13 de dezembro de 2023
A cidade de Oslo é a capital da Noruega, sendo conhecida por ter uma beleza natural que impressiona. Obviamente que, por ser a cidade mais importante de um país escandinavo.
Oslo é regularmente classificada como tendo elevada qualidade de vida, excelentes níveis de rendimento e infraestruturas bem desenvolvidas. Hoje vamos conhecer a capital da Noruega, curiosidades, pontos turísticos e onde se hospedar durante a sua viagem para Europa.
Saiba mais sobre Oslo
A história da cidade de Oslo remonta a cerca de 1000 dC, quando foi originalmente fundada pelo Rei Harald Hardrada. Já na Idade Média, a capital da Noruega enfrentou várias catástrofes, incluindo conflitos e incêndios que a afetaram de maneira significativa. Aliás, foi quando a Fortaleza de Akershus foi construída (no final de 1200) para proteger a cidade de invasões estrangeiras.
Contudo, a Noruega conquistou sua independência da Suécia em 1905 e isso marcou o início de uma nova era para Oslo. A cidade mudou de nome (de Christiania para Oslo) se tornou a capital de uma Noruega independente. Entretanto, na Segunda Guerra Mundial, Oslo foi ocupada pela Alemanha nazista de 1940 a 1945.
Depois da guerra, Oslo foi rapidamente reconstruída e se expandiu. Além disso, modernizou sua infraestrutura e passou a ser um centro das instituições governamentais, cultura e comércio do país nórdico. Sem contar que, em 1952, sediou os Jogos Olímpicos de inverno e isso deu visibilidade global para a cidade.
Outra informação importante é que Oslo é a cidade mais populosa da Noruega e conta com cerca de 700.000 habitantes. Em termos gerais, ela conta com uma força de trabalho altamente qualificada, com um número significativo dos seus residentes possuindo diplomas de ensino superior. Por fim, Oslo é um centro para vários setores, incluindo tecnologia, finanças, saúde, educação e pesquisa.
Noruega: História, Curiosidades e Pontos Turísticos [Guia]
Onde fica
Oslo fica na parte sudeste da Noruega e é cercada por florestas e montanhas. Com uma localização estratégica importante, se tornou um centro cultural, econômico e político na Noruega. Ela fica na Escandinávia, no norte da Europa, e está relativamente perto de outras capitais escandinavas como Estocolmo (558 quilômetros), a capital da Suécia, e Copenhague (606 quilômetros), capital da Dinamarca.
Curiosidade da cultura
A cultura da Noruega e, claro, de Oslo é muito interessante. Por isso, é interessante dizer que, de modo geral, a cultura da Noruega está direta e profundamente enraizada na sua relação com a natureza. Sendo assim, os noruegueses praticam atividades ao ar livre, como caminhadas, esqui, pesca e camping.
Além disso, o conceito de “friluftsliv” ou “vida ao ar livre” é central na cultura norueguesa, enfatizando o prazer da natureza e das experiências ao ar livre. Outra curiosidade cultural é que existe uma lei (jante law) o qual é um conceito cultural que representa um código social de humildade, igualdade e modéstia.
Por isso, as pessoas no país são incentivadas pela ideia de que nenhum indivíduo é superior aos outros e promove um senso de comunidade acima da realização individual.
Em termos de folclore e mitologia noruegueses, são dois aspectos que desempenham um papel significativo na identidade cultural. As histórias dos trolls, criaturas míticas e personagens do folclore como o espírito da água Nøkken ou o habitante das montanhas Hulder estão profundamente enraizados na cultura e nas tradições norueguesas.
Sem contar a herança Viking da Noruega que é repleta de aspectos deste legado, incluindo mitologia nórdica, artefatos antigos e navios preservados e celebrados em museus da capital.
Claro que essas influências também podem ser vistas em festivais, na literatura e na arte de maneira geral.Também é relevante falar da tradição literária da Noruega.
