28 de fevereiro de 2024
Conheça o Laos — um país da Ásia, que, apesar de não ter saída para o mar, conta com uma culinária que, sem dúvidas, deixará saudades pós-viagem — e além dela, acredite: ainda há muito o que se ver e fazer em Laos.
Você sabia que o Ano Novo Lao, conhecido como Pi Mai Lao, é um dos festivais mais importantes de Laos? Diferente do Ano Novo ocidental, o Pi Mai Lao acontece em abril, marcando o início do ano novo budista.
Mas, espere um pouco. Você conhece Laos? Não?
Então hoje é o seu dia de sorte. A America Chip está aqui para te contar tudo sobre este país tão especial — com direito a dica de alguns dos pontos turísticos mais visitados de Laos.
Laos já foi conhecido como “a terra de um milhão de elefantes”. Existem vários santuários e projetos de conservação dedicados à proteção e ao bem-estar dos elefantes no Laos. Mas, qual é a sua história?
Bom, todo país tem uma diferente. A do Laos é marcada por impérios, influências estrangeiras e a luta pela independência.
No país, uma guerra civil se deu entre o governo real e o Pathet Lao, com intervenção dos Estados Unidos e do Vietnã. A guerra do Vietnã fez de Laos o país mais bombardeado per capita na história.
Após o fim da guerra do Vietnã e a retirada americana, o Pathet Lao tomou o poder, proclamando a República Democrática Popular do Laos.
Desde então, o Laos tem se mantido como um estado comunista de partido único, com reformas econômicas introduzidas nos anos 80 para abrir o país ao investimento estrangeiro e ao turismo.
Conheça Laos: Um destino encantador
Bem-vindo ao Laos, um país sem saída para o mar, mas rico em cultura, tradições e história.
Como você já sabe, a história do país é marcada por impérios antigos, pela colonização e pela busca pela independência — o que se reflete em sua cultura. Visitar o Laos é, sem dúvidas, a oportunidade perfeita para desacelerar.
Leia também: O que Fazer em Hong Kong: Documentação, Vida Noturna e 20 Pontos Turísticos
Onde fica?
Laos é o único país do Sudeste Asiático sem litoral, e compartilha fronteiras com cinco países: China, Camboja, Tailândia, Vietnã e Birmânia.
Geograficamente, o Laos fica na península da Indochina, e a sua topografia é, em sua grande maioria, montanhosa e florestal, com planícies e áreas de terras altas.
O rio Mekong, por sua vez, percorre quase toda a extensão da fronteira oeste do país, e é importantíssimo para o comércio, o transporte e a irrigação.
Melhor época para visitar
Para aproveitar o Laos ao máximo (fugindo do calor intenso e das chuvas), visitar o país entre os meses de novembro e fevereiro é uma escolha sem erro.
Durante esses meses, o clima é agradável, a estação é seca, as condições para o turismo são as ideais, acontecem diversos eventos culturais e festivais, as multidões são menores, as condições das estradas melhores e… bom, precisa de mais?
America Chip: você altamente conectado em Laos
Evite perrengues em Laos. Imagine ficar sem conexão durante a sua viagem? • Estar numa viagem a lazer e não poder se comunicar com seus parentes e amigos.
• Estar numa viagem a trabalho e precisar de uma boa conexão Wi-Fi boa para mandar emails ou fazer vídeo chamadas.
• Não conseguir falar com ninguém na língua local — porque não tem internet
Se você não quer passar por nenhum destes problemas, viajar preparado — com o chip internacional da America Chip — é a sua solução.
Aproveite uma internet ilimitada (e em alta velocidade) e saia do Brasil com o chip em mãos, pagando pelo melhor custo benefício do mercado — com direito a planos personalizados!
Confira as delícias gastronômicas de Laos
A culinária do Laos é rica, diversificada e oferece uma experiência gastronômica única a cada um de seus visitantes.
Laap (ou Larb): considerado o prato nacional do Laos, o Laap é uma salada de carne picada, que pode ser feita com frango, porco, peixe ou carne bovina, misturada com ervas, limão, pimenta, e arroz torrado moído — uma combinação única de sabores.
Tradicionalmente, o Laap é consumido com as mãos, acompanhado de vegetais frescos e arroz pegajoso;
Sticky Rice (Khao Niew): o arroz pegajoso faz parte da identidade cultural laosiana, sendo servido como acompanhamento na maioria das refeições;
Tam Mak Hoong: uma salada picante de papaia verde amassada com limão, alho, pimentas, açúcar de palma, molho de peixe e pequenos camarões ou caranguejos fermentados;
Os 5 melhores pontos turísticos de Laos
Entre montanhas, rios e cidades cheias de vida em Laos, há inúmeros lugares que capturam a essência do país.
Aqui estão os detalhes sobre cinco dos melhores pontos turísticos que Laos tem a oferecer:
01 — Vang Vieng
Vang Vieng é, ao mesmo tempo, um destino dos sonhos para mochileiros (pelo custo de vida acessível, entre outros motivos) e um paraíso para o ecoturismo e as atividades ao ar livre. Com 25.000 habitantes, Vang Vieng é a maior cidade da província de Vientiane.
Andar de tuk tuk, visitar a Caverna Tham Nam, conhecer o mirante Nam Xay Viewpoint, andar de tirolesa, voar de balão, participar do River Tubing (onde você desce o rio de boia, parando nos bares pelo caminho), andar de caiaque e visitar as Blue Lagoons são apenas algumas das atividades disponíveis em Vang Vieng.
Qual delas te interessou mais?
02 — COPE Visitor Center
Na capital de Laos, Vientiane, o COPE Visitor Center é um lugar essencial para entender mais sobre a história do país.
Este centro informativo — e emocionante — oferece a cada um de seus visitantes uma verdadeira aula sobre o impacto das guerras no país, especialmente em relação aos bombardeios e aos artefatos explosivos não detonados (UXO) que, infelizmente, ainda afetam muitas áreas.
O COPE fornece reabilitação e próteses para sobreviventes de explosões de UXO, e sua exposição apresenta os esforços de desativação de artefatos explosivos não detonado e assistência às vítimas.
03 — Wat Xieng Thong
O Wat Xieng Thong é um dos templos budistas mais importantes do Laos, e fica em Luang Prabang. O templo foi construído em 1560, e você pode chegar até ele a pé ou de tuk tuk. (Aliás, viajar até o Laos e não andar de tuk tuk é quase um crime!)
Este templo do século XVI é um exemplo perfeito da arquitetura laosiana, com telhados que se inclinam quase até o chão e paredes com mosaicos (no exterior).
04 — Luang Prabang
Esta antiga capital do Laos é um Patrimônio Mundial da UNESCO, famosa por sua arquitetura colonial bem preservada e seus templos budistas impressionantes.
Luang Prabang fica na confluência dos rios Mekong e Nam Khan, conhecida pelas cerimônias matinais de esmola, onde os monges caminham pelas ruas recebendo oferendas de alimentos dos moradores e visitantes.
A cidade é um ótimo lugar para conhecer mercados, museus e, claro, a deliciosa culinária local.
05 — Royal Palace Museum
Também em Luang Prabang, o Royal Palace Museum, conhecido como Haw Kham, era a residência oficial dos reis do Laos — até a revolução comunista de 1975.
O palácio foi transformado em museu, e conta a história do Laos e da realeza laosiana. O museu é um excelente exemplo da fusão da arquitetura laosiana com as influências francesas, e abriga o famoso Buda de esmeralda, Phra Bang, que dá nome à cidade.
Conclusão
Por que não fugir de destinos óbvios na sua próxima viagem ao exterior?
Apesar da falta de litoral, Laos compensa com seu povo, sua cultura, suas crenças, sua culinária, seus festivais, seu café, suas belezas naturais, passeios e milhares de atividades ao ar livre (que fazem a diferença em qualquer roteiro) e, não menos importante, sua história.
Ah, e não se esqueça! Conte com o Chip Mundi da America Chip em Laos.
Boa viagem!
Comentários: