Europa

A Charmosa Bratislava: Curiosidades, os Melhores Restaurantes e Pontos Turísticos

Bratislava

A cidade de Bratislava é a capital da Eslováquia, um país europeu que fica no leste do continente, às margens do rio Danúbio e na fronteira com a Áustria e a Hungria.

Conta com uma história muito interessante, sem contar sua arquitetura medieval, barroca, além de ser uma cidade barata para visitar. Hoje vamos falar da charmosa Bratislava para sua viagem para Europa, vamos lá?

Curiosidades e Cultura de Bratislava

A capital da Eslováquia é cheia de curiosidades. Além disso, conta com um patrimônio cultural que mostra a importância de sua história e influências como, por exemplo, as diversas estátuas.

Sim, Bratislava é conhecida por suas diversas estátuas peculiares espalhadas pela cidade, entre elas a Čumil (um homem que espia por um bueiro) e o Soldado de Napoleão, que fica encostado em um banco.

Além disso, a cidade conta com uma estrutura única em forma de OVNI no topo da Ponte SNP. De lá, as pessoas podem subir e, do mirante, ter vistas panorâmicas de Bratislava.

Contudo, a Catedral de São Martinho foi historicamente o local das coroações de reis e rainhas húngaras e as joias da coroa também foram guardadas por lá durante 200 anos.

Em termos de cultura, a capital eslovaca recebe vários festivais de música durante o ano, incluindo o Festival de Música de Bratislava, apresentando música clássica, e o Festival Wilsonic de música contemporânea.

Porém, lá você também experimenta a cozinha eslovaca e seus pratos tradicionais como bryndzové halušky (bolinhos com queijo de ovelha), kapustnica (sopa de repolho) e lokše (panquecas de batata).

Na cidade europeia também existem vários museus, como a Galeria Nacional Eslovaca e o Museu de Arte Danubiana Meulensteen, que exibem arte contemporânea e clássica. Em termos de idioma, o eslovaco é a língua oficial, mas devido à sua história multicultural, muitas pessoas falam húngaro, alemão ou inglês.

Saiba onde fica Bratislava

Bratislava é a capital da Eslováquia e fica na Europa Central. Próxima da fronteira sudoeste do país europeu, faz fronteira com a Áustria e a Hungria e está posicionada ao longo do rio Danúbio.

Para ajudar você a se localizar, saiba que Bratislava fica a cerca de 60 quilômetros de Viena, na Áustria, e a cerca de 200 quilômetros de Budapeste, na Hungria. Perfeita para conhecer várias capitais da Europa na mesma viagem. 

America Chip: Conexão 5G em Bratislava

america chip retirada mooca

Viajar sem se preocupar com conexão de internet é uma excelente oportunidade e comodidade. Por isso, quando marcar sua Eurotrip para a Europa, não deixe de contar com o chip da America Chip, pois você terá internet ilimitada e de alta velocidade. Além disso, a America Chip oferece o melhor custo benefício para você visitar a Eslováquia sem se preocupar com a conexão.

Faça a EuroTrip da Sua Vida: Roteiros, Custos e Pacotes

Conheça os melhores restaurantes de Bratislava

Por ser a capital do país, em Bratislava você encontra um cenário culinário diversificado e interessante. Desse modo, você tem a possibilidade de experimentar vários restaurantes que, com certeza, respondem às suas expectativas, gostos e preferências. Confira alguns locais, bem avaliados e considerados os melhores restaurantes de Bratislava:

Slovak Pub: nele você encontra a cozinha tradicional eslovaca e um ambiente acolhedor. Por isso, se quiser experimentar pratos locais como o bryndzové halušky (bolinhos de batata com queijo de ovelha), é uma parada obrigatória.

Flagship Restaurant: na região central da cidade de Bratislava, ele oferece uma mistura de cozinha eslovaca e internacional com um toque moderno. É bastante recomendado e conceituado por sua comida e serviço de qualidade.

UFO Restaurant: localizado na Torre UFO, o restaurante oferece uma experiência gastronômica única. Por lá, você desfruta de uma refeição enquanto curte as vistas deslumbrantes da cidade. Ele é especialmente impressionante à noite.

Prašná Bašta: é um restaurante no estilo medieval que fica em um prédio histórico. Você encontra uma variedade de pratos eslovacos e europeus e o ambiente traduz a rica história da cidade.

Modrá Hviezda: também situado em um edifício histórico, o restaurante serve refeições tradicionais eslovacas. Contudo, é o ambiente rústico que encanta e, muitas vezes, você janta acompanhado por música folclórica ao vivo.