O país europeu conta com autores de renome como Henrik Ibsen, Knut Hamsun e Sigrid Undset e, por ser a capital do país, em Oslo ocorrem vários eventos culturais, festivais de literatura e a cidade conta com um cenário artístico muito interessante com museus, galerias e teatros.
Tenha a melhor cobertura 5G em Oslo com a America Chip
Viajar é bom, mas fazer uma viagem para a Noruega e conhecer Oslo é uma experiência impressionante. Melhor ainda se você puder contar com internet ilimitada, 5G de alta velocidade e um chip que permita que você esteja conectado do começo ao fim da sua viagem. E o melhor é poder escolher o chip da America Chip, pois você não tem surpresas na sua conta e aproveita a conexão de alta velocidade!
Conheça 8 incríveis pontos turísticos de Oslo
Agora aproveite para conferir os locais incríveis que você precisa visitar quando for para Oslo:
01 — Museu do Folclore Norueguês
O Museu do Folclore Norueguês (Norsk Folkemuseum) fica na cidade de Oslo e é um museu ao ar livre. Por isso, oferece para os visitantes uma experiência diferente ao ficar na península de Bygdøy e é um dos maiores e mais antigos museus ao ar livre do mundo. Aliás, por lá você é apresentado para os diversos aspectos da vida norueguesa de diferentes regiões e períodos.
Ele é gigante e conta com mais de 160 edifícios históricos de diferentes partes da Noruega. É possível explorar uma variedade de casas tradicionais, fazendas e edifícios que representam vários estilos arquitetônicos e períodos históricos e as estruturas foram meticulosamente preservadas e reconstruídas no local.
Contudo, nele você também encontra uma enorme coleção de artefatos, ferramentas, utensílios domésticos, roupas e artesanato. Isso faz com que as pessoas consigam ter uma boa noção de como era a vida cotidiana, as tradições e o artesanato ao longo da história norueguesa.
02 – Museu Vigeland
O Museu Vigeland nasce para ser dedicado às obras do renomado escultor norueguês Gustav Vigeland (1869–1943). Por isso, ele apresenta uma grande coleção de suas esculturas, desenhos, xilogravuras e modelos e fica no Parque Frogner, que também abriga a instalação mais famosa de Vigeland, o Parque de Esculturas Vigeland.
03 – Oslofjord
O Oslofjord é uma atração natural espetacular. Ele e estende desde o estreito de Skagerrak até o coração de Oslo e é uma impressionante enseada que também é uma parte icônica da paisagem da região. Contudo, ela desempenha um papel significativo na vida cultural, recreativa e econômica da região.
Se estendendo por aproximadamente 100 quilômetros do Skagerrak, no sul, até Oslo, no norte, o Oslofjord é caracterizado por seu litoral sinuoso, numerosas ilhas e penínsulas. Contudo, a largura do fiorde varia, proporcionando diversas paisagens, desde estreitos até extensões mais amplas. Sua beleza impressionante e acessibilidade, fazem do fiorde um destino muito popular.
04 – Museu do Navio Polar Fram
O Museu Fram (Frammuseet) existe para mostrar a história e o legado da exploração polar realizado pelo país. Porém, obviamente que o maior interesse é em contar a história (ou várias histórias e lendas) do famoso navio norueguês de exploração polar, o Fram.
Sendo assim, não é de estranhar que a peça central do museu é o navio de exploração polar Fram que está muito bem preservado. Ele é um resistente navio de madeira usado em três expedições históricas às regiões Ártica e Antártica durante o final do século XIX e início do século XX. Os visitantes podem explorar o interior e o exterior do navio e conhecer os desafios enfrentados pelos exploradores durante suas expedições.
05 – Museu do Navio Viking
O Museu do Navio Viking (Vikingskipshuset) é dedicado a exibir artefatos da Era Viking. Eles estão incrivelmente bem preservados e se concentram em três antigos navios funerários, viking – os navios Oseberg, Gokstad e Tune. Como fica na península de Bygdøy, o museu oferece uma viagem às tradições marítimas dos Vikings.
06 – The Norwegian National Opera & Ballet
A The Norwegian National Opera & Ballet é considerada uma maravilha arquitetônica e um centro cultural na Noruega. É também uma das principais instituições de ópera e balé, conhecida por suas apresentações, importância arquitetônica e contribuições para a cena cultural do país europeu.
A casa de ópera é um impressionante edifício contemporâneo e seu design é caracterizado por um exterior revestido em granito branco e vidro. De maneira impressionante, a estrutura está parcialmente submersa no Fiorde de Oslo, permitindo aos visitantes caminhar pela cobertura, proporcionando vistas panorâmicas da cidade.
Além disso, na condição de instituição cultural, a Ópera e Ballet Nacional da Noruega se dedica a apresentar produções de ópera e balé de classe mundial. Serve ainda de plataforma para artistas nacionais e internacionais, apresentando um repertório diversificado de obras clássicas e contemporâneas.
07 – Vigeland Park
O Parque Vigeland é público e está repleto de esculturas mundialmente famosas. Aliás, ele é o maior parque de esculturas dedicado a um único artista e conta com mais de 200 obras criadas por Gustav Vigeland.
08 – Holmenkollen Ski Museum
O Holmenkollen Ski Museum é o museu de esqui e se dedica a contar a história deste esporte. Ele é uma homenagem ao esqui, aos esportes de inverno e também da cultura esportiva norueguesa. É considerado um dos museus de esqui mais antigos do mundo, mostrando a evolução dos equipamentos e técnicas de esqui e o desenvolvimento do esporte ao longo dos séculos.
Dicas de Viagem Para Uma Viagem Perfeita
Onde se hospedar em Oslo?
Por ser uma capital, em Oslo você encontra uma variedade de opções de hospedagem que variam conforme a sua disponibilidade financeira. Entretanto, considere alguns tópicos, por exemplo, se você optar pelo centro da cidade (Sentrum), pode ficar próximo das principais atrações turísticas, lojas e restaurantes e encontrar hotéis de diversas categorias, desde opções mais luxuosas até acomodações mais acessíveis.
Já os bairros Aker Brygge e Tjuvholmen, que ficam perto do centro da cidade, oferecem uma atmosfera vibrante. Sem contar que neles você encontra uma variedade de restaurantes à beira-mar, lojas e galerias de arte. Também existem hotéis de alto padrão que contam com vistas deslumbrantes do fiorde.
No caso do moderno bairro Grünerløkka, você vai se hospedar em locais mais descolados que são conhecidos por sua cena artística, cafés, bares e vida noturna alternativa. Outra opção é o bairro Frogner, onde fica o Parque Frogner e o Museu Vigeland, que conta com opções de hotéis mais calmos e familiares.
Por fim, saiba que Oslo também oferece uma variedade de hostels e acomodações econômicas para viajantes com orçamento mais limitado. Nesses lugares você geralmente encontra quartos compartilhados ideais para quem deseja economizar.
Conclusão
Visitar a cidade de Oslo vale a pena e motivos não faltam durante a sua viagem pela Noruega. Começa pela deslumbrante beleza natural, incluindo o Oslofjord, parques e florestas próximas.
Além disso, por ser a capital do país, conta com um cenário cultural interessante e você encontra museus, galerias e marcos históricos renomados em todo o mundo.
Isso sem falar do cenário gastronômico, pois em Oslo você pode ter diversas experiências culinárias. Desde os pratos tradicionais noruegueses até uma culinária internacional e delícias gastronômicas inovadoras.
Também pode aproveitar para realizar várias atividades ao ar livre durante todo o ano, incluindo esqui, caminhadas, passeios de barco e até ciclismo.
Por fim, a cidade de Oslo é conhecida por sua segurança, limpeza e sistema de transporte público eficiente. Sendo assim, é uma grande cidade, mas que oferece aos visitantes maneiras confortáveis de se locomover por lá. Tenha uma boa viagem!
Faça a EuroTrip da Sua Vida: Roteiros, Custos e Pacotes
Comentários: