Tecnologia e Inovação

Chips de Inteligência Artificial: O que são, Para que Servem e Impactos

chips de inteligência artificial

Descubra o fascinante mundo dos chips de inteligência artificial, uma inovação tecnológica que está revolucionando a forma como interagimos com o mundo digital.

Devido a diversos fatores, a tecnologia avança a passos largos. Entre eles, está a crescente demanda por soluções mais inovadoras e atualizadas em nossa vida cotidiana. À medida que mais pessoas e empresas dependem da tecnologia para suas atividades diárias, os avanços tecnológicos se tornam, cada vez mais, uma necessidade — e não apenas uma ideia.

Uma das inovações mais promissoras é a dos chips de inteligência artificial (IA), que estão no centro de uma revolução tecnológica — afinal, não é à toa que seus avanços afetam desde a comunicação à medicina, passando pela indústria e pelo entretenimento no meio do caminho.

Os chips de IA são uma combinação de hardware + software e, com eles, os dispositivos passam a “aprender” e “pensar” de uma maneira semelhante à dos humanos. Fica o adendo: não como os humanos, mas semelhante aos humanos, ok?

Eles são a força por trás de muitas das tecnologias emergentes que estamos começando a ver e usar em nosso dia a dia. Mas, o que exatamente são esses chips e como eles funcionam? Neste artigo, a America Chip te explica.

Saiba afinal, o que são os Chips de Inteligência Artificial

Os chips de inteligência artificial, também conhecidos como chips de IA, são microprocessadores especializados, projetados para acelerar as tarefas de computação relacionadas à inteligência artificial. 

Eles são capazes de processar grandes volumes de dados e realizar cálculos complexos a uma velocidade inacreditável, o que os transforma nos dispositivos ideais para alimentar algoritmos de aprendizado de máquina e redes neurais.

Mas, como esses chips diferem dos processadores tradicionais? Na realidade, essa diferença está em não apenas um, mas vários aspectos. Os chips de inteligência artificial são projetados para serem altamente eficientes em tarefas específicas de IA, como o processamento de linguagem natural ou o reconhecimento de imagens, por exemplo.

Além disso, eles podem realizar várias operações simultaneamente, o que os torna muito mais rápidos e eficientes do que os processadores convencionais para tarefas de IA.

Leia também: SMS do Espaço: Tudo Sobre essa Nova Tecnologia e Dicas Especiais

Entenda mais a utilidade e para que servem os Chips de Inteligência Artificial

Você sabe para que servem os chips de inteligência artificial?

Processando e interpretando grandes quantidades de dados, eles executam tarefas complexas que, normalmente, exigiriam o pensamento humano para serem concluídas. Esses chips aprendem e se adaptam com o tempo, melhorando seu desempenho à medida que processam mais dados.

Os chips de inteligência artificial também são fundamentais no ramo da automação, fazendo com que máquinas e dispositivos passem a operar de forma autônoma, sem exigir uma intervenção humana constante.

De carros autônomos à assistentes virtuais inteligentes, os chips de IA estão desempenhando um papel importantíssimo na condução da próxima onda de inovação tecnológica.

Conheça os principais fabricantes dos Chips de Inteligência Artificial

meu tempo no chipset de inteligência artificial portia

A fabricação de chips de inteligência artificial é um campo super competitivo, onde várias empresas de tecnologia de ponta investem (e muito) na pesquisa e no desenvolvimento destes dispositivos. 

Essas empresas estão em uma “corrida” para desenvolver chips de IA cada vez mais atualizados e com mais utilidades, e que, sem dúvidas, estarão por trás da próxima geração de tecnologias inteligentes.

Uma disputa acirrada

A competição no mercado de chips de IA é intensa — afinal, nele, várias empresas disputam a liderança. Já que esse é um ramo relativamente “novo”, não tinha como ser diferente. Entre elas, estão gigantes da tecnologia como NVIDIA, Intel e Qualcomm, bem como algumas empresas especializadas em IA — como a Graphcore e a Cambricon.

A NVIDIA é, atualmente, uma das líderes no mercado de chips de IA — graças à sua linha de GPUs (Unidades de Processamento Gráfico) utilizadas em aplicações de aprendizado de máquina. A Intel, por outro lado, está investindo em sua linha de chips Nervana para IA.

A Qualcomm é outra grande concorrente — seus chips Snapdragon não ficam para trás. A empresa também está desenvolvendo uma linha de chips de IA conhecidos como Cloud AI 100, que foca nas aplicações de IA na nuvem.

Por outro lado, empresas como a Graphcore e a Cambricon, por exemplo, estão focadas exclusivamente no desenvolvimento de chips de inteligência artificial. A Graphcore, por sua vez, desenvolveu um chip de IA chamado IPU (Unidade de Processamento de Inteligência).

Saiba quais são as aplicações

Os chips de Inteligência Artificial (IA) têm diversas aplicações em diversos setores. Vamos conhecer algumas delas:

Em smartphones, por exemplo, os chips de inteligência artificial atuam como um suporte para a CPU (Central Processing Unit), um chip responsável pelo processamento de dados em um dispositivo eletrônico. Eles também são responsáveis por acelerar o processamento de gráficos e garantir a proteção dos dados do usuário.

A área médica e da saúde em geral, o setor automotivo, a indústria, os drones e os robôs são outros exemplos de onde, quando aplicada, essa tecnologia pode fazer a diferença. 