Conheça os melhores pontos turísticos de Bratislava

Agora aproveite para conferir os locais essenciais durante a sua visita em Bratislava e monte seu roteiro de viagem pela Europa:

01 — Michael’s Gate

O Michael’s Gate é um marco icônico da cidade e um convite para uma visita ao passado medieval de Bratislava. Aliás, ele serve de testemunho da herança da cidade, construído no final do século XIII e é um remanescente das fortificações medievais. Basicamente ele é um portão com uma torre gótica e originalmente era uma das quatro portas de acesso à cidade.

Sua torre atinge uma altura de cerca de 51 metros e no seu topo fica uma cúpula de cobre de estilo barroco. Você vê também uma estátua de São Miguel, padroeiro da cidade e, caso queira, pode visitar e subir ao topo da torre para apreciar a vista panorâmica de Bratislava.

02 — Blue Church (Igreja Azul)

Construída entre 1909 e 1913, a Igreja Azul é oficialmente a Igreja de Santa Isabel (Kostol svätej Alžbety). Ela é considerada uma joia arquitetônica única, conhecida por sua cor Azul distinta e diversos elementos decorativos, seu visual impressiona.   A Igreja Azul é uma obra-prima da arquitetura Art Nouveau.

Seu exterior, o interior e até mesmo os edifícios adjacentes são adornados com tons suaves de azul, decorações complexas e mosaicos, criando uma aparência harmoniosa. O local conta com uma estética única e lembra algo saído de um conto de fadas, apresenta uma combinação de estilos romântico e secessionista.

03 — Primate’s Palace

O Primate’s Palace (Primaciálny palác) fica na região central da cidade. É considerado um belo palácio com importância cultural, mas também uma arquitetura deslumbrante. Construído no século XVIII em estilo classicista, apresenta uma fachada elegante com pórtico central e colunas impressionantes.

Em termos de significado histórico, o palácio serviu como residência do Arcebispo de Esztergom, que também era o Primaz da Hungria, daí o nome “Palácio do Primaz . Ao longo do tempo, acolheu vários eventos de alto nível, incluindo reuniões políticas e diplomáticas significativas.

04 — St. Martin’s Cathedral

bratislava é perigosa

A Catedral de São Martinho foi construída em estilo gótico, tem um significado imenso na história da cidade. Ela remonta ao século XIII e foi originalmente construída como parte das fortificações da cidade, porém com o passar dos anos, sofreu diversas reconstruções e acréscimos, contribuindo para o seu aspecto atual.

A catedral ganhou destaque como a igreja da coroação do Reino da Hungria. Além disso, vários reis e rainhas foram coroados dentro das suas muralhas entre os séculos XVI e XIX, incluindo Maria Teresa, uma das governantes mais influentes dos Habsburgos. Sua impressionante arquitetura gótica se caracteriza por sua torre alta, muitos detalhes e tetos abobadados.

05 — Estátuas de Bratislava

A capital da Eslováquia, Bratislava, é conhecida por suas diversas estátuas espalhadas pela cidade. Cada uma conta, uma história, estilo artístico e tem um significado cultural.

Entre as principais e mais notáveis são: Čumil, Soldado de Napoleão, Schöne Náci, estátua de Hans Christian Andersen, dos Paparazzi, de Rubberneck e Čachtická Pani.

Aliás, estas estátuas não servem apenas como atrações turísticas, mas também acrescentam caráter e personalidade às ruas de Bratislava. Elas também ajudam a despertar a curiosidade e a conversa entre moradores e visitantes.

06 — Slavín

Slavín é um memorial e local histórico de Bratislava. Sua profunda importância cultural e emocional para os eslovacos é latente e ele serve como uma homenagem aos soldados que lutaram e morreram durante a Segunda Guerra Mundial.

O grande memorial de guerra e cemitério militar nasce dedicado aos soldados soviéticos que libertaram Bratislava da ocupação nazista em 1945.

Ele fica no topo de uma montanha e oferece vistas panorâmicas da cidade. É um cenário sereno e o parque bem cuidado que rodeia o monumento, criam uma atmosfera pacífica e contemplativa.

No centro do memorial está uma estátua monumental de um soldado soviético, simbolizando os soldados que morreram na libertação de Bratislava.

Além disso, o local conta com um cemitério onde quase 7.000 soldados soviéticos estão enterrados. Os túmulos, marcados por fileiras de lápides de mármore branco, é uma área mantida como local de reverência e respeito.

07 — Observation Deck

Em Bratislava você encontra o mirante no topo da Torre UFO. Ele é um dos mirantes mais populares e emblemáticos da cidade e oferece vistas panorâmicas da cidade. A Torre UFO fica no topo da Ponte SNP, que atravessa o Rio Danúbio.

Sendo assim, as pessoas que visitam podem acessar o mirante por meio de um elevador que sobe até o topo da torre.

Com uma altura de aproximadamente 95 metros, você pode tomar um café ou até mesmo aproveitar o restaurante. Durante à noite, os visitantes desfrutam de bebidas ou jantar enquanto apreciam as vistas deslumbrantes.

As janelas do chão ao teto do café oferecem uma vista ininterrupta da cidade.

Se encante por Viena: 15 Atrações Turísticas e Dicas de Viagem

Saiba como se locomover em Bratislava

bratislava, o que fazer em 1 dia

Saiba que se locomover por Bratislava é fácil. Isso porque a capital da Eslováquia não é uma cidade tão grande e também conta com uma rede de transportes bem conectada.

Contudo, o centro da cidade, especialmente a Cidade Velha, é adequado para pedestres. Muitas das principais atrações, restaurantes, lojas e locais históricos estão próximos.

Porém, Bratislava possui um sistema de transporte público eficiente que consiste em bondes, ônibus e trólebus. Dessa maneira, os turistas podem utilizar bilhetes integrados para todos os modos de transporte público, disponíveis para compra em quiosques, máquinas de bilhetes ou por um aplicativo de celular. O sistema conecta toda a cidade, incluindo seus subúrbios.

Caso você visite a cidade nos meses mais quentes, pode aproveitar os passeios de barco ao longo do Rio Danúbio. Eles oferecem uma perspectiva única de Bratislava e seus marcos.

Entretanto, caso esteja mais frio, ônibus turísticos ou passeios turísticos, hop-on hop-off estão disponíveis, proporcionando uma maneira fácil de visitar as principais atrações com comentários narrados ao longo do percurso.

Conclusão

Visitar Bratislava é uma grande oportunidade, pois você poderá conhecer mais sobre o passado interessante da capital da Eslováquia. Por exemplo, a Cidade Velha tem uma arquitetura linda e suas ruas estreitas com edifícios coloridos e estruturas medievais bem preservadas criam um cenário de filme.

Além disso, ela conta com diversos museus, galerias e locais históricos como o Castelo de Bratislava, a Catedral de São Martinho e o Palácio do Primaz. Ou seja, ao visitar cada local você consegue se transportar para o passado e entender a cultura do país. Sem contar que existem locais únicos como a Igreja Azul, por exemplo.

Entretanto, mesmo sendo uma cidade histórica, Bratislava cresceu e se tornou “do mundo”. Conta com restaurantes, cafés e uma vida noturna que colocam os visitantes em êxtase. Sem contar que seu tamanho compacto facilita a sua visita a pé ou através do eficiente sistema de transporte público.

Por fim, é uma cidade com muitos eventos culturais e, durante todo o ano, você encontra festivais e shows que apresentam música, arte e tradições locais. Em comparação com outras capitais europeias, Bratislava tende a ser mais barata e econômica, ou seja, oferece uma boa relação qualidade/preço em alojamento, restaurantes e atrações. Aproveite sua viagem para Europa! 

Viajar barato pela Europa: Guia Com As Melhores Dicas

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

A Vibrante Cultura de Bilbao: Passeios, Curiosidades e Turismo Completo

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Chip Portugal AmericaChip: Mais Conectividade e Economia em sua viagem

Chip de Celular na Albânia Com Conexão 5G Ilimitada: Benefícios

Leia mais

A cidade de Bilbao fica na Espanha, mais precisamente no País Basco, no norte do país europeu. Além disso, é conhecida por conseguir misturar seu patrimônio industrial com um renascimento cultura(...)

Leia mais

Conhecer os riscos associados à internet grátis no exterior é importante antes de escolhê-la como sua opção de conectividade internacional. Entenda por que um bom chip internacional confiável faz(...)

Leia mais

A cultura e a história do Camboja são riquíssimas e, apesar de similares às de outros países do Sudeste Asiático em alguns sentidos, é fato: ambas são únicas – e você precisa conhecê-las. N(...)

Leia mais

O chip de celular Bermudas oferece aos viajantes o acesso à internet 5G (e outras gerações de rede móvel) e a outros serviços telefônicos nos territórios ultramarinos britânicos no Caribe.  Vai p(...)

Leia mais

A oitava maior cidade da Califórnia é o destino ideal para os mais variados estilos de viagem. Viva o melhor dos Estados Unidos em uma de suas cidades mais diversificadas: Oakland!  Vizinha (...)

Leia mais

Um roteiro bem planejado transforma qualquer viagem à Capital do Entretenimento Mundial – que, por sinal, vai muito além de seus cassinos. Conheça Las Vegas!  Não há destino como Las V(...)

Leia mais

A cidade de Split fica na Croácia e é a segunda maior do país, atrás somente da capital Zagrebe. Localizada na costa oriental do Mar Adriático, na região da Dalmácia, ela consegue combinar sua hi(...)

Leia mais

Simplifique seu dia a dia e suas tarefas diárias através de um relógio inteligente confiável, que conta com funcionalidades avançadas, integração com smartphones e outros dispositivos, monitorame(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h