06 de outubro de 2023
A cidade de Atenas é a capital da Grécia e conta com uma riqueza histórica e cultural impressionante. Aliás, ela ocupa um lugar especial no mundo como o berço da civilização ocidental e da democracia.
Hoje vamos conhecer tudo sobre o melhor de Atenas, sua história, curiosidades e os melhores pontos turísticos para montar seu roteiro de viagem.
Atenas: Curiosidades e História
A capital grega Atenas tem uma história muito interessante. Ela é, por exemplo, uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo, com uma história que remonta a mais de 3.400 anos. Conforme a mitologia grega, Atenas recebeu o nome da deusa Atena, que venceu uma disputa contra Poseidon pelo patrocínio da cidade.
Não sem motivo, o emblema da cidade, a coruja, simboliza a sabedoria e está associada a Atenas. A capital da Grécia é considerada o berço da democracia. No século V a.C., Clístenes implementou reformas democráticas, permitindo que os cidadãos participassem na tomada de decisões e na governação.
Em termos de história, Atenas desempenhou um papel fundamental nas Guerras Persas (490-479 aC), particularmente na Batalha de Maratona (490 aC) e na Batalha de Salamina (480 aC), onde as cidades-estado gregas, lideradas por Atenas e Esparta, derrotaram o Império Persa.
Atenas se tornou a capital da Grécia em 1834, após a independência do país. A cidade passou então por desenvolvimento significativo na área urbana e uma modernização nos séculos XIX e XX. Em 2004 a capital grega recebeu os Jogos Olímpicos e isso impulsionou grandes melhorias na em sua infraestrutura, incluindo a construção do sistema de metrô.
Conheça os Melhores Destinos Internacionais
America Chip: Conexão 5G em Atenas
Visitar Atenas com uma conexão de internet de alta velocidade será uma grande experiência. Para poder registrar os melhores momentos, conseguir postar vídeos, fotos, utilizar mapas e se comunicar, você precisa do Chip Europa da America Chip. Aliás, você pode comprar o chip físico ou o e-sim, o chip eletrônico da America Chip e aproveitar sua viagem da melhor forma. Você estará sempre conectado na sua viagem para Europa!
Conheça a melhor época para ir a Atenas
Com uma clima mediterrâneo, os verões em Atenas são quentes e secos já os invernos amenos e chuvosos. Por isso, a primavera é considerada uma das melhores épocas para visitar Atenas. É um período onde o clima costuma ser agradável, com temperaturas variando de 15°C a 25°C. Sem contar que a cidade ganha vida e fica muito colorida com as flores desabrochando.
Já nos meses de verão, além de ser a alta temporada turística na Europa, as temperaturas são muito elevadas e passa, facilmente, dos 30°C. Se você gosta de calor extremo, pode ser uma excelente época para ir para a vizinha Riviera Ateniense e desfrutar do Mar Mediterrâneo. Contudo, saiba que vai estar lotado e os preços estarão muito mais elevados.
Outra época boa para visitar Atenas é no começo do outono. É que o clima continua quente, mas as temperaturas começam a esfriar gradativamente. Na metade de setembro em diante, por exemplo, as temperaturas variam dos 20°C aos 30°C, porém você já não se depara com as enormes multidões dos principais meses de verão (julho e agosto).
Atenas: 7 Melhores pontos turísticos
Aproveite agora para conhecer e descobrir os 7 melhores pontos turísticos para visitar na cidade de Atenas:
01 – Museu da Acrópole
O Museu da Acrópole de Atenas é um museu arqueológico conhecido mundialmente por guardar os artefatos da Acrópole de Atenas. É uma das instituições culturais mais importantes da Grécia e um destino de visita obrigatória para qualquer pessoa interessada na história e arte da Grécia Antiga.
Localizado no bairro histórico de Makriyianni, na parte inferior da colina da Acrópole, sua localização oferece aos visitantes, vistas deslumbrantes da própria Acrópole. O objetivo principal do museu é abrigar e exibir os achados arqueológicos da Acrópole, um dos sítios gregos antigos mais importantes.