Fora o reconhecimento facial, os assistentes virtuais (como Siri, Alexa e Google Assistant), os jogos, a segurança… a verdade é que os chips de inteligência artificial são úteis onde menos imaginamos que ele seria.

Entenda ainda o que são NPUs

As Unidades de Processamento Neural (NPUs) são um microprocessador (ou parte de um hardware) com foco em tarefas associadas a IA. Mas, fique atento: GPU, CPU e NPU são termos distintos e, em alguns dispositivos atuais, as NPUs são integradas em sistemas em um chip (SoCs), com CPUs e GPUs.

Vale ressaltar que as NPUs são ainda mais eficientes do que GPUs e CPUs quando se trata do aprendizado de máquina (machine learning). Sua especialização em IA, processamento especial (já que elas podem processar mais de uma operação ou comando ao mesmo tempo) e eficiência energética são alguns dos motivos para tal.

A NPU se encarrega das funções de IA, a CPU das operações gerais e a GPU do processamento gráfico.

Quais os impactos sociais gerados pelos Chips de Inteligência Artificial

chip de inteligência para humanos

Dentre os impactos sociais causados pelos chips de IA, estão o emprego, a privacidade, a desigualdade e a educação.

Considerando que a IA automatiza muitos trabalhos que antes exigiam ideias, pensamentos e criatividade humana para serem concluídos, especialmente os que envolvem tarefas repetitivas, essa automatização traz consigo algumas consequências. Entre elas, a perda de empregos em alguns setores e a criação de novos empregos em outros.

A IA também gera preocupações sobre a privacidade, já que, como tecnologia, ela possui a capacidade de coletar e analisar grandes quantidades de dados. Se não gerenciado da forma correta, isso pode levar a violações de privacidade.

E, por último, os chips de inteligência artificial podem impactar (e muito) a desigualdade e a educação. Quem conta com acesso a tecnologias de IA, por exemplo, tem vantagens sobre quem não conta.

O surgimento de novas formas de educação, como a Realidade Virtual e Aumentada, por exemplo, estes recursos já existentes na área,  combinam os chips de IA com métodos de ensino, tornando a educação cada vez melhor e revolucionária.

Conclusão

Os chips de Inteligência Artificial estão transformando o nosso mundo tecnológico de maneiras que mal começamos a entender.

Entre suas vantagens estão o aumento da eficiência e da produtividade em diversos setores, com a automatização de tarefas repetitivas, a minimização de erros humanos e o oferecimento de soluções mais precisas. 

Além da melhora da capacidade de processamento e análise de dados e, por fim, a capacidade de realizar tarefas perigosas, difíceis ou impossíveis de serem realizadas por seres humanos.

Todavia, os chips de IA também apresentam desafios: a perda de empregos, a limitação da interação social, a dificuldade em replicar a criatividade e a intuição humanas em tarefas maiores e mais complexas, questões éticas e de privacidade.

Saber lidar com os chips de inteligência artificial é tão importante quanto os impactos que o próprio chip gera no universo tecnológico que, como você já sabe, não para nunca. Acesse o blog da America Chip para ler mais artigos como esse —  sobre viagens, chips internacionais, tecnologia e muito mais!

Comentários:

1 thoughts on “Chips de Inteligência Artificial: O que são, Para que Servem e Impactos

  1. Pingback: Innovation: Definition and Importance in the Modern World

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

A Importância da Conexão Digital: Desafios e Como Melhorar

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Conheça o Relógio Inteligente: O que é, Funções e Melhores Opções

Streamer: O que é, Como Começar, Equipamentos Necessários e Dicas

Leia mais

O Japão é um dos países mais atrativos do mundo, tendo cultura, história, gastronomia e atrações turísticas extremamente singulares e interessantes. Essa nação tem muito a oferecer aos seus visit(...)

Leia mais

O Alabama é um estado dos Estados Unidos que fica localizado na região sudeste do país e possui lindas construções arquitetônicas e paisagens naturais. Esse destino engloba tudo que um bom turist(...)

Leia mais

Descubra a praticidade do eSIM na Alemanha com a AmericaChip. Esqueça os cartões físicos tradicionais e aproveite a liberdade de trocar de operadora ou configurar novos planos diretamente pelo se(...)

Leia mais

Você está planejando uma viagem para a Itália e quer garantir que tudo saia perfeito? Com o eSIM Itália da AmericaChip, você pode ter mais segurança e liberdade durante sua viagem, sem complicaçõ(...)

Leia mais

A Carolina do Norte é um dos 50 estados dos Estados Unidos e possui belezas naturais fenomenais. Além disso, os pontos turísticos desse destino também são lindos e bastante variados, o que torna (...)

Leia mais

Seul é uma cidade sul-coreana repleta de atratividades para os turistas, possibilitando os mais variados tipos de experiências culturais, históricas e turísticas.  E, como toda viagem pode se tor(...)

Leia mais

Connecticut é um belíssimo estado dos Estados Unidos, oferecendo aos seus visitantes muitas paisagens de tirar o fôlego, pontos turísticos, cultura e história. Uma viagem para esse destino é sens(...)

Leia mais

Viaje tranquilo com o eSIM Grécia: internet ilimitada, suporte 24 horas e ativação instantânea! Não é da noite para o dia que se planeja uma viagem à Grécia, mas é em segundos que se adquire um e(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h