Europa

A Vibrante Cultura de Bilbao: Passeios, Curiosidades e Turismo Completo

Bilbao

A cidade de Bilbao fica na Espanha, mais precisamente no País Basco, no norte do país europeu. Além disso, é conhecida por conseguir misturar seu patrimônio industrial com um renascimento cultural. A cidade nasceu no ano de 1300 e se destacou durante a revolução industrial através de sua indústria siderúrgica e atividades portuárias. 

Entretanto, atualmente Bilbao é famosa por sua arquitetura e por ter uma cena artística de destaque na Espanha e na Europa. Hoje vamos descobrir Bilbao e os motivos para que você coloque a cidade espanhola no seu roteiro de viagem pela Europa. 

A vibrante cultura de Bilbao e curiosidades 

Por ser uma cidade com centenas de anos, Bilbao tem uma cultura muito interessante, assim como curiosidades. Em termos de cultura, na cidade espanhola você encontra museus e edifícios que impressionam pela arquitetura. 

É o caso, por exemplo, do Museu Guggenheim Bilbao que é considerado uma obra-prima da arquitetura contemporânea e um símbolo do renascimento cultural da cidade.

Ainda sobre a cultura, o Museu de Belas Artes de Bilbao é um dos melhores museus de arte da Espanha. E isso não acontece sem motivo, até porque por lá está uma coleção diversificada que vai desde obras medievais até obras contemporâneas, incluindo peças de El Greco, Goya e Francis Bacon.

Quando falamos de Bilbao, existem também muitas curiosidades, como é o caso do Atlético Clube Bilbao. Você sabia que ele é um clube de futebol com uma política interessante: eles contratam somente jogadores bascos. 

Em Bilbao outra curiosidade é sobre a cultura dos ‘pintxos’. Basicamente os ‘pintxos’ são pequenos petiscos servidos com uma bebida.

O metrô de Bilbao também é curioso. Ele foi projetado e é conhecido por ter um design moderno e limpo. Além disso, seu serviço é considerado muito eficiente e ele conta com os icônicos “Fosteritos” que, nada mais são, do que coberturas de vidro que ficam nas entradas do metrô, uma característica marcante.

Melhor época para visitar Bilbao

bilbao españa

O verão espanhol é conhecido por ser muito quente e seco. Sem contar que, por ser o período de férias na Europa, é quando tudo fica lotado e caro. 

Por isso, se você puder, visite Bilbao durante a primavera (especialmente entre março a maio) e aproveite melhor sua viagem. É que as temperaturas variam dos 10°C aos 20°C, tem menos turistas, os parques e jardins estão floridos e acontecem festivais interessantes como as Celebrações da Semana Santa e o Bilbao BBK Live Festival.

Outra época boa é durante os meses de outono (de preferência entre setembro a novembro). As temperaturas seguem agradáveis (assim como na primavera) e variam de 14°C a 24°C e, além do clima agradável, também é na época de colheita que acontecem festivais gastronômicos. Também ocorre o Festival Internacional de Cinema de Bilbao (em setembro).

AmericaChip: conexão 5G em Bilbao 

Viajar e ficar sem conexão é coisa do passado. Assim como ter que depender de wifi que, muitas vezes, são de redes inseguras e que podem comprometer a sua viagem. 

Por isso, conte com um chip Europa da AmericaChip quando for visitar Bilbao e tenha conexão de alta velocidade e segura. 

O Chip Europa da AmericaChip oferece internet 5G ilimitada a partir de $40,00. Evite surpresas e aproveite suas férias com conexão do começo ao fim!

08 Passeios e atrações turística em Bilbao

Agora veja alguns passeios e atrações turísticas de Bilbao que precisam estar na sua lista quando estiver na cidade espanhola:

01- Museu Guggenheim Bilbao

O Museu Guggenheim Bilbao é um dos museus de arte contemporânea mais importantes do mundo. 

Inaugurado em outubro de 1997, seu projeto arquitetônico sempre chamou a atenção, pois foi desenhado por Frank Gehry, um arquiteto canadense-americano que se tornou conhecido mundialmente por seus designs inovadores e diferenciados.

Além disso, o museu conta com uma extensa coleção de obras desde meados do século XX até os dias atuais. Ou seja, por lá estão peças importantes de artistas como Richard Serra, Jeff Koons e Anish Kapoor. Por fim, o impacto cultural do museu é significativo e ele tornou a cidade um destino cultural e turístico.

02- Cidade Velha (Casco Viejo)

A Cidade Velha, ou Casco Viejo, é considerada o coração histórico de Bilbao. É também uma das partes mais impressionantes da cidade espanhola e suas origens remontam ao século XIV, o que o torna uma das partes mais antigas de Bilbao. 

Interessante dizer que, originalmente, o Casco Viejo era uma cidade murada com sete ruas principais, conhecidas como “Siete Calles” (Sete Ruas), que ainda hoje constituem o núcleo da área.

Com o passar do tempo, Casco Viejo evoluiu e passou a misturar arquitetura medieval com outras linhas neoclássicas e modernistas. Por lá você encontra a Praça Nova, a Catedral de Santiago, o Teatro Arriaga, o Mercado La Ribera, a Igreja e a Ponte de San Antón.

03- Catedral de Santiago

bilbao, españa fotos

A Catedral de Santiago é a igreja mais antiga da cidade e serve como sede da Diocese Católica Romana de Bilbao. A história diz que a catedral remonta ao século XIV, embora as suas fundações possam ser ainda mais antigas e podem chegar ao século XIII. Ela é dedicada a São Tiago Apóstolo (Santiago em espanhol), padroeiro de Bilbao.

Além disso, seu estilo é principalmente gótico, com alguns elementos renascentistas e neoclássicos. Já a fachada principal apresenta um desenho neogótico, com uma grande rosácea e uma entrada em arco pontiagudo. A fachada que vemos hoje foi construída no século XIX.

04- Plaza Nueva

A Plaza Nueva fica em Casco Viejo (centro histórico) de Bilbao. Sua construção começou em 1829 e terminou em 1851 e originalmente ela era destinada a abrigar os escritórios administrativos da cidade. Porém, a praça evoluiu para um ponto de encontro central entre moradores e visitantes.

A praça também é conhecida pelos seus bares de ‘pintxos’, que oferecem uma variedade de tapas bascas. Os bares atraem tanto os habitantes locais como os turistas que procuram experimentar a autêntica cozinha basca. 

Nela também acontece o mercado de pulgas todos os domingos e é um destaque para os visitantes, oferecendo uma experiência de compras única com uma grande variedade de itens, desde antiguidades até artesanato local.

As 15 Melhores Atrações Turísticas de Barcelona

05- Ponte Zubizuri e Passeio à Beira do Rio

A Ponte Zubizuri e o Passeio à Beira do Rio fazem parte da paisagem da cidade de Bilbao. A Ponte Zubizuri (ponte branca em basco) foi projetada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Inaugurada em 1997, ela atravessa o rio Nervión, ligando Campo Volantín, pela margem direita, com a Uribitarte, pela esquerda.

Já o Paseo de la Ría é ao longo do Rio Nervión e você pode passear por vários quilômetros. Com muitas árvores, jardins e espaços verdes, você também encontra muitas peças de arte pública e esculturas. É uma maneira de se desconectar estando totalmente conectado com a cidade.

06- Palácio Euskalduna

O Palácio Euskalduna é o Centro de Conferências e a Sala de Concertos Euskalduna. Inaugurado em 1999, fica próximo ao rio Nervión, faz parte do bairro Abandoibarra e está perto do Museu Guggenheim e da Torre Iberdrola. O design do edifício é inspirado em um navio em construção, homenageando a história da construção naval de Bilbao.

Já o auditório principal, conhecido como Sala Sinfônica, é um dos maiores de Espanha, com capacidade para cerca de 2.200 lugares. 

Ele foi projetado para receber diferentes apresentações, incluindo concertos, óperas e produções teatrais. Por lá também existem diversas salas de conferências e espaços para reuniões.

07- Alhóndiga Bilbao

O Centro Cultural Alhóndiga Bilbao fica no centro da cidade e foi construído para ser um armazém de vinhos. Contudo, o armazém encerrou suas operações na década de 1970 e permaneceu sem utilização durante muitos anos. Então, no início dos anos 2000, um grande projeto de renovação foi realizado para reaproveitar o edifício.

Uma curiosidade é que a cobertura conta com uma piscina com fundo transparente que é visível do átrio abaixo. 

Nele também existem vários cinemas que exibem uma variedade de filmes, desde filmes convencionais até independentes e internacionais. Também acolhe festivais de cinema e exibições especiais.

08- Torre Iberdrola

bilbao wikipedia

A Torre Iberdrola é um arranha-céu que chama a atenção em Bilbao. O prédio serve como símbolo da modernidade e do crescimento econômico da cidade e é o edifício mais alto do País Basco. Sua construção foi concluída em 2011 e o edifício tem 165 metros de altura e 41 andares. 

A torre foi projetada pelo renomado arquiteto argentino-americano César Pelli, o mesmo que projetou as Torres Petronas em Kuala Lumpur.

Chip de Celular para Espanha: Planos e Benefícios [Guia]

Gastronomia Basca: Sabores maravilhosos

A gastronomia basca é conhecida mundialmente pelos seus sabores impressionantes. De modo geral, é uma cozinha que prioriza o uso de ingredientes frescos e sazonais, vindos de produtores locais. Isso inclui uma abundância de frutos do mar, vegetais e carnes.

Além da cultura dos ‘pintxos’, em Bilbao você encontra frutos do mar deliciosos. Por ser uma cidade do litoral, o marisco desempenha um papel de destaque na cozinha basca. Nos restaurantes são oferecidos peixes frescos como pescada, bacalhau, anchovas e atum. 

Aproveite para experimentar o txangurro (caranguejo-aranha), kokotxas (bochechas de peixe) e chipirones (lulas bebés). Estes são apenas alguns exemplos de iguarias de marisco apreciadas no País Basco.

Opções de vida noturna em Bilbao

A vida noturna de Bilbao é interessante e você encontra muitos bares de cocktails modernos e tabernas tradicionais. Também existem discotecas que tornam a vida noturna de Bilbao muito animada, assim como os eventos culturais. Aproveite para conhecer bares e tabernas pintxos.

Caso você goste de ouvir música ao vivo, o Kafe Antzokia é um local interessante. Ele é um teatro histórico e nele você encontra shows ao vivo, assim como noites com DJ e eventos culturais. Outro lugar que vale a visita é o Bilborock, um centro cultural e local de música que apresenta artistas locais e emergentes de vários gêneros, incluindo rock, pop e hip-hop.

Se a sua preferência é dançar, em Bilbao existem muitas boates e pistas de dança. A Muelle é uma importante casa noturna que fica na beira do rio e atrai um público diversificado.

Como se locomover em Bilbao: Melhor opções de transporte

Caminhar e se locomover por Bilbao é bem tranquilo. A cidade conta com um sistema de transporte público eficiente e você pode utilizar o metrô de Bilbao que conta com duas linhas (Linhas 1 e 2) que conectam vários bairros da cidade e se estendem até os subúrbios vizinhos.

Outra maneira de se locomover, Bilbao possui uma rede de bondes que atende vários bairros, incluindo o centro da cidade, Casco Viejo e outras áreas. Você também pode utilizar ônibus ou mesmo ir caminhando dependendo da distância. 

Melhores hospedagens de Bilbao

Bilbao é uma cidade cosmopolita e nela você encontra todos os tipos de acomodação. Entre os hotéis de luxo, você pode optar pelo Hotel Miró que fica no centro da cidade, próximo ao Museu Guggenheim. 

Outro hotel de luxo é o Gran Hotel Domine Bilbao e outras boas opções de hospedagem em Bilbao são o Hotel Carlton e o Hotel Tayko Bilbao. Entretanto, também existem opções econômicas e você encontra albergues pela cidade, assim como alugar apartamentos via Airbnb ou Booking.com.

Leia também: O Que Fazer em Madrid: Palácios, Parques e Jardins

Conclusão

Visite Bilbao e experimente uma Espanha histórica, mas moderna. Aproveite para conhecer os museus da cidade, experimentar a cozinha basca e a cultura Pintxos. 

Além disso, Bilbao é cercada por paisagens naturais e você pode passear pelos parques naturais próximos, como o Parque Natural Gorbea e o Parque Natural Urkiola.

Por fim, em Bilbao existe uma mistura única de arte, cultura, gastronomia e belezas naturais. Ou seja, é um destino muito interessante para conhecer na Espanha. Tenha uma boa viagem! 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Chip Celular Reino Unido: Melhores Planos, Conexão e Dicas de Uso

Vai Viajar? Simule seu plano de internet

arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png
arrow-dropdown.png

Olimpíadas de Paris 2024: Datas, Locais, Esportes e Modalidades

Amalfi: Melhores Pontos Turísticos, História, Cultura e Curiosidades

Leia mais

Fazer uma viagem inesquecível fica ainda mais fácil quando se conta com o chip celular Chile da AmericaChip. O chip celular Chile da AmericaChip transformará a sua próxima visita ao país – (...)

Leia mais

Descubra quais dispositivos são compatíveis com o eSIM Canadá e como essa tecnologia pode facilitar sua vida durante sua estadia no país. No mundo da tecnologia móvel, o eSIM emergiu como uma sol(...)

Leia mais

Conheça o chip celular Reino Unido da AmericaChip, que, disponível nas versões física e eSIM, é sinônimo de liberdade.  Viajar é bom – mas viajar conectado, seguro e livre para explora(...)

Leia mais

Viajar para o exterior é uma experiência emocionante, mas manter-se conectado à internet em diferentes países pode ser um desafio. Seja para utilizar mapas, manter contato com familiares e amigos(...)

Leia mais

Viajar com conexão e liberdade transforma qualquer viagem internacional. Quando se trata da Bolívia, um de nossos países vizinhos, pode acreditar: estar conectado faz toda a diferença.  O ch(...)

Leia mais

Descubra como o eSIM Argentina pode transformar sua experiência de viagem, oferecendo conexão imediata e flexível diretamente no seu smartphone. Chegue preparado e conectado ao desembarcar no paí(...)

Leia mais

Quando se trata de chips internacionais, a AmericaChip te oferece as melhores soluções. Viva o melhor da Austrália 100% conectado! Poder contar com um plano de comunicação confiável durante a sua(...)

Leia mais

A localização costeira de Positano, na Itália, faz com que suas paisagens tirem o fôlego de qualquer turista.  Falando em fôlego, prepare o seu para as inúmeras ladeiras e escadas deste pequ(...)

Leia mais
Clique aqui e tire suas dúvidas 24h