ (Caminho dos Deuses) que é uma trilha de caminhada famosa onde os visitantes podem aproveitar as vistas deslumbrantes da costa. 

A beleza do local é tanta que a região, além de receber milhões de visitantes, é um destino de muitas celebridades e cineastas. Ela também já apareceu em vários filmes e recebeu visitantes famosos como Greta Garbo, Sophia Loren e Jackie Kennedy.

Em termos de cultura, a cozinha amalfitana é relevante e repleta de frutos do mar. Por lá você encontra pratos como espaguete alle vongole (espaguete com amêijoas) e scialatielli ai frutti di mare (macarrão de frutos do mar). 

Os limões e o Limoncello também são de lá, assim como a ‘Mozzarella di Bufala’, uma mussarela servida com tomate fresco e manjericão.

Além da cozinha rica e deliciosa, na Costa Amalfitana você encontra muitos festivais e tradições como a Festa de Santo André, o Festival Ravello e a Luminaria di San Domenico que acontece em Praiano e apresenta iluminações noturnas espetaculares. A cidade fica toda decorada com luzes.

Principais vilas da Costa Amalfitana

Agora aproveite para saber mais sobre as vilas mais famosas da Costa Amalfitana na Itália:

Positano

o que fazer em amalfi

Positano é uma das cidades mais icônicas da Costa Amalfitana e ficou mundialmente conhecida por estar localizada nas falésias da região. 

Aliás, ela foi construída verticalmente na face de um penhasco, com ruas estreitas e sinuosas, escadarias íngremes e casas empilhadas umas sobre as outras, oferecendo vistas deslumbrantes do Mar Mediterrâneo.

Quando o assunto é praia, a principal é a Spiaggia Grande. Ela é muito popular tanto para moradores quanto para turistas e sua “areia” é de seixos (pedras) e suas águas azuis cristalinas impressionam. 

Caso você queira uma praia menos concorrida, é possível chegar na Praia de Fornillo que é menor e pode ser alcançada através de um caminho a partir de Spiaggia Grande.

Amalfi

A cidade histórica de Amalfi está situada em uma ravina profunda no sopé do Monte Cerreto, cercada por falésias e com vista para o Mar Tirreno. 

Por conta de seu porto natural, a cidade se tornou um importante centro marítimo, mas ela também tem uma praia principal, a Marina Grande, que é muito procurada para tomar sol e nadar.

Sua história chama a atenção e suas origens remontam à época romana. Ela já foi uma poderosa república marítima, especialmente entre os séculos IX e XI e rivalizava com Veneza, Gênova e Pisa. 

Contudo, a cidade praticamente acabou após um tsunami devastador em 1343 e mais tarde caiu sob o controle de várias potências, incluindo os normandos, os angevinos e os aragoneses.

Ravello

Outra cidade interessante na Costa Amalfitana é Ravello. Ela fica situada bem acima da Costa Amalfitana e está a aproximadamente 365 metros acima do nível do mar. 

Ou seja, ao visitá-la, você pode se encantar com as vistas panorâmicas do Mar Tirreno e de toda a costa no entorno.

Aliás, por ser estar no alto, ela costuma ser mais tranquila em relação aos visitantes, especialmente quando comparada com outras cidades costeiras mais movimentadas. 

Ravello também é famosa por ter jardins exuberantes e vilas históricas, que atraem visitantes pela sua beleza e significado histórico.

Qual o melhor Chip Internacional: Suporte e Conexão 5G

Desfrute das praias paradisíacas de Costa Amalfitana

Em seguida veja as praias consideradas paradisíacas para você visitar quando estiver pela Costa Amalfitana:

Praia de Arienzo

A Praia de Arienzo é uma das mais bonitas e procuradas da Costa Amalfitana. 

Ela fica próxima de Positano e é muitas vezes referida como a “Praia dos 300 Passos” por conta da quantidade de degraus que você precisa descer (e subir na volta) para chegar até ela. 

Sua popularidade se dá, além da beleza, por oferecer uma alternativa mais tranquila à praia principal mais movimentada de Positano, Spiaggia Grande.

Contudo, saiba que o acesso até a Praia de Arienzo é feito descendo aproximadamente 300 degraus. 

Ou seja, se desceu precisa subir, então mesmo que a subida da volta seja desafiadora, a viagem é recompensada com vistas deslumbrantes e uma experiência de praia relativamente tranquila. Além das escadas, você também pode visitar a Praia de Arienzo de barco.

Saiba que é uma praia conhecida por suas águas cristalinas e azul-turquesa e por estar cercada por falésias. 

Além disso, na praia você pode ter vistas deslumbrantes da costa e da cidade de Positano. Também é um local com mais exposição solar por conta de sua orientação em comparação com algumas outras praias do litoral italiano.

Praia de Furore

A Praia Furore (Fiordo di Furore) é considerada uma das mais encantadoras da Costa Amalfitana. É que ela está aninhada em um fiorde (entrada de mar no continente) e é uma joia escondida na região. Por ficar dentro de um fiorde pequeno e estreito, ela cria um ambiente isolado e mais íntimo.

Ela também é conhecida como um dos segredos mais bem guardados da Costa Amalfitana, justamente por estar mais isolada em comparação com as praias mais populares da região. 

A praia é atravessada por uma impressionante ponte de pedra, que faz parte da Amalfi Drive (SS163), uma das estradas mais lindas do mundo.

Praia de Maiori

Além de ser uma das maiores, a Praia Maiori é também uma das mais populares da região. Com sua longa extensão de areia, águas cristalinas e diversas comodidades, a Praia de Maiori oferece uma excelente experiência para os turistas e visitantes. 

A praia fica na cidade de Maiori e sua localização mais central facilita o acesso de carro, ônibus ou balsa.

Para chegar na Praia de Maiori, você encontra boas conexões com outras cidades da Costa Amalfitana que contam com serviços de ônibus, mas também existem as balsas que operam entre Maiori e cidades vizinhas como Amalfi e Positano. 

Por isso, se você gosta de pegar sol e aproveitar um dia de praia, na Praia de Maiori você vai conseguir ter boas recordações.

Leia também: Conheça mais de Roma: Atrações, História e Dicas de Turismo

Confira mais dicas exclusivas para sua viagem 

costa amalfitana mapa

Se você for de carro, saiba que as estradas costeiras são estreitas e sinuosas e não é fácil encontrar locais para estacionar. Por isso, uma dica é utilizar o transporte público para se locomover pela costa e você ainda pode comprar um passe diário para viagens ilimitadas.

A alta temporada na Itália é sinônimo de lotação no verão europeu. Estamos falando de uma das regiões da Itália mais requisitadas, por isso para escapar das multidões e dos preços mais altos, considere visitar a Costa Amalfitana nos meses da primavera ou do outono.

Além disso, não esqueça de reservar um hotel com antecedência para sua viagem para Itália. 

Se você quer visitar a região na alta temporada, faça uma reserva antecipada para conseguir garantir sua hospedagem e também encontrar melhores preços. 

Conclusão

Com certeza você vai se impressionar ao visitar a Costa Amalfitana. É que a região é naturalmente linda, mas também conta com muita cultura, história e um charme do mediterrâneo que tornam tudo espetacular.

As paisagens deslumbrantes da costa italiana combinam com as cidades agarradas às montanhas e falésias que contrastam com as águas azuis do mar.

Sem contar que a Costa Amalfitana é um paraíso para quem viaja para explorar locais históricos na Itália e caminhar por trilhas maravilhosas. 

E claro, aproveitar para saborear uma culinária deliciosa e os longos dias de sol nas praias paradisíacas da região. 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

eSIM Alemanha: Como Funciona, Planos e Ativação Imediata

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

eSIM França: Velocidade 5G, Planos Imperdíveis e Suporte 24h

eSIM Espanha: A Melhor Conexão Internacional em Sua Viagem

Leia mais

O Japão é um dos países mais atrativos do mundo, tendo cultura, história, gastronomia e atrações turísticas extremamente singulares e interessantes. Essa nação tem muito a oferecer aos seus visit(...)

Leia mais

O Alabama é um estado dos Estados Unidos que fica localizado na região sudeste do país e possui lindas construções arquitetônicas e paisagens naturais. Esse destino engloba tudo que um bom turist(...)

Leia mais

Descubra a praticidade do eSIM na Alemanha com a AmericaChip. Esqueça os cartões físicos tradicionais e aproveite a liberdade de trocar de operadora ou configurar novos planos diretamente pelo se(...)

Leia mais

Você está planejando uma viagem para a Itália e quer garantir que tudo saia perfeito? Com o eSIM Itália da AmericaChip, você pode ter mais segurança e liberdade durante sua viagem, sem complicaçõ(...)

Leia mais

A Carolina do Norte é um dos 50 estados dos Estados Unidos e possui belezas naturais fenomenais. Além disso, os pontos turísticos desse destino também são lindos e bastante variados, o que torna (...)

Leia mais

Seul é uma cidade sul-coreana repleta de atratividades para os turistas, possibilitando os mais variados tipos de experiências culturais, históricas e turísticas.  E, como toda viagem pode se tor(...)

Leia mais

Connecticut é um belíssimo estado dos Estados Unidos, oferecendo aos seus visitantes muitas paisagens de tirar o fôlego, pontos turísticos, cultura e história. Uma viagem para esse destino é sens(...)

Leia mais

Viaje tranquilo com o eSIM Grécia: internet ilimitada, suporte 24 horas e ativação instantânea! Não é da noite para o dia que se planeja uma viagem à Grécia, mas é em segundos que se adquire um e(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h