O museu está distribuído em três níveis e conta com uma área de cerca de 25.000 metros quadrados. De ressaltar que as exposições são organizadas de forma cronológica e temática, com ênfase na apresentação da história da Acrópole e seus monumentos, incluindo o Partenon, o Erecteion e o Templo de Atena Nike.
02 – Antiga Ágora
A Antiga Ágora era um espaço público muito importante na antiga Atenas. Ela fica localizada a noroeste da Acrópole e serviu como coração da vida política, social e econômica da cidade durante séculos. A Ágora Antiga remonta ao século VI aC e permaneceu em uso como centro cívico e comercial por mais de 1.000 anos.
A Ágora era uma grande praça aberta cercada por importantes edifícios públicos, templos e stoas (passagens cobertas). Entre as estruturas notáveis da Ágora estavam a Stoa de Átalo, o Templo de Hefesto (também conhecido como Hephaisteion) e o Bouleuterion (Casa do Conselho), onde o conselho ateniense, conhecido como Boule, se reunia.
Atualmente a Ágora Antiga é um parque arqueológico e museu ao ar livre acessível ao público. Os visitantes podem explorar as ruínas e obter informações sobre a vida cotidiana e a história da antiga Atenas. Além disso, ela é ocasionalmente usada para eventos e performances culturais, conectando o significado histórico do local com a Atenas contemporânea.
03 – Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano
O Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano são dois monumentos antigos que ficam perto da região central da cidade. O Templo de Zeus Olímpico é um dos templos mais colossais do mundo antigo e foi dedicado a Zeus, o rei dos deuses gregos, e pretendia ser um símbolo do poder e da riqueza de Atenas durante a sua construção.
A construção do templo começou no século VI a.C., mas foi abandonado durante séculos devido a questões políticas e financeiras. Ele era verdadeiramente enorme, com 104 colunas coríntias, cada uma com aproximadamente 17 metros de altura. Entretanto, somente algumas dessas colunas ainda existem hoje.
Já o Arco de Adriano, bem próximo do Templo de Zeus Olímpico, é um antigo arco triunfal romano que foi construído para homenagear o imperador romano Adriano, que governou de 117 a 138 dC. O arco serviu como um marcador simbólico da fronteira entre a antiga cidade de Atenas e a nova cidade romana que Adriano imaginou.
Aliás, na peça está uma inscrição que dedica o arco a Adriano e a Teseu, o lendário herói ateniense. A arquitetura do Arco de Adriano é típica dos arcos triunfais romanos, com um arco central ladeado por duas colunas coríntias de cada lado.
04 – Ágora Romana
A Ágora Romana, também conhecida como Fórum Romano, é um antigo mercado e centro cívico localizado no centro de Atenas. É diferente da Ágora Antiga, que serviu a um propósito semelhante em tempos anteriores. Ela foi construída no século I a.C., durante o período em que Atenas estava sob domínio romano.
Foi construído adjacente à Ágora Antiga, mas tinha seu próprio propósito e caráter distintos. Era um mercado e espaço público projetado para atender às necessidades dos residentes e visitantes romanos em Atenas e serviu como centro de comércio, atividades políticas e reuniões sociais durante o período romano.
Ela apresentava um layout retangular e era cercada por colunatas, lojas e edifícios públicos. A estrutura mais proeminente é a Torre dos Ventos, também conhecida como Horologion de Andrônico de Quirro. Esta torre de relógio octogonal e cata-vento é uma das primeiras estações meteorológicas conhecidas no mundo. Também serviu como relógio de sol e relógio de água.
Os Melhores Pontos Turístico da Europa [Guia]
05 – Monte Licabeto e Kolonaki
O Monte Lycabettus e o distrito vizinho de Kolonaki são duas áreas importantes da cidade. No caso do Monte Lycabettus, ela é uma montanha calcária que fica a 300 metros acima do nível do mar e é o ponto mais alto de Atenas. Oferece vistas panorâmicas da cidade e de seus arredores.
O morro é um destino popular tanto para turistas quanto para moradores locais, que caminham ou pegam o funicular até o topo para apreciar as vistas deslumbrantes. No topo está uma capela dedicada a São Jorge e um restaurante com mesas ao ar livre, sendo um ótimo local para apreciar o pôr do sol.
Já Kolonaki é um distrito rico e sofisticado localizado na base do Monte Lycabettus. É conhecido por suas ruas elegantes, boutiques e cafés. A área é um centro de moda, arte e compras sofisticadas. Você pode encontrar boutiques de designers, marcas de luxo e galerias de arte, ou seja, é um destino popular para os interessados em moda e arte.
06 – Plaka
Plaka é um dos bairros históricos de Atenas. Ele fica na base da Acrópole e é conhecida por suas charmosas ruas labirínticas, arquitetura neoclássica, ambiente vibrante e seu papel como centro de turismo, gastronomia e compras. Ele é também um dos bairros mais antigos e sua história que remonta aos tempos antigos.
Seus edifícios neoclássicos bem preservados, ruas de paralelepípedos e casas tradicionais gregas com telhados de terracota são um charme à parte. A estética impressionante e o charme do bairro fazem dele um local preferido tanto para fotógrafos quanto para turistas.
07 – Acrópole de Atenas
A Acrópole de Atenas é um dos sítios arqueológicos mais emblemáticos e historicamente significativos do mundo. Com certeza é um símbolo da Grécia antiga e da civilização ocidental. Ela fica em um afloramento rochoso acima da cidade e seu nome, “Acrópole”, significa “cidade alta” em grego. O local serviu como cidadela fortificada e centro religioso e cultural da antiga Atenas.
Patrimônio Mundial da UNESCO, a Acrópole é um símbolo da antiga democracia, filosofia, arte e arquitetura gregas. Sua história remonta ao período micênico (por volta do século XII aC), embora a maioria das estruturas existentes tenham sido construídas durante o século V aC.
Ela já foi palco de importantes cerimônias religiosas, incluindo os Jogos Panatenaicos e o culto a Atena, a deusa padroeira da cidade. A Acrópole é conhecida por suas maravilhas arquitetônicas, incluindo diversas estruturas icônicas como o Partenon (edifício mais famoso), o Erecteion, o Templo de Atena Nike e o Propylaea, que é a porta de entrada monumental da Acrópole.
EuroTrip: Dicas de Como Fazer Uma Viagem Pela Europa
Saiba onde se hospedar em Atenas
A cidade de Atenas recebe milhões de turistas todos os anos. Sendo assim, opções para se hospedar por lá não faltam e você encontra para todos os gostos (e bolsos). Se você busca por hotéis de luxo, veja uma pequena lista:
Hotel Grande Bretagne: ele fica na Praça Syntagma e é um ícone de Atenas. Oferece quartos elegantes, restaurantes requintados, um bar na cobertura com vista para a Acrópole e um spa de classe mundial.
King George, a Luxury Collection Hotel: o hotel histórico e de luxo oferece quartos impressionantes, um restaurante gourmet e um terraço na cobertura com vista panorâmica da cidade.
Electra Palace Athens: com vista para a Acrópole e Plaka, é um hotel de luxo que oferece quartos confortáveis, uma piscina na cobertura e um restaurante renomado.
Caso você busque por hotéis de médio porte, pode pesquisar mais sobre o AthensWas Hotel, A for Athens ou o Hera Hotel. No caso dos hotéis econômicos ou os butique, o Athens Center Square pode ser uma boa opção, assim como o Athens Studios ou o Periscope Hotel. Leia sempre as opiniões dos hóspedes, as avaliações e a localização do hotel, comodidades, antes de reservar.
Conclusão
É meio que óbvio afirmar que vale muito a pena visitar Atenas. Se você está em busca de uma mistura de história, cultura e vida urbana é o destino certo. Sem contar que sua história e herança para o mundo ocidental são uma oportunidade de revisitar o passado e compreender as bases da nossa civilização.
Seus diversos bairros, cada um com sua própria personalidade, a culinária grega, a cultura animada e as ruas sempre movimentadas, deixam tudo mais interessante. Não custa lembrar que estamos falando de uma cidade com mais de 3 milhões de habitantes, ou seja, que também enfrenta desafios dignos de uma metrópole. Porém, vale a visita e você vai se impressionar com ela, pode acreditar!
Roma: História, Curiosidades,Vida Noturna e Dicas de Turismo
Comentários